terça-feira, 17 de novembro de 2009

Estevam Hernandes

Estevam Hernandes Filho nasceu em São Paulo em 1954 e teve uma origem humilde, o pai jardineiro de cemitério, e a mãe trabalhava em uma casa de repouso para idosos. Começou a trabalhar em açougue, foi office-boy e até fazia carretos em feiras livres, para ajudar no sustento da família. Segundo o próprio Estevam, todas essas experiências contribuiram para que mais tarde descobrisse seu talento para o empreendedorismo.

Em 1965, com 11 anos de idade se converte e começa a participar, junto com sua família, dos cultos na Igreja Cristã Pentecostal da Bíblia.

O talento para o empreendedorismo o levou mais tarde a tornar-se um profissional da área de marketing, onde desenvolveu e coordenou projetos em empresas como Itautec e Xerox.

Foi na igreja pentecostal, onde conheceu a futura esposa Sônia Hernandes, nutricionista e ex-proprietária da butique La Belle Femme, hoje bispa da mesma igreja. Tiveram três filhos, Fernanda Hernandes Rasmussen (Pastora), Felippe Daniel Hernandes (Bispo Tid) e Gabriel Asafe Hernandes, de quem é pai adotivo conforme legislação. Toda a família de Estevam é de origem espanhola.

Aos 20 anos ingressou na Pentecostal da Bíblia do Brasil, depois frequentou Cristo Salva e a Evangélica Independente de Vila Mariana, das quais adotou a ênfase musical como recurso evangelístico. Já Sônia, cuja família era da IPI (Igreja Presbiteriana Independente), da qual seu pai é presbítero, aceitou Jesus aos 5 anos e foi batizada no Espírito Santo aos 12.

No final dos anos 80, Hernandes e sua família deixaram a antiga denominação evangélica (Igreja Cristã Pentecostal da Bíblia), no Jabaquara, São Paulo, da qual faziam parte para abrir o próprio negócio (igreja). Começaram com pequenas reuniões no apartamento em que viviam, o que mais tarde veio a ser a Igreja Apostólica Renascer em Cristo. Estevam abandona a carreira profissional de marketing para se dedicar ao que seria, em breve tempo, seu império religioso.

A pequena e humilde congregação conta atualmente com mais de mil e quinhentos templos espalhados por todo o Brasil e exterior, possuindo emissoras de rádios, rede de televisão (Rede Gospel), a produtora RGC, a Editora Renascer, o jornal Gospel News, o Instituto Renascer de Ensino, o Cartão Gospel Bradesco Visa e a livraria Point Gospel em cada templo.

Em 1995, a igreja adotou governo eclesiástico episcopal, cujo topo hierárquico é ocupado por Estevam Hernandes, promovido então a apóstolo. A Renascer é classificada como neopentecostal e utiliza a designação "Apostólica" por acreditar na existência da figura do apóstolo como um cargo eclesiástico válido na atualidade. Tem como visão basicamente a ênfaze na confissão positiva, teologia da prosperidade, rituais de exorcismo, cura interior, libertação de demônios, prosperidade financeira que propaga a crença de que a bênção divina está ligada ao sucesso material.

À semelhança dos pastores da IURD, o casal Hernandes tem grande habilidade em conseguir contribuições dos fiéis. Ostentam com orgulho sinais de riqueza, como roupas caras, jóias e automóveis importados. Durante a pregação das ofertas apelam para que os fiéis entreguem o seu tudo que pode ser em dinheiro ou até mesmo bens de valor. As contribuições são aceitas em cartões de crédito, boletos bancários, débitos em contas, dinheiro vivo, bens móveis ou imóveis. Ainda podem ser entregues alianças, jóias, relógios e qualquer objeto que seja bem cogitado no mercado. A igreja conta aproximadamente com mais de dois milhões de seguidores. A Renascer é a segunda maior denominação neopentecostal brasileira.

São os detentores dos direitos da marca "Gospel" no Brasil, sendo mais ums investida dos Hernandes. Era o início de uma grande empreitada financeira, a qual reverteria mais tarde em cifras milionárias, além de propagar o nome da igreja.

Estevam Hernandes criou a Fundação Renascer para manter programas assistenciais da Renascer. É certo que a maioria das igrejas que têm um crescimento explosivo em número de adeptos, também tem uma maior arrecadação no que diz respeito a finanças. Criar fundações e programas assistenciais é a melhor forma de despistar as autoridades e os próprios fiéis quanto a destinação dos recursos financeiros da igreja. A Hillsong Austrália por exemplo, tem sido alvo de investigação em razão dos valores que arrecadam, recentemente teve uma renda declarada de mais de 144 milhões de reais (livre de impostos) nos quais somente 4 foram para a caridade... Pra onde foi o resto? É a pergunta que não quer calar.

Em 1993 Estevam trouxe para o Brasil a famosa passeata evangélica intitulada “Marcha para Jesus”, copiada dos EUA, cujo objetivo é promover a própria igreja, com uma visão de marketing, investindo em shows com cantores evangélicos que estão fazendo sucesso na mídia e trazendo diversas celebridades do mundo gospel. A força política da Renascer pode ser vista todos os anos através da “marcha”. A cada eleição, uma "romaria" de políticos, das mais distintas correntes idelógicas, busca apoio do casal para influenciar o voto dos fiéis. A Renascer possuí atualmente dois deputados filiados a ela. O deputado estadual José Antônio Bruno (DEM), e o deputado federal, Geraldo Tenuta Filho (DEM). Ambos bispos.

“O evento ocorre todos os anos e é um grande ajuntamento (cada vez maior) de pessoas em torno de celebridades do mundo evangélico. Trata-se de uma passeata-show ou de um show em movimento, com gritos, pulos, danças, música gospel, atos “proféticos”, protestos, mas pouca ou quase nenhuma evangelização”. (Pr. Ciro Zibord)

"A marcha para Jesus tornou-se apenas um mega show de rock e funk,. com participação de "celebridades", e é claro, políticos". (Pr. João Gonçalves)

A igreja também ficou conhecida por ter entre seus seguidores alguns famosos, como o jogador Kaká, o qual foi ungido presbítero por Estevam, e sua esposa Caroline pastora. Kaká doou seu troféu de Melhor Jogador do Mundo, eleito pela Fifa em 2007, para ser exposto na sede internacional da igreja. Além do Kaká, muitos outros famosos tem frequentado a Renascer, são atletas, artistas, cantores, políticos e empresários.

Outra investida da Renascer foi o grupo musical de louvor Renascer Praise, composto pelos próprios músicos da igreja, o Renascer Praise já está em sua 15° edição. Nas gravações do dvd ostentam glamour, luxo e riqueza. Assista o vídeo da super produção de Sônia Hernandes:



Algo que causou espanto para muitos evangélicos foi o fato de membros da igreja, numa atitude insana tatuarem as imagens dos Hernandes em seus corpos, como por exemplo o presbítero Júnior. Segundo ele, sua tatuagem foi feita em demonstração do seu amor ao pai Apóstolo Estevam e a mãe Bispa Sônia. Tal atitude além de revelar traços de insanidade e fanatismo, deixa transparecer uma ponta de idolatria.

Em maio de 2002, a revista Época publicou duas reportagens consecutivas, com destaque de capa, onde em algumas matérias apresentavam denúncias contra Estevam Hernandes Filho e Sônia Hernandes.

Veja a material no Jornal Nacional e Fantástico:







Na época do ocorrido, o casal agilizou uma ação judicial contra a Editora Globo com pedido de indenização por danos morais pelo conteúdo das reportagens publicadas pela revista Época. O caso foi posteriormente encerrado pela justiça em janeiro de 2007, com a imposição do pagamento de indenizações no valor de aproximadamente R$410 mil à Igreja Renascer em Cristo e a Estevam e Sônia Hernandes citados na matéria.

O casal Hernandes esteve no programa do Gugu Liberato na tentativa de explicar o caso, respondendo ao vivo ligações de alguns autores de processos que estão tramitando na justiça. É repugante a forma como Sônia e Estevam tratam as pessoas, é nítido o tom de deboche quando Estevam ao responder as acusações feitas por uma de suas locatárias se refere a ela como “minha filha”, utilizando um certo sarcasmo na voz. Nada condizente com um casal de bispos evangélicos... Com o mesmo sarcarmos responde Sônia. Lamentável! Nessa entrevista torna-se extremamente difícil identificar o casal como sendo pessoas de Deus.

