quarta-feira, 30 de novembro de 2011

A influência da igreja no mundo

A igreja é uma agência do reino de Deus no mundo. Ela está no mundo, mas não é do mundo. Ela tem uma origem diferente, uma natureza diferente, uma missão diferente e um destino diferente. A igreja não é uma instituição puramente humana; ela tem sua origem em Deus. A igreja, como um lírio que cresce no lodo, é santa num mundo corrupto. A igreja tem o ministério da reconciliação num mundo marcado pelo ódio. A igreja está firmada em Cristo e caminha para a glória, enquanto o mundo jaz no maligno e marcha célere rumo à perdição. Três figuras neotestamentárias ilustram a influência da igreja no mundo:

1. A igreja é sal que inibe a corrupção (Mt 5.13). Jesus diz: “Vós sois o sal da terra”. O sal tem o poder de preservar da decomposição. É um elemento antisséptico que inibe o processo da corrupção. A igreja é uma força preventiva no mundo. Sua presença no mundo freia e desacelera o processo galopante da maldade induzido pelo pecado. A igreja presente no mundo é a manifestação mais eloquente da graça restringente de Deus. Se a igreja não existisse, o mundo já teria se chafurdado de forma irremediável no pecado. Jesus, porém, alerta para o perigo do sal perder o seu poder de salgar. Sal que não salga só presta para ser pisado pelos homens. Sal no saleiro não protege da corrupção o mundo à sua volta. A igreja não é sal da igreja; ela é sal da terra. Ela não é sal no saleiro; ela é sal no mundo. Ela não é sal inútil e insípido; é sal que que coíbe o mal e dá sabor à vida.

2. A igreja é luz que aponta a direção (Mt 5.14-16). A igreja tem o poder interno de salgar e o poder externo de influenciar. A luz existe para se manifestar. É como uma cidade no alto de um monte; é impossível escondê-la. A luz é símbolo de pureza, conhecimento e verdade. A luz tem o poder de apontar a direção. O mundo está em trevas, pois o diabo cega o entendimento dos incrédulos. Os ímpios vivem no reino das trevas. Aqueles que vivem nas trevas nem sabem em que tropeçam. Eles estão caminhando para a morte, mas não sabem para onde estão indo. É nesse berço de cegueira que a igreja deve se levantar como luz do mundo. A igreja conhece o caminho e deve apontá-lo para aqueles que vivem errantes. A igreja conhece a verdade e deve proclamá-la àqueles que vivem no engano. A igreja conhece a vida e deve compartilhá-la com aqueles que jazem mortos em seus delitos e pecados. A igreja é a luz do mundo, que anuncia aos pecadores Jesus, a verdadeira luz que vinda ao mundo, ilumina a todo o homem.

3. A igreja é perfume que atrai a atenção (2Co 2.15,16). A igreja é o perfume de Cristo e o perfume tem o poder de atrair. O perfume é sempre notado. Jamais passa despercebido. Assim é a igreja. Ela é o bom perfume de Cristo, tanto nos que são salvos como nos que se perdem. Para aqueles que perecem, a igreja é cheiro de morte para a morte; para aqueles que são salvos, aroma de vida para a vida. A igreja nunca é neutra. A Palavra de Deus que sai da sua boca é uma espada de dois gumes, que anuncia salvação aos arrependidos e morte aos impenitentes. Ela tem voz profética no mundo. Ela denuncia o pecado desde o palácio até à choupana. Como embaixadora de Deus, chama os pecadores ao arrependimento com senso de urgência. Aqueles que ouvem o sonido da trombeta e buscam o refúgio da graça salvadora, celebrarão a festa da vida; e para esses, a igreja é aroma de vida para a vida. Mas, aqueles que se mantêm rebeldes ao Filho de Deus e escarnecem do evangelho da salvação, chorarão o drama irremediável da condenação eterna; e para esses, a igreja é cheiro de morte para a morte.


Fonte: Rev Hernandes Dias Lopes em Palavra da Verdade
-----------------------------------------------------

Ateus travam batalha contra estátua de Jesus em Montana

Grupo ateu argumenta que estátua viola princípio de separação entre Igreja e Estado, enquanto religiosos defendem memorial.

Eles o chamam de Big Mountain Jesus, ou Jesus da Grande Montanha: trata-se de uma estátua de 1,8 m de Cristo, envolto em um manto azul bebê, que observa o majestoso Vale Flathead de seu púlpito localizado em uma pista de esqui no Resorte Whitefish Mountain, em Montana.

Ele está lá há mais de 50 anos e foi erguido pelo grupo local dos Cavaleiros de Colombo em homenagem aos soldados da 10ª Divisão de Montanha que disseram ter visto santuários semelhantes nas montanhas da Itália durante a Segunda Guerra Mundial (1939 - 1945).

Esses dias, porém, a estátua de Jesus está no centro de uma batalha cada vez mais amarga sobre a legalidade de tais símbolos em terras federais.

Um grupo ateu diz que como o Big Mountain Jesus fica em propriedade que pertence ao Serviço Florestal, ele é uma violação do princípio constitucional de separação entre Igreja e Estado.

Depois de receber uma denúncia sobre a estátua, o grupo Freedom From Religion Foundation (Fundação Liberdade da Religião, em tradução livre), com sede em Wisconsin, pediu ao Serviço Florestal que revogue a autorização concedida aos Cavaleiros de Colombo para que mantenham a estátua no local.

"Isso é muito simples", disse Annie Laurie Gaylor, co-presidente do grupo. "A violação não se torna menos flagrante só porque ela acontece há muito tempo." Gaylor disse que ela não teria nenhum problema com a estátua, caso ela estivesse em uma propriedade privada.

Mas os defensores da estátua argumentam que ela deveria ser vista como um memorial militar, não como algo religioso, e apontam que o Serviço Florestal renovou a licença ao longo dos anos sem nenhum problema.

Hiram Sasser, um advogado que atua em nome do Liberty Group (Instituto Liberdade, em tradução livre), um grupo de defesa jurídico conservador, disse que como a estância de esqui já aluga grande parte da montanha do Serviço Florestal, o governo federal não tinha o direito de proibir a estátua simplesmente porque algumas pessoas podem não gostar dela.

"Quando o governo permite que sua propriedade seja utilizada para diversos fins, como uma estância de esqui, então ela a disponibiliza para a expressão pública, e eles não podem excluir um memorial com base em motivos religiosos", disse Sasser, cujo grupo está representando os Cavaleiros de Colombo na disputa judicial.

Pego no meio da controvérsia está o Serviço Florestal, que negou o pedido de renovação do uso em agosto com o fundamento de que não irá mais permitir qualquer memorial privado, de qualquer espécie, em área florestal nacional.

Mas depois do clamor que se seguiu e de uma determinação de que o local é elegível para inclusão no Registro Nacional de Lugares Históricos, o serviço decidiu reconsiderar e está aceitando opiniões públicas sobre a estátua.

"Essa é uma situação bastante singular", disse Jim Pena, vice-chefe do sistema nacional de florestas. "Por causa da importância histórica e cultural da estátua, nós vamos ter que rever a questão e descobrir o caminho certo."

Enquanto isso, o deputado Denny Rehberg, republicano de Montana, decidiu participar o debate, discursando em comícios em favor da estátua e propondo trocar o pedaço de terra que ela ocupa por uma parcela de propriedade da estância de esqui.

"Será que iríamos tirar as cruzes e estrelas de David do Cemitério de Arlington?" questionou Rehberg, que está concorrendo ao Senado. "Eu acho que não."

Riley Polumbus, porta-voz do Resorte Montanha Whitefish, disse que a estancia foi receptiva à sugestão. "Além de essa ser uma homenagem aos soldados da Segunda Guerra Mundial, é um marco na montanha", disse Polumbus. "As pessoas dizem, 'Me encontre no Jesus às 11h'. Esquiadores tiram fotos com ele, colocam roupas e colares de Mardi Gras sobre ele. "

Mas Gaylor da Freedom From Religion Foundation chamou a proposta de Rehberg de "absurda", dizendo que a terra do Serviço Florestal é de propriedade de todos os americanos e não deve simplesmente ser trocada por causa de um santuário religioso.

Ela disse que seu grupo recebeu uma enxurrada de emails ameaçadores por causa de sua posição sobre a estátua. "É muito importante que a direita religiosa não seja autorizada a manipular esta situação", disse.

Ambos os lados estão prometendo ir ao tribunal, dependendo do que for decidido.

Uma página no Facebook, Save Big Mountain Jesus (Salve o Jesus da Grande Montanha, em tradução literal), foi criada, e um protesto Ocupe Big Mountain aconteceu recentemente, com apoiadores realizando uma caminhada até a estátua em solidariedade à causa.

"Queremos que o povo de Wisconsin cuide de seus próprios problemas e nos deixe em paz com a nossa estátua", disse Michael Shepard, comandante da American Legion Post 108 em Whitefish, que ajudou a organizar as manifestações recentes.

Pena disse que o Serviço Florestal deve tomar uma decisão sobre a estátua no início de 2012.


Fonte: Último Segundo
--------------------

Dica de Música: Estou Só - Filhos do Homem

Estou só,
posso ouvir a tua voz
Meu coração é teu,
quero em teus braços descansar
Sou teu filho,
e é bom estar contigo como um filho
Que sente a presença do pai ao seu redor

Vou olhar em teus olhos,
vou jogar-me em teus braços
Como criança me gira no ar
Este é o instante que eu espero
Este é o momento que eu mais quero
A hora de te encontrar

Quando a Igreja protestante para de protestar, o jeito é torcer pelo Ratinho

A Igreja protestante foi marcada historicamente por um passado de luta pela verdade. O protesto por uma igreja mais pura foi pregado na porta da Igreja do castelo de Wintenberg. Hoje não vivemos uma situação melhor que Lutero e posteriormente Calvino encontraram a Igreja. As novas indulgências se multiplicaram aos milhares, seria impossível alguém catalogar a quantidade de objetos e artifícios vendidos prometendo curas, milagres, bênçãos e otras cositas más. E infelizmente o que vejo de modo geral é que a Igreja protestante tem ficado em silêncio dentro de suas paredes seguras enquanto lobos vorazes definem o que é ser evangélico para o mundo: Espertalhões que sabem como sugar dinheiro colocando o nome de Deus e fazendo negócio da Fé.

