sábado, 14 de novembro de 2009

David (Paul) Yonggi Cho

David (Paul) Yonggi Cho, pastor da maior igreja evangélica do mundo, nasceu em 1936, na província de Kyung-sam, distrito de Sam-nam, na área de Kyo-doeng, Coréia do Sul. Foi o primogênito de uma família de cinco meninos e quatro meninas, cujos pais foram Doo-Chun e Sra. Bock-sun Kim. Durante a sua infância Cho foi amplamente treinado no Budismo, Confucionismo e outras religiões orientais.
Era um rapaz estudioso e esforçado, tendo se formado com honra na escola secundária. E como o seu pai perdeu toda a fortuna tentando eleger-se a um cargo público, ele precisou estudar numa escola técnica, a fim de se preparar para conseguir um emprego, no futuro. Perto dessa escola havia uma base militar americana e na convivência com os soldados Cho aprendeu a falar fluentemente o Inglês, tendo servido de intérprete entre os americanos e os mais graduados de sua escola. Estas e outras qualidades positivas demonstraram antecipadamente que ele seria um líder no futuro.
Em 1956, Cho foi morar em Seul e entrou no Full Gospel Bible College, onde se graduou. Certa noite, após ter jejuado e orado, Cho teve uma visão, quando afirma ter recebido a plenitude como Espírito Santo [N.T. - Por que será que todos os fundadores de seitas sempre têm uma ou mais visões, antes de deslanchar o seu objetivo religioso? Talvez a explicação esteja em Gálatas 1:6-8]. Mais tarde Cho se juntou ao pastor Choi Já-shil, que iria se tornar o seu sócio nos empreendimentos religiosos e também o seu sogro. Cho se casou com Kim Sung Hye, filha do pastor Choi Jasil Kim, com quem tiveram 3 filhos.

Os ensinos de Cho são uma mistura idólatra feita com uma pequena porção da Bíblia, mais uma boa porção de curandeirismo ocultista, profecia, visualização e feitiçaria, além de técnicas mentais do paganismo [N.T - Suas doutrinas constituem o grosso dos ensinos de todas as igrejas do pentecostalismo, com uma gama de profecias, sinais, maravilhas, glossolalia, visões, visualizações e esquisitices].

Cho ensina que os cristãos podem conseguir tudo que desejam, aplicando o mundo espiritual da "Quarta Dimensão", visualizando suas necessidades, sem importar quão estúpidas e grosseiras sejam elas. Ele ensina que o pensamento positivo, a declaração positiva e a visualização positiva são as chaves para o sucesso e que todo mundo pode literalmente "incubar" e dar à luz a realidade física, se criar em sua mente uma vívida imagem e focalizar a mesma.

O envolvimento de Cho com os movimentos do pensamento positivo, da profecia, da cura miraculosa, da prática carismática, da teologia da prosperidade e do evangelismo mundial tem-no feito ser considerado como um exemplo de "sucesso" e de "prosperidade", nos dias de hoje. Pelo fato dele ter alcançado enorme sucesso no crescimento da igreja, um grande número de líderes "cristãos" tem recomendado e usado muitos dos seus livros. Mas o que Cho realmente prega é um substituto bíblico dos ensinos centrados em Deus, por um sistema mundano antropocêntrico de evangelho da prosperidade, confissão positiva, visualização, conceito da Quarta Dimensão e outras idéias perigosas. Sua metodologia desviou-se da verdadeira fé cristã.

O foco de Cho repousa sobre a chamada mente inconsciente [Temos aqui um discípulo ardoroso de Freud, Jung e outros psicólogos pagãos]. O pensamento da possibilidade, os pensamentos e afirmações positivas, a auto-estima, a cura interior e a visualização são todas ramos da mesma árvore genealógica de reprogramação da mente subconsciente com uma experiência positiva. A verdadeira crença, diz Cho, não acontece na mente consciente, mas sim, na mente subconsciente.
Do mesmo modo, a confissão positiva, as afirmações e a visualização "criam a realidade" para a mente subconsciente. A "cura interior" opera na mesma base da cura física, a qual vem através da reprogramação da mente subconsciente com uma experiência "positiva". Ela equivale ao perdão de uma experiência "negativa". Conforme Cho, existe uma fórmula de três passos necessária à programação do subconsciente, para que suas "orações" sejam respondidas. O passo 2 é a "oração criativa" no sentido de espiritualmente "se desenhar, até que o quadro aconteça". Cho chama esse desenho espiritual de "incubação: uma lei da fé" (Ele afirma ter ensinado uma "encruada solteirona" a pedir o seu marido a Deus, visualizando os seus desejos por um professor caucasiano alto, esbelto e musical).

A teologia de Cho começa com a mente subconsciente e termina com Deus e Cho trocando os papéis, com Cho descrevendo a obediência do Espírito Santo à sua vontade: "... Posso entrar na Q.D. do Espírito Santo e lhe dizer que preciso de um milagre em minha igreja na Coréia, e Ele depressa executa a obra" (Do livro Quarta Dimensão). A atitude de Jesus era exatamente o oposto: "... não seja como eu quero, mas como tu queres" (Mateus 26:39). Cho é o autor do evangelho rebelde, o qual é idêntico ao evangelho da Nova Era, o evangelho de homens se tornando co-criadores com Deus. Sua teologia vai servir de base ao cristianismo apóstata. Vamos ver como Cho a desenvolve (conforme citações do livro "A Quarta Dimensão").

A simples fé em Deus foi substituída por Cho pela confiança na visualização e no ocultismo. O fundamento místico de Cho está "edificado sobre a areia" movediça de Freud e Carl Jung e não sobre a Rocha: "Porque ninguém pode pôr outro fundamento além do que já está posto, o qual é Jesus Cristo" (1 Coríntios 3:11).

Os ocultistas foram os primeiros "cientistas" do mundo, durante milhares de anos. Para executar suas feitiçarias através das "leis de manifestação", eles sempre costumavam usar três técnicas "científicas": o pensamento positivo, a fala positiva e a visualização. Embora todas estas sejam agora aceitas e usadas pela igreja evangélica professa, ninguém as tem promovida com tanto sucesso como Cho.

Sobre a fala positiva (confissão) Cho declara: "Vocês podem criar a presença de Jesus com suas bocas... Ele é cativo dos seus lábios pelas palavras..." Quanto à visualização, a mais poderosa técnica ocultista, Cho declara: "Através da visualização e do sonho, vocês podem incubar o seu futuro e deslanchar os resultados".

Cho diz ter revelações diretas de Deus e outras aberrações doutrinárias:
Paul Yonggi Cho é ecumênico: Tem comunhão com diversos padres católicos.
Paul Yonggi Cho é herético: Em seu livro "Quarta Dimensão" ele diverge radicalmente da fé Cristã ortodoxa.
Paul Yonggi Cho diz receber novas revelações: Isso é mentira.
Paul Yonggi Cho trocou de nome, supostamente por revelação, imitando o apóstolo Paulo: Isso é mentira.
Paul Yonggi Cho prega o evangelho da prosperidade... (e a lista segue)

Cho é severamente criticado por Dave Hunt, Michael Horton, John MacArthur e Paulo Romeiro, pois indentificam essa prática com o xamanismo.

O teólogo Harvey Cox identificou como sendo influenciado por filosofias coreanas. As acusações fizeram com que as Assembléias de Deus da Coréia suspendessem sua ordenação temporariamente até a investigação, que concluiu que suas crenças eram compatíveis com a Palavra de Deus (Bíblia Sagrada).

O livro A Sedução do Cristianismo critica-o.

Cho não responde às críticas.