Assista a entrevista e comprove:













Em setembro de 2006, a Justiça bloqueou os bens dos fundadores, que vinham sendo investigados em um processo que corria em segredo de justiça, pelos supostos crimes de estelionato, lavagem de dinheiro e falsidade ideológica, por criarem uma suposta 'igreja-laranja' a "Internacional Renovação Evangélica". Segundo os promotores que investigavam o caso, esta igreja servira para livrar a igreja Renascer de processos. Em dezembro de 2006 após faltarem a uma audiência judicial, o casal teve sua prisão preventiva decretada e estiveram foragidos até o dia 19 daquele mês.

Alegando que a ausência do casal a audiência havia sido causada por problemas médicos de Estevam, o advogado do casal, Dr. Luiz Flávio Borges D'Urso, presidente da OAB de São Paulo, entrou com pedido de habeas-corpus no Superior Tribunal de Justiça para que fosse cassado o pedido de prisão preventiva que havia contra eles.

Em 19 de dezembro de 2006 a ministra Laurita Vaz, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), concedeu liminar em habeas-corpus em favor de Estevam Hernandes Filho e Sônia Haddad Moraes Hernandes, fundadores da Igreja Renascer em Cristo, para cassar a ordem de prisão contra eles.

Na decisão, a ministra determinava que, caso a prisão já houvesse sido efetivada, ela deveria ser revogada.

Em 9 de janeiro de 2007 Estevam e Sônia Hernandes ao chegarem em um aeroporto de Miami nos Estados Unidos, onde possuem propriedade há vários anos, foram detidos por estarem carregando U$56 mil e terem declarado a alfândega que não carregavam mais de U$10 mil.

Em comunicado a imprensa naquela época, o advogado do casal, afirmou que o ocorrido em Miami havia sido fruto de um erro ao preencher os documentos, já que o casal estava acompanhado de familiares, somando um grupo de 5 pessoas, o que de acordo com a justiça norte-americana possibilitaria movimentação de até U$70 mil.

Estevam e Sônia foram acusados de "cash smuggling" (evasão de divisas). Após serem detidos, de acordo com o consulado norte-americano no Brasil, tiveram que pagar fiança no valor de U$100 mil, passando a responder o processo em liberdade vigiada.

Estevam e Sônia Hernandes permaneceram em liberdade vigiada em Miami até a audiência na Corte Federal Americana no dia 17 de agosto de 2007. Durante esse período continuaram pregando para os fiéis da Igreja Renascer em Cristo no Brasil, via satélite através de telões.

Na audiência que decidiria o caso, Sônia e Estevam se declararam culpados e se disseram arrependidos. O advogado do casal pediu que o juiz fosse humano ao decretar a sentença, alegando que o dinheiro serveria para evangelizar pessoas naquele país. O juiz Frederico Moreno sentenciou o casal a uma pena leve de 140 dias de reclusão em regime fechado em fases intercaladas pelo motivo de um dos dois terem que cuidar dos filhos durante a ausência do outro. Enquanto Estevam cumprisse o período de reclusão, Sônia permaneceria em liberdade vigiada, e vice versa, determinou Moreno, além de uma multa no valor de U$30 mil para cada um. Estevam cumpriu o período em regime fechado em Miami entre os meses de agosto e dezembro de 2007, sendo libertado no dia 28 de dezembro.

Ao sair da prisão voltou a realizar pregações via satélite para os fiéis no Brasil e passou a apresentar um programa diário ao vivo dos Estados Unidos através da Rede Gospel.

No Brasil o casal ainda responde processos por suposta lavagem de dinheiro, falsidade ideológica e estelionato. Após assumirem a culpa no processo por evasão de divisas nos Estados Unidos, a promotoria voltou a pedir a prisão preventiva do casal, ainda sob o motivo de terem faltado a audiência judicial em dezembro de 2006. A Justiça de São Paulo acatou o pedido. Porém, em março de 2008 a Primeira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) novamente revogou a decisão, liberando novo habeas-corpus ao casal.

A assessoria do STJ se pronunciou na época alegando que o casal estava sendo submetido a constrangimento ilegal e considerou extravagante a prisão preventiva. Alegando irregularidades no andamento do processo, a assessoria de imprensa da Igreja Renascer em Cristo se pronunciou no final de 2007 afirmando que por meio do advogado do casal de fundadores da igreja entrariam com ação judicial contra o promotor do caso. Entre outras irregularidades, a assessoria citava a coletiva de imprensa dada pelo mesmo naquela época sobre o processo que corria em segredo de justiça. Nessa mesma época o promotor do caso também estava sendo investigado por supostas irregularidades em um período que esteve afastado de suas funções para estudar em uma universidade da Europa. Questionado o promotor sempre negou qualquer irregularidade no andamento do processo

Após a ordem de prisão decretada pela Justiça de São Paulo contra os líderes e fundadores da Igreja Renascer em Cristo, Estevam e Sônia Hernandes, ter sido cassada pelo Supremo Tribunal Federal, em março de 2008 o casal ficou livre para retornar ao Brasil assim que liberados pela Justiça Americana.