Esquecemos que devemos batalhar, diligentemente, pela fé que uma vez por todas foi entregue aos santos. E para a nossa própria humilhação pessoas que não possuem nenhuma ligação com a fé protestante tem protestado contra as práticas grotescas da igreja evangélica. Desta vez foi Ratinho. Popular, zombeteiro e carismático, o famoso apresentador do SBT não poupou críticas para um pastor da Igreja Mundial do Poder de deus (sim! Me nego a escrever com ´´d`` maiúsculo). Depois de ouvir um suposto testemunho de um fiel que teria sua dívida de R$ 18 mil apagada no banco depois de esfregar a toalha santa no buraco da fechadura do banco, Ratinho chamou o pastor da Mundial de estelionatário e disse que o mesmo deveria está na cadeia.

Ratinho só disse o óbvio, mas que nem todos têm coragem de dizer. Isso foi o suficiente para atrair a ira de Valdemiro Santiago, que em vídeo ameaçou Ratinho com a maldição por está se metendo na obra de deus. Se eu chamasse o Valdemiro Santiago de falso profeta seria um elogio, ele está muito abaixo disso. Como poderia colocar Santiago ao lado de falsos mestres tão distintos como Servetus, Ario, Marcião e Pelágio. Pois os últimos serviram ao menos para o amadurecimento da Ortodoxia enquanto o primeiro não passa de um charlatão. É bem verdade que é um charlatão um pouco criativo, admito. Toalha santa, meia ungida, suor santo, "trizimo" não são coisas tão criativas assim mas diante da cultura brasileira do ´´rebolation`` pode representar algum sinal mínimo que seja de vida cerebral.

Infelizmente vi em um vídeo posterior que o Ratinho jogou panos quentes na polêmica. Mas isso não me preocupa, pois ele não tem a obrigação como nós protestantes temos de nos levantar contra esses absurdos. A reação que vejo na maioria é achar graças dessas coisas enquanto milhões de pessoas são enganadas em Igrejas como estas. A voz protestante deve ser erguida, precisamos de novos Luteros na Igreja moderna.


Fonte: Laurindo Neto em seu Blog
-------------------------------

Arqueólogo afirma ter descoberto restos da igreja protestante mais antiga dos EUA, onde Pocahontas teria se casado

Um arqueólogo afirma ter descoberto os restos da igreja protestante mais antiga dos Estados Unidos, onde teria se casado, em 1614, a princesa indígena popularizada pelo filme de Walt Disney, Pocahontas.

"Esta foi a primeira igreja" protestante das dezenas de milhares que existem, atualmente, nos Estados Unidos, usada entre 1608 e 1616, explicou à AFP William Kelso, chefe do sítio arqueológico de Jamestown, Virgínia, no sudeste de Washington DC. Aqui, "em abril de 1614, casou-se, com um colono inglês, a princesa indígena Pocahontas, filha predileta do chefe Powhatan", disse Kelso.

Na região, perto do rio James, cem homens desembarcaram no dia 14 de maio de 1607, com a missão de fundar a primeira colônia inglesa na América.

A zona, cuidadosamente escavada, revelou grandes fundações, de dois metros de profundidade, de onde se elevavam pilares, assim como restos de quatro túmulos.

Segundo especialistas, outras duas igrejas protestantes foram construídas, mais ou menos na mesma época, nos Estados Unidos, mas não ficou nenhum vestígio delas, tendo sido também encontrados restos de uma igreja católica na Flórida (sudeste), mas Kelso está certo de que a de Jamestown é a mais antiga. "A religião desempenhou um papel importante" na comunidade, disse ele, perto do rio onde pequenas bandeiras marcam o contorno do que foi o edifício. Os colonos "trabalharam muito na construção desta grande igreja, e chegou a ser muito importante para a colônia".

Levando em conta o tamanho das bases dos pilares de madeira, Kelso disse que o templo era capaz de suportar o telhado pesado do edifício, construído com a técnica de "mud and stud" (barro e madeira).

De acordo com descrições da igreja registradas em documentos do secretário da colônia, o espaço construído coincide com o que se pode ver, hoje, no sítio arqueológico. "Estou convencido porque corresponde ao tamanho correto", disse Kelso.

Os quatro túmulos encontrados também coincidem com os dos quatro membros importantes da colônia que teriam sido enterrados perto. Kelso disse que entre eles havia um cavaleiro, dois capitães e o reverendo Robert Hunt, o primeiro clérigo a chegar.

Kelso também destacou a importância do evento na história colonial, que permitiu novos assentamentos no que era, então, território hostil para os colonos europeus.

"Com o casamento, os indígenas se retiraram e não houve mais lutas", recordou Kelso.

Pocahontas é conhecida por muitos pelo desenho animado de Walt Disney, que romanceou seu encontro com o colono inglês John Smith.

Batizada Rebecca, Pocahontas casou-se mais tarde com outro colono inglês, John Rolfe, antes de morrer na Inglaterra com 21 anos apenas.

A partir de agora, e nos próximos meses, os arqueólogos vão se dedicar a escavar as sepulturas.

"Sabemos as idades, temos os registros de batismo", disse Kelso, entusiasmado ante a possibilidade de confirmar as identidades com o estudo dos ossos e da arcada dentária.


Fonte: AFP
---------

Dica de Livro: Uma igreja sem propósitos - Jorge Henrique Barro

Os Mesmos Vícios, Dois Mil Anos Depois!

Nos últimos anos, cristãos de todo o mundo têm sido incentivados a pensar sobre novos conceitos de comunidade de fé: A “Igreja com Propósitos”, que tem em Rick Warren seu mais notável apolosgista; Christian Schwarz, idealizador do princípio conhecido como “Desenvolvimento Natural da Igreja”; e muitos outros. É notável a contribuição destes e de outros líderes na discussão da missão e da prática da Igreja, procurando discernir a razão de sua existência e cobrando mais objetividade e compromisso.

Uma igreja sem propósitos segue uma direção diferente – não no sentido da crítica ou do questionamento, mas de mostrar o outro lado da moeda. Quatro pensadores reconhecidos por seu conhecimento teológico profundo e pelo senso crítico aguçado, encabeçados por Jorge Henrique Barro, se dispõem a analisar, sem negligenciar a experiência espiritual, as mazelas da Igreja Evangélica Brasileira Contemporânea. Para esta tarefa, eles se reportam às sete igrejas do livro de Apocalipse, apontando as práticas bíblicas inapropriadas de cinco dessas igrejas, que levaram o própria Deus a denunciar suas fragilidades. As palavras duras do Criador continuam pertinentes e fundamentais para a avaliação das práticas das igrejas de hoje. Servem como alerta para identificar o que desagrada o Senhor e desnudar todo o tipo de motivação impura na ação ministerial. Polêmico, desafiador e atual: assim é Uma igreja sem propósitos. “Quem tem ouvidos, ouça!”

“Os paradigmas do cristianismo ocidental sofreram tantas mudanças, nos últimos cinqüenta anos, que a sensação que se tem não é de um tornado, mas de um furacão, daqueles que arrasam uma ilha, soprando sobre as instituições cristãs. As lideranças procuram respostas, e os cristão, muitas vezes perdidos, correm de um lado para outro, tangidos por novos modismos doutrinários (...) Este livro talvez levante mais questionamentos que ofereça respostas. Todos somos filhos de nosso tempo, e nem sempre conseguimos romper com todas amarras sociais, ideológicas ou dogmáticas. Mas Uma igreja sem propósitos municiará a próxima geração com amplo material para consolidar o que nós só ousamos sonhar.” (Ricardo Gondim)

“Este não é um livro contra este ou aquele modelo de igreja ou ministério pastoral. Seu título, já ficou claro para você, não se dirige contra a experiência pastoral de Rick Warren, nem contra a escolha de propósitos, alvos ou objetivos para a igreja e o pastorado. Este é um livro a favor de um ministério pastoral e de uma igreja local profundamente bíblicos e relevantes para o contexto presente. Essa tensão entre a fidelidade à Escritura e a relevância no presente é o grande desafio que temos de enfrentar no dia-a-dia da vida e missão da igreja (...) O diferencial proposto neste livro nos desafia a busca incessante de uma nova espiritualidade comunitária e ministerial.” (Júlio Paulo Tavarez Zabatiero)


Fonte: Editora Mundo Cristão
---------------------------

Padre Marcelo também vende bênçãos...

Viram que o Padre Marcelo sorteou uma benção domingo passado na TV? Eu achei engraçado porque quem foi abençoado foi a Record que ficou na frente do SBT no ibope, me fazendo crer que Deus ficou do lado dos evangélicos dessa vez. Mas é verdade, foi o menor ibope desde janeiro e isso mostra outra coisa, assim como Zezé Di Camargo só funciona com o Luciano, o Padre Marcelo só funciona com o Gugu.

Na época em que Luciano Huck e Gugu reformam casas, o SBT fez esse sorteio chamado, “Padre Marcelo Abençoa Seu Lar” onde o contemplado recebe a visita do padre em casa e só. Imagino o cara em sua casa. Chega a equipe de gravação, eles gravam tudo, o Padre Marcelo vem, abençoa e vai embora e o cara dizendo: “Ei, é só isso? Para mim uma benção seria uma casa nova. Só participei porque achei que fosse linguagem figurada, eu sou macumbeiro.” Segundo o Danilo Gentili em seu programa, o próximo passo é sortearem um batizado na banheira do Gugu.

Acho engraçado o Padre Marcelo sortear essa benção. Fico imaginando Jesus na sua época. Se ele se achava tão bom assim para sortear uma benção entre os seus seguidores, o contemplado teria que mandar uma carta para o programa da época, que no caso não era o “Domingo Legal”, era o “Programa da Hebe”. Na promoção você tinha que explicar a palavra Àgape, palavra que o padre gosta de usar em músicas e é o título de um livro dele também. Aliás, me parece que alguém respondeu que Ágape é a forma escrita na qual um sacerdote conseguem ganhar mais dinheiro. Por bem ou por mal eu prefiro minha parte em barras de ouro, que segundo o Silvio Santos, valem mais do que dinheiro.


Fonte: Correio de Uberlândia
-----------------------------

Tá na Bíblia: palavrões ou palavras sujas não convém



“Não usem palavras indecentes, nem digam coisas tolas ou sujas, pois isso não convém a vocês. Pelo contrário, digam palavras de gratidão a Deus.”

(Efésios 5:4)

Pastor deputado Marco Feliciano conclama União de Lideranças Evangélicas contra ‘Conspiração LGBTT’

O deputado federal e pastor Marco Feliciano fez um pronunciamento na Câmara dos Deputados em Brasília na semana passada contra o que chamou de “conspiração LGBTT”, referindo-se ao grupo de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais.

