Uma série de explosões atingiu três locais budistas no leste na Índia nesse domingo, ferindo duas pessoas. Quatro explosões ocorreram no templo Mahabodhi e outras quatro nas proximidades do templo Karma, informou o oficial de polícia S.K. Bhardwaj. Duas bombas que não foram detonadas também foram encontradas.
Bhardwaj disse que houve ainda a danificação de um portão de um templo em Bodhgaya, cidade a 130 quilômetros do sul de Patna, a capital do Estado de Bihar. Nenhum outro dano foi reportado sobre os locais budistas.
Um tibetano e um peregrino de Mianmar tiveram ferimentos leves nas explosões ocorridas no templo Mahabodhi e foram levados ao hospital, informou Bhardwaj. Também em Mahabodhi as bombas atingiram um ônibus vazio de turistas. O templo é patrimônio mundial da Unesco e conhecido como o local onde Buddha alcançou a iluminação.
O primeiro-ministro Manmohan Singh condenou fortemente as explosões, dizendo que ataques a locais religiosos jamais serão tolerados.
Os templos budistas atraem um grande número de peregrinos, especialmente do Japão, Tailândia, Sri Lanka e Mianmar, mas o período de peregrinação começa em setembro.
O ministro do interior, R.P.N. Singh, disse que nenhum grupo reivindicou a responsabilidade pelos ataques e uma investigação está sendo instaurada para determinar os envolvidos no caso.
Fonte: Agência Estado
------------------