terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Encontro em La Paz, Bolívia, propõe reflexão teológica entre os povos indígenas

Aprofundar e valorizar a consciência da espiritualidade das populações indígenas no âmbito da reflexão teológica e do compromisso na defesa dos direitos humanos. Esta é a finalidade do encontro em andamento, desde o último domingo, em Laz, na Bolívia, promovido pelo Conselho Mundial de Igrejas (CMI) e algumas organizações ecumênicas da América Latina e Caribe.

O encontro que prossegue até o próximo dia 27, conta com a participação de cerca de quarenta estudiosos e teólogos provenientes de populações indígenas de várias áreas do Planeta.

Espera-se traçar um itinerário espiritual comum a fim de afirmar que a defesa da integridade da vida das populações indígenas é também fundamental à luz dos compromissos ecumênicos. "Trata-se de um esforço importante em favor dos processos de reconstrução das nações indígenas e da reafirmação de seus valores espirituais" – refere ao jornal da Santa Sé, L'Osservatore Romano, o diretor do Andean Ecumenical Higher Institute of Theology, Abraham Colque Jimenez.

Para a coordenadora do programa do CMI para as populações indígenas, Maria Chávez Quispe, "graças a este encontro será possível a abertura de novos horizontes para o diálogo teológico dentro das Igrejas". "Esperamos iniciar um processo de diálogo capaz de responder de forma criativa ao período de crise enfrentado pelo mundo e que afeta também as populações indígenas" – frisou Quispe.

No encontro realizado em Porto Alegre, em 2006, o CMI pediu às Igrejas e comunidades eclesiais pertencentes ao organismo, para que acompanhassem a realidade indígena na luta pela justiça e pelo reconhecimento de seus direitos, a defesa do território, da identidade e do princípio de autodeterminação.


Fonte: Radio Vaticano
------------------------