No inflamado discurso, Feliciano conclamou para que lideranças evangélicas se reúnam para resgatar as diretrizes morais, éticas e dos bons costumes. Segundo o deputado, a finalidade é “mostrar que pela família brasileira podemos quebrar as barreiras interdenominacionais. Estes homens e mulheres juntos, podem mobilizar 95% da população brasileira!”

Feliciano afirmou que o grupo LGBTT tem empreendido uma estratégia, apoiada em ideais dos direitos humanos, contra a violência e a favor da cidadania para angariar apoio de segmentos importantes da sociedade, como governo, intelectuais, artistas e mídia em geral.

O deputado abordou as últimas decisões do Supremo Tribunal Federal (STF) e Superior Tribunal de Justiça (STJ) sobre a união estável e do casamento civil entre pessoas do mesmo sexo, que deram parecer favorável à união homossexual. Ele alegou que o assunto seria de competência do parlamento, pois este representaria os interesses do povo.

Em tom de crítica, o deputado citou uma série de reivindicações às causas homossexuais, das quais incluem: inclusão da População LBGT em programas de alfabetização nas escolas públicas, com cotas para professores homossexuais; distribuição de livros para bibliotecas escolares com a temática diversidade sexual para o público infantil e juvenil; legalização do direito do casal homossexual de adotar filhos / com registro feito em nome do casal (termo mãe e pai desaparecerá).

Feliciano apontou para a ação dos grupos "pró-homossexuais", citando o anteprojeto da comissão especial de Diversidade Sexual, que propõe: a criminalização do ensino sobre orientação sexual pelos pais e também pastores em suas igrejas; penas para empregadores que não contratarem um LGBT; e até pena para quem não permitir que pessoas do mesmo sexo se beijem em estabelecimentos comerciais.

O político ainda urgiu aos parlamentares da casa e à Frente Parlamentar Evangélica para que não sejam "políticos" e sim "estadistas". “Sacrifiquem o conforto (pois falar deste assunto trás desconforto), sacrifiquem se preciso for, seus votos, e se preciso for, sacrifiquem até seus mandatos pelos nossos filhos e gerações futuras!”.

“Freud diz que tudo que uma criança, vê, ouve e sente, fará parte da construção do seu caráter e personalidade no futuro”, completou ele, falando sobre a inclusão de conceitos homossexuais no material didático de estudantes.


Fonte: The Christian Post
--------------------------

Completude

Se o fígado
O rim
A garganta
Se qualquer outro órgão
Sentisse
Como o coração...

Se o cérebro
Conseguisse pulsar
Essas palavras
Não seriam só palavras
As mãos
Seriam coração

Os braços seriam
Abraços
As pernas
Só peregrinação...
Ao vento levadas
Por onde quiser...

O outro
Mais próximo
O ser, de si
O outro
mais próximo
E ambos de Deus...


Autor: Rômulo Queiroz
---------------------

Da Cracolândia para o Coral da Cristolândia

Dependente de LSD e de todo tipo de psicotrópico desde jovem, Ailton da Silva Ferreira, de 52 anos, que já tinha chegado ao crack, considera-se recuperado há dois anos. Francis Almeida, de 36, que foi da maconha à cracolândia em uma década, também conta uma história de final feliz. Hideraldo Pussick Laval, de 34, entrou no vício há três anos, recém-chegado de Guiné-Bissau, e se diz "limpo" há 1 ano e 8 meses.

Os três fazem parte do Coral da Cristolândia, conjunto formado por 200 ex-viciados recolhidos na cracolândia, centro de São Paulo. Sob a batuta do maestro Roberto Minczuk, regente titular da Orquestra Sinfônica Brasileira, eles apresentam amanhã o Coral das Luzes na Praça Princesa Isabel, também no centro.

O programa de recuperação de viciados é uma iniciativa da Primeira Igreja Batista de São Paulo, cujo templo fica na própria praça, a menos de 500 metros da cracolândia. Livres das drogas, Ferreira e seus companheiros se dizem agora "viciados em Jesus". Eles enchem os pulmões para cantar em altos brados versos como "Senhor, eu sou livre para te adorar".

Muito agradecido à Igreja, que tem 3 milhões de fiéis no Brasil, Laval diz que, em seu tempo de cracolândia, a Prefeitura não fazia "nada de representativo para recuperar os viciados". "Passavam expulsando a gente."

O maestro Minczuk, que é evangélico, acredita que sua participação no concerto "é pequena, em comparação com o resgate de vidas que os voluntários vêm realizando". "Sou paulistano, moro na Praça Roosevelt, no centro da cidade, e estou muito próximo da realidade dura dos viciados em crack."

'Radicais'. Soraya Machado, de 46 anos, coordenadora do projeto, explica que trabalha com um grupo de 14 "radicais", como são chamados os jovens voluntários de todo o País que vão à cracolândia tentar recuperar viciados. "Primeiro, nós os atraímos para um café da manhã. O alimento é uma ferramenta importante", diz ela, que estima em 300 o número de ex-viciados que hoje são fiéis da Igreja, 80% deles homens.

Entre o café, a recuperação em clínicas parceiras e reabilitação social dos ex-viciados, o pastor Paulo Eduardo Vieira, de 48 anos, presidente da Igreja, diz que já foi gasto R$ 1 milhão. Não há colaboração de órgãos públicos. "São só donativos de fiéis", conta.


Fonte: Estadão
-------------

Filme da saga Crepúsculo, 'Amanhecer’ é acusado de causar ataques epiléticos em espectadores

Esqueça todas as críticas anteriormente feitas à saga "Crepúsculo", pois nada se compara a mais nova acusação sofrida pelo seu filme mais recente, "Amanhecer". Segundo alguns espectadores, a penúltima parte da série vampiresca tem causado crises epiléticas em salas de cinema mundo afora.

Brandon Gephart, de Roseville, na Califórnia, foi levado às pressas para um hospital local depois de passar mal durante a cena em que Bella Swan (Kristen Stewart) dá à luz o filho do vampiro Edward Cullen (Robert Pattinson). "Ele estava em convulsão, bufando, tentando respirar. Fiquei muito assustada", disse sua namorada. A sessão a que Gephart assistia foi cancelada com a chegada dos paramédicos.

No estado americano de Utah, um homem não identificado também sofreu uma crise semelhante durante a mesma cena do filme. "Eu realmente não lembro o que aconteceu depois disso. Acho que apaguei. De acordo com minha esposa, eu estava tremendo e murmurando sons diferentes", disse o homem, que não forneceu sua identidade por medo de perder o emprego.

De acordo com especialistas, a cena do parto de Bella é repleta de luzes vermelhas, brancas e pretas, que podem provocar episódios de epilepsia fotossensível. "A luz atinge o cérebro de uma só vez. O problema com os cinemas é que eles são muito escuros e a luz piscando é como uma luz estroboscópica", disse o Dr. Michael G Chez. As informações são do jornal "The Guardian".


Fonte: O Globo
-------------

Pensamento sobre Cristo



"Muitos concordam que Cristo deva ser alguma coisa, mas poucos admitem que Cristo deve ser tudo."

(Stuart Alexander Moody)

terça-feira, 29 de novembro de 2011

Estudante evangélica tem trabalho científico recusado por agradecer a Deus

A aluna, que é Evangélica, foi orientada a retirar a citação para que o trabalho fosse aceito.

O caso aconteceu em Garanhuns, na Universidade Federal Rural de Pernambuco.

Uma carta de protesto foi elaborada por um bispo, católico, e por pastores evangélicos, classificando o episódio como intolerância religiosa.

O documento também cobra uma posição oficial da Universidade Federal.

Depois da carta, a universidade acabou aceitando o agradecimento que a aluna fez a Deus.

Assista a matéria no Jornal do SBT:



Fonte: Jornal do SBT
--------------------

Não transforme boas novas em bons conselhos!

"Reduza o cristianismo a um bom conselho e ele se harmoniza perfeitamente à cultura do treinamento de vida. Pode parecer relevante, mas, na verdade, ele acaba perdido no mercado das terapias moralistas.

Quando anunciamos o cristianismo como o melhor método de aprimoramento pessoal, inclusive com depoimentos sobre o quanto estamos cada vez melhores desde que "entregamos tudo", os não cristãos podem, com toda razão, nos questionar: "Que direito você tem de dizer que a sua [religião]* é a única fonte de felicidade, significado, experiências emocionantes e aperfeiçoamento moral?". Jesus claramente não é a única forma eficaz para uma vida melhor ou para um eu melhor. Qualquer pessoa pode perder peso, parar de fumar, melhorar um casamento e se tornar mais agradável sem Jesus.

O que distingue o cristianismo, em sua essência, não é seu código moral, e sim sua história - a história de um Criador que, embora rejeitado por aqueles que criou à sua imagem, se inclinou para reconciliá-los consigo mesmo por meio de seu Filho. Essa não é uma história sobre o progresso do indivíduo para o céu, e sim a narrativa dos acontecimentos históricos da encarnação de Deus, da expiação, da ressurreição, da ascensão e do retorno, bem como da exploração de seu rico significado. Em sua essência, esta história é um evangelho: as boas-novas de que Deus nos reconciliou consigo mesmo em Cristo."


Fonte: Michael Horton. Cristianismo Sem Cristo, editora Cultura Cristã, p. 86, 2010.

Igreja vende água ungida que promete curar AIDS, três fiéis já morreram após deixarem de tomar remédios

Os fiéis morreram depois de participar de cultos de igrejas em Londres, onde foram estimulados a parar de tomar os medicamentos antirretrovirais na crença de que Deus iria curá-los da AIDS.

Lord Fowler, o ex-ministro da Saúde da Inglaterra, responsável por uma grande campanha contra a Aids da década de 1980, condenou a prática. “É simplesmente errado, é um mal que deve ser combatido”.

A nigeriana Jane Iwu, 48, moradora de Londres e também portadora de HIV, descreveu assim um dos casos: “Eu tenho uma amiga que procurou um pastor. Ele recomendou que minha amiga parasse de tomar a medicação, que Deus cura e iria curá-la. Ele acreditou nisso. Parou de tomar a medicação e acabou falecendo”.

O diretor de um centro de pesquisa de HIV no leste de Londres disse que tinha tratado o caso de uma pessoa com HIV que morreu por causa dos conselhos de um pastor.

“Eu só vi isso uma vez, mas sei que tem acontecido”, disse Jane Anderson, diretor do Centro para o Estudo da Saúde Sexual e HIV..

Francis Kaikumba, chefe do Comitê Africano de Política de Saúde, que faz campanhas de prevenção à AIDS, afirma que um número crescente de igrejas de Londres vem falando às pessoas sobre o poder da oração que “cura todas as doenças”.

