quarta-feira, 1 de julho de 2009

Culto Racional ou Avivamento Irracional??

Muito se fala em avivamento nos dias atuais, aliás, nunca se falou tanto sobre esse assunto. Igrejas avivadas na idéia de muitos são aquelas com sinais e prodígios nunca vistos. Para muitos o avivamento é traduzido por sinais externos tais como: choro, gritos, queda ao chão, risos descontrolados, etc.
A instrução de Paulo nas sagradas escrituras é bastante esclarecedora :

"Tudo seja feito com decência e ordem". (I Coríntios 14:40).

Preste atenção no depoimento de um irmãozinho da igreja:

“Às vezes eu não sei, se eu estou na igreja, num zoológico, ou numa academia de luta. Já ouvi falar na "Unção" dos quatros seres viventes, pessoas que se dizem cheias do "Espírito", que ficam rugindo como leão, mugindo feito um touro, voando como águia, e chorando feito homem. Mas o que vem acontecendo na minha igreja é muito, mas muito pior do que acontece por aí. Em alguns cultos, nos momento do "fluir" do "Espírito", que eu posso chamar de transe espiritual, vem acontecendo coisas ABSURDAS, são derramadas vário tipos de "unção" na igreja, tais como: a "unção" da minhoca: pessoas rolando e se contorcendo pelo chão, a "unção" da lagartixa: pessoas grudadas, com mãos e caras na parede, "unção" do pássaro com as asas amarradas: pessoas que ficam se balançando como se os braços estivessem amarrados para trás, "unção" do pintinnho ciscando: pessoas que ficam sentadas na cadeira, como se estivessem ciscado,"unção" da águia voando: pessoas que correm por toda igreja de braços abertos, (tenho que ter cuidado para não levar um tapão), a "unção" do chipanzé: pessoas que ficam pulando meio de cócoras batendo palmas, "unção" lutador de boxe: pessoas que ficam dando soco no ar, (já até ganhei um soco nas costas, é sério mesmo) "unção" karateca: pessoas que ficam imitando golpes de Karatê ...."unção" da mulher maravilha: pessoas que rodam de braços abertos, edepois "caem no Espírito" com a cara no chão.Sei que vocês devem estar morrendo de rir, eu também já ri um bocado, mas quando penso na seriedade dessas insanidades eu começo a chorar. No momento desses transes que acontece nos cultos, eu fico de olhos bem arregalados, adorando o Senhor em Espírito e em Verdade, e intercedendo porcada irmãozinho desses”
Eu acrescentaria mais alguns: unção do bombeiro: pessoas que ficam gritando como uma sirene, unção da bailarina: quando dançam na ponta dos pés, unção do peão: estão rodopiando descontroladamente, unção de Pavarotti: cantam ópera...
Para as pessoas que estão de fora, essas cenas causam espanto e muitos dizem ser extremamente semelhante ao que ocorre nos ilês de candomblé, onde os fiéis dançam em transe acreditando ter incorporado espíritos. A Bíblia diz que o Espírito Santo distribui os dons a cada um conforme o que for útil. Pergunto: em quê é útil à igreja este tipo de demonstração de histeria coletiva? Qual a utilidade de haver um tipo mugindo e outro comendo grama no meio do culto?