quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Ação disciplinar para diretor na Califórnia por apoiar café da manhã de oração

Ação disciplinar dada ao diretor de escola primária da Califórnia por ter aparecido em uma promoção para um café da manhã de oração para professores está sendo processada, com a alegação de que o diretor não fez "absolutamente nada de errado," disse o advogado.

Craig Richter, diretor da Escola FootHill e um Cristão, apareceu em um vídeo promovendo Café da Manhã de Oração da Comunidade Santa Barbara, que foi organizada para homenagear educadores. Um membro de seu distrito escolar, Goleta Union, visualizou o vídeo no Youtube e o distrito depois considerou que Richter tinha violado a separação entre Igreja e Estado, ameaçado acabar o seu contrato e se colocado em um plano de desempenho disciplinar.

"A afirmação do distrito de que ele estava de alguma forma a violar a Constituição não é apenas improcedente, mas absurdo, como sugere o próprio vídeo," disse o Conselheiro Sênior da Alliance Defense Fund (ADF), Joseph Infranco.

No vídeo de 30 segundos, Richter falou principalmente sobre a profissão docente. Ele agradeceu aos participantes café da manhã, dizendo: "Para os educadores serem reconhecidos e orarem tanto para incentivo como uma grande honra. Seu apoio para o café da manhã de oração da comunitária é apreciado."

O vídeo era para ser usado para obter apoio ao evento, mostrando aos empresários locais, não mostrando ele fazendo uma profissão de fé. A ADF entrou com uma ação em nome de Richter contra o distrito, terça-feira.

"Pessoalmente, endossar um evento de oração, que convida as pessoas de todas as religiões a homenagearem os professores não deve ser distorcido para uma violação constitucional," disse William Rehwald, que representa Richter.

Rehwald sustentou que a publicidade de Richter, o café da manhã de oração foi feito como um cidadão privado falando sobre um assunto de interesse público e o distrito violou seu direito constitucional de liberdade de expressão.

Nem Richter nem sua equipe participou do café da manhã de oração, porque o bairro tinha optado por não participar. O distrito anunciou que não iria participar por causa de preocupações de segurança do tráfego e a possibilidade de que os professores não seriam capazes de voltar à escola ao tempo. Funcionários da escola Foothill não foram informados de que o distrito não queria se envolver porque o evento supostamente promoveu religião ou cruzou a linha de separação entre Igreja e Estado.

Notavelmente, o evento contou com a participação de pessoas de vários credos religiosos e com orações de uma variedade de diferentes credos.

O Café da Manhã de Oração não é incomum em outros setores do governo. Círculos de oração no Senado dos EUA e Câmara dos Deputados realizaram café da manhã anual de orações. Ellsworth Air Force Base, em Dakota do Sul também possui um café da manhã de oração nacional regular.

O Prefeito Carolyn Cavecche do Condado de Orange, na Califórnia, está endossando um café da manhã de oração para Prefeitos. Cavecche é co-anfitrião do café da manhã com o Commitê Christian Business Men do Condado Orange, uma divisão do grupo que co-organizou o café da manhã de oração Santa Barbara em maio.

John Whitehead, presidente do Instituto Rutherford, disse que vários crentes como Richter estão acionando processos judiciais, porque, agora mais do que nunca, o Cristianismo está sendo impedido de tomar uma plataforma pública. Ele aponta para casos como o do distrito de Nova Jersey da escola South Orange, Maplewood que ele diz que estão proibindo as árvores de Natal, música e até mesmo o nome do feriado em espaços públicos.

"O que estamos habituados a conhecer como o evangelismo como sabemos, está reduzido," disse ele.

O gabinete do superintendente da Escola Distrital Goleta Union se recusou a comentar sobre o processo, dizendo: "Nós realmente não podemos comentar até que sejamos atendidos."


Fonte: Christian Post
------------------------------------