O Comitê acredita que a Igreja Sinagoga de Todas as Nações, que tem a sede na Nigéria, mas com templos em diversas partes do Reino Unido é uma das envolvidas em tais práticas. Liderada pelo pastor T B Joshua (foto), que é o terceiro sacerdote mais rico da Nigéria, segundo uma recente avaliação da revista Forbes.

De fato, o site da igreja mostra fotos de pessoas que afirmam terem sido “curadas” do HIV através da oração. Além de AIDS, o pastor faria orações milagrosas que curam câncer e dá filhos a mulheres estéreis.

O Site da igreja do Reino Unido promove uma “fila de oração” mensal, mas adverte: ”Se você tem um problema de saúde, é importante trazer um relatório médico para fins de registro e testemunho”.

Há vários vídeos na internet mostrando os cultos no sul de Londres, em que os participantes que afirmam ter artrite, asma e esquizofrenia dizem ter sido curados após receberem um pouco da ”água ungida” fornecida pela igreja.

Mary Buhari, 44, lembra que falou ao telefone com um representante da igreja e foi informada que ela poderia ser curada. “Disseram que qualquer doença pode ser curada através da oração, inclusive o HIV”,

No entanto, quando questionada pela rede de TV BBC o porta-voz da igreja respondeu: “Nós não curamos. Deus é quem cura. Não há doença que Deus não possa curar. Mas nós não pedimos às pessoas que parem de tomar a medicação”.

Um recente relatório do comitê para conscientização sobre HIV da Câmara dos Lordes afirma: “É essencial que líderes religiosos se envolvam com o problema do HIV e ofereçam um apoio eficaz e verdadeiro para tratarmos desse assunto”.


Fonte: Gospel Prime com informações BBC
--------------------------------------

Justiça condena Caio Fábio por dossiê contra PSDB em 1998

A Justiça Eleitoral condenou o pastor evangélico Caio Fábio D'Araújo Filho a quatro anos de prisão por seu envolvimento no chamado "dossiê Cayman", informa reportagem de José Ernesto Credencio, publicada na Folha desta terça-feira (a íntegra está disponível para assinantes do jornal e do UOL, empresa controlada pelo Grupo Folha, que edita a Folha).

O conjunto de papéis comprovadamente falso surgiu como tentativa de incriminar a cúpula do PSDB na campanha de 1998.

Caio Fábio, o único condenado pelo episódio até agora, foi considerado responsável por elaborar e divulgar o dossiê, incorrendo em crime de calúnia, agravado por ter envolvido o então presidente da, Fernando Henrique Cardoso. Ele pode recorrer.

A sentença, da juíza de primeira instância Léa Maria Barreiros Duarte, é baseada em uma investigação da qual participou também o FBI, a polícia federal norte-americana.

OUTRO LADO

O pastor nega participação na elaboração e na divulgação do dossiê. "Tenho a consciência absolutamente tranquila. Não estou nem um pouco preocupado com isso."

Ele afirmou que os papéis apenas passaram por suas mãos. "Nunca vou mudar minha versão. Não tenho nada mais a falar do caso."

Seu advogado, Edi Varela, disse que entrou com recurso e nega crime eleitoral. "Esse assunto só surgiu depois das eleições, não entrou na campanha, ninguém usou.


Fonte: Folha
-----------

Erros ortográficos incríveis...

Cristianismo é a religião que mais cresce

O relatório do estudo sobre religião produzido pelo “Status Global das Missões”, do “International Bulletin of Missionary Research” (IBMR) aponta que nos últimos onze anos, 300 pessoas por dia abandonaram o ateísmo, em todo o mundo.

Dados obtidos pelo estudo apontam que em 2000, o número de ateus era de 138.925.000, e caiu para 137.555.000, uma redução de 1,3 milhões de pessoas que passaram a crer em Deus. A pesquisa afirma ainda que no mesmo período, 2,7 milhões de pessoas descrentes passaram a ter alguma religião.

O jornalista Paulo Lopes reproduz em seu site dados que o site católico Religion en Libertad publicou de pesquisas feitas em 1970 pelo IBMR, e com esses números, foi constatado que nos últimos 41 anos o ateísmo perdeu 28 milhões de adeptos, porém no mesmo período, 100 milhões de pessoas tornaram-se agnósticas ou sem religião.

Dentre as religiões que mais cresceram entre 2000 e 2011, o cristianismo lidera com a conversão de 83 mil novos fiéis a cada dia, seguido de perto pelo islamismo, que atrai 79 mil pessoas diariamente. Segundo o estudo, há uma tendência de crescimento da fé em todo o mundo, e todas as religiões crescerão no século 21. Até mesmo o Judaísmo, que perdeu mais de 200 mil adeptos em 41 anos. O número, embora pareça pequeno, é considerável quando se analisa o contexto da religião, que praticamente é restrita aos judeus.

O site Holofote.Net publicou dados minuciosos da pesquisa em relação aos cristãos, que hoje, somam 2,28 bilhões de pessoas em todo mundo, sendo 1,160 bilhões de católicos e 1,125 bilhões de protestantes, divididos entre Pentecostais (612 milhões), Protestantes tradicionais (426 milhões), Anglicanos (87 milhões) e Ortodoxos (271 milhões).

A taxa de crescimento diária do cristianismo está dividida entre católicos (34 mil/dia), Pentecostais (37 mil/dia), Protestantes tradicionais (20 mil/dia), Anglicanos (3 mil/dia) e Ortodoxos (5 mil/dia).

Os grupos que questionam a trindade e a divindade de Cristo, como Testemunhas de Jeová e Mórmons, por exemplo, somam juntos, 35 milhões de pessoas e crescem a uma taxa de dois fiéis por dia, em todo o mundo.
Atualmente, os cristãos distribuem aproximadamente 71 milhões de exemplares da Bíblia Sagrada, e estima-se que existam 1, 740 bilhões de Bíblias em todo o mundo.


Fonte: Infonet
-------------

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Igreja entra na Justiça para garantir direito de usar maconha em cultos

A Igreja do Universo, com sede no Canadá, entrou em uma disputa judicial para ter o direito a utilizar maconha com fins religiosos. Representada pela figura de Christopher Bennett (foto), Sacerdote da igreja, a disputa começou em 2009, quando Bennett enviou uma carta ao ministro da saúde solicitando que a erva fosse incluída como item de prática religiosa na lei que regulamenta o uso de substâncias controladas.

Recentemente, o Juiz Michel Shore divulgou decisão contrária às solicitações feitas por Bennett, afirmando que não foi provado que a maconha tenha “qualquer ligação com a religião”. Bennett afirma que em seus estudos, chegou à conclusão que a cannabis sativa (nome científico da erva) seja uma forma de consciência coletiva, uma manifestação divina. Ele publicou três livros sobre o assunto e garante usar maconha em rituais religiosos há mais de vinte anos. Curiosamente, o juiz Michel Shore também tem livros publicados sobre religião e espiritualidade.

Hoje com 49 anos, o defensor da erva afirma que passou a frequentar a Igreja do Universo em 1990, quando em uma de suas sessões recebeu uma revelação da própria maconha de que na verdade, a cannabis não era uma droga, mas sim, a árvore da vida mencionada no Apocalipse.

Em seu argumento, Bennett relacionou diversos casos de religiões que, ao longo do tempo, utilizaram a maconha em seus rituais, como forma de alcançar um nível superior de espiritualidade. O juiz Shore, reconheceu que apesar dos fatos históricos listados, Bennett não conseguiu provar a relevância da maconha para uma religião, e entendeu que a legislação do Canadá não poderia privilegiar os adeptos de uma seita. No Canadá, a maconha é permitida para fins medicinais, com uso controlado por meio de prescrições médicas, e em relação a isso, o juiz entendeu que nesses casos, a erva é utilizada para proteger a segurança e a saúde pública.

Inconformado com a decisão, Bennett afirmou que tratava-se “claramente de uma discriminação religiosa”. O sacerdote da Igreja do Universo é dono de uma loja que comercializa ervas místicas e também colabora com um site que divulga conteúdo ligado à maconha. No processo, segundo o Gospel Prime, Bennett inseriu uma pesquisa feita no Google, e afirmou que os termos “Jesus” e “maconha” aparecem em diversos conteúdos ligados à religião.

As doutrinas da Igreja do Universo defendem que a maconha é citada na Bíblia em diversas passagens, e que por uma tradução errada, teria sido omitida nos escritos.

Uma dessas passagens bíblicas que a igreja contesta, é a de Êxodo 30:23, onde é mencionado uma quantidade de cálamo para a unção dos sacerdotes. Nesse ponto, as doutrinas defendidas por Bennett indicam que o termo cálamo é resultado da tradução errada de “Kaneh-Bosum”, e que o correto seria “cânhamo”, um outro nome dado à maconha. Baseados nisso, afirmam que Jesus e seus discípulos usaram maconha para ungir e curar enfermos.

Christopher Bennett e a Igreja do Universo irão recorrer da sentença, para garantir que seus rituais continuem sendo praticados de forma intensa e completa.


Fonte: Gospel+
-------------

Evangélico, Adriano Martins campeão do Jungle Fight desfila na quadra da Mangueira mas descarta desfile no carnaval

O manauara Adriano Martins desfilou seu MMA na quadra da Mangueira neste sábado, no Rio de Janeiro, onde conquistou o cinturão interino peso-leve do Jungle Fight ao nocautear Neilson Gomes, na 34ª edição do evento. O lutador da Top Life Amazonas comemorou o título, mas descartou participar de um desfile da tradicional escola de samba.

- Sou evangélico, não gosto muito de carnaval - admitiu Martins.

Apesar disso, o novo campeão não escondeu o orgulho de lutar na escola de coração de muitos dos seus parentes.

- Minha família é toda mangueirense. Foi uma honra conhecer a casa da Mangueira - afirmou.

Foi a quinta vitória de Adriano Martins em seis lutas no ano. Para o manauara, foi o desfecho ideal para um ótimo 2011. Ainda lidando com a atenção da torcida e a alegria do título, o campeão interino não soube dizer o que o futuro lhe reservava, mas não descartou uma revanche contra Francisco Massaranduba, que lhe causou sua única derrota no ano, por decisão majoritária, e vagou o cinturão do Jungle Fight há pouco tempo.

- A gente tem vários planos, mas entrego minha carreira nas mãos de Deus. Não escolho meus adversários. Se acontecer, vamos receber o desafio com muita honra - declarou Martins.


