sábado, 21 de novembro de 2009

Deveria ter assistido a Xuxa no sábado de manhã

Por Vera Siqueira

Assustou-se com o título desse artigo? Eu também me assustaria há algum tempo atrás, mas sinceramente se o tivesse feito teria sido melhor.

Hoje cedo liguei a televisão na Rede TV. Toda a manhã de sábado é reservada ao mundinho gospel, com uma infinidade de denominações (a maior parte ministérios da Assembléia de Deus). Quando era nova convertida achava tudo lindo, de Deus, achava os pregadores todos ungidos e honestos em sua trajetória cristã, mas esse sentimento foi-se esvaindo aos poucos, e hoje, tirando uma ou outra exceção, acho tudo um lixo.

Esse sentimento se tornou mais evidente em mim. Após o programa da Igreja Presbiteriana, entrou um pastor do qual esqueci o nome, mas que se auto-proclama o pastor da família. Suas pregações todas giram em torno da família, só que se seu programa dura 30 minutos, a pregação dura menos que 10, e o restante do tempo é usado para vender os dvd’s de mensagens sobre família e casamento. Ou seja, a intenção não é evangelizar, é vender os produtos.

Logo veio o Pr. Jabes de Alencar da Assembléia de Deus do Bom Retiro. Estava com uma camiseta com seu slogan preferido, adaptado dos filmes do Jean Claude Van Damme. Ele inclusive disse que a tal camiseta estava à venda, mas sinceramente acho a da Marcha pra Gezuiz (em fase de elaboração) mais interessante. Ao seu lado, o pastor da Quadrangular (como dói no coração – foi nessa denominação que me converti) Flamarion não-sei-das-quantas, e juntos qual a intenção, a de evangelizar? Não! A de fazer propaganda dos congressos dos quais eles são estrelas, liderados pelo Malafaia. Deveriam pelo menos ter a hombridade de jogar limpo com os telespectadores e de colocar na camiseta: “templo é dinheiro”.

Depois, adivinha quem apareceu? Ele, o próprio, o Pr. Silas Malafaia! Depois de uma pregação encheção-de-linguiça (ou melhor, 1/3 de pregação, já que ele nunca coloca uma mensagem completa no ar) sobre Deus querendo usar o telespectador (sabe quando ele quer te usar? Agora!!!! [ironic mode] ohhhhhh! [/ironic mode] Profecia para os homens: vocês são a cabeça do lar! Profecia para as mulheres: vocês são as sábias que edificam o lar! Profecia para os jovens: vocês são barulhentos! - também, andando com o Pai Dinah Cerullo, o que poderíamos esperar?), ainda tive que aguentar o ”relatório” de gastos do ministério: cerca de 3 milhões desde que foi dada a profetada dos R$ 900,00, mas só agora a petição de novos parceiros ministeriais, já que os tais 3 milhões foram bancados pelas ofertas enviadas. E mais ”não tou nem aí pra você, crítico, pois crítico não faz nada, eu não fico na internet procurando site de crítica, mas tem gente que vem e fala para mim, mas não me importo, é bom que muita gente bata em mim, pois aí Deus vê que estou apanhando tanto e ele tem sua mão sobre mim e me abençoa e quem me critica é pastor recalcado blablabla”. Está duvidando que aconteceu tudo isso de novo, e pior, ainda divulgando que o tal programa da profetada será novamente reprisado 3 vezes em outubro? Assista aqui.

O próximo programa seria de outra Assembléia de Deus, mas desliguei e saí de casa. Sinceramente assisti a essa mini-maratona televangelística com náuseas, enjôos, nojo, expressão fechada, coração doendo. A cada propaganda de produtos gospel, a cada propaganda de “congressos mágicos”, a cada palavra de pregação feita para simplesmente agradar à platéia alienada que aceita qualquer coisa sem discernir, a cada mau uso do nome de Jesus subia em mim uma ira santa. Sinceramente teria sido mais saudável para mim ter assistido ao programa da Xuxa, que pelo menos sei que não serve a Deus, a ver pessoas que usam o nome de Deus em vão. Tudo bem, confesso que não aguentaria assistir a dois minutos da Xuxa, mas aí eis a questão: por que me submeto a assistir horas de programação dita evangélica, que mais ofende do que glorifica ao nome do Senhor?

Dizem que o ser humano tem um gostinho pelo macabro. Talvez seja isso. Mas talvez seja apenas uma curiosidade mórbida para ver até onde alguns são capazes de se vender em nome do Evangelho. Para o sr. Malafaia, pelo que disse hoje, o fim justifica os meios, pois para conseguir manter seus programas no ar, fazer seus congressos e agora dar um curso com hospedagem grátis para 1800 pastores (tentativa de comprar-lhes indiretamente?) é plenamente aceitável endossar uma mentira tão grande quanto a unção financeira dos R$ 900,00. No programa de hoje, ele alega que recebeu muitos testemunhos de curas depois de dadas as ofertas, porém a profetada do Cerullo dizia claramente que quem doasse o dinheiro receberia as riquezas do mundo até dia 31/12. São esses testemunhos que quero ouvir, pois testemunho de cura ocorre todos os dias em todas as igrejas, e de graça, sem a necessidade de se doar R$ 900,00.

Fonte: http://www.pulpitocristao.com/
---