A Justiça dos Estados Unidos determinou nos últimos anos o fechamento de ao menos sete templos da Igreja Renascer em Cristo, de propriedade de Sônia e Estevam Hernandes, no estado da Flórida. Hoje, apenas uma sede permanece aberta em Deerfield Beach, nas cercanias de Miami, batizada de "Reborn in Christ", versão do nome em inglês.

Irregularidades na licença de funcionamento e falta de clareza nas arrecadações de fundos motivaram a interdição. Nos EUA, as igrejas também são isentas de imposto de renda, mas têm de prestar contabilidade ao fisco sobre a origem e o uso dos recursos arrecadados com os fiéis. Uma das acusações da Justiça é que o casal usava as igrejas como fachada para um esquema de lavagem de dinheiro proveniente do Brasil.

Estevam se diz perseguido como o Apóstolo Paulo; porém nem Paulo, nem Jesus, costumava deixar de pagar seus impostos a Roma.

OS PODRES DA RENASCER - Testemunho de um ex membro:

"A maioria de vocês devem conhecer alguns podres da igreja Renascer em Cristo por causa das matérias da Revista Época. Mas agora vocês vão conhecer a minha história dentro desta igreja. Vou colocar os textos com calma e espero que vocês tenham paciência para lê-los porque eu vou contar os detalhes. Isto pode servir de alerta para você que pensa em se filiar a esta igreja.

Como fui capturado


A primeira coisa que me chamou a atenção na Renascer foi a "liberdade". Todos aqueles jovens de cabelo comprido, brinco, usando camisas de bandas de rock, falando gírias, sentando no chão, ouvindo uma banda de rock-gospel tocar. Pausa. (Os cultos evangelísticos são bem diferentes dos cultos comuns, a renascer tem uma estratégia para cada tipo de pessoa e a igreja não é o que aparente ser).

Depois eu fiquei comovido com a forma que fui tratado, as pessoas vinham falar comigo, me tratavam muito bem, eram acolhedores. Se interessavam pelos meus assuntos e sempre comparavam a renascer as outras igrejas "ultrapassadas" que proibiam rock, diversão e etc. Pausa. (A renascer tem um gravadora própria e ela só permite músicas como o rock porque a igreja lucra com isso através da gravadora. Na renascer só é permitido ouvir e cantar músicas das bandas e grupos da Renascer. Todos os cultos são preenchidos exclusivamente com o Grupo Renascer Praise da Bispa Sônia. Quando acaba o culto, você pode comprar os CDs dentro da própria igreja que os vendem no "point gospel". Lá eles não cantam hinos de outras igrejas, mas isso eu só fui descobrir mais tarde.)

Bom, não foi difícil ser atraído pra lá e depois de algumas semanas já havia me filiado à Renascer e agora eu era um "oficial" da Igreja Renascer, este é o primeiro cargo de uma pessoa na Igreja Renascer. É o mais baixo. Quando entrei pra Renascer, levei comigo mais 10 pessoas e estas 10 pessoas levaram também mais gente. É assim que funciona os cultos evangelísticos, quando você converte ou traz um membro de outra igreja, você na realidade não está trazendo só uma pessoa, porque com ela vem os amigos e parentes que por sua vez trarão seus amigos e parentes. É por isso que a Renascer é uma igreja que cresce tanto. Lá eles tem o culto da família que é só pra te incentivar a trazer a sua família pra igreja.

Bom, durante algum tempo eles mantém a ilusão de que a igreja não te proíbe de nada, você pode continuar fumando, bebendo, fazendo o que você quiser sem ouvir críticas. É o tempo necessário para te fazer uma lavagem cerebral. Deste modo eles conseguem te convencer de parar de fazer estas coisas sem que você perceba e fique impactado. Quando sua mente estiver no ponto você será um verdadeiro alienado e eles acabam te convencendo de que estão fazendo com que você seja mais livre. Eu não faço psicologia, mas eles utilizam algo como psicologia reversa.

