quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Extinta Banda Gênesis contra a exploração da fé alheia

Em 1991 a extinta banda Genesis gravou a canção "Jesus He Knows Me" no álbum We Can’t Dance. A música é uma sátira sobre o televangelismo que estava explodindo nos EUA, um período em que vários televangelistas exploradores da fé alheia como Robert Tilton e Benny Hinn estavam sob investigação pelo sucesso financeiro.

O vídeo apresenta o cantor Phil Collins como um tele-evangelista sem escrúpulos, que vive como um milionário graças a doações de seus seguidores. Collins, em um terno laranja, tenta convencer seus telespectadores a levantar a quantia de 18000000 dólares em um fim de semana, porque "o Senhor disse a ele". Qualquer semelhança com o “bispo” Edir Macedo, “missionário” RR Soares e os “apóstolos” Valdemiro Santiago e Estevam Hernandes não é mera coincidência...

Selecionei duas versões para a música, sendo a segunda uma gravação ao vivo durante um show onde Phill fala sobre os falsos profetas. Assista:







Tradução:

Você vê o rosto na tela da TV, vindo para você todo domingo?
Veja o rosto na Billboard, aquele cara sou eu, na capa da revista
Não há perguntas sobre por quê estou sorrindo
Você compra uma parte do paraíso, você compra uma parte de mim
Eu te darei tudo que vc quiser, eu te darei tudo que vc precisar
Não precisa acreditar no que virá depois, apenas acredite em mim
Porque Jesus me conhece, e Ele sabe que eu estou certo
Eu venho falando com Jesus durante toda a minha vida
Oh, sim, Ele me conhece, e Ele sabe que eu estou certo
E Ele estava me dizendo, que tudo está certo
Eu acredito na família, com a minha sempre amável esposa ao meu lado
Mas ela não sabe sobre a minha namorada, ou do cara que eu conheci na noite passada
Você acredita em Deus? Porque é isso que eu estou transmitindo
E se você quer ir pro Céu, eu vou te ver
Você não precisa nem sair de casa, ou levantar-se da cadeira
Você não precisa nem telefonar, porque eu estou em todos os lugares
Não vai me ver praticando o que eu estou pregando
Não vai me ver fazendo nenhum sacríficio
Mas eu posso te arranjar um pacote cheio de milagres
Se você prometer ser bom, tente ser legal, Deus vai cuidar bem de você
Apenas faça o que eu digo, não faça o que eu faço.
Eu estou contando minhas bênçãos, eu encontrei a verdadeira felicidade
Porque eu estou ficando mais rico, dia após dia
Você pode me encontrar na lista telefônica,
Apenas disque para a minha linha gratuita
Você pode discar da forma que quiser, apenas faça
Não haverá dúvidas em sua mente,
você vai acreditar em tudo que eu estou dizendo
Se você quer ficar mais perto Dele, de joelhos e comece a orar

Fonte: Wikipedia e Vagalume