Na adolescência, o encarregado de loja Aloisio Pereira da Silva Júnior, 28, procurou a Igreja Católica porque acreditava que poderia "curar" sua homossexualidade.
Chegou a ser seminarista, mas, 15 anos depois, resolveu procurar outra forma de expressar sua religiosidade após seu namoro com um homem não ser bem aceito.
No domingo passado, o agora reverendo Júnior inaugurou a primeira igreja gay de Bauru (a 329 km de São Paulo), a Igreja Inclusiva Monte da Adoração. O culto inicial reuniu cerca de 50 pessoas em um salão alugado no tradicional bairro Jardim Bela Vista.
A Monte da Adoração é pentecostal e, além de Júnior, é conduzida por uma pastora heterossexual, Cristina Gonçalves, 54, dissidente de uma igreja evangélica.
O empresário Fulvio Signorini, 35, esteve presente no primeiro culto. Evangélico e gay, diz que procurou várias igrejas em que sua orientação sexual não provocasse constrangimento, sem sucesso.
Segundo Júnior, 30% dos 50 fiéis são homossexuais. Eles já se encontravam em casas antes. "Nosso objetivo maior é o evangelismo", diz.
A Monte da Adoração está finalizando seu estatuto. Depois disso, será registrada em cartório. A cidade tem cerca de 700 igrejas evangélicas.
O novo templo não foi bem recebido pelo Conselho de Pastores Evangélicos de Bauru. O presidente, Ubiratan Cássio Sanches, diz que não é possível "deixar de pregar contra a mentira, a corrupção, a homossexualidade e a pedofilia".
O bispo local, Dom Caetano Ferrari, faz ressalvas. "Não vejo necessidade de abrir uma igreja inclusiva para os homossexuais, porque esses fiéis não estão excluídos da igreja".
Nos EUA, as igrejas inclusivas existem há 40 anos. No Brasil, desde a década de 1990.
Cristão egípcios diante da catedral copta de São Marcos no Cairo, em março
Egípcios muçulmanos incendiaram nesta sexta-feira casas de cristãos coptas em uma localidade próxima ao Cairo, depois de uma divergência entre um muçulmano e um comerciante cristão que havia queimado sua camisa ao passar a roupa, informou a polícia.
Os confrontos, nos quais muçulmanos e coptas utilizaram bombas incendiárias, deixaram pelo menos um ferido.
Segundo estimativas, os coptas representam de 6 a 10% dos 82 milhões de egípcios. Os coptas do Egito se consideram vítimas de discriminação e foram alvos de vários ataques violentos nos últimos anos.
Em janeiro de 2010, um atentado na saída de uma missa de Natal no Alto Egito matou seis coptas e um segurança muçulmano. Um ano depois, na véspera do Ano Novo, um atentado em uma igreja de Alexandria matou 20 pessoas.
Muçulmanos incendiaram em várias ocasiões casas de coptas em meio a violentos confrontos religiosos.
O presidente egípcio, eleito em junho, o islamita Mohamed Mursi, se comprometeu a respeitar os direitos dos coptas e prometeu nomeá-los para seu governo.
Se tiver alguns minutos, pegue a sua Bíblia e leia o pequeno livro de Rute (leva menos de 10 minutos para ler o livro inteiro). Rute era uma viúva moabita que acompanhou sua sogra, Noemi, quando esta (também viúva) voltou para a terra de Israel. Lá, Rute conheceu Boaz, um bom homem, e casou-se com ele. A história de Rute se enquadra no período da história relatada no livro anterior (Juízes). O autor de Rute apresenta alguns fatos importantes, mas provavelmente não se preocupou em completar todos os dados genealógicos. Deu para nós informações suficientes para entender a importância de algumas mulheres destacadas neste livro.
Registros genealógicos na Bíblia, às vezes, pulam gerações; em alguns casos filho pode significar neto ou descendente. É bem possível que isso tenha acontecido na genealogia no final do livro de Rute, onde nove gerações abrangem um período de mais de 600 anos. Conforme esta lista genealógica, Rute, uma moabita, seria a bisavó de Davi, e este fato garantiu o lugar dela na história. Rute é uma das poucas mulheres citadas especificamente na genealogia de Jesus Cristo (veja Mateus 1:5).
Partindo da mesma genealogia, observamos a posição honrada de algumas outras mulheres nesta história. A integridade de Noemi, que buscou refúgio entre seu próprio povo de Israel depois de passar por uma série de tragédias pessoais, é um dos temas deste livro. Quando comparamos o relato de Mateus 1, percebemos um destaque dado a algumas mulheres que poderiam ter sido desprezadas se não fosse pela bondade de Deus. Entre as mulheres citadas neste registro dos antepassados de Jesus são Rute e sua segunda sogra, Raabe (Mateus 1:5). Quem conhece a história do povo judeu na época da conquista da terra de Canaã lembrará do nome de Raabe. Quando os espiões israelitas chegaram à cidade de Jericó, “. . . entraram na casa de uma mulher prostituta, cujo nome era Raabe, e pousaram ali” (Josué 2:1). Apesar da sua conduta imoral antes deste momento, Raabe demonstrou sua fé em Deus e, depois, casou-se com um israelita.
Ao invés de menosprezar estas mulheres por serem estrangeiras ou, no caso de Raabe, uma ex-prostituta, a história bíblica conserva os nomes das duas por outro motivo. Estas mulheres, embora nascidas de nações pagãs, decidiram se agregar ao povo de Deus. Raabe ajudou os israelitas contra Jericó, e Rute seguiu sua primeira sogra quando deixou sua terra natal para morar em Israel. Desta maneira, as duas ganharam o privilégio de fazer parte da família de Jesus.
Não importa onde nós começamos nesta vida, temos o mesmo privilégio de escolher um lugar na família de Cristo. O próprio Jesus frisou este fato quando fez uma distinção importante entre a família carnal e a família espiritual: “Porque qualquer que fizer a vontade de meu Pai celeste, esse é meu irmão, irmã e mãe” (Mateus 12:50). Deus é capaz de perdoar e usar pessoas que dedicavam suas vidas ao pecado, seja na prostituição, na desonestidade, nos vícios, ou na negligência, menosprezando as coisas do Senhor.
