terça-feira, 21 de julho de 2009

Crente pode beber socialmente, regularmente ou de vez em quando?


Infelizmente estamos vendo igrejas e mais igrejas aparecerem com novas revelações e pseudos ensinamentos doutrinários. Já existem igrejas para quem gosta de beber sua cerveja sem álcool, para quem gosta de fumar seu "cigarrinho" sem nicotina, para quem gosta de mais de uma mulher, para quem gosta de prostituir praticando o homossexualismo ou o lesbianismo, enfim tem "igrejas" para todos os gostos. É um verdadeiro menu de igrejas! O mais triste é que esses redutos heréticos se consideram cristãos e ainda se intitulam de evangélicos. É a famosa tática do diabo que diz: "Se não podemos com eles, juntemo-nos à eles".
E me responda uma coisa: crente pode beber socialmente? O velho hábito do velho homem de sentar-se a mesa com amigos e falar besteiras para muitos ainda sugere uma bebida. Alguns preferem restaurantes, outros a mesa da própria casa. Ao invés de refrigerante, que tal um vinho depois da rodada de massas ou uma cerveja depois do futebol. Por que não? Pois é, apesar de no Brasil ser quase consenso entre a maioria que os crentes em Jesus não devem beber, muitos deles consomem bebidas alcoólicas. Agora, assumir... nem todos. Há muita gente usando a máscara da hipocrisia quando o assunto é bebida. Pastores, bispos e líderes pregando sobre drogas e álcool no entanto os mesmos bebem, como quem diz: “faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço”.
Quantos crentes tem sido pedra de tropeço para os novos na fé quando são porventura vistos em restaurantes, bares e festas bebendo, sob o pretexto de que apenas bebem socialmente. Grande parte dos crentes que faz uso de bebida alcoólica fundamenta sua escolha com base na própria palavra de Deus que diz “Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm. Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma” (1 Cor 6:12). Melhor explicando: podem beber, só não podem se embriagar... Muitas são as justificativas encontradas para o crente poder consumir bebida alcoólica...é lamentável tamanha falta de vergonha na cara.
Pra quem não sabe o vinho era uma bebida tradicional na cultura dos judeus porém hoje vivemos numa cultura na qual o consumo de bebida alcoólica não é visto como edificante. É certo que na bíblia não existe uma proibição expressa quanto ao uso de bebida alcoólica, apenas quanto ao fato desta levar a embriaguez. O álcool sempre teve como consequências problemas físicos, emocionais, familiares, sociais e espirituais gravíssimos.
Vejamos a lei dos homens, prevê no Código Nacional de Trânsito, penalidades para o motorista que tiver ingerido doses ainda que em pouca quantidade, sendo comprovado que pode comprometer suas habilidade e reflexos. A dosagem alcoólica se distribui por todos os órgãos e fluidos do organismo, mas concentra-se de modo particular no cérebro. Cria um excesso de autoconfiança, reduz o campo de visão e altera a audição, a fala e o senso de equilíbrio. Com o álcool, a pessoa se torna presa de uma euforia que, na verdade, é reflexo de anestesiados centros cerebrais controladores do comportamento.

O Decreto 6.488, já publicado, regulamentou a nova lei 11.705, sancionada pelo presidente da República Federativa do Brasil, Luiz Inácio (Lula) da Silva, que restringe a venda de bebidas alcoólicas e proíbe o motorista de dirigir após ingerir álcool e outras substâncias que comprometam o grau de consciência. O decreto estabelece limite de duas decigramas por litro de sangue, equivalente a menos de um copo de cerveja.
Interessante é que a própria lei dos homens foi editada após ter comprovado que a bebida ainda que em pequenas doses se revela nociva. Já alguns crentes defendem o inocente consumo alegando que não estão sendo dominados por coisa alguma.
A Palavra de Deus diz que nosso corpo é templo do Espírito Santo, e isso significa que nosso corpo não é movido a álcool. O pastor João Flávio Martinez, do Centro Apologético Cristão de Pesquisas (CACP), defende que o crente não deve colocar uma gota de álcool na boca. Segundo ele, interpretar que a bíblia proíbe apenas a embriaguez não é correto. “Essa tem sido a desculpa mais esfarrapada que já vi quando um crente quer dar seus golezinhos”.
“Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?” (1 Cor 6:19)


Vejamos os exemplos bíblicos:

Noé - A Bíblia descreve os maus efeitos da bebida embriagante na história de Noé. Ele plantou uma vinha, fez e bebeu o vinho. Isso o levou à embriaguez e à indiscrição.
Ló e suas filhas - Nos tempos de Abraão, o vinho contribuiu para o incesto que resultou na gravidez das filhas de Ló.
Filhos de Arão - Nadabe e Abiú entraram no templo com seus incensários, mas por terem ingerido bebidas fortes, saiu fogo de diante do Senhor e os consumiu.
Os profetas e sacerdotes na época de Isaías - Eles consumiam vinho e foram criticados: “...erram na visão e tropeçam no juízo” (Is 28.7).
A embriaguez dos coríntios - Usaram vinho fermentado na Santa Ceia e isso não agradou nem a Deus, nem ao apóstolo.
Bebida alcoólica na Igreja de Éfeso - Paulo condena a embriaguez com vinho.
Paulo e Timóteo - O apóstolo recomendou a Paulo que tomasse uma taça de vinho para se curar.

Bebida alcoólica, ainda que moderada, poderá escandalizar ou fazer tropeçar ou enfraquecer ou dar aparência do mal para as pessoas que nos vêem como referencial de conduta.
Paulo recomenda que não nos apoiemos apenas na nossa própria opinião para fazer ou deixar de fazer, mas no amor. Ou seja, nossa liberdade não deve ser tropeço para os mais fracos. Pais que bebem moderadamente em casa podem facilitar o caminho para que seus filhos adolescentes comecem a beber prematuramente e sem critério.

Análise de 1Timóteo 3:2-3

“Convém, pois, que o bispo seja irrepreensível, marido de uma só mulher, vigilante, sóbrio, honesto, hospitaleiro, apto para ensinar; não dado ao vinho”

Vigilante” (NEPHO) realmente significa ser abstêmio, ser sempre livre da influência de intoxicantes, ser sempre de mente alerta e vigilante, ser sóbrio, comedido, temperante.

Sóbrio” (SOPHRONA) realmente significa ser sempre de mente sã, prudente, em controle próprio.“Não dado ao vinho”


Vejamos então os versículos em que a Palavra nos veta esse malefício:

“ Ai daquele que dá de beber ao seu próximo, adicionando à bebida o seu furor, e que o embebeda para ver a sua nudez! Serás farto de ignomínia em lugar de honra; bebe tu também, e sê como um incircunciso; o cálice da mão direita do Senhor se chegará a ti, e ignomínia cairá sobre a tua glória” (Hb.2:15-16).

“Mas também estes cambaleiam por causa do vinho, e com a bebida forte se desencaminham; até o sacerdote e o profeta cambaleiam por causa da bebida forte, estão tontos do vinho, desencaminham-se por causa da bebida forte; erram na visão, e tropeçam no juízo” (Is.28:7).

“Não é dos reis, ó Lemuel, não é dos reis beber vinho, nem dos príncipes desejar bebida forte; para que não bebam, e se esqueçam da lei, e pervertam o direito de quem anda aflito” (Pv.31:4-5).

“O vinho é escarnecedor, e a bebida forte alvoroçadora; e todo aquele que neles errar não é sábio” (Pv.20:1).

“Não olhes para o vinho quando se mostra vermelho (fermentado), quando resplandece no copo e se escoa suavemente” (Pv.23:31).
"Não se embriaguem, pois a bebida levará vocês à desgraça; mas encham-se do Espírito de Deus." (Ef 5.18)

Fica aqui um alerta: Crente que é crente deve se encher é do Espírito Santo de Deus, e abandonar as velhas práticas mundanas.