Fonte: Sport TV
----------------

Salmos 116

Eu amo o Senhor, porque ele me ouviu
quando lhe fiz a minha súplica.
Ele inclinou os seus ouvidos para mim;
eu o invocarei toda a minha vida.
As cordas da morte me envolveram,
as angústias do Sheol vieram sobre mim;
aflição e tristeza me dominaram.
Então clamei pelo nome do Senhor:
"Livra-me, Senhor! "
O Senhor é misericordioso e justo;
o nosso Deus é compassivo.
O Senhor protege os simples;
quando eu já estava sem forças, ele me salvou.
Retorne ao seu descanso, ó minha alma,
porque o Senhor tem sido bom para você!
Pois tu me livraste da morte, os meus olhos,
das lágrimas e os meus pés, de tropeçar,
para que eu pudesse andar diante
do Senhor na terra dos viventes.
Eu cri, ainda que tenha dito:
"Estou muito aflito".
Em pânico eu disse:
"Ninguém merece confiança".
Como posso retribuir ao Senhor
toda a sua bondade para comigo?
Erguerei o cálice da salvação
e invocarei o nome do Senhor.
Cumprirei para com o Senhor os meus votos,
na presença de todo o seu povo.
O Senhor vê com pesar a morte de seus fiéis.
Senhor, sou teu servo,
Sim, sou teu servo, filho da tua serva;
livraste-me das minhas correntes.
Oferecerei a ti um sacrifício de gratidão
e invocarei o nome do Senhor.
Cumprirei para com o Senhor os meus votos,
na presença de todo o seu povo,
nos pátios da casa do Senhor,
no seu interior, ó Jerusalém!
Aleluia!


-----------------------------

Freira chilena acusada de pedofilia diz que só era carinhosa com noviças

A freira e diretora chilena acusada de abusos contra noviças e alunas negou as acusações e disse que "só praticou gestos de carinho" em suas supostas vítimas.

"Madre Paula", que comandou por mais de duas décadas o colégio das Freiras Ursulinas e também o mosteiro dessa ordem, no Chile, disse ao jornal chileno "El Mercurio" que nunca abusou de ninguém.

Atualmente, a freira, que se chama Isabel Lagos Droguett, mora num convento na Alemanha. "Tive gestos de carinho, sem dúvida, mas nenhum que pudesse ser interpretado de outra maneira", assegurou a freira, que afirmou que soube das denúncias pela imprensa, em março. Na audiência desta semana, a defesa da religiosa sustentou que "beijos entre adultos não são abusos", em alusão a uma das denúncias, apresentada em outubro de 2009 por Macarena Vicuña Vergara, uma ex-noviça das Ursulinas.

"A superiora abusou de mim, me tocou, despertou meu corpo, me iniciou em campos desconhecidos, me fez levar uma vida dupla entre 1988 e 1991 ou 1992", denunciou a ex-noviça, atualmente uma professora de 46 anos.

Na entrevista, Madre Paula diz que é normal que nos conventos freiras e noviças durmam no mesmo cômodo, "como em qualquer família", mas assegurou que nunca dormiu com ninguém na mesma cama, como afirma Macarena.

"Transformar isso numa questão de conteúdo sexual me parece uma maldade", reclamou a freira.

Fonte: EFE
----------

Missionário desabafa e desafia pregadores da TV a levarem o “evangelho falso da prosperidade” ao sertão

Junto a uma ossada, o Missionário Claudio Pimenta gravou um protesto bastante contundente, e convidou os Pastores que pregam na TV a conhecerem a realidade das cidades mais pobres do sertão brasileiro.

“Esse vídeo é um desabafo. Eu queria convidar os senhores evangelistas da TV, que estão nas grandes metrópoles, cidades com maiores índices de desenvolvimento humano, para virem pregar o evangelho falso da prosperidade nessa região, uma terra em que urubu morre de fome e só missionário compromissado com o Reino dos céus sobrevive”, declara o Missionário.

Ironizando a prática recorrente nas igrejas neopentecostais, o Missionário pede para que os pregadores da televisão visitem a região assolada pela seca e pobreza para que levem as riquezas mencionadas em suas pregações ao local: “Eu faço um apelo a vocês: se quiserem conhecer essa região, uma das localidades menos evangelizadas do Brasil, já que tudo que vocês tocam vira ouro podem vir aqui, transformar a vida desse povo. Aí sim, nós vamos dar credibilidade ao falso evangelho da falsa prosperidade”.

Citando passagens bíblicas em que o cristão é exortado a viver com o básico, como roupas e alimento, ele desafia novamente os pregadores da teologia da prosperidade. “Quero ver você, pregador da TV, pregar o evangelho da prosperidade na favela da Rocinha, ou no sertão do Ceará ou do Piauí, nas regiões menos evangelizadas, com pobreza extrema, onde as pessoas vivem com bolsas do governo federal, R$ 90, R$ 130, R$ 160 por mês. Quero ver vocês construírem suas catedrais, comprarem aviões, viverem luxuosamente, num lugar como esse” desafia Pimenta.

O Missionário encerra seu desabafo convidando os líderes cristãos a uma reflexão: “Fica aqui o meu apelo: usem o dinheiro que vocês estão gastando na compra de jatinhos, mansões, ternos de R$ 10 a R$ 2o mil e relógios caros, para pregar o evangelho e abrir igrejas nas cidades de menor IDH (Índice de Desenvolvimento Humano, que é estabelecido pela ONU – quanto menor, maior a pobreza) do Brasil, nas cidades mais miseráveis desse país. Aí sim, vocês estarão cumprindo o mandamento de Cristo”.

Assista ao vídeo na íntegra:



Fonte: Gospel+
-------------

domingo, 27 de novembro de 2011

Manuscrito medieval da Biblioteca Nacional em destaque no Metropolitan Museum de Nova Iorque

A Bíblia de Cervera, uma das mais antigas Bíblias sefarditas, pertença da Biblioteca Nacional de Portugal (BNP) «é a peça central em exposição na Galeria da Europa Medieval do Metropolitan Museum of Art», de Nova Iorque.

A informação divulgada hoje pela BNP refere que a Bíblia sefardita, «uma das mais antigas e notáveis», ficará em destaque na exposição do museu nova-iorquino até 16 de janeiro.

«Na exposição do Metropolitan, as páginas da Bíblia de Cervera serão viradas a cada semana, dando assim oportunidade a que os visitantes possam ver várias das suas belíssimas ilustrações», informa a BNP.


Fonte: Diário Digital/Lusa
--------------------------

sábado, 26 de novembro de 2011

Não caia!

O tempo pós-moderno é marcado pelo crescimento religioso. Entretanto, esse crescimento não significa espiritualidade verdadeira e bíblica, pois a religiosidade pós-moderna é baseada na busca de experiências pessoais e voltada apenas no hedonismo maquiado. As pessoas não querem saber se o que sentem é bíblico ou não; se o arrepio é bom e traz uma boa sensação, tudo bem! Elas não querem saber a fundamentação de sua fé, querem a manifestação de alguma coisa, não importa de onde venha.

Há anos muitos crentes e igrejas estão buscando “novas unções” e “caindo no espírito” e nem imaginam que essas manifestações não possuem nenhuma fundamentação bíblica e estão mais para doutrinas de demônios que numa ação clara e inconfundível do Senhor. Tudo isso nada mais é que o reflexo da falta de Bíblia na vida das pessoas e das igrejas, que preferem coisas que funcionam que a verdade que liberta; preferem o imediatismo das experiências que a reflexão demorada e paciente aos pés de Jesus.

Quando olhamos as Escrituras não vemos Deus derrubando ninguém, a não ser os ímpios e desobedientes (cf. Isaías 5:5; 22:5; 45:2; Amós 1:5; 3:15; Miquéias 5:14; Ageu 2:22). Em nenhum lugar das Escrituras o Espírito Santo derruba alguém por causa de seu poder, deixando a pessoa sem saber o que fazer. Na época dos Juízes o Espírito Santo vinha sobre a pessoa (Juízes 3:10; 11:29), numa clara evidência de que essa pessoa estava sob a direção do Senhor; se apoderava (Juízes 6:34) e nesse caso literalmente o Espírito revestiu Gideão (do hebraico läbaš [vb;l']); se apossava (Juízes 14:6,19; 15:14) no sentido de “ser forte, eficaz, poderoso”, já que o vocábulo hebraico waTTiclaH (xl;’c.Tiw:) nos aponta essa idéia. Observando a ação do Espírito Santo no Antigo Testamento vemos que a terceira pessoa da Trindade vinha sobre pessoas escolhidas para uma tarefa especial. Samuel disse que o Espírito do Senhor se apossaria de Saul e ele seria transformado em um novo homem (1Samuel 10:6), mas sua desobediência fez com que o Espírito do Senhor se afastasse dele (1Samuel 16:14). Davi foi ungido por Samuel e como sinal da confirmação divina o Espírito apodera-se dele (o mesmo vocábulo de Juízes 14:6).

Aliás, o caso de Saul é bastante interessante. Ele também foi fortalecido pelo Espírito à semelhança de Sansão e Davi. Ele chegou a profetizar com outros profetas em Gibeá (1Samuel 10:10; 19:23), se bem que isso não foi visto com bons olhos por alguns de modo que sua atitude tornou-se um provérbio pejorativo em Israel (1Samuel 10:11). Por quê? Porque Saul não era um exemplo de piedade e as pessoas sabiam que ele era impulsivo em suas ações, algo totalmente contrário a alguém dirigido pelo Espírito do Senhor. A única ocorrência que achamos na Escritura de alguém deitado profetizando é o próprio Saul: “Despindo-se de suas roupas, também profetizou na presença de Samuel, e, despido, ficou deitado todo aquele dia e toda aquela noite. Por isso, o povo diz: Está Saul também entre os profetas?” (1Samuel 19:24). Aqui vemos um Saul que foi rendido por Deus, que tentava matar Davi e cheio de ira e orgulho vai até Samuel e seus discípulos para matar o ungido do Senhor. Ali Deus mostrou quem mandava, pois ele teve que se submeter ao ridículo de ficar nu e em êxtase, pois é assim que o texto hebraico nos apresenta. Ele falava e se comportava como um profeta, mas na verdade estava delirando.