Mais de 1.000 anos depois de Rute, um descendente dela nasceu na pequena cidade de Belém de Judá. Foi a mesma cidade onde Rute conheceu Boaz. Este descendente não tinha o perfil dos grandes reis e imperadores do mundo, mas se tornou mais forte e mais influente do que qualquer um deles. Ele não tinha intenção de competir com líderes políticos, pois a missão dele foi outra. Este descendente de Rute descreveu seu propósito nestas palavras: “Os sãos não precisam de médico, e sim os doentes; não vim chamar justos, e sim pecadores” (Marcos 2:17). Jesus mostrou compaixão para com os pobres, os estrangeiros e as prostitutas, olhando para cada pessoa com amor e o desejo de resgatar homens e mulheres dos seus próprios pecados (leia Mateus 11:4-6; 15:21-28; 21:32).
“Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Porquanto Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que julgasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele” (João 3:16-17). Busquemos a salvação oferecida por este descendente de Raabe e Rute!
Fonte: Pr Dennis Allan em Estudos da Bíblia ----------------------------------------
Um pastor da extrema-direita fez um comentário para lá de bizarro em um programa de rádio nos EUA.
Aaron Fruh, líder da igreja Knollwood Assembly of God, em Mobile (Alabama, EUA) disse que o casamento gay fez com que Deus lançasse o dilúvio contra a Terra.
"Deus sabia que as pessoas na Terra iam destruir a si mesmas com o casamento gay. Então, Deus provocou o dilúvio", disse o pastor à American Family Radio.
Segundo Fruh, Deus só poupou Noé, sua família e os casais de animais.
O pastor, que também é apresentador de programa religioso na TV americana, é casado com uma mulher e tem quatro filhos.
Muçulmanos pensam que Jesus foi apenas um profeta que pregou uma forma primária do islã. Baseados nos textos do Alcorão, seu livro sagrado, eles normalmente não têm ideia de que Jesus Cristo é o Rei e Salvador de Deus para toda a humanidade.
Eles creem que Alá é o criador do Universo e o único deus. Para os muçulmanos, Maomé é o profeta mais importante do islamismo e foi ele que recebeu os ensinamentos para a fé em Alá.
Como seguidores do islamismo, seu estilo de vida é moldado por cinco pilares: professar e aceitar o credo (chadada), orar cinco vezes ao longo do dia (salat), pagar dádivas rituais (zakat), observar as obrigações do Ramadã (saum) e fazer a peregrinação à cidade de Meca (hajj).
Os muçulmanos acreditam que jejuar durante o Ramadã traz perdão de pecados, ao contrário do que a Bíblia diz que “só o sangue de Jesus purifica de todo o pecado” (1João 1.7).
Normalmente eles creem que podem alcançar o favor de Deus através de ações de religiosidade (orações, jejuns e caridades). Os muçulmanos não acham que é possível conhecer a Deus; apenas saber sobre Ele.
Precisamos orar para que eles percebam que Jesus Cristo deve ser obedecido e só Ele tem o poder para perdoar pecados, pois foi o Filho de Deus quem conquistou a morte através de sua ressurreição.
Missões Mundiais se antecipou ao Ramadã (20/07 a 18/08) e está em plena campanha pela libertação e salvação dos muçulmanos. Até o dia 18 de agosto, reserve momentos do seu dia para orar e/ou jejuar por esta causa. Você pode fazer isso em grupo ou individualmente. Compartilhe esta ideia. Assim como nós, os muçulmanos também precisam de Cristo, a paz que liberta. Através das nossas orações podemos chegar até os confins da Terra e alcançarmos povos com o amor e a graça do Pai.
Fonte: Junta de Missões Mundiais da Convenção Batista Brasileira ---------------------------------------------------------------
Enquanto multidão reza diante de suposta imagem de santa no Estado de Nova Jersey, outros criticam 'adoração do diabo'
Dante Domenech segurava sua Bíblia com firmeza enquanto gritava para uma multidão em uma manhã de domingo em West New York, no Estado americano de Nova Jersey. As pessoas, ajoelhadas, faziam o sinal da cruz e choravam diante da base de uma árvore de Ginkgo Biloba, em cujo tronco havia um nó com um estranho formato. Elas acreditavam se tratar de uma imagem da Virgem Maria.
"Isto é feitiçaria, vocês estão adorando demônios!" berrou Domenech, 50, de Bergen, Nova Jersey.
Essa observação fez com que Maria Cole, que estava entre as dezenas de pessoas que foram rezar e deixar flores e velas ao redor da árvore, retrucasse: "Não queremos a presença do Satanás", gritou Cole, 57, em espanhol.
Ao mesmo tempo, uma senhora de 90 anos de idade usou uma rosa branca de haste longa para bater na cabeça e nos ombros de Domenech. Três agentes da polícia pediram que ele se retirasse.
No local onde alguns acreditam ter acontecido um milagre, as orações dos fiéis e os gritos dos céticos têm se tornado cada vez mais constantes, à medida que a notícia do descobrimento deste distinto nó se espalhou desde sua descoberta este mês.
O prefeito Felix Roque disse que o governo local está gastando cerca de US$ 1 mil por dia com policiamento para evitar que a árvore seja vandalizada, neutralizar os confrontos e fazer com que o tráfego flua na movimentada Avenida Bergenline, entre as ruas 60 e 61.
Aqueles que se reuniram ao redor da árvore no domingo, dia 22 de julho, disseram que sua paixão pelo nó, que se encontra na altura de 1m20 do tronco, vem de sua semelhança com a Nossa Senhora de Guadalupe.
"Isso acabou unindo todas as comunidades hispânicas", disse Roque enquanto visitava a árvore na manhã de domingo.
Os sacerdotes da Arquidiocese de Newark examinaram a árvore e determinaram que o nó era uma ocorrência natural, disse um porta-voz da arquidiocese, James Goodness.
"Estamos esperançosos de que, mesmo que este seja apenas um nó em uma árvore, o evento estimule as pessoas a olhar para dentro de si mesmas para encontrar uma compreensão mais profunda de sua fé", disse.
Com toda a comoção, Roque propôs que a árvore de 6 metros de altura com folhas em forma de hélice seja transplantada para um parque nas proximidades.
Como resposta a essa ideia, os membros de grupo de vigília permanente ao redor da árvore disseram ter reunido 5 mil assinaturas em uma petição exigindo que a árvore fique onde está. Roque disse que irá indicar uma comissão esta semana para discutir como proceder com a questão.
