Tudo começou em Santa Catarina, na localidade de Rio Novo (hoje município de Orleans). Chegaram da Letônia as primeiras famílias no porto de Laguna, iniciaram a colonização em Rio Novo e logo fundaram a Primeira Igreja Batista Leta no Brasil. No mês de março de 1892 a Igreja foi organizada e em poucos dias construíram seu primeiro templo com telhado de folhas de palmeiras. Mais tarde, como observamos na foto, edificaram outro templo com as paredes e o telhado cobertos por pequenas taboas, preparadas por eles mesmos. Logo o trabalho se desenvolveu, as famílias foram mudando para outras regiões e o espírito evangelístico e missionário daquele povo produziu frutos impressionantes em Igrejas organizadas por toda Santa Catarina. Um grupo que seguiu para Ijuí organizou a Igreja Batista da Linha 11 e de lá também saíram os obreiros que formaram muitas igrejas no oeste do Rio Grande do Sul.
O Congresso da Associação Batista Leta do Brasil este ano foi realizado em Criciúma, SC, e teve como tema “A Obra de Deus na nossa história”. Foi um tempo de gratidão a Deus pelas vidas dedicadas que serviram no passado, desafios para o trabalho no presente e despertamento para as novas gerações. As equipes da Terceira Igreja Batista desenvolveram ações para bem receber os Letos e demais batistas brasileiros. As reuniões tiveram como lugar o lindo Teatro Municipal Angeloni de Criciúma nos dias 30 e 31 de maio e 01 e 02 de junho. Na manhã de sábado, dia 01, às 10 horas foi celebrado um culto para marcar os 121 anos lá onde foi organizada a Primeira Igreja, em Rio Novo, Orleans.
Neste Congresso, que se revestiu de um significado histórico, os preletores foram pastores descendentes dos Letos: Willians Balaniuc, Nilton Malves, Benjamim Keidann e Roberto Wiedman. Representando as Juntas de Missões da CBB esteve conosco também o Pr. Marcos Calixto, falando sobre o projeto de Missões com as etnias no Brasil. Para o momento solene de homenagens às famílias dos pioneiros contamos com a participação do nosso irmão João Grimberg, Cônsul da Letônia no Brasil. Além disso, muita música pelos Corais e divulgação das Missões Letas.
Fonte: Portal Batista
-----------------