Como oficial da igreja você recebe algumas tarefas. Eu por exemplo tinha que ir fazer pedágio, que é nada menos que vender balinhas no sinal de trânsito para arrecadar dinheiro para um suposto centro de recuperação de drogados. Em geral arrecadávamos de R$ 100 a R$ 200 por dia e fazíamos isto de 2 vezes por semana, quando tinha algum desafio pra cumprir chegávamos a fazer 5 vezes. Só com isto a igreja lucrava de R$ 800 a R$ 4.000 por mês.

As pregações na renascer são sempre em dois períodos, a primeira pregação é só sobre oferta e a segunda é sobre temas diversos. Ambas são produzidas pelo Apóstolo e vem direto de SP para todo o Brasil. A Renascer também tem um culto só para empresários (AREPE), nestes cultos rolam chazinhos e comes e bebes e todo mundo usa roupa chique.

Bom, mas voltando ao assunto da lavagem cerebral, a igreja começa a te envolver em tarefas e em cargos para que você fique mais ligado a ela. O primeiro passo da lavagem cerebral é te isolar das "más" influências, por isso você acaba aprendendo que as pessoas que não estão na igreja estão perdidas, são ímpios e precisam que você os converta. Aos poucos eu fui ficando tão atarefado na igreja que deixei de jogar futebol para ir ao culto do PA (Projeto Amar) as 15 horas e só saía da igreja as 22 horas. A igreja passou a ser a minha casa.

O pastor me dizia: “cuida das coisas de Deus que ele vai cuidar das tuas coisas”. Então eu dava o meu sangue pela igreja. A Renascer tem nada menos que 12 cultos por semana e eu ia em 10. Só no domingo ela tem 5 cultos. Entre outras coisas eu era na Renascer: Levita (músico), líder do grupo de dança, recepcionista, integrante do PA, integrante da escola de profetas, integrante do R12, líder de uma banda gospel, integrante do teatro e etc... Cada setor da renascer recolhe um tipo de oferta e também tem os desafios: Desafio da TV, desafio da rádio, gideão e etc... Junta-se a isso o dízimo e as ofertas diárias e doações, também acrescenta -se a venda de CDs, livros e outros... A RENASCER É UMA MÁQUINA DE DINHEIRO.

O segundo passo da lavagem cerebral


é te ensinar que se você fizer as coisas como eles pedem você será recompensado, caso contrário irá sofrer. Eles criaram algo chamado "habilitação espiritual" que consiste basicamente nisto. Para você alcançar certas bênçãos você precisa de habilitação espiritual. Por exemplo: Se você dá o dízimo e é um gideão da conquista, você tem habilitação espiritual para conquistar bens financeiros.

O terceiro passo é a submissão.

Eles te ensinam que você deve ser submisso aos líderes. Se você não for submisso você está "fora da visão" é um rebelde. Eles tem reuniões só pra te ensinar a ser submisso. E em contra partida você pode escolher 12 pessoas para serem submissos a você, é o R12. Funciona assim, eu era um discípulo do R12 do pastor e eu também escolhi 12 e por sua vez cada um escolhia mais 12 e etc... Assim você aprendia a ser submisso e como era bom ter pessoas submissas a você. Na Renascer além do pastor temos os bispos, os bispos primazes, a bispa Sônia e o Apóstolo.. na ordem crescente. Cada palavra de um líder deve ser encarada como uma ordem. Desta forma você passa a ser um soldadinho. Outro detalhe é que de pastor pra cima você recebe salários e também uma porcentagem do que arrecada no mês se você cumprir a meta de dinheiro estabelecida.

As táticas de arrecadação

Na igreja Renascer, tudo é feito com doações, eles não gastam o dinheiro do dízimo com nada.

PA Gospel Café - Funciona como uma lanchonete gospel, você vai a igreja neste dia e ela está toda decorada como se fosse uma casa noturna, você senta come um salgado, uma pizza , bebe um refri e assiste a um show gospel, que pode ser uma banda de rock-gospel, teatro ou grupo de dança. Eu trabalhei muito neste evento com a minha banda, como garçom , correndo atrás de doações e etc. Você pode imaginar como eles lucram?? Você pega um brioche doado e vende por R$1,50, você lucra 100%.

Culto do PA - É parecido com o PA Gospel Café, mas neste caso é apenas um culto gerenciado por jovens, acontece as 15 horas de domingo. Lá os jovens tem oportunidade de fazer pregações e etc.. Como sempre o apelo por ofertas é alto.