E a Bíblia tinha razão... Por volta de 740 a.C. o profeta Isaías, fazendo alusão ao julgamento do Senhor, anunciou: "Farei que os homens sejam mais escassos do que o ouro puro, mais raros do que o ouro de Ofir" (Is 13.12). Anunciando a destruição completa do "arrogante" (Is 13.11), o profeta acertou em cheio no contexto em que vivemos hoje, em pleno século 21. Homens de Deus são joias raras! Maturidade moral suficiente para liderar como um exemplo de retidão tem se tornado cada vez mais escasso. Alias, assistimos, com pesar, que o padrão vulgar de comportamento dos rapazes é, em geral, caracterizado por negligência, irresponsabilidade e coisas piores. Não deveria ser assim.
À medida que um rapaz se desenvolve, sua masculinidade tem de produzir maturidade moral – enquanto aspira a retidão, o aprender a pensar como um cristão, agir como um cristão e mostrar aos outros como fazer o mesmo. O homem cristão deve ser um exemplo para os outros, ensinando tanto por palavras como por posturas. É claro que isso exige o exercício de raciocínio moral responsável. A verdadeira educação moral começa com um entendimento claro dos padrões morais e deve mover-se a um nível de raciocínio moral mais elevado, pelo qual um rapaz aprende como os princípios bíblicos são transformados em viver piedoso e como os desafios morais de seus dias devem ser confrontados com as verdades reveladas na infalível e inerrante Palavra de Deus.
O homem de Deus também há de ter maturidade ética suficiente para tomar decisões responsáveis. Ser um homem implica tomar decisões. Uma das tarefas mais fundamentais da liderança é decidir. O estado de indecisão de muitos homens contemporâneos é a evidência de uma masculinidade atrofiada. É claro que um homem não se precipita a tomar uma decisão sem refletir, considerar e ter cuidado, mas ele se expõe a um risco, ao tomar uma decisão – e ao torná-la permanente. Isso exige uma responsabilidade moral que se estenda à tomada de decisões éticas e maduras, que glorifiquem a Deus, sejam fiéis à Palavra de Deus e estejam abertas ao escrutínio moral. Um verdadeiro homem de Deus sabe como tomar uma decisão e viver com suas consequências – embora isso signifique que, mais tarde, ele terá de reconhecer que aprendeu por tomar uma decisão errada e por fazer a correção apropriada.
Outra marca indispensável para o homem de Deus é a maturidade de percepção do mundo suficiente para entender o que é realmente importante. Uma inversão de valores caracteriza nossa era pós-moderna, e a situação desagradável da masculinidade moderna se torna mais apavorante pelo fato de que muitos homens não têm a capacidade de desenvolver uma percepção de mundo consistente. Para o crente, isso é duplamente trágico, pois nosso discipulado cristão tem de ser demonstrado no desenvolvimento de uma mente cristã. O cristão tem de entender como interpretar e avaliar as questões pelo espectro dos campos da política, economia, moralidade, entretenimento, educação e uma lista aparentemente interminável de outros campos. A ausência de um raciocínio bíblico e consistente da percepção do mundo é um característica fundamental da imaturidade espiritual. Um rapaz tem de aprender como traduzir a verdade cristã em uma maneira de pensar genuinamente cristã. Precisa aprender a defender a verdade bíblica perante seus colegas e em público; e deve adquirir a habilidade de estender sua maneira de pensar bíblica, fundamentada em princípios bíblicos, a todas as áreas da vida.
Adaptação: Igreja Batista Central de Campinas Fonte: Albert R. Mohler - Presidente do Seminário Teológico Batista do Sul dos EUA ----------------------------------------------------------------------------------
Dentro da grande explosão evangélica no Brasil, uma pesquisa mostrou que as igrejas protestantes históricas ou “igrejas evangélicas de missão” estão em retração, enquanto as igrejas de origem pentecostal se expandem.
O Bureau de Pesquisa e Estatística Cristã (BEPEC) analisou os microdados referentes às religiões do Censo demográfico 2010 liberado recentemente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no Brasil.
De acordo com a análise, muitas igrejas do grupo “igrejas evangélicas de missão” mostraram uma redução durante o período da análise2000 a 2010. Entre elas estão, a igreja congregacional com diminuição de 26,37%, a Luterana com - 5,9%, a presbiteriana com - 6,10% e metodista com - 0,01%, entre outras. Dentro do grupo, obtiveram crescimento as igrejas batistas com 17,74% e adventistas, com 29,03%. As igrejas evangélicas de missão apresentaram um total de crescimento de 10,76%.
Enquanto isso, as igrejas de origem pentecostal como a Assembleia de Deus, a Igreja Universal do Reino de Deus, a Igreja Maranata, entre outras, mostraram um crescimento total de 44,01%. A igreja com maior crescimento foi a igreja Assembleia de Deus com 46,28%, em seguida a Igreja Evangelho Quadrangular com 37,12%, e depois a Igreja Universal do Reino de Deus com 28,37%.
Apesar dos dados, existe a possibilidade que a tendência de retração das igrejas históricas no Brasil sofra uma reversão. Segundo o diretor do BEPEC, Danilo Fernandes, existe um crescente interesse da nova geração de protestantes históricos no aprimoramento do conhecimento teológico e pela produção literária, observado através da significativa adesão do grupo às ofertas de eventos como congressos e seminários no país.
Danilo afirma também que dissenções e escândalos constantemente apontados nas grandes denominações pentecostais podem ajudar para que haja uma tendência de retração dessas igrejas. “A rota de muitos decepcionados com a igreja, os órfãos das promessas não cumpridas, é a ortodoxia. Esta não é a estrada mais ampla, mas é uma artéria importante, de formadores de opinião”, afirmou ele, segundo a publicação Genizah.“O crescimento deste grupo têm alimentado nos últimos anos as igrejas tradicionais que sofreram sangrias na primeira metade do último decênio. Eu creio em um retorno”, acrescentou.
Além disso, Fernandes afirma que há um crescimento de novas comunidades alinhadas com ateologia reformada, que não foram contabilizadas no Censo.
De acordo com os dados do crescimento evangélico no Brasil pelo censo 2010, a população evangélica cresceu em 16 milhões de pessoas, saltando para um total de 42,3 milhões de evangélicos no país.
