Os dicionários dizem: 1 – Ato ou efeito de arrepender-se; 2 – compunção, contrição, e o mais apropriado para este caso o item 3 – insatisfação causada por violação de lei ou conduta moral; e que resulta na livre aceitação do castigo e na disposição de evitar futuras violações.
João conclamava a todos a tomarem essa postura de revisão de vida para uma nova existência que ocorreria após o batismo. Por isso era necessário que se confessa-se todos os pecados antes como se vê no verso 6.
A velha criatura, carnal, descendente de Adão, não pode entrar no reino de Deus, é necessário para isso que nasça de novo da água e do espírito e não mais da carne como diz Jesus em Jo 3: 3 a 7.
Quem vive no pecado está sujeito à ira de Deus que é paciente com os pecadores esperando que se arrependam conforme Rm 2: 4, 3: 35 e 9: 22.
O desejo de Deus e salvar o pecador e para isso trabalha, e não levando em conta os tempos passados da ignorância e não se lembrando dos pecados e iniquidades cometidos anteriormente conclama a todos os homens em todas as partes que se arrependam At 17: 30 e Hb 8: 12 e 10: 17.
Deus chama o pecador para que venha como está, mas que tome a atitude de se predispor a ser transformado, a começar pela lavagem nas águas do batismo se arrependendo de sua vida passada, para ter seus pecados perdoados e esquecidos por Deus.
É necessário que o pecador se reconheça como tal, pois o doente que não se julga doente nunca procurará o médico para ser curado. Como após medicado o doente pode ser curado, o pecador após se reconhecer como tal, se arrependendo, pode ser perdoado, sarado e lavado de seus pecados nas águas da purificação.
Arrependimento e ter a intenção de abandonar o passado para viver o futuro.
Fonte: Cláudio Pinto em Acorde e Discorde
-----------------------------------------