Os britânicos Sanderson Jones e Pippa Evans (ambos na foto abaixo) vão colocar à disposição dos descrentes a partir do dia 6 uma igreja ateísta, a Assembleia de Domingo, para cerimônia de casamento e de funeral, entre outras atividades. Os dois são comediantes, mas se trata de uma iniciativa séria.
A igreja vai usar um antigo templo cristão conhecido como “A Nave” que fica em Islington, na Grande Londres.
A Assembleia promoverá uma reunião gratuita todo o primeiro domingo de cada mês. Haverá debate sobre determinado tema, com a participação de um palestrante convidado, e a apresentação de músicos. O primeiro palestrante será Andy Stanton, escritor de livros para crianças.
Jones argumentou que, “só por causa de uma discordância teológica”, seria uma pena os descrentes não aproveitarem a experiência da religião em atrair pessoas.
Ele está animado com a Assembleia de Domingo. “Se ela se tornar um lugar útil para as pessoas, será muito bom.”
Sanderson e Pippa são comediantes
O padre católico Salvador Grech ficou surpreso com, segundo ele, a contradição de haver pessoas frequentando uma igreja sem Deus. “Elas vão louvar quem?”
O filósofo Alain de Botton foi quem, com o livro “Religião para Ateu”, lançou a ideia de que os descrentes precisam aproveitar a experiência agregadora da religião. Ele inclusive tem um projeto para a construção no centro financeiro de Londres de um prédio que seria um local de atividades para ateus e secularistas em geral.
Fonte: Paulopes
-------------