segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Presidente Obama ressalta o sentido cristão do Natal em discurso na cerimônia nacional para acender a Árvore de Natal em Washington

O presidente Barack Obama fez referência a sua fé cristã e à história bíblica do Natal em seu discurso diante do público que assistiu a cerimônia nacional para acender a Árvore de Natal que se realiza cada ano em Washington, uma tradição estadounidense que começou faz 89 anos. Calvin Coolidge começou com a tradição da cerimônia de iluminação da árvore em 1923.

Obama esteve acompanhado por suas duas filhas, Sasha e Malia, a primeira dama Michelle Obama e sua mãe, Marian Robinson.

O presidente mencionou que o abeto azul de Colorado que se ia iluminar, de 26 metros de altura, é uma árvore nova já que uma tormenta de neve derrubou a anterior no começo deste ano, depois de haver estado ali por mais de 30 anos.

A cerimônia foi conduzida pela personalidade do rádio Carson Daly. Participaram artistas como Big Time Rush, Ellie Goulding, One Republic e o cantor de country Rodney Atkins que deram com sua música a acolhida a uma grande multidão enchendo a Elipse, ao sul da Casa Branca.

POLÊMICA PELA FÉ DE OBAMA

Este discurso se produziu depois de que o presidente fosse objeto de análises (uma vez mais) por parte da comunidade cristã evangélica por não haver mencionado a Deus ou a fé em seu discurso do dia de Ação de Graças deste ano.

No mês passado, novembro, o dia de Ação de Graças, Obama se limitou a dizer em suas declarações que sua família passava esse dia "comendo boa comida, vendo um pouco de televisão, e reflexionando sobre o verdadeiramente afortunados que somos."

O DISCURSO DE OBAMA SOBRE O NATAL

"Feliz Natal! Feliz Natal!" Obama disse na quinta-feira quando começou seu discurso. "Esta noite, uma vez mais, nos reunimos aqui não somente à luz de algumas decorações, senão em homenagem a uma história que ilumina o mundo".

"O nascimento de