terça-feira, 21 de maio de 2013

Síndrome de santidade

“Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver” (I Pedro 1 : 15)

Acho no mínimo interessante a maneira que muitos consideram a santidade. Tenho andado por aí, observo o comportamento dos cristãos e vejo um misto de comportamentos, entre eles, os que tentam demonstrar algum nível de santidade por considerar isto extremamente importante. Aceitar Jesus Cristo em nossa vida é ter Deus acima de todas as coisas, Jesus Cristo como Salvador e o Espírito Santo, o Consolador agindo e mudando nossa vida em um processo de santificação. É muito importante a presença da Trindade em nossa vida. Isso nos faz compreender a totalidade da multiforme ação de Deus. O texto que tomo como base nesta reflexão nos orienta santidade em toda a nossa maneira de viver. Então quais seriam as implicações disto em nossas vidas?

Em primeiro lugar a Bíblia expressa mudanças necessárias em uma nova vida. Muitos querem Jesus em suas vidas, mas fazem apenas uma “adesão” com Deus, ou seja, agem simplesmente adicionando alguns princípios Bíblicos à sua vida sem qualquer mudança real na vida que já levara.

Segundo: Santidade não é atitude “piedosa”. O que quero dizer com isso? Muitos cristãos consideram santos aqueles que andam tristes e cabisbaixos, como se a nova vida em Cristo Jesus fosse um fardo que nos puxa para baixo. Nesse caso, onde fica a alegria de viver uma novidade de vida e a garantia de vida eterna?

Por último quero deixar um recado para os santos legalistas. Estes que consideram ser melhores que os outros. Com certeza você conhece alguém assim! O legalismo é a pura manifestação da “religião” que contrasta a fé. Os fariseus eram uma classe de legalistas nos tempos de Jesus. Pessoas assim consideram-se modelos de santidade e impõem um modo de vida difícil de alcançar. Em muitos casos isso não passa de uma máscara.

Aquele que nos chamou é Santo. Ser santo é tomar o modelo de Cristo em nossa vida, andar como Ele, nos relacionar como Ele, viver para Ele.

“Porque em Cristo Jesus nem a circuncisão, nem a incircuncisão tem virtude alguma, mas sim o ser uma nova criatura.” (Gálatas 6 : 15)




Fonte: Palavras do Leo
---------------------