Fonte: The Christian Post ------------------------
No comando da seleção, Mano Menezes procurou restringir reuniões religiosas na concentração
Conhecido no ambiente da seleção brasileira de futebol há pelo menos dez anos, o pastor Anselmo Alves não viajará para a Olimpíada de Londres. Segundo o religioso, que ficou marcado principalmente no período de Dunga como treinador, sua entrada no hotel do Brasil não é mais liberada.
“Não tenho mais a permissão de fazer trabalhos aí [na seleção] e nenhum atleta me convidou. Então vou ficar por aqui mesmo”, revelou o pastor, que vive em Curitiba, por telefone. Essa é a primeira vez que ele fica ausente de um grande torneio desde 2002.
Já a CBF informou que não proíbe a entrada de ninguém na concentração durante a viagem pelo Reino Unido. Na última terça-feira, por exemplo, familiares do volante Sandro estiveram no hotel em St. Albans, conversaram com boa parte do elenco e tiraram fotos.
Quando assumiu o cargo de técnico da seleção, Mano Menezes avisou que não aprovaria reuniões religiosas na concentração. Mesmo assim, o pastor Anselmo esteve na Argentina na Copa América de 2011, a convite do capitão Lúcio. O zagueiro era o último remanescente da turma próxima ao evangélico e o conhecia desde o Mundial de 2002, na conquista do penta.
Para seguir a recomendação de Mano, Lúcio conversou e rezou com o pastor no restaurante do hotel argentino, ou seja, um local público. O beque de 34 bancava as viagens de seu amigo, e outros atletas passaram a ajudá-lo.
“Não é só um suporte espiritual, mas sim emocional, psicológico, de problemas familiares”, comentou Anselmo, sobre o apoio que oferece.
Os encontros religiosos no ambiente da equipe nacional viraram um tema polêmico durante a era Dunga, que tinha no seu auxiliar Jorginho um dos maiores expoentes. Os pastores tinham livre acesso aos bastidores. Existia um espaço reservado só para isso, e mesmo jogadores que não eram evangélicos participavam.
É geralmente quando não podemos dizer mais nada que gostaríamos de ter dito algo mais.
E por que não dizemos o que sentimos e esperamos sempre para o momento seguinte? Por que não aprendemos, definitivamente, que a vida é o que temos agora e temos nas mãos o poder de fazer dela o que queremos, que podemos evitar os arrependimentos, que podemos, simplesmente, dar e receber dela o melhor que existe?
Nós conhecemos todas as regras do bem-viver. Nós conhecemos todos os caminhos que levam ao Caminho do céu e sabemos exatamente o que devemos fazer.
Quando alguém nos diz algo que vai de encontro ao que já sabíamos é que temos aquela sensação de que apenas algo foi acordado em nós, mas ele estava lá, claro como a luz do dia e nós é que estávamos cegos. Isso nos prova que os conhecimentos estão todos em nós.
Não podemos mudar o mundo se não nos mudamos. Não podemos olhar para fora se deixamos fechadas nossas janelas, não podemos fazer nada acontecer se deixamos sempre para amanhã para fazer isso ou aquilo.
Por que o orgulho fica maior que o amor dentro de nós se ele nos afasta das pessoas que mais amamos e se ele nos impede, a nós mesmos, de sermos felizes?
A família é um tesouro inestimável. E mesmo se entre pedras preciosas encontramos pedras brutas, elas também fazem parte do todo da nossa história. São nossas raízes e nossos galhos, são as flores e frutos e são o sangue que corre nas nossas veias.
Cortar laços de sangue é cortar um pouco de si mesmo, ficar aleijado de alguma forma. As grandes pessoas são aquelas que aprendem a passar por cima de muros e enxergar apenas o essencial.
Se fechamos uma porta para alguém entrar, essa mesma porta nos impede de sair. E acabamos perdendo.
Deus escolheu uma família para enviar Seu Filho porque sabe que o ser humano precisa disso para manter seu equilíbrio.
Quaisquer que forem as portas que estejam fechadas, temos uma chave nas mãos. Diminuído não é quem busca, mas quem rejeita.
O amor é capaz de criar laços onde já não mais existiam e construir pontes que nos levarão aos outros e eles a nós. E por onde, com toda a certeza, Deus terá prazer em caminhar.
Na corrida pela Prefeitura de São Paulo, José Serra (PSDB) tem seu melhor desempenho entre os eleitores mais velhos, enquanto Celso Russomanno (PRB), empatado com o tucano em primeiro lugar, se destaca entre os evangélicos pentecostais.
Segundo pesquisa Datafolha publicada no sábado, Serra tem 30% das intenções de voto. Se considerados apenas os eleitores que têm 60 anos ou mais, o tucano vai a 45%.
Já Russomanno, que aparece com 26%, chega a 34% entre os entrevistados que declaram religião evangélica pentecostal -nove pontos a mais que Serra nesse grupo.
A liderança de Serra e Russomanno nesses segmentos conflita com a intenção de ambos de readaptar um pouco a própria imagem.
Serra, o mais velho entre os candidatos a prefeito de São Paulo, com 70 anos, tem tentado combater a ideia de que representaria a velha política na disputa. O tucano até incrementou o guarda-roupa com peças como sapatênis e jeans.
A estratégia também é uma resposta ao marketing do adversário Fernando Haddad (PT), que usa o slogan "o homem novo para um tempo novo".
Russomanno, por sua vez, tenta se dissociar da Igreja Universal, denominação evangélica neopentecostal à qual está ligado o seu partido, o PRB. O candidato até participou de uma série de compromissos públicos para enfatizar que é católico.
Serra ainda se destaca entre os habitantes mais ricos da capital (36% entre os eleitores que ganham mais de dez salários mínimos).
No extremo oposto, o tucano tem seu pior desempenho entre os eleitores que se declaram sem religião. Serra para em 21% nesse grupo.
O segmento mais complicado para Russomanno é o dos mais jovens. Entre os que têm de 16 a 24 anos, o candidato do PRB aparece com 15%.
PELOTÃO DO MEIO
Os candidatos empatados em terceiro lugar também têm variação de desempenho entre os segmentos.
Haddad, que aparece com 7%, vai a 16% entre os espíritas, mas não passa de 4% entre os eleitores mais pobres e os menos escolarizados.
Soninha Francine (PPS), que também tem 7%, se destaca entre os sem religião (chega a 14%), mas apenas 2% dos entrevistados mais velhos pretendem votar nela.
Gabriel Chalita (PMDB) apresenta a maior divisão por gênero entre os candidatos: 70% de seus eleitores são mulheres, e 30%, homens.
