domingo, 15 de novembro de 2009

Brian e Bobbie Houston

Tudo começou em 1983 quando o casal de pastores Brian e Bobbie Houston, vindos da Nova Zelândia, fundaram a Hills Christian Life Center em Sydney, Austrália. Com apenas 45 membros, ali começava uma igreja que, hoje, alcança com seus ministérios mais de 90 países do mundo. A Hillsong Church, é uma igreja Cristã Pentecostal do movimento da Assembléia de Deus situada em Sydney e em Brisbane, não tendo nenhuma conexão com as Assembléias de Deus no Brasil.
O carro chefe da igreja é o Ministério de Louvor Hillsong Music (ou Som das Montanhas, em português) sendo conhecido em todo mundo, liderado por Darlene Zschech. Um dos maiores expoentes de vendas desde 1992, com mais de 40 álbuns lançados.

O Hillsong Music Austrália produz os CD’s e DVD’s de músicas conhecidas em grande parte do planeta e regravadas inclusive por ministérios e artistas brasileiros como o Diante do Trono, Aline Barros só para citar alguns, que regravaram “hit’s” internacionais como Blessed (Abençoado ou Bem-aventurado) e Shout to the Lord (Aclame ao Senhor) – esta última ganhou dezenas de versões ao redor do mundo.

A Hillsong Church realiza conferências a cada ano, a Conferência anual Hillsong, Conferência de Mulheres “Colour your World”, e Conferência Hillsong de Homens. Além desses eventos, acontecem vários outros na estrutura do Hillsong United Youth, o ministério de jovens da igreja. Num culto de domingo, a igreja em Sidney pode receber até 35.000 pessoas.

Referência no louvor contemporâneo, a igreja do Ministério de Louvor Hillsong, vem sendo acusada de ter se transformado em um dos maiores impérios financeiro-religiosos do mundo.
O estilo de vida promovido pela igreja é outra fonte de perturbação. Bobbie Houston, esposa de Brian e pastora líder das mulheres, por exemplo, lançou recentemente uma pregação com o título: “As mulheres do Reino de Deus amam sexo”. Gravada em mp3 num dos congressos femininos internacionais da denominação, o que permite que seja baixada pela internet, a mensagem traz pérolas como: “Façam exercícios. Se estou gorda, sinto-me como uma retardada” e “Meninas, também não esqueçam das cirurgias plásticas e dos exercícios pélvicos”.

Brian e Bobbie Houston vivem confortavelmente com seus filhos na região nobre de Sydney - Bondi Beach - e têm casas e mansões ao redor da Austrália. Muitos membros da igreja são proeminentes figuras da sociedade, o ex-primeiro Ministro australiano John Howard, Secretário do Tesouro, Governador do Estado e outros vários membros do alto escalão do governo, empresários e personalidades da tv, o que tem tornado a igreja um acontecimento político.

No ano 2000 Tania Levin foi expulsa de um congresso de mulheres por fazer perguntas sobre o sistema financeiro da igreja e em 2007 escreveu o livro "Pessoas da casa de vidro" contando a verdade sobre a vida dentro e fora da Igreja. Onde os membros vivem um conto de fadas, e ajudam o império multi-milionário da Igreja crescer a cada dia - alguns estudiosos já consideram esse um dos maiores impérios finaceiro-religioso, depois do Vaticano é claro.
Segundo ela e vários outros que relataram a mesma versão, no final dos 80 um pastor americano veio à igreja e ensinou como "ganhar dinheiro sobre a fé das pessoas". Era a teoria da prosperidade chegando em solo australiano. Pessoas estavam doando tudo - diz ela : "... Quando eu tinha 24 anos comecei a trabalhar com o Exército da Salvação e via muito mais paixão , humildade e serviço neles enquanto na Hillsong, tudo passara e ser simplesmente sobre dinheiro e recrutamento, somar, somar e somar." Disse ela em entrevista ao Talk Show australiano Andrews Interviews, até então ela não se sentia incomodada... mas logo tudo iria mudar. Quando em 2000 William Francis Houston (conselheiro e pastor da igreja na época), pai do pastor Brian Houston, foi acusado formalmente de abuso sexual masculino na igreja, ele confessou e suas credenciais foram retiradas como pastor da Associação das Igreja Assembléia de Deus.

A igreja já respondeu por duas vezes por fazer "lobby". Isso mesmo, dinheiro de doações da igreja (sem impostos) em favor de jantares para promover candidatos a cargos públicos, o que é ilegal. Em 2005 o álbum For all you've done foi considerado um dos mais vendidos na história da Austrália.

A Hillsong se tornou um império multimilionário, muito mal visto pelas comunidades cristãs americana e européia. Claro que a igreja mantém algumas empresas: Mercy Ministries que cuida de mulheres abusadas e que recebeu mais de 2 milhões de dólares e outras. Livros, revistas, tv e faculdade! Mas algo que não nos damos conta são os escândalos que envolvem a Hillsong . os quais muitas vezes nem são divulgados. No caso da Igreja Renascer que foi alvo de investigações por causa de alguns muitos milhões de dólares, e seus líderes foram presos por esconder alguns outros milhares de dólares ao entrar nos Estados Unidos, imagine só... a Hillsong que teve uma renda declarada de mais de 144 milhões de reais (livre de impostos) nos quais somente 4 foram para a caridade... Pra onde foi o resto? Pergunte a eles...

Em 2007 foi alvo de duras críticas por parte da mídia, quando um membro da igreja, participante do programa Ídolos - versão australiana - ganhou votos demais depois de cantar a canção "Aclame ao Senhor" em rede nacional e a igreja supostamente teria coordenado votos por telefone. Em suporte ao candidato, a igreja negou tudo.

Em 2008, outro escândalo, desta vez com a apresentação de Michael Guglielmucci, da Assembléia de Deus na Austrália, atraindo milhões de pessoas, no YouTube, cantando com um tubo de oxigênio no nariz. Nos últimos dois anos, ele, que era um líder popular da adoração contemporânea e ex-pastor, vivia declarando que estava com um câncer terminal. Ele disse que o Senhor havia lhe dado a canção, depois que ele soube que tinha “uma forma agressiva de câncer”. Ele até gravou uma canção chamada “O Curador”, a qual se tornou um sucesso nas paradas e figurou no último Álbum Hillsong. Agora, ele afirma que mentiu sobre o câncer, enganando até a esposa, os pais e os amigos mais íntimos a fim de esconder uma dependência de longo tempo pela pornografia. Ele é o ex-pastor de uma das maiores igrejas da Austrália, chamadas Planetshakers. Mais recentemente, ele era o líder da adoração na Edge Church International, uma congregação das Assembléias de Deus, pastoreada por seu pai, Danny. Hillsong é um ministério da Hillsong Church.



Não se pode negar que as músicas e as vozes que compõem o ministério de louvor Hillsong são espetaculares. Os vídeos comprovam para quem quiser ver. O notável crescimento no entanto é o que causa temor em razão do sucesso que vem alcançando. Esperamos que continuem na unção cada vez mais...





Fonte: Google