sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Essek William Kenyon

Essek William Kenyon, é reconhecido hoje como o pai do Movimento Confissão Positiva, também conhecido como Teologia da Prosperidade, Palavra da Fé ou Movimento da fé, pois influenciou Kenneth Hagin. Nasceu em 1867 e faleceu em 1948. Converteu-se aos 17 anos numa reunião de oração Metodista, só se tornando membro aos 19 anos, em Janeiro de 1886, e deu seu primeiro sermão no mesmo ano na Igreja Metodista. Dois anos depois trabalhou viajando como vendedor de órgãos e pianos.

Afastou-se gradualmente da fé tornando-se agnóstico, em Kenyon 1892 ingressou na Faculdade de Oratório de Emerson, Boston. Casou-se com Evva Spurling, também agnóstica, em 8 de maio de 1893. Ao trabalharem para Adoniram Judson Gordon, na ‘Clarendon Street Church’, abraçaram a fé cristã e o chamado ao ministério com mais firmeza.

A seguir o casal aderiu aos ‘Free Will Baptists’ onde foi ordenado pastor em 17 de janeiro de 1894. Assumindo pastoreio numa pequena igreja em Elmira, Nova York, depois em Springville (New York) e depois em Concord (New York). Em 1898 rompeu com os ‘Free Will Baptists’ e iniciou um trabalho em uma nova Igreja, Assembléia Tabernáculo, em Worceste (Massachusetts), transferido em fevereiro de 1900 para Spencer, onde fora criado o Instituto Bíblico Bethel.

Sua primeira esposa faleceu em 1914. Posteriormente casou-se com Alice M. Whitney, com quem teve ter um filho e uma filha.

O ‘Instituto Bíblico Bethel’, em Spencer, Massachusetts, criado por ele em 1898, se manteve em funcionamento até 1923, e nele foi presidente por 25 anos. Depois sediada em Providence, Rhode Island, mudou para o nome de ‘’Instituto Bíblico Providence’’, depois sendo o ‘Barrington College’ que se fundiu com o ‘’Gordon College’’, esse último em homenagem a A. J. Gordon, um dos mentores de Kenyon.

Após 1923 esteve em breve estadia em Oakland, em seguida, para Los Angeles, onde foi pastor da Igreja Batista Independente Figueroa. Por um curto período foi pastor de uma congregação batista em Pasadena (Califórnia), em 1931, chegando a divovorciar-se no mesmo ano, mudou-se para Seattle onde construiu a Igreja Batista Nova Aliança. Ali ele começou um programa de sermões por rádio, o Kenyon's Church of the Air.

Quando o cargo de pastor da Igreja Batista Nova Aliança foi dado a Wesley Alloway, em 1943, Kenyon continuou como evangelista itinerante. Em seus últimos período de vida morou na casa de sua filha Alice Ruth e a ex-esposa Alice Whitney.

Um fato relevante ocorreu quando Kenyon estudou na Emerson School of Oratory (Escola Emerson de Oratória), em Boston, onde teve seu primeiro contato com o Novo Pensamento do hipnotizador e curandeiro Finéias Parkhust Quimby (1806-1866). Conhecido como guru da Ciência da Mente e fundador do Novo Pensamento, Quimby influenciou a Mary Baker Eddy, que em 1879 fundou a Igreja da Ciência Cristã. Charles Emerson, fundador e diretor da citada Escola de Oratória, aceitava as crenças da Ciência Cristã. Os seguidores de Quimby criam no poder da mente e negavam a existência da matéria, do sofrimento, do pecado e da enfermidade.Kenyon disse que muito se poderia aproveitar do ensino de Mary Baker Eddy e se empenhou nas campanhas pregando salvação e cura em Jesus Cristo dando ênfase aos textos bíblicos que falam de saúde e prosperidade.

Com base no que que conhecera Kenyon começou a aplicar a técnica do poder do pensamento positivo. Orava pelos enfermos e muitos foram salvos e curados, mas outros não. Não era pentecostal, pastoreou várias igrejas e fundou outras. Kenyon foi influenciado pelas seitas Ciência da Mente, Ciência Cristã e a metafísica do Novo Pensamento. Seus livros tiveram grande influência sobre outros addeptos da Teologia da Prosperidade. Parece que as doutrinas de Kenyon foram plagiadas por Kenneth Hagin que pregava mensagens muito semelhantes. Page after page of the actual writings and materials from Hagin are exact, word for word, from EW Kenyon.

E. W. Kenyon teria sido o primeiro autor a publicar sobre o que se tornou a Teologia da Prosperidade. Em seu livro “The Hidden Man” (O Homem Escondido), na página 99, escreveu:

“Sei que estou curado porque Ele disse que estou curado, e não me importo com os sintomas que possam estar em meu corpo”. O mesmo aconteceria se esses [mestres da Fé] estivessem tossindo e alguém lhes dissesse que eles estavam com tosse, e eles respondessem: “Há anos que eu não sei o que é tossir!”.

Isto é uma negação da realidade, na melhor das hipóteses, e na pior, uma mentira.

E. W. Kenyon estudou no Emerson College of Oratory, em Boston, o qual, naquele tempo, era um campo fértil do emergente pensamento da Nova Era. Eles pensavam ter descoberto as leis da fé, promovendo a Confissão Positiva, numa versão cristianizada do ocultismo.
Kenyon havia se divorciado da esposa, quando ensinou que “tudo que alguém puder falar, isso ele possuirá”. Ele é sem dúvida o pai do Movimento da Palavra da Fé, tendo ensinado a cura divina, dizendo que a vontade de Deus sempre foi a de curar. Apesar disso, ele morreu em estado de coma, vitimado por um tumor maligno. Morreu de doença!

Fonte: Wikipedia/http://www.palavradaverdade.com/