quarta-feira, 8 de maio de 2013

Pesquisa revela que evangélicos são maioria entre os jogadores brasileiros de futebol

Uma pesquisa inédita revelou o perfil religioso dos jogadores profissionais de futebol no Brasil na atualidade, e apesar dos atletas desse meio serem muitas vezes reconhecidos como festeiros, esse estereótipo pode acabar tendo que mudar.

A pesquisa, realizada pelo UOL Esportes, perguntou aos jogadores do Atlético-MG, Botafogo, Corinthians, Cruzeiro, Flamengo, Fluminense, Grêmio, Internacional, Palmeiras, Santos, São Paulo e Vasco da Gama se “você é religioso? Caso a resposta seja afirmativa, qual é a sua religião?” e respondendo de forma anônima eles contrariaram as expectativas e afirmaram ser em maioria evangélicos.

Geralmente se vê jogadores fazendo o sinal da cruz ou levando um terço ou rosário para o campo, mas eles não são maioria já que os católicos na elite do futebol brasileiro são apenas 18%, um número menor do que os sem religião que somam 19% de acordo com a pesquisa. Os evangélicos somam 35% do total sendo 2% deles da igreja Batista. No total os evangélicos são quase o dobro dos católicos no futebol brasileiro.

Nomes famosos como o do meio-campo Rivaldo, do São Caetano, do atacante Neymar, do Santos, e do goleiro Jefferson, do Botafogo, engrossam a lista de jogadores evangélicos atuando no Brasil, assim como o lateral-direito Leonardo Moura, do Flamengo, o zagueiro Lúcio e o centroavante Luis Fabiano, ambos do São Paulo, e o volante Souza do Grêmio também falam abertamente sobre suas crenças no cristianismo evangélico. Internacionalmente outros jogadores também se identificam como evangélicos, como é o caso do volante Felipe Melo, do Galatasaray, do zagueiro David Luiz, do Chelsea e do mais famoso de todos, o meia Ricardo Kaká, do Real Madrid.

Outro famoso evangélico jogador de futebol é o colombiano Falcão Garcia, centroavante do Atlético de Madrid. Entre ex jogadores destacam-se o meio-campo Marcelinho Carioca, ex Corinthians e Flamengo, o lateral Zé Carlos, ex Seleção brasileira, o lateral Jorginho e o meia Silas, que hoje são técnicos de futebol, e o volante Roberto Brum, ex Santos e hoje pastor, entre vários outros. Na Copa do Mundo de 2010 a Seleção Brasileira ficou conhecida por possuir diversos jogadores evangélicos em seu elenco, inclusive um pastor fazia orações e reuniões com os jogadores em alguns momentos de folga do grupo.

A pesquisa também perguntou sobre homossexualismo no futebol, características dos brasileiros e outros temas relativos ao meio. Veja abaixo o infográfico sobre as religiões no futebol:


Fonte: Gospel+
------------