O candidato do PDT, Paulinho da Força, vai pior entre os mais escolarizados.
A margem de erro para o total da mostra é de três pontos percentuais. Quando ela é segmentada, os números apontam tendência, mas a margem de erro é maior.
Lutador amador de MMA participa de sessão de pesagem em templo da Renascer na Zona Leste de São Paulo
Parece estranho e para muitos até assusta, como admite bispo da própria Igreja Renascer. Colado na porta de vidro de um templo de igreja evangélica, um cartaz anuncia um campeonato de artes marciais mistas, conhecido pela sigla em inglês MMA e popularizado como uma espécie de vale-tudo.
O palco das 12 lutas, sendo 11 delas entre atletas amadores e apenas uma envolvendo profissionais, deixa de ser um local de culto e oração a partir das 22h desta sexta-feira (27). O templo da Renascer que receberá a competição fica na Vila Matilde, região da Penha, na Zona Leste de São Paulo.
Na noite desta quinta-feira (26), em uma sala nos fundos do templo, ocorreu a pesagem dos 24 lutadores, distribuídos em quatro categorias – até 62 kg, de 62kg até 70 kg, de 70 kg até 84 kg, e de 84 kg até 93 kg.
A justificativa, no entanto, é mais do que imediata e direta: “é preferível que um atleta perca um pouco de sangue no octógono (como é chamado o ringue das lutas de MMA) do que ele perder a vida para as drogas ou para a criminalidade”, ressalta o bispo George Ramos.
O objetivo principal do quarto campeonato de lutas de MMA é justamente o de conseguir novos fiéis para a Igreja Renascer. Ao mesmo tempo, o de utilizar o esporte – qualquer que seja – como ferramenta para tirar os jovens do meio do tráfico. Por último, ajudar os lutadores, profissionais e amadores, a ganharem projeção no cenário desportivo.
A opção pelo MMA como instrumento para arrebanhar novos fiéis se deu pela sua crescente popularidade, principalmente entre os mais jovens, nos últimos anos. “Além disso, é um esporte mais fácil de viabilizar em um templo, por exemplo. Nós (da Renascer) já temos um nicho de realização de eventos, com os quais atraímos os jovens. Nós usamos esta estratégia para viabilizar a palavra de Deus”, afirmou Vagner Miguel, mais conhecido como presbítero Baby.
Com esta finalidade, a Renascer já havia criado há cerca de 15 anos o Ministério de Lutas, que promovia cursos de jiu-jitsu e muay thai, lutas marciais. Em 2008, teve início, não sem sustos, a promoção das lutas de MMA. “Como se trata de um esporte de contato, isso assusta muitas pessoas em outras igrejas. No começo, na nossa também assustou. Mas tudo o que fazemos aqui é com temor a Deus”, afirmou bispo Ramos, em preleção aos 24 lutadores, a maioria deles, curiosamente, de não evangélicos, antes de se iniciar a pesagem.
Felipe Gabriel: "Só entra ali quem está preparado"
Apesar de as lutas serem autorizadas pela Federação Paulista de MMA, algumas regras, principalmente nas lutas entre atletas amadores, são alteradas para evitar contusões mais sérias nos combates – e, claro, minimizar os efeitos de golpes mais violentos. “É preciso lembrar que alguns aqui vão lutar e nem vão dormir, vão direto para o trabalho”, destacou o presbítero Baby.
Quando os dois lutadores estiverem no chão, não é permitido socar o rosto do adversário, por exemplo. De pé, não valerá nem cotovelada e nem cabeçada no adversário. E quando o oponente recorrer ao terceiro apoio – dois pés e mais o joelho, ou o os dois pés e uma mão no chão, por exemplo – é vetado dar joelhada na cabeça. Alguns golpes que possam causar lesão de joelho também não serão permitidos. Qualquer infração dentre as citadas acima é punida com a eliminação imediata, segundo os organizadores.
Se para os integrantes da Renascer não há qualquer contradição em aliar fé com lutas de MMA, aos lutadores, evangélicos ou não, quando dentro do octógono, interessa apenas a luta em si – e mais nada.
“Só entra ali quem está preparado. As outras coisas ficam de fora. Você pensar em superar o seu adversário. Não há contradição alguma nisso, pois é um evento para atrair fiéis para um caminho melhor”, defendeu o comerciante Felipe Gabriel, de 20 anos e frequentador da Renascer há seis anos. No cartel dele, 10 lutas de MMA, com sete vitórias.
“Não há nenhuma contradição (em ser evangélica e praticar MMA). Porque eu pratico um esporte. Eu penso como esportista, não quero agredir por agredir. Não pode querer ser valentão na rua. Por isso que é um esporte que tem juiz, que tem regras. É uma combinação que funciona: esporte e a palavra de Deus”, completou o professor de jiu-jitsu Aloísio Figueiredo, de 29 anos e frequentador da igreja pentecostal Brasa Viva.
Lutador profissional de MMA, Marcelo Matias, de 29 anos, será um dos protagonistas da noite ao fazer a luta de fundo, na disputa pelo cinturão do torneio. Matias, no entanto, não é evangélico. Ele admite conhecer mais de perto a igreja que promove o evento, mas a prioridade dele é outra: “Tenho interesse em conhecer, sim, mas quero mais visibilidade para lutar”, disse.
Marcelo Matias: 'Quero visibilidade para lutar'
Para participar de torneios deste tipo, ele costuma receber uma bolsa – um prêmio em dinheiro. Já disputou torneios em Barueri, na Grande São Paulo, e em Sorocaba, no interior. Mas enquanto sonha um dia brilhar no UFC Matias dá duro no dia-a-dia como operador de empilhadeira. “Mas minha vida é o esporte. Pratico lutas marciais desde os 10 anos”, ressalta, diante de mais uma oportunidade de exibir a sua “arte”.
Lutadores de MMA fazem pose após sessão de pesagem na véspera do combate
E quem buscar nas palavras da Bíblia argumentos para contestar a utilização das lutas de MMA com o objetivo de arrebanhar novos fiéis será surpreendido por um contragolpe à altura. “Um versículo da Biblía diz ‘Me fiz de louco para ganhar os loucos’. É sobre Davi, que ao se deparar com mais uma morte, começou a babar. Nós usamos justamente esta estratégia para viabilizar a palavra de Deus”, destacou o presbítero Baby.
