sexta-feira, 7 de maio de 2010

Pedofilia: Lobos em pele de ovelha (Mateus 7.15)

“Pedofilia” é o desvio de conduta caracterizado em ter um interesse mórbido e erotizado por crianças. Criminalmente, é todo sujeito com 16 anos ou mais que pratica os crimes de assédio sexual contra menor, de abuso sexual de menores, ou consome pornografia infantil.

Psicologicamente, é um sujeito com funcionamento psíquico perverso, fixado no corpo infantil, que não sente culpa nem acha errado desejar sexualmente crianças; o pedófilo acredita que isso é normal, e que as crianças têm desejo sexual e até provocam o assédio. Por não ser uma “doença”, mas sim uma estruturação da personalidade do sujeito, não existe cura para a pedofilia, do ponto de vista psiquiátrico. Existem métodos “contensivos” (diminuem a compulsão) e conscientização via psicoterapia, mas pela ciência, o quadro não pode ser alterado: manifesto a pedofilia, a tendência permanece. Prá ciência, é impossível a cura... Mas não para Deus (Mateus 19.26).

Como identificar um pedófilo? Apenas pelo ato cometido, ou pelo exame de personalidade realizado por um profissional da saúde mental. O pedófilo aparenta ser uma pessoa normal, não tem desvios de conduta visíveis. As estatísticas revelam que a maioria dos pedófilos são: homens, heterossexuais e estão inseridos em profissão em que o contato com crianças é facilitado. Mas isso é muito vago: existem numerosas excessões para essa regra. Existem mulheres pedófilas, homossexuais pedófilos, e, infelizmente, também ocorrem de parentes próximos (primos, tios, avós, padrastos, pais...) abusarem de crianças.

É possível comparar os pedófilos aos “lobos em pele de ovelha”, dos quais nos alertou o Senhor Jesus em Mateus 7.15. Como um leigo não pode identificar um pedófilo, e como não é possível submeter todas às pessoas a exame psicológico, como previnir-se da pedofilia? Algumas dicas podem ser úteis.

Em geral, crianças que se vestem de maneira mais sensual, ou que tem costumes como danças sensualizadas, canções sensuais, coisas do tipo, são encaradas pelos pedófilos como “provocantes”, e são seus primeiros alvos. Importante, então, que os pais deixem que as crianças tenham costumes de criança. Cuide que as crianças não aparentem sensualidade (1 Tessalonissenses 5.22).

Sabe-se que os pedófilos contam com a falta de confiança e insegurança das crianças, para chantageá-las e silenciá-las. Então, quanto mais confiança a criança tiver para contar o que está acontecendo, mais segura estará. Se tiver medo de contar do abuso, a situação vai se complicar cada vez mais. Que os cuidadores possam passar a confiança às crianças (Hebreus 8.11).

Lembre-se que os pedófilos contam com o sentimento de culpa da criança para silenciá-las. Portanto: apascente, em vez de acusar e amedrontar.

Tome cuidado para não deixar as crianças em companhia de pessoas isoladamente, e ensine as crianças que tem tipo de brincadeira e locais no corpo que não pode ser exposto ou tocado. Motivem-nas ao diálogo, incentivando-as a contar tanto coisas boas como ruins ou coisas que elas não compreenderam. Ensine-as a cuidar de si mesmas e saber pedir ajuda. (Provérbios 22.6)

E não se isole como família! Busque apoio na igreja e, caso necessário, de psicólogos para orientá-los de forma mais específica! A igreja e os profissionais podem servir como instrumentos de Deus para auxiliá-los em suas dúvidas...

Com discernimento e sabedoria, e acima de tudo amor, é possível preservar nossos pequeninos desses lobos em pele de ovelha! Na certeza que Deus nos dá a direção e nos guarda, sempre que n'Ele confiamos!

Fonte: Blog do Danielson
-------------