sábado, 14 de novembro de 2009

Robert Harold Schuller

Robert Harold Schuller nasceu em 1926 em uma família de ascendência holandesa, Robert Schuller foi criado na Igreja Reformada na América.

Ele entrou para o pastorado em 1951, na Hope Church, em Chicago. Em 1955, sua denominação o enviou para Orange County, Califórnia para estabelecer uma nova igreja lá. Depois de tentar sem sucesso para alugar numerosas instalações, Schuller finalmente alugou o Condado de Orange Drive-In Theater para manhãs de domingo.

Fundador da Catedral de Cristal concluída em 1980, um grande edifício de ouro com 10.000 janelas, telas de vídeo enorme, e um anjo pairando alto do teto em uma corda de ouro. Construiu uma congregação com mais de 9.500 membros, uma igreja que custou mais de US $ 20 milhões.

A "Torre de Poder" ministério de televisão fez mais de US $ 50 milhões por ano e é transmitida para cerca de 20 milhões de telespectadores em mais de 180 países.

O falso ensino de Schuller é um assunto de extrema gravidade em função de sua ampla influência. Seu programa televisivo é muito popular na América. Seus livros são vendidos aos milhões. Ele aparece com presidentes. Suas pregações são focadas na auto-estima do cristão e tem sido adotado por multidões. Schuller reinterpreta as doutrinas da Palavra de Deus, e substitui os conceitos auto negativos por positivos. Robert Schuller e seu mentor, o falecido Norman Vincent Peale, são dois culpados na promoção desse erro.

Schuller é um universalista e acredita que todas as pessoas são filhas de Deus. Ele prega que não há necessidade de reconhecer seu próprio pecado, não há necessidade de arrependimento, e não há necessidade para a crucificação do eu. Aliás, sobre este último ponto, Schuller ensina a filosofia do "eu" que deve ser exaltado o que é nada menos do que uma negação pura e simples do Evangelho de Jesus Cristo.

Para Schuller, "fé" é o poder da mente e "Deus" é apenas um placebo, que ajuda a um "acreditar" e, assim, ativar esse poder. Por exemplo, em uma fita da Amway, é citado uma frase de Schuller:

"Você não sabe o poder que tem dentro de você! ... Você faz o mundo em qualquer coisa que você escolher."

É Babel novamente, só que de forma mais sofisticada. O poder do pensamento torna-se a escadaria mágica que conduz ao paraíso onde todo desejam. (Christian Science, ou Ciência da Mente! (6/93, The Berean Call ). (6 / 93, a chamada Berean).

Schuller é acusado de distorção bíblica de forma mais grave quando se compara a "rios de água viva" que Jesus se referiu em João 7:38 .

O foco principal do ministério de Schuller continua ainda hoje sendo a auto-estima do indivíduo. Isto se refletiu na maior parte dos seus livros anteriores, mas nunca havia sido formulado especificamente até 1982, quando ele escreveu "Auto-estima: A Nova Reforma."

Veja alguns trechos do livro:

“Pecado é qualquer ato ou pensamento que rouba de mim ou de outro ser humano sua auto-estima".

"Inferno é a perda do orgulho que naturalmente segue em separação de Deus - a determinante e infalível fonte de nosso sentido de auto-respeito da alma... Um indivíduo está no inferno quando ele perdeu toda sua auto-estima".

"Ser nascido de novo significa que devemos ser transformados de uma auto-imagem negativa para uma positiva - da inferioridade para a auto-estima, do medo para o amor, da dúvida para a confiança”.

Schuller acredita que todas as pessoas tem problemas de auto-estima e praticamente, todos os males da sociedade, pragas, todo o pecado e o mal no mundo, são resultados de pessoas com baixa auto-estima. Portanto, nossa maior necessidade é ter a nossa auto-estima aumentada.

Fonte: www.rapidnet.com