quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Desertos na Vida do Salvo

"Portanto, eis que eu a atrairei, e a levarei ao deserto, e lhe falarei ao coração." (Oséias 2:14)

É impressionante o que Deus já realizou nos desertos! Para Ele desertos são lugares estratégicos, abençoadores, poderosos agentes de transformação e de aperfeiçoamento.

Para o deserto conduziu Moisés afim de prepará-lo, para o deserto do Sinai Deus conduziu o povo após libertação espetacular do poderio egípcio, no deserto Deus deu um código de ética para uma sociedade que viveria em Canaã, para o deserto conduziu a Elias e posteriormente a João, o Batista, e de lá estes voltaram com grande poder e unção. O deserto foi o seminário de Paulo, no deserto Jesus foi tentado e prevaleceu...

Estes fatos nos mostram que desertos fazem parte do cotidiano daqueles a quem Deus quer ensinar, transformar e usar pois o deserto é a olaria de Deus!
Sem dúvida você já teve, em sua vida cristã, experiências com desertos ou está passado por um. Saiba porém que Deus está contigo (Gn.21:20) e jamais te levará para lá se não for para te trazer de lá abençoado !!!

O deserto é um lugar de depressão

Porque lá não há alimento ou sustento!

Passar pelo deserto é se expor à uma tremenda sensação de ausência, há no deserto uma sensação de perda de tudo o que nos é importante à vida, de tudo aquilo que mais desejamos. Israel se sentiu assim. (Êx.14:12 ; 16:2-3) Sem dúvida, passar pelo deserto significa se expor ao desconforto, ao incômodo, é privar-se da cama, do cobertor, do sofá, da geladeira, do sustento...

O deserto é lugar de depressão também porque lá há solidão e amargor!

Jesus buscava lugares desertos (Mt.14:13 ; Mc.1:12), Elias deixou seu ajudante e migrou para o deserto assustado com a ameaça de Jezabel (I Rs.19:3-4), Moisés foi para o deserto fugindo da justiça egípcia (Êx.2:15), e o que isso tem a ver comigo e com você ? Tem a ver que, conquanto nos encontremos nos desertos de nossa existência, abrasados pela chama de nossa consciência, sedentos pela água que sacia a sede da nossa alma, na mais absoluta e degradante solidão, Deus nos encontra e nos ajuda no deserto. Foi assim com Israel (Êx.16:10), com Moisés (Êx.3:4), com Elias (I Rs.19:11), e também é com você (Is.44:21), não há deserto tão distante que possa vencer o incansável e indestrutível amor que Deus tem por nós!

O deserto é um lugar de provação

E lá Deus nos prova para nos ver crescer! Israel passou 40 anos peregrinando no deserto, Moisés passou 40 anos apascentando no deserto, João viveu a maior parte de sua vida no deserto e o resultado disso é que estes saíram do deserto transformados e qualificados para servir a Deus.
Não vos esqueçais do que vos diz Romamos 5:1-5 e II Coríntios 4:8-9, pois no deserto não devemos desfalecer mas confiar que Deus nos susterá pelas mãos, e vai nos sustentar em meio à adversidade.

No que esta provação no deserto nos faz crescer?

Ela prova nossa a fragilidade da auto-suficiência, transformando-a em dependência, prova nossos luxos fazendo-nos enxergar o suprimento das necessidades, prova nosso orgulho conduzindo-nos à humildade... sem dúvida o deserto é a olaria de Deus! Satanás nos tenta no deserto para nos ver cair. Esse era o seu alvo ao tentar Jesus (Mt.4) tentando-o através das necessidades carnais (v.3), emocionais (v.5-6) e materiais (v.8-9).
Mas Jesus prevaleceu sobre a tentação e não caiu mostrando-nos que também podemos prevalecer sobre as tentações que procuram "suprir" nossas necessidades, e graças a Deus que Filipenses 4:19 está na Bíblia.
Deixe Deus suprir tuas necessidades no deserto!!!

O deserto é um lugar de provisão

Porque mesmo no deserto Deus está conosco e nos sustenta! (Gn.21:20) Ele sustentou a Elias através dos corvos (I Rs.17:3-7), através de uma viúva (I Rs.17:8-16), através de um anjo. (I Rs.19:4-7)
No desespero do deserto o Senhor nos sustenta por todos os lados, em todas as aéreas da nossa vida. (Salmo 139:5)
Ele sustentou a Moisés e a Israel através do maná e das codornizes (Êx.16:35 ; Sl.105:40), através da água da rocha. (Deut.8:15), através da nuvem de dia e da coluna de fogo à noite, nuvem que os protegia do que não viam mas podiam sentir e coluna de fogo os protegia do que viam e sentiam, ou seja, isso revela um sustento material e espiritual! Por isso com alegria afirmo que Ele também sustenta você!

Desertos são realidades existenciais inegáveis e muitas pessoas se tornam vítimas dos desertos ao longo da vida. Não conhecer a Deus implica em coexistir com os desertos para sempre, mas em Deus, nenhum deserto é eterno, em Deus, desertos tem fim porque todas as armas que o deserto lança sobre nós enfraquecem na medida em que somos sustentados e protegidos por Deus! Os desertos estão à nossa volta mas não há o que temer pois jamais o deserto será, para nós os salvos, sinônimo de solidão e necessidade se com fé clamarmos e assim por Deus formos moldados como vaso de barro em pleno deserto!

Creia e viva!

Fonte: Primeira Igreja Batista Bíblica de Ademar
----