O problema é que muitos só imaginam Deus fazendo coisas espetaculares e não conseguem vislumbrar Deus agindo num pôr do sol, por exemplo. Querem ver algo extravagante, algo espetacular ou inusitado. Mas quando olhamos as Escrituras vemos que não é assim que o Espírito de Deus geralmente age. É verdade que algumas coisas espetaculares foram feitas pelo Senhor, mas sempre são ações únicas e com algum propósito. Nesse caso, “cair no espírito” (e insisto em colocar com e minúsculo) nada mais é que uma manifestação de delírio e êxtase emocional. Por que afirmamos isso? Porque no hebraico, o mesmo verbo que fala do Espírito Santo apoderando-se de Sansão para arrebentar as cordas é o mesmo verbo que fala do espírito maligno apoderando-se de Saul para matar Davi (1Samuel 19:9).

O que o Espírito Santo faz? Ele ergue, levanta e dá vida, nos coloca de pé e transforma a vida (1Samuel 2:8; Jó 33:4; Isaías 32:15). Ele é liberdade (2Coríntios 3:17), mas não bagunça ou desordem. Jesus disse que o Espírito Santo seria nosso Conselheiro para sempre e não apenas um momento apenas (João 14:16), que Ele nos ensinaria e nos lembraria tudo o que Jesus falou (João 14:26). O Espírito Santo seria enviado da parte do Pai para testemunhar de Jesus em nós (João 15:26,27) numa clara alusão ao selo e penhor como presença e garantia fixa de que somos do Senhor (2Coríntios 1:21,22; Efésios 1:13,14). É o Espírito Santo quem nos batiza na conversão, convencendo-nos do pecado e nos levando ao conhecimento de Cristo (João 16:13-15).

Que diferença quando lemos corretamente as Escrituras! O cristão não caí no chão em transe, em delírio; ele se prostra aos pés de Cristo em adoração e reverência; ele dobra os joelhos diante do Deus todo poderoso reconhecendo a grandeza e majestade do Eterno. Por isso, não caia! Pois os que caem hoje e pensam que o Espírito de Deus faz isso estão na verdade levando um tombo que somente produzirá estragos. Deixemos Deus erguer nossa vida para mais perto dEle e da nossa parte continuemos de joelhos dobrados em reverência e adoração.


Fonte: Pr. Gilson Jr. na Igreja Batista de Estoril
----------------------------------------

6 dores que você não deve ignorar

Ninguém gosta de sentir dor. Mesmo assim, a dor é a maneira usada pelo corpo para chamar sua atenção para algo que está errado.

Durante uma semana, é comum sentir pequenas dores ou desconfortos ocasionais, que não chegam a incomodar. São dores passageiras, com as quais você provavelmente está acostumado e até consegue identificar a origem: dores nas costas por ter carregado algum peso, desconforto no estômago por ter exarado na feijoada ou músculos doloridos devido àquela aula de ginástica mais puxada.

No entanto existem alguns quadros de dor que realmente não podem ser ignoradas. Neste guia estão reunidas tipos de dores que necessitam de atenção médica.

1. A pior dor de cabeça de sua vida

Dor de cabeça incomum, ou seja, de uma intensidade que você nunca havia experimentado, é um sinal de alerta.

Este tipo de dor de cabeça pode ser causado por aneurisma, um tipo de dilatação arterial no cérebro. A artéria dilata pode romper-se resultando em risco de vida.

2. Dor ou desconforto no peito

Dores no peito podem significar infarto do coração ou uma pneumonia. Porém fique atento, alguns problemas cardíacos manifestam-se como desconforto ou peso no peito, e não somente como dor.

A dor ou desconforto do infarto do coração também pode manifestar-se ou irradiar-se para pescoço, mandíbula, ombro e braço esquerdo. Geralmente este tipo de dor vem acompanhado de suores e falta de ar.

3. Dor abdominal intensa

Uma dor abdominal intensa ou que aumenta rapidamente pode significar uma emergência médica conhecida como apendicite. O apêndice é uma pequena parte do intestino que quando inflamada provoca dores abdominais.

O maior perigo encontra-se na possibilidade de ruptura do apêndice.

Outras causas para dor abdominal incluem: problemas de vesícula, pâncreas, úlceras e interrupção do trânsito intestinal.

4. Dor na batata da perna

Dor na perna, sem motivo de contusão aparente, acompanhada de edema (inchaço) e calor local, podem significar trombose venosa. Esta doença é causada pelo entupimento de uma veia por um trombo.

O perigo está no desenvolvimento de tromboembolismo pulmonar quando partes do trombo se soltam e dirigem-se aos pulmões.

Câncer, obesidade, imobilização prolongada, gravidez e idade avançada são fatores de risco para trombose venosa.

5. Queimação nos pés ou pernas

É estimado que 10% da população seja portadora de
diabetes, sendo que metades destas pessoas desconhecem o próprio diagnóstico.

Em muitos destes indivíduos, um dos primeiros sinais de diabetes é a neuropatia periférica, que tem como sintomas a sensação de queimação nos pés e pernas.

6. Dores difusas

Dores espalhadas pelo corpo que têm evolução crônica são um sintoma comum de depressão ou fibromialgia.

Estas dores muitas vezes são menosprezadas por médicos e pelos próprios pacientes, mas causam um prejuízo progressivo à qualidade de vida do paciente.

Dores que não encontram explicação em exames clínicos devem ser investigadas com maior ênfase, observando sintomas emocionais associados, tais como humor triste, irritabilidade e insônia


Fonte: Banco de Saúde
--------------------

Igreja da graça promove hoje mutirão de exames à população

A Igreja Internacional da Graça de Deus de Catanduva realiza hoje (26) um mutirão de exames em prol da população.

De acordo com o obreiro e coordenador da área social da igreja,Antonio Pavani, a iniciativa é fruto de uma parceria com a Secretaria Municipal de Saúde.

Quem passar pela igreja entre 8 e 11 horas oderá aferir a pressão arterial, medir o IMC – Índice de Massa Corpórea e fazer avaliação nutricional gratuitamente.

“Buscamos atender todo o grande público, não somente os fiéis da nossa igreja. Quem estiver passando pelo Parque das Américas poderá se consultar gratuitamente”, detalha Pavani.

Além dos exames será servido um café da manhã a todos que comparecem, das 8 às 11 horas.

Pavani destaca que não haverá limite de pessoas a serem consultadas.

“O espaço é aberto e não teremos limites de atendimento”, destaca.

Compromisso

O representante da Igreja da Graça explica que o projeto é uma forma de prestar serviço a toda a comunidade.

“Há 30 dias fizemos um evento parecido no bairro Jardim Alpino. Porém, devido à presença de inúmeras crianças, além dos exames realizamos atividades de recreação”, relembra.

Programação

Para a próxima semana, no dia 4 de dezembro, será realizado o mesmo evento com recreação na Escola Waldemar Martins Aidar, no Conjunto Habitacional Giuseppe Spina – conhecido como Pachá II ou Catanduva M.

“Sentimos que a população, embora tenha esses serviços disponíveis no Posto de Saúde, não busca por eles. Sendo assim estamos levando esse serviço ao morador, ao bairro e a pessoa que está passeando pelo centro da cidade”, completa.

2012

Para o próximo ano a meta da Igreja Internacional da Graça de Deus é realizar ao menos um evento desses por mês.

“Para 2012 estamos com vários projetos voltados à comunidade”, finaliza Pavani.

Serviço

A Igreja Internacional da Graça de Deus fica localizada no Parque das Américas, número 62, Centro.


Fonte: O Regional
-----------------

Versão da Bíblia em Mirandês

LS Quatro Eibangeilhos. É o título da versão em mirandês dos quatro evangelhos da bíblia, segundo Mateus, Marcos, Lucas e João que relatam a vida, morte e ressurreição de Jesus Cristo.

A apresentação da obra decorreu num dos pisos da Livraria Ferin, em Lisboa.

A publicação da obra foi o culminar de um processo moroso, que demorou cerca de nove anos, entre o início da tradução e a venda ao público, revela a A BOLA o autor da publicação, Amadeu Ferreira.

«Em 2002 iniciei a tradução, que ficou pronta em 2004. Desde essa altura que andei a aperfeiçoar, modificar, rever, alterar para ver se ficava o mais perfeita possível», explicou.

O projecto começou a ser desenhado em 1998, altura em que o mirandês foi considerado a segunda língua portuguesa.

«A língua mirandesa tradicionalmente era uma língua de transmissão oral e quando foi declarada oficial de Portugal [n.d.r. em 1998] surgiu a ideia de colocar em Mirandês escrito algumas das principais obras da cultura universal, começando pela portuguesa.»

«Nesse sentido, foram traduzidas algumas das principais obras portuguesas como os Lusíadas e a Mensagem de Fernando Pessoa», concretizou.

Natural de Miranda do Douro, este professor de direito na Universidade Nova de Lisboa e vice-presidente da Comissão de Mercados e Valores Mobiliários (CMVM), - «Só aprendi o português na escola» -, salienta que publicação da obra tem como principal objectivo a expansão e divulgação do mirandês.

«É mais uma obra que é dada ao público. Que as pessoas a recebam com simpatia, que a leiam. Que o mirandês se torne um pouco mais conhecido e estimado porque faz parte da nossa cultura», disse.

Parceira de Amadeu Ferreira nesta empreitada, a Sociedade Bíblica, editora especializada na difusão da Bíblia em português, pela voz do seu secretário-geral falou dos objectivos que estão por detrás da edição desta obra.

«É uma edição que tem objectivos culturais e não é uma obra só de interesse dos mirandeses mas dos portugueses em geral na medida em que estamos a falar da bibliografia da Bíblia.»

«É um marco não só religioso mas cultural muito importante. Esperamos ter muitas pessoas interessadas em perceber a cultura mirandesa e em aprofundar o conhecimento religioso e o conhecimento da bíblia», sustentou Timóteo Lauro.

O mirandês é parte importante na riqueza histórica e cultural do País, aponta Aires Nascimento, docente da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e membro da Academia Portuguesa de Letras.

«A tradução é uma aproximação plural e colectiva ao original. Não há línguas que sejam dispensáveis, somos a nossa língua embora sem dispensarmos as outras. A cultura da tradução exige novas obras. Gostaria de saudar e louvar o esforço do tradutor», justificou.

A Bíblia já foi traduzida em 2.527 línguas e é certamente um dos livros mais traduzidos em todo o Mundo.


Fonte: A Bola
-------------

Opinião: Pastora Carol Celico, esposa de Kaká sobre Igreja


“Não sinto mais vontade de ir à igreja. Hoje, sou seguidora de Cristo. Aprendi o que devo ou não fazer. Deus me mostrou que posso caminhar com as minhas próprias pernas."