Monsenhor William Lynn foi acusado de encobrir casos de abuso sexual contra crianças na Filadélfia e deverá cumprir de pena de 3 a 6 anos de prisão
O monsenhor William Lynn foi condenado nesta terça-feira a uma pena de três a seis anos de prisão por encobrir padres que abusaram de crianças, informou o jornal americano Washington Post. Esta é a primeira vez que um alto membro da Igreja católica nos Estados Unidos é condenado pelos escândalos de pedofilia.
Dom Lynn foi secretário para o clero da arquidiocese da Filadélfia e era responsável por acompanhar os casos de padres acusados de abuso sexual de crianças de 1992 a 2004. Ele foi condenado por omitir o crime do padre Edward Avery, que está preso e cumpre pena de reclusão de dois e meio a cinco anos por abusar de um coroinha na Igreja em 1999.
"Eu não tinha a intenção de causar qualquer dano para ela (vítima de Avery). O fato é que o meu melhor não foi bom o suficiente para impedir que o dano", disse Lynn. Os advogados de defesa solicitaram a liberdade condicional, argumentando que seu cliente não deve cumprir mais tempo do que os responsáveis pelos abusos, como Avery. Eles pretendem recorrer da condenação e apresentaram o pedido de fiança enquanto o processo de apelação se desenrola.
A juíza responsável pelo julgamento, Teresa Sarmina, disse que Lynn possibilitou a existência de "monstros em traje clerical... para destruir as almas das crianças".
Em 1992, um médico relatou ao monsenhor que o padre Avery tinha abusado dele anos antes. Lynn enviou Avery para se tratar, mas a instituição da Igreja responsável pelo tratamento o diagnosticou com problemas com álcool e não distúrbio sexual. Avery voltou ao ministério e foi enviado a paróquia no nordeste Filadélfia, onde abusou do coroinha em 1999.
Os promotores passaram uma década investigando denúncias de abuso sexual que eram mantidos em arquivos secretos na arquidiocese e emitiram dois relatórios ao júri argumentando que, ao não delatar os casos, Lynn e outros membros da cúpula da Igreja - que não foram acusados - colocaram crianças em perigo.
Outros casos - O monsenhor foi o primeiro membro da cúpula da Igreja a ser condenado pelos casos de abuso sexual de crianças que abalaram a Igreja Católica nos EUA há mais de uma década, mas não deve ser o único: o bispo Robert Finn e a diocese de Kansas City enfrentam um processo por não informar sobre padres suspeitos de pedofilia. O caso deve ir a julgamento no próximo mês.
Depois de anunciar estar recebendo doações de pastor de outra denominação para a construção de sua réplica do templo de Salomão, a Igreja Universal publicou, através da IURD TV, um vídeo que mostra uma garota de programa prometendo doar parte de seus rendimentos para ajudar a financiar a construção.
O vídeo, em que a jovem aparece conversando com o bispo Guaracy Santos, causou polêmica por ressaltar que tal doação serviria para a garota de programa, identificada como Gisele, sair da pobreza, sem mencionar o valor espiritual de tal ato e nem mesmo sua fé em Jesus Cristo.
Gisele vive há sete anos na Nova Zelândia, onde trabalha em uma casa de shows como garota de programa, já há cinco anos. Ela conta que já se prostituía quando morava no Brasil, e que saiu do país em busca de uma vida melhor, mas que precisou continuar na prostituição para se manter.
A garota de programa afirmou ainda que antes de decidir fazer a doação para a construção do templo chegou a se envolver com um mestre de voodoo, e acabou contraindo uma doença em decorrência dos rituais. Ela afirmou, porém, que iria juntar durante uma semana toda a renda de seu trabalho como garota de programa para doar à Igreja Universal, ressaltando que sua motivação era “ficar rica”, como prometeu bispo Edir Macedo.
- Eu acredito naquilo que o bispo Macedo disse que todos que fizerem a doação e contribuírem com o templo vão ficar ricos. Eu acredito que não vou continuar com essa vida, bispo, tenho certeza – ressaltou Gisele.
Ressaltando a promessa de riquezas que seria, supostamente, promovida por sua doação, o bispo Guaracy afirmou que a oferta que Gisele irá doar de coração será um diferencial e que ela vai prosperar.
- Essa oferta sincera que você está dando para construção do templo, vai ser um diferencial daquilo que você precisa para mudar de vida, porque você se mostrou disposta a construir casa pra Deus. Deus vai construir casa pra você – afirmou o bispo, que disse também que iria determinar a cura sobra a vida da garota.
O vídeo no qual a garota anuncia sua oferta para a Igreja Universal causou polêmica por focar na prosperidade material e não focar no possível aspecto espiritual do ato. O vídeo foi visto também como uma tentativa da igreja de legitimar o trabalho da prostituição frente a uma contribuição ao Reino, como afirmou o reconhecido teólogo presbiteriano e pastor, Augustus Nicodemus.
- O maior problema não é o fato de que ela faz ofertas para fins “evangélicos”, mas como ela encara a prostituição – algo que foi “obrigada” a fazer para conseguir ganhar a vida, desta forma querendo legitimizar aquilo que ela e todos nós sabemos que é contra a vontade de Deus – afirmou Nicodemous, segundo o The Christian Post.
O assunto foi comentado e criticado também em blogs e redes sociais.
- Um tempo construído com dinheiro de prostituição servirá a quem? – questionou o blog Genizah.
Veja na íntegra a conversa do bispo Guaracy Santos com a garota:
A luta contra as tentações talvez seja o maior desafio da juventude de todos os tempos. A sociedade conturbada e fora dos padrões de Deus em que estamos todos inseridos faz piorar ainda mais este estado das coisas. No entanto, há na Palavra de Deus uma promessa fabulosa para todos os que são tentados: “Não sobreveio a vocês tentação que não fosse comum aos homens. E Deus é fiel; ele não permitirá que vocês sejam tentados além do que podem suportar. Mas, quando forem tentados, ele mesmo lhes providenciará um escape, para que o possam suportar.” (1Co 10.13)
Para que se resista na luta contra as tentações é preciso que se conheça bem os seus agentes. Ou seja, quem são eles e como eles atuam. Tiago diz que “cada um é tentado pelo próprio mau desejo, sendo por este arrastado e seduzido” (Tg 1.14). Logo, a tentação é fruto das coisas que as pessoas cobiçam. Ninguém é tentado por algo que não lhe provoque desejo. Portanto, a tentação é a confrontação de algo proibido ou ilícito, que a pessoa deseja na sua carne, a qual, “guerreando contra a lei da sua mente, torna-a prisioneira da lei do pecado que atua em seus membros” (Rm 7.23). Quando a pessoa se deixa seduzir por seu própria desejo, depois de radicada no coração, dá à luz o pecado, e o pecado, após ter se consumado, gera a morte! (Tg 1.15). Realmente, somos miseráveis, carentes da graça de Deus (Rm 7.24-25).
