
Bethany começou a tocar guitarra aos 10 anos. Começou a sua carreira aos 13, gravando um álbum independente que acabou nas mãos do IME pelo executivo Brad O'Donnell. Audiências foram gravadas e os resultados incluíram vários hit singles, vários Dove nods, críticas aclamadas, e um aumento popular exponencial que impulsionou o seu trabalho a ser conecido e a sua carreira a saltar.


Ed Cash em parceria com Bethany mais uma vez, decidiram lançar um álbum com treze faixas, cada uma delas ecritas ou co-escritas por Bethany. O resultado foi o seu terceiro álbum Waking Up lançado em 2007 pela Sparrow Records em 3 de abril. "Waking Up é o disco mais alegre que fiz" afirma Bethany "mesmo que o cd gire em torno de temas como solidão e este sentimento é muito pequeno na presença de Deus. Quando o Senhor esta fazendo crescer algo em mim, sinto que várias coisas internamente estão morrendo, porque elas realmente estão. E quando o Senhor está fazendo coisas suaves e vulneráveis em mim, isso é realmente doloroso. Mas mesmo assim penso que tudo isso faça parte do plano de Deus e que essa energia está me sondando e confirmando o meu chamado."
Waking Up abrange temas como grandes sofrimentos, esterilidade, vulnerabilidade, romance e fidelidade. Tal como os escritores, Bethany tem se modelado de suas próprias experiências. Como o salmista Bethany também tem o pendor de encontrar redenção no meio da dor.
Bethany canta a música Hero, música feita para o filme As Crônicas de Nárnia. Uma faixa do seu álbum Imagination, "Dreamer" aparece nos creditos finais do filme de mesmo nome Dreamer. Um clip foi criado para essa música usando vídeos do filme. Em meados de 2007, Bethany inicia uma turnê com Steven Curtis Chapman, juntamente com Sanctus Real.

Confira algumas músicas: