segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Um chamado de Deus para o homem

"O Deus do Cristianismo, o Criador dos Céus e da terra, aquele que dá a todos a vida, a respiração e todas as coisas, é o Deus com D maiúsculo que se interessa em falar com o homem." (Atos 17.25)

Desde o momento da queda lá no Jardim Éden, Deus demonstra esse interesse em falar e ser ouvido pelo homem.

Passados os tempos e eras, Deus enviou seu filho na plenitude do tempo, isto é, no tempo certo, para executar o Plano de Redenção do homem. A partir de então chama todos os homens ao arrependimento, sem levar em conta os atos praticados no passado (Atos 17.30). Assim, Deus propõe um novo pacto com a humanidade, de forma que ela passe a ouvir a Deus e olhar para frente, esquecendo-se das coisas que pra trás ficam.

Trata-se de uma oportunidade única. Como diz o Espírito Santo: se hoje ouvirdes a sua voz, não endureça o coração (Hebreus 3.7,8).

Ouvir a Deus significa o que há de mais sublime na vida. Deus sempre nos fala de esperança, de alívio e de nova chance. Não há porque temer. Muitas vezes nossas atitudes erradas nos fazem fugir da face de Deus, ignorar sua voz e ir para o mais longe possível dentro de nossa fuga mental. Mas Deus não desiste de nós. Com seus braços de amor continua a fazer a mesma pergunta, um dia feita ao primeiro homem: “onde estás”?

Em sua indiferença o homem tem se negado a responder o chamado de Deus. Mas no seu íntimo sua alma responde sufocada: estou aqui preso na frialdade deste presente século. Estou numa viagem sem destino embarcado nas filosofias humanísticas que buscam encontrar respostas para o dilema humano dentro de mim mesmo. Estou ocupado demais com os cuidados desta vida, valorizando o efêmero e distanciando-me do essencial, que é a eternidade. Estou aqui impossibilitado de reagir contra o desprezo para com Deus e as coisas que com Ele se relacionam.

A despeito disso, Deus continua perguntando ao homem onde ele está. Deus continua chamando a humanidade dizendo vinde a mim os cansados e oprimidos que eu vos aliviarei (Mateus 11.28).

Ao contrário de falsos deuses, Deus não fica incomunicável em um pedestal esperando que o homem evolua espiritualmente para “acessá-lo”. Deus é misericordioso e sabe que ninguém por si só consegue evoluir espiritualmente. Por isto Deus propõe um novo pacto, com tudo novo, em especial um novo nascimento onde quem crer em Jesus Cristo como Senhor e Salvador, nasce de novo, da água e do Espírito. Crendo em Cristo o homem já nasce com a natureza divina, de forma que agora ela terá
acesso a Deus, uma vez que seus pecados foram perdoados e extintos.

O Deus do Cristianismo, o Deus verdadeiro, enviou o Deus Filho que se fez carne, nasceu em corpo humano, e habitou entre nós. A voz de Cristo ecoa desde a antiga Galiléia quando um dia ele passou e viu um homem sentado na alfândega e disse: segue-me! E você? Que respondera a este chamado de Deus?



Fonte: Pés Formosos
----------------