(
Carol Celico, esposa de Kaká)

1° Fórum da Aliança Evangélica: Unidade, Identidade e Missão

A Aliança Cristã Evangélica Brasileira promove a partir desta quinta-feira o 1° Fórum da Aliança Evangélica com o tema Unidade, Identidade e Missão.

O evento será realizado em Brasília, DF, entre os dias 24 e 26 de Novembro de 2011 com a participação de líderes denominacionais, pastores, e outros interessados.

Segundo o site do 1° Fórum da Aliança Evangélica, o objetivo do evento é refletir sobre a identidade evangélica e cultivar os vínculos de amor e serviço entre os Cristãos de matriz evangélica.

Entre os preletores do Fórum estão, Ariovaldo Ramos, Ricardo Barbosa, Robinson Cavalcanti, Valdir Steurnagel, Rosale Velloso, Juarez Marcondes Filho, Nancy Dusilek, José Carlos da Silva, Carlinhos Veiga, entre outros.

Através do evento, os líderes pretendem também definir e consolidar os elementos jurídicos, legais e estatuários da Aliança Evangélica, trabalhando principalmente na Identidade da Unidade e da Missão da Igreja para o Brasil.

Wilson Costa, o coordenador executivo da Aliança, afirmou ao The Christian Post que as dificuldades que há com relação a um meio evangélico tão fragmentado, são oportunidades para que a Aliança sirva à Igreja.

“Nossas dificuldades em relação à unidade da Igreja no Brasil são oportunidades para que a Aliança sirva à Igreja. Neste universo evangélico tão fragmentado, é óbvio que a Aliança não tem a pretensão de obter a adesão de todos os segmentos evangélicos”, disse Costa ao CP.

Para superar as dificuldades, entretanto, ele disse que a Aliança quer servir, oferecendo um espaço de comunhão e conhecimento mútuo.

“Quando nós percebemos como irmãos e descobrimos o que Deus está fazendo no meio do seu povo e através do seu povo, passamos a nos valorizar mais. Surge respeito e apreciação. Surge a percepção de que a multiforme graça de Deus se manifesta de maneira diversa e Deus usa pessoas diferentes, com dons diferentes, em lugares diferentes, de jeitos diferentes, para atender necessidades diferentes e alcançar pessoas diferentes”, disse o coordenador executivo da Aliança.

Para que a unidade seja concreta, Costa apontou para as expectativas de oportunidades de parcerias a partir da Aliança para o cumprimento da missão de Deus, internacionalmente e particularmente no Brasil.

A Aliança Cristã Evangélica Brasileira é um movimento que se iniciou a partir de diversas reuniões de líderes evangélicos desde 2009, após outras experiências de união evangélica como a Confederação Evangélica do Brasil e a AEVB.

A nova aproximação propôs a Carta de Princípios e Diretrizes para a Nova Aliança Evangélica durante o Terceiro Congresso Lausanne de Evangelização Mundial de 2010. Desde então, a Aliança veio finalmente a se consolidar em novembro de 2010, com o propósito de agregar a Igreja para o serviço.


Fonte: The Christian Post
-------------------------

Dica de Música: Me derramar - Vineyard

Eis-me aqui, outra vez
Diante de ti abro o meu coração
Meu clamor, tu escutas
E fazes cair

as barreiras em mim
És fiel Senhor, e dizes
Palavras de amor

e esperanças sem fim
Ao sentir teu toque
Por tua bondade

libertas meu ser
No calor deste lugar
Eu venho me derramar
Dizer que te amo
Me derramar
Dizer te preciso,
Me derramar
Dizer que sou grato
Me derramar
Dizer que és formoso...

Pr. Silas Malafaia é notícia no New York Times

Considerado um dos maiores e mais influentes jornais do mundo, o New York Times publica extensa matéria com o Pastor Silas Malafaia com chamada na capa com o seguinte titulo: “Evangelical Leader Rises in Brazil’s Culture Wars” (Líder evangélico cresce em meio a batalhas culturais no Brasil).

Segundo a reportagem, o Pastor Silas Malafaia tem crescido em meio a temas polêmicos como homossexualismo, aborto, e a legalização da maconha. O jornalista destacou que o pastor Malafaia tem atraído a atenção por sua forma de ataque verbal. Em outro trecho da matéria é dito algo muito importante: especialistas dizem que enquanto o Brasil continua tendo um dos maiores números de católicos romanos do mundo, agora também compete com os EUA em ter uma das maiores populações pentecostais, dizendo que atualmente 1 em cada 4 brasileiros pertence a uma congregação evangélica, e aponta o pastor Malafaia como um dos líderes deste crescimento.

Na matéria, Andrew Chesnut (especialista em religoes da America Latina da Uversidade Virgina Commonwealth) compara o pastor Malafaia a um dos mais conceituados pastores americanos chamado Pat Robertson, que foi o pioneiro nas questões: evangélico e política. Em outra parte da reportagem é dito que o pastor não tem apenas jornalistas liberais como inimigos, mas também outros líderes religiosos, e seu crescimento tem sido fonte de admiração e mal-estar.

O pastor Silas Malafaia atribui tudo isto primeiramente a Deus, depois a criação que ele teve, sua família, e uma rede monumental de irmãos e amigos que intercedem e apoiam seu ministério. O Pastor finaliza dizendo: “A DEUS SEJA A GLORIA.”


Fonte: Verdade Gospel
--------------------

Tá na Bíblia: não busque beleza pois ela acaba




“A formosura é uma ilusão, e a beleza acaba, mas a mulher que teme ao Deus Eterno será elogiada.”

(Provérbios 31:30)

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Leonardo Brício interpretará Rei Davi em minissérie da Record

A minissérie Rei Davi, prevista para estrear em janeiro de 2012, vai contar a trajetória de Davi, o escolhido por Deus para ser o rei de Israel. O ator Leonardo Brício irá dar vida a toda história de Davi, desde sua juventude como pastor.

Filho de Jessé (Clemente Viscaíno) e Edna (Ângela Leal), caçula de sete irmãos e pastor de ovelhas, Davi (Leonardo Brício) é escolhido por Deus para ser o rei de Israel, atraindo a fúria e a inveja do rei Saul (Gracindo Jr.).

Torna-se um guerreiro forte, valente e destemido. Também é um artista. Toca harpa e canta lindamente, além de compor salmos de adoração a Deus.

É generoso, sensível, humilde, homem de uma fé inabalável. Se transforma em um rei sábio, justo, poderoso, adorado pelo seu povo. Mas uma paixão proibida marca sua vida para sempre de forma trágica.


Fonte: R7
---------

7 dicas para se tornar um herói gospel no mundo virtual

1) Crie um blog e se autodenomine “apologeta” (mesmo que não saiba o que é isso, tá na moda!) ou “cristão reformado” ou “cristão pensante”; Se quiser ser mais “cult”, denomine-se “um cristão libertário”

2) Fale mal de tudo o que você encontrar pela frente; principalmente daqueles que são melhores que você;

3) Detone aqueles que todo mundo detona, principalmente quando o tema é teologia e você não sabe nada do que está falando, apenas repetindo conceitos que lhe foram empurrados, mas que parecem “bíblicos”;

4) Procure seguidores na faixa dos 20/25 anos, que estão “cansados da igreja”; eles acharão o máximo alguém que se diz livre da “instituição”;

5) Diga que você é um pastor ou um líder diferente dos outros, e paga o preço de só dizer a verdade e não se vender ao “sistema”; de preferência diga que está sendo perseguido;

6) Ah! É claro... faça uma twitcam SEMPRE, mesmo que não tenha nada a dizer e repita sempre os mesmos chavões que essa turma gosta de ouvir, de preferência baseado nos melhores catecismos e cânones;

7) Se não tiver capacidade, plagie textos sem qualquer dor na consciência; afinal não importa a ética, o importante é impressionar!


Fonte: José Barbosa Junior em Crer e Pensar
--------------------------------------------

Filme evangélico 'Renúncia", feito no Brasil tem ingressos esgotados em estreia

Filme brasileiro Renúncia exibido nesta quarta-feira em Imperatriz, Maranhão, trouxe em sua estreia em torno de 50 pessoas para Cristo em sua primeira sessão.

Renúncia, que deverá ainda ser exibido em todo o Brasil a partir do mês que vem, teve ingressos esgotados e uma longa fila se formou do lado de fora do Auditório Palácio do Comércio, durante a estreia na cidade.

O autor do filme, Luaran Lins, disse em entrevista ao The Christian Post, que as expectativas foram superadas.

“Só ontem foram 50 pessoas que se converteram a Cristo através do filme”, disse . “Estamos vendo Deus fazer grandes coisas”, completou.

Segundo o autor, eles estão recebendo ligações da áfrica e do Brasil inteiro somente nesse período de estreia. Lins acredita que o filme pode trazer a muitos para Cristo, principalmente os jovens.

“Eu espero que o filme seja um instrumento de Deus para a evangelização de jovens no Brasil e no mundo inteiro”, disse ele ao CP.

Renúncia conta a história de Nanda, uma jovem cristã que se afastou de Deus depois de entrar na Universidade, onde ela acaba conhecendo o mundo das drogas, sexo e luxúria.

O filme é parte de um projeto que procura mostrar a importância de uma vida baseada nos ensinamentos bíblicos e como nosso futuro é determinado por nossas próprias escolhas.

“O projeto Renuncia é mais que um filme”, esclarece Lins. "O filme, livro, CD são tudo recursos audiovisuais para se levar a proposta do projeto que é a proposta de renúncia que nada mais é do que a vida cristã. A renúncia é ligada com a santificação, dizer não ao mundo, às paixões”.

Lins disse que ele teve a ideia do filme depois de ver uma pesquisa de 2006 por Steven Hernderson, presidente do Instituto Christian Cunsulting for Colleges and Ministries mostrando que cerca de 58% dos jovens Cristãos nos Estados Unidos se afastaram da Igreja ao ingressar na faculdade. Uma pesquisa também foi aplicada nas universidades brasileiras e mostrou a mesma tendência.

“Fiquei bastante intrigado e surpreso ao ler esta reportagem. A cada dia constata-se quão assustador é o número de jovens que se perdem nas faculdades e universidades do mundo inteiro, entrando num mundo de completa ilusão, que os leva para uma vida aprisionada e sem Deus”, disse o autor no site do filme.

Mais de 300 voluntários fizeram parte da produção, entre produtores, equipe técnica, atores e figurantes. As gravações foram iniciadas em fevereiro de 2010.

O filme, que teve o custo estimado cerca de R$ 60 mil, será também dublado para o inglês e o espanhol e será distribuído pela Casa Publicadora das Assembleias de Deus (CPAD).

Em suas palavras finais, Lins urge que os líderes cristãos e pastores, estejam menos preocupados com a prosperidade financeira e mais preocupados com a santificação das pessoas.

“Porque é através da santificação que nós iremos encontrar com o nosso Senhor”.



Fonte: The Christian Post
--------------------------

Emissoras de TVs espanholas relutam em transmitir programa evangelístico "Minha Esperança", da Associação Billy Graham

A transmissão dos programas do projeto Minha Esperança, da Associação Billy Graham, marcada para o período de 15 a 17 de dezembro, está ameaçada na Espanha. O casal missionário da JMM na cidade de La Línea, Pr. Marcos Vinícius e Sylvia de Araújo, tentam negociar um horário com os canais de televisão.

Todas as igrejas batistas da Espanha estão envolvidas nesta ação. A ideia do projeto é que os programas evangelísticos sejam levados ao ar através de um canal aberto, e que cada crente convide um grupo de amigos para assistí-los em sua casa.

Mas diante da resistência das emissoras espanholas, o diretor geral do projeto na Espanha fez um apelo aos batistas brasileiros:

“Pedimos que os batistas brasileiros nos apoiem em oração. Este projeto já foi realizado em vários países, inclusive no Brasil. Apesar da resistência dos espanhóis ao Evangelho, creio que o nosso Deus tem todo o poder de romper as barreiras para que esses programas possam ser transmitidos aqui, na Espanha”, disse o diretor do Minha Esperança na Espanha.

Os missionários contam com as orações dos irmãos em Cristo para que mais espanhóis possam ser alcançados pela Palavra de Deus.


Fonte: Junta de Missões Mundiais
-------------------------------

Jogador português Carlos Martins fala do momento difícil que atravessa e diz ter muita fé em Deus

"O meu dever como pai é deixar o meu filho feliz, chegar a casa e ouvi-lo dizer que fiz um gol".

Carlos Martins fala do "momento muito difícil" que atravessa por causa da grave doença do filho Gustavo, mas nota que não consegue deixar de jogar. "Não consigo abandonar, deixar de fazer o que o meu filho gosta de ver", salienta o médio do Granada em entrevista na RTP1.

Confira as declarações emocionadas do futebolista:



No programa "Grande Entrevista", numa conversa conjunta com a mulher Mónica, Carlos Martins realça que tem que "ir buscar forças" para continuar a desempenhar o papel de futebolista. "Eu sou pai e sou eu que tenho que ir buscar forças, não sei aonde, mas tenho que ir para que o meu filho não sinta mais do que aquilo que ele já sente", sublinha. "O meu dever como pai é deixar o meu filho tranquilo, feliz, chegar a casa e ouvi-lo dizer que me viu no jogo, que fiz um gol ou que joguei com o Cristiano ou com o Nani", diz ainda. "É isto que ele gosta e é por isso que eu jogo e que vou buscar as forças onde tenho que ir", continua.

O atleta aproveita para deixar uma "palavra de agradecimento" ao Granada "por tudo aquilo que tem feito por mim e pela minha família", refere, notando que o clube espanhol o deixou "sempre à vontade para fazer o que quer que seja". Quando o filho esteve internado durante 21 dias "saía do treino acelerado, ia para o hospital, não tinha refeições, porque a comida não entrava e depois, claro, reflete-se em tudo", conta Carlos Martins. "Ia para os jogos mesmo em cima da hora, o clube deixava-me estar sempre até à última da hora no hospital", revela ainda.

Sempre de mão dada com a mulher, com quem tem mais dois filhos, Carlos Martins assume que tem "muita fé". "Eu sei que Deus tem a mão em cima dele e ele vai conseguir vencer esta bastalha, ele vai conseguir", nota. "Sabemos a coragem e a força que ele tem, olhamos para ele e parece que não se passa nada, ele dá-nos muita força para conseguirmos e para continuarmos a lutar por ele", relata.

Carlos Martins fala do filho como "um super-homem, com uma coragem enorme e com uma força que só ele sabe onde vai buscar". E diz que por vezes ele e a esposa se questionam "como é que um menino tem uma coisa tão grave e não parece". "Quem vê o meu filho não sabe aquilo que ele tem", salienta, reparando que se trata de "uma criança perfeitamente normal" que "quer fazer o que a idade pede, mas temos que ter cuidados em relação às quedas", frisa. "Eu sou mais permissivo, eu deixo-o fazer mais coisas, a minha mulher não", diz também.

O jogador fala dos momentos complicados, em que o casal se vai abaixo, mas destaca que aparece sempre o filho, "sempre com um sorriso na cara, sempre com uma brincadeira" e realça que são precisamente os filhos que lhes dão "força". "Sei que isto veio porque tinha que vir, mas é um obstáculo que vamos ultrapassar concerteza", nota, constatando que no final, quando este desafio for vencido, estarão "muito mais fortes psicologicamente em todos os sentidos". "Não tenho a mínima dúvida de que o meu filho vai vencer isto", aponta.

O médio emprestado pelo Benfica ao Granada aproveita para "agradecer a todas as pessoas, de Portugal, de Espanha, da Rússia, de todo o lado, os emails que me mandaram, os telefonemas que me fizeram, as palavras de força e de carinho que me teem dado". "Não posso dizer que me sinto aliviado, mas já me sinto melhor por saber que tantas pessoas espalhadas pelo mundo inteiro estão conosco", repara. "Não nos tira a dor, mas minimiza-nos a dor", prossegue.

Aos pais que têm filhos que sofrem do mesmo problema, Carlos Martins aconselha a que "não há que ter vergonha de nada porque estamos a lutar pela vida dos nossos filhos". "Pelos meus filhos eu faço tudo, não me interessa se as pessoas criticam, não me interessa, interessam-me é os meus filhos, eles estarem bem", conclui.



Fonte: Relvado
------------

Pensamento sobre oração


"A oração é a chave que abre os grandes reservatórios das promessas de Deus."

(Autor desconhecido)

Universidade de Friburgo tem museu da Bíblia

Manuscritos cristãos, islâmicos e hebreus enriquecem a coleção do museu

A sala de exposição do Museu da Bíblia e do Oriente é rica em tesouros. Ela contém aproximadamente 15 mil peças únicas do antigo Oriente, uma coleção avaliada em oito milhões de dólares.

Muitas vezes ignorado, o pequeno museu da Universidade de Friburgo lembra as raízes comuns entre as três religiões monoteístas e encoraja o diálogo entre elas.

O Museu da Bíblia e do Oriente ocupa um espaço bastante modesto no Instituto de Estudos Bíblicos na Universidade de Friburgo. Afora a exibição permanente na sua pequena e elegante sala de exposições inaugurada em novembro de 2005, a instituição ainda organiza exibições especiais nos corredores do instituto e exposições móveis que levam as peças do museu a cidades dentro e fora da Suíça.

swissinfo.ch acompanhou o diretor do museu, Thomas Staubli, também professor do Antigo Testamento na Universidade de Friburgo, por um passeio através dos corredores do Instituto de Estudos Bíblicos, onde atualmente uma mostra especial intitulada "Mil e um amuletos" está aberta ao público.

Encantos em vários formatos e cores atraem a atenção dos olhos, incluindo os amuletos de cor verde azulada feitos no antigo Egito e colares de mulheres, que seguramente inspiram o artesão da joalheria até hoje.

A exposição também apresenta uma coleção de rolos cilíndricos e planos, antigos artefatos egípcios no formato de escaravelho, amuletos datados de 3.700 anos da Palestina e outros do Irã e da Síria originários do quinto e sexto milênio antes de Cristo.

Amuletos para todos

O que chama a atenção imediatamente ao olhar o primeiro mostruário é uma ligação clara entre os antigos amuletos e o que pode ser chamado de amuletos contemporâneos.

Um antigo véu decorado com amuletos e moedas e portando o nome de Deus está confrontado com um conjunto de medicamentos modernos.

A crença no poder dos talismãs para proteger o corpo e restabelecer a confiança não é apenas uma antiga tradição, mas continuou sem interrupções por 55 séculos: do antigo Egito, Oriente e Mesopotâmia até os dias de hoje.

"As três pedras adornando o lado esquerdo deste véu decorado protegem a mulher que o veste. As pequenas moedas também a protegem, pois têm o nome de Deus", explica Staubli.

"Em nossa sociedade nos protegemos de outras maneiras. Temos amuletos modernos como medicamentos placebo. Foi provado que eles têm um efeito sobre o corpo se a pessoa acredita que eles são remédios de verdade, exatamente como o amuleto."

"A terra de Canaã", a área geográfica coberta pelo Museu da Bíblia e do Oriente. (swissinfo)

Homenagem ao Oriente

A partir do saguão da universidade, nós passamos para o centro do museu: a pequena sala de exposição com suas vitrines iluminadas e gavetas contendo o grosso da coleção do museu. Ela está dividida em quatro categorias: antigo Egito, Oriente Médio, o Mundo Helenístico e os manuscritos.

Cópias da Torá, da Bíblia e do Corão estão dispostas ao lado dos deuses e deusas dos antigos egípcios - em formas humanas ou de diversos animais - convidando o visitante a descobrir a história das peças de uma região do mundo que o museu quer "homenagear".

"Praticamente nunca falamos sobre as culturas entre a Mesopotâmia e o Nilo, a chamada Terra de Canaã, que foi uma civilização magnífica e que produziu tantas coisas que ainda nos beneficiam como o alfabeto inventado pelos cananeus, a domesticação dos animais como cabras, ovelhas e burros", acrescenta Staubli.

"Nós estudamos a Bíblia (o Velho e o Novo Testamento) em seu contexto, não apenas como um texto sagrado que veio do céu."

Mudanças de visualização

O diretor do museu fala da ligação vertical entre cristãos, muçulmanos e judeus, além daquela entre as três religiões e a herança de Canaã.

"Na palavra 'vertical' pensamos em história e memória já que cada cultura tem a sua própria memória. As feridas vividas pelas religiões são muito significantes. Nós nos lembramos de algumas coisas e esquecemos outras", diz Staubli.

"O Judaísmo, por exemplo, é a mãe do Cristianismo. Mas nós, cristãos, nos voltamos erroneamente contra os judeus. O antissemitismo no Cristianismo continuou tristemente até o século 20 e levou ao surgimento de lugares como Auschwitz. Isso significa que essa lembrança e as relações devem ser corrigidas.".

"Eu espero que o museu vá modificar as visões que os visitantes têm sobre o Oriente."



Fonte:Islah Bakhat em swissinfo.ch
Adaptação: Alexander Thoele
---------------------------------------------------