Paulo diz que “a nossa luta não é contra seres humanos, mas contra os poderes e autoridades, contra os dominadores deste mundo de trevas, contra as forças espirituais do mal nas regiões celestiais” (Ef 6.12). Bom é que se saiba então que em toda tentação a pessoa está lutando contra duas grandes forças. A primeira, segundo Tiago, é a força de seu próprio desejo carnal. A segunda, de acordo com Paulo, a força do mal espiritual, do diabo e seus agentes de seduções e sugestões. Deus, porém, não deixará os seus filhos sozinhos nesta luta. Ele proverá as armas pelas quais se vencerá esta luta contra a tentação.
Quais são as armas? Jesus disse: “Vigiem e orem para que não caiam em tentação. O espírito está pronto, mas a carne é fraca” (Mt 26.41). Vigiar é estar de sentinela, pronto a por para correr, ainda à distância, o inimigo que se aproxima (Gn 15.10-11). Neste caso, por para correr pela oração – “vigiem e orem”. Vale lembrar que ser tentado não é pecado, pois Jesus também o foi, “em todas as coisas à nossa semelhança, mas sem pecado” (Hb 4.15). O pecado está em aceitar no coração a sugestão pecaminosa da tentação. Mas, ao se resistir, vigiando e orando (Ef 6.18), a tentação fugirá de diante dos que são tentados (Tg 4.7).
Além de orar e vigiar, outra arma contra a tentação está em não confiar na carne, mas no poder do Espírito (Rm 8.4-8; 13.14; 2Co 10.3-5; Ef 4.24). Isso, contudo, não significa que a pessoa fica passiva nesta luta. Ao contrário, ela deve ser ativa no combate, impregnando a mente e o coração com tudo o que é nobre, correto, puro, de boa fama e digno de louvor (Fl 4.8). Tome as armas da vigilância, oração, dependência do Espírito e da ocupação virtuosa da mente, que Deus lhe honrará com vitória nesta luta contra a tentação (Fl 4.7).
Fonte: Igreja Batista Central de Campinas -----------------------------------------
Um "templo automático" foi instalado em Manchester (Inglaterra) em um local onde as pessoas costumavam tirar fotos para documentos.
O "templo" tem 300 orações pré-gravadas em 65 línguas. O equipamento da fé "fast-food" está disponível para fiéis de várias religiões: cristãos, muçulmanos, budistas, hinduístas, judeus (incluindo os ortodoxos) e seguidores da cientologia, além de canções de devoção aborígine e até bênçãos vodus, de acordo com reportagem do "Daily Mail".
O "templo" é um projeto da Universidade de Manchester liderado pelo artista alemão Oliver Sturm. O serviço não é cobrado. Mas são aceitas doações. Há um compartimento para receber moedas e notas.
Pesquisadores dizem que os espaços ecumênicos do Reino Unido são "manifestações de tolerância e pluralismo" em uma sociedade caracterizada pela fragmentação.
No primeiro estudo do gênero, pesquisadores da Universidade de Indiana revelaram que exercício — sem relação sexual ou fantasias agregadas — pode levar ao orgasmo feminino: é o “coregasmo”, nomenclatura usada em alguns blogs e revistas. Se, do ponto de vista da ciência, esta é uma novidade, relatos deste fenômeno vêm ganhando a mídia há anos, diz Debby Herbenick, codiretora do Centro para Promoção da Saúde Sexual da Escola de Saúde, Educação Física e Recreação da Universidade de Indiana. As descobertas foram publicadas numa edição especial da “Sexual and Relationship Therapy”, uma publicação conceituada nas áreas de terapia e saúde sexual.
— Os exercícios mais comumente associados ao orgasmo induzido pelo exercício foram os abdominais, a escalada em paredes adaptadas ou cordas, o spinning e o levantamento de peso. Estes dados são importantes porque sugerem que o orgasmo não é necessariamente um evento sexual. E eles também podem nos ensinar mais sobre os processos corporais subjacentes às experiências de orgasmo da mulher — conta Debby, que conduziu o estudo ao lado de J. Dennis Fortenberry, professor da Escola de Medicina da Universidade de Indiana.
O fenômeno é chamado de “coregasmo” por sua associação aos exercícios que visam aos músculos core, 29 pares que incluem os oblíquos (interno e externo), o transverso do abdômen, os glúteos, o quadrado lombar e os do assoalho pélvico.
Os resultados foram baseados em pesquisas on-line feitas com 124 mulheres que reportaram terem passado pela experiência de orgasmo induzido pelo exercício (EIO, na sigla em inglês) e 246 que tiveram orgasmo em decorrência de relação sexual (EISP).
As participantes tinham entre 18 e 63 anos. A maioria estava mantendo um relacionamento ou era casada, e 69% se declararam heterossexuais.
Eis alguns resultados da pesquisa:
— Cerca de 40% das mulheres tiveram orgasmo mais de dez vezes, independentemente do que o provocou.
— A maior parte das mulheres do grupo EIO relatou ter algum grau de consciência quando se exercitava em público, enquanto 20% disseram que não podiam controlar sua experiência.
— A maioria das mulheres que tiveram EIOs disseram que não estavam cultivando fantasias sexuais ou pensando em alguém atraente durante a experiência.
— Diversos tipos de exercícios físicos foram associados a ambos os tipos de orgasmo. No grupo EIO, 51,4% relataram ter experimentado um orgasmo associado a exercícios abdominais nos últimos 90 dias. Outras relataram a experiência do orgasmo em conexão com exercícios como levantamento de peso (26,5%), ioga (20%), bicicleta (15,8%), corrida (13,2%) e caminhada (9,6%).
— Nas respostas em aberto, os exercícios abdominais foram particularmente associados com o exercício “cadeira do capitão”, que consiste num suporte com descansos acolchoados para os braços e apoio para as costas que permite deixar as pernas penduradas livremente. O objetivo é levantar os joelhos repetidamente, em direção ao peito, ou fazendo um ângulo de 90 graus com o corpo.
Debby Herbenick explica que o mecanismo por trás do orgasmo induzido pelo exercício, bem como do orgasmo resultante de relação sexual, não estão claros, e revela, que, numa futura pesquisa, espera aprender mais sobre o que desencadeia cada um deles. Também de acordo com ela, ainda não se sabe se os exercícios mencionados na pesquisa podem também melhorar as experiências sexuais das mulheres.
— Pode ser que o exercício, que, como já se sabe, traz tantos benefícios para a saúde e o bem-estar, tenha também o potencial de melhorar a vida sexual das mulheres — diz.
O estudo não determinou o quão comum é para as mulheres terem os dois tipos de orgasmo. Mas os autores ressaltaram que bastaram cinco semanas para recrutar as 370 participantes da pesquisa, sugerindo que o fenômeno não é raro.
— Revistas e blogs têm mostrado casos sobre o que às vezes eles chamam de “coregasmos” — disse Debby. — Mas esta é uma área da pesquisa relacionada à saúde sexual da mulher que tem sido largamente ignorada nas útimas seis décadas.
Evangélicos discutem o homossexualismo e esclarecem como a Bíblia aponta como pecado, mas como Jesus ama o pecador e quer resgatá-lo, durante uma videoconferência promovida pelo movimento “Eu quero uma igreja”.
O “Eu quero uma igreja”, segundo informa em seu site, é um projeto que tem como objetivo a criação de uma igreja verdadeira, através da realização de debates e cultos ao vivo, unindo pessoas de quaisquer partes do mundo e denominações para se unirem em Cristo em “verdadeira unidade com um só pensamento”.
Nesta quarta-feira, o grupo promoveu o debate entitulado “Igreja evangélica homossexual, homossexualidade, Sodoma e Gomorra, eles querem anjos das igrejas”. Durante o debate irmãos e irmãs de diferentes igrejas deram opiniões diferentes mas concordaram em pontos básicos como o homossexualismo como pecado na Bíblia e o perdão por Jesus de seu pecado, uma vez reconhecido.
Os irmãos, como são chamados no debate, deixam claro que todos os argumentos da discussão são feitos com base nos textos da Bíblia e sem a intenção de ofender ou levar para o lado pessoal.
“A Bíblia é o maior manual de ética que existe. É o maior manual que rege o comportamento do ser humano. (...) A intenção é falar a verdade e não ofender ninguém”, afirmou o irmão Reginaldo.
Reginaldo cita passagens como 1 Coríntios 6:10, para afirmar que o homossexualismo na Bíblia é pecado. Um outro irmão, Eduardo, confirma isso citando passagens que retratam a cidade de Sodoma e Gomorra em Gênesis 19, onde havia muitos pecados, incluindo prostituição e homossexualismo, e por isso foram destruídas.
O pecado do homossexualismo na Bíblia também foi apontado pelo irmão Clebet em Levítico 20:13 (“Quando também um homem se deitar com outro homem, como com mulher, ambos fizeram abominação; certamente morrerão; o seu sangue será sobre eles”). Segundo Clebet, a morte aqui refere-se a uma morte espiritual.
“São mortos espiritualmente, porque Deus abomina a prática do homossexualismo”, disse ele, confirmando que essa foi uma das práticas abominadas por Deus pelos quais Sodoma e Gomorra foram destruídas.
Apesar do homossexualismo ser pecado, entretanto, um outro participante afirma que a decisão e o estilo de vida do homossexual devem ser respeitados. “A vida do homossexual, deve ser respeitada”, disse Emerson Araújo.
Contudo, Emerson ressaltou que Jesus condena essa prática, e se o homossexual vir para a igreja, ele vai saber que é pecado. Emerson crê que essa pessoa não mais será homossexual e ela mudará. “Todos tem cura, todos tem salvação todos em Jesus mudam”.
Ele atenta para que a pessoa saiba distinguir duas coisas: a vida pessoal, a decisão de ser homossexual por livre arbítrio, em que se deve respeitar; e a vida com Deus, ou seja uma vez que ele venha para Deus, deve reconhecer que isso é pecado.
Os irmãos também mostram que o amor de Jesus é por todos, não importando qual seja o pecado: se homossexualismo ou outro.
“Se alguém pecar, temos um advogado, Jesus Cristo, o justo, Ele é a propiciação dos nossos pecados, não só pelos nossos pecados, mas pelo pecado do mundo inteiro. 1João2:1-2. Então esse mundo inteiro ele inclui todo o mundo, não só os homossexuais. Ele diz todo aquele que vem a mim eu não lançarei mão”, afirmou a irmã Ana.
Ana diz que admira aqueles homossexuais que buscam a Jesus, que abrem uma igreja para se aproximar dele. Ela afirma também que não se deve proibí-los de buscar a Jesus. “Os homossexuais buscam a Jesus isso é algo que eu admiro. Eles abrem uma igreja para se aproximar dele. Por que eles fazem isso? É porque eles tem fome. E não temos que proibir os pecadores de se aproximar de Jesus. Porque a missão de Jesus é buscar e salvar aqueles que estão perdidos. ‘Lucas 19:10 Os sãos não precisam de médicos, quem precisa são os doentes’”.
Ela conclui que todos são pecadores e Jesus perdoará, se o pecador reconhecer o pecado.
“Pecadores todos nós somos. E não existe um pecado que Jesus não possa perdoa. ‘Mas somente reconhece o teu pecado que eu perdoarei’.”
Veja aqui o vídeo do debate:
Fonte: The Christian Post -------------------------
Acreditamos na Palavra de Deus e procuramos examiná-la a cada dia. Nosso desejo é que todos sejamos libertos dos opressores e cremos que para isso precisamos conhecer o Deus verdadeiro, através da sua Palavra.
O blog Libertos do Opressor existe para seres pensantes que não aceitam tudo o que lhes dizem, pensam a respeito da informação antes de tê-la como verdade incontestável, portanto seres pensantes questionam e muito! Aqui você também encontrará muita notícia cristã e muita coisa pra ler e refletir, além de artigos publicados por pastores, teólogos e líderes. Somos como os crentes de Beréia. Seria isso apavorante? Não, nem um pouco. Pensamos...logo existimos!
Olha o nosso Líder aí!
"E conhecerão a verdade e a verdade libertará vocês" João 8:32