Free Gospel – Neste dia a igreja vira uma boate, com dance music, hip-hop, funk..tudo gospel ! No meio da noite eles param pra fazer pregações e pedir ofertas.

Pregação da Oferta – Antes da pregação comum eles fazem a pregação da oferta, que consiste em ficar 30 minutos pelo menos falando de como é bom ofertar. Os pastores pegam pesado nestas pregações, fazem o possível pra te convencer a ofertar o máximo. Você tem que ofertar alguma coisa, nem que seja um brinco que depois será vendido no bazar. Nestas pregações eles citam versículos bíblicos como por exemplo o que fala que Abraão deu seu único filho e que então você também tem que dar o seu melhor (ou seja a nota mais alta que você tiver na carteira), falam de que você tem que ofertar em gratidão a tudo que Deus lhe deu e etc... Apelam para o emocional...fazem de tudo.

Bazar - Eles pedem muitas doações na igreja. Mas você pensa que eles dão as roupas para os pobres?? Não! Eles vendem! Tudo vira dinheiro na Renascer, se você doar um relógio de R$100,00 eles vendem por R$50. Tudo vira dinheiro!

Carnê de Gideão – É um carnê que você paga todo mês. Uma mensalidade. Lá na Renascer não é só o dízimo que comanda. Eles tem um culto só pra quem é "gideão da conquista" lá eles falam como a vida deles melhorou quando passaram de simples dizimistas pra gideões da conquista.

Ofertas – Assim que você chega e vai se sentar tem uns 3 envelopes de oferta. Oferta, oferta de milagres e oferta especial. Depois do louvor vem a pregação de oferta e depois você oferta. aí no final do culto eles dizem coisas tipo : Se você recebeu uma benção de uma oferta de milagres, se você tem uma causa especial dê uma oferta especial.

Semeadura - Apesar de receberem salário da igreja os pastores e líderes tem a cara de pau de te pedir uma oferta exclusiva pro bolso deles.

Rifa - Meu colega deu uma bicicleta pra igreja e eles rifaram ela. É comum o uso de rifa na igreja, tudo vira dinheiro. Também é comum os próprios líderes ganharem, ainda mais quando alguém doa um automóvel! O pior que tem gente acha legal... Viu como eles são abençoados? Aleluia!

Pedágio – Funciona assim, eles mandam os adolescentes e jovens mendigar no sinal de trânsito. Compram um saco de balas vagabundas e vendem 5 por 1 real (o triplo do preço) no sinal de trânsito. Meu colega era líder do pedágio e apesar de ficar com a gente mendigando no sinal o dia todo, a igreja não nos dava nem um lanche. Por isso já teve vezes dele não entregar o dinheiro

Revistas, CDs e Vídeos – Eles te empurram todo tipo de coisa, não só isso, mas também adesivos, fitas, camisas..tudo da renascer. A renascer é uma loja!

Acampamentos – Custam o olho da cara e quando você chega lá se decepciona. Eu fui em um que nem chuveiro quente tinha, tive q tomar banho de cachoeira e levar barraca pra poder dormir! E tome culto e pedido de ofertas. Novamente toda a comida do acampamento é feita através de doações das próprias pessoas que compram os convites. Se você não tem dinheiro pra ir, você não vai! A menos que vá pro sinal vender balas ou revistas, aí eles te dão uma parte do dinheiro pra pagar sua estadia!

Ceia de oficiais – É onde a grana rola forte. Uma vez em Botafogo eu vi arrecadarem R$ 30 mil só em uma levada...não sei qual foi o valor no final o culto, mas foi alto. Estas ceias arrecadam muito porque são feitas exclusivamente pra oficiais (membros) da igreja, aí eles podem pedir muito porque os oficiais tem a mente dominada. Lembro-me de que quando fui a uma ceia em SP a Bispa pediu para darmos cheques pre-datados e depois ela teve a cara-de-pau de desmentir isso na televisão (Gugu) aquilo me deixou muito puto. Também vi o apostolo pedir dinheiro como num leilão decrescente, primeiro pediu dez mil reais, depois R$5 mil e foi caindo até chegar a R$ 1 mil. O pior é que teve muita gente que deu! Só quando ele pediu R$10 mil levantaram 4 pessoas.

Isso e muito mais você vê quando vai a igreja! Ainda tem o que eles pedem pela Rádio, TV e Publicações! É MUITA GRANA!

Fonte: Google