sexta-feira, 31 de julho de 2009

Dica de filme: Fireproof - Prova de Fogo

Na capa um bombeiro, uma mulher, muitas chamas parecia mais um filme sobre bombeiros heróis, muita ação e algum romance para garantir a bilheteria. Nada disso!
O tema do filme são os relacionamentos, mais especialmente o casamento. O Capitão Caleb Holt (Kirk Cameron, ator conhecido por interpretar o jornalista no filme Deixados para Trás) é bombeiro e sua esposa Catherine (Erin Bethea) é relações públicas em um hospital de Albany, na Geórgia.
Casados há sete anos, eles mal conversam um com o outro e quando o fazem, o resultados são críticas, reclamações e acusações. Ela se queixa do egoísmo dele, e ele se queixa de não receber o respeito que merece. Caleb é um herói e respeitado no trabalho, mas em sua casa as coisas são diferentes.
Uma cena interessante é quando ambos estão contando sua versão da história (ao pai e às amigas) e as falas de ambos se alternam na tela e se complementam, mostrando que ambos estão certos e errados.Depois de uma briga particularmente séria, eles decidem se separar. Quando conta a seu pai o que aconteceu, ele lhe pergunta se há alguma parte dele que quer salvar o casamento Caleb responde que sim, se Catherine se dispuser a mudar. Seu pai John então lhe pede que adie o divórcio por 40 dias, pois irá mandar alguma coisa pelo correio, algo que demorará 40 dias para ser feito.
Caleb reluta e pergunta se aquilo tem a ver com religião, mas seu pai pede que o faça como um favor a ele. Os pais de Caleb também estiveram perto do divórcio, e o que ele lhe mandará foi o que salvou seu casamento.
Alguns dias depois chega o pacote. É um caderno escrito à mão por John, chamado “O Desafio do Amor” (The Love Dare); por 40 dias Caleb deverá fazer as pequenas tarefas que forem pedidas, começando por não dizer a ela nenhuma palavra agressiva, ouvindo e não retrucando (dia 1).
Durante as próximas semanas Caleb segue as recomendações do Desafio, enquanto Catherine ignora seus esforços e continua decidida a se divorciar.
O amigo de Caleb, o bombeiro Michael (Ken Bevel), tem um bom casamento e diz que descobriu que seu casamento não estava quebrado, ele apenas não sabia como fazê-lo funcionar. Ele apoia os esforços de Caleb e torce por ele. Sua fé o ajuda, e ele agora acredita que os casamentos são feitos para durar até que a morte os separe.
O Desafio do Amor é interessante pois baseia-se não em religião, mas em compreensão e dedicação, dois ingredientes fundamentais para manter um bom relacionamento. As tarefas propostas no caderno não são difíceis, mas precisam ser feitas com o coração; isso é o que Caleb descobre no decorrer do filme.
Tanto Caleb quanto Catherine eram egoístas, mas não percebiam isso. Ambos culpam o outro pelo fracasso do casamento, e por fim Caleb percebe que o lema dos bombeiros, “nunca deixe seu parceiro para trás”, deve ser praticado também no casamento.


Somente quando muda por dentro e compreende o que é o verdadeiro amor ele começa realmente a amar a esposa.
No nosso “mundo líquido” de hoje é mais fácil desistir do relacionamento que se esforçar para mudar a si mesmo (sim, pois só podemos mudar a nós mesmos!) Tudo o que vale a pena exige esforço, e um bom casamento não é exceção. Não é preciso estar no meio do “incêndio” para aproveitar a mensagem e as boas sugestões do filme.
Este é um bom filme romântico, com uma mensagem positiva e interessante. O amor não precisa de grandes gestos, mas das pequenas provas no dia-a-dia. Amor e respeito são conquistados aos pouquinhos, e um casamento, como uma planta, precisa de cuidados diários para florescer. Para mim, esse foi o aspecto mais importante da história.
Fireproof é mais um filme da produtora Sherwood, com direção de Alex Kendrick e roteiro de Alex e Stephen Kendrick. Eles já produziram “Desafiando os Gigantes“(2006) e “A Virada” (2003), outros filmes com temática cristã e mensagens positivas.
Uma curiosidade é que o único ator profissional do filme é Kirk Cameron (da série americana de TV Growing Pains); todos os outros são atores voluntários da igreja e dos bombeiros, e surpreendentemente, com boas atuações. As cenas de ação são bem feitas e interessantes, e todo o filme foi filmado em apenas nove dias.
Recomendo este filme mesmo para os que não seguem alguma religião; afinal, os problemas (e soluções) dos relacionamentos são um tema universal, e À Prova de Fogo com certeza agradará a muitos.
PS: depois de assistir o filme, veja “Fireproof on 60″, na seção de extras do DVD; é um resumo do filme em 60 segundos, muito divertido.
Fonte: http://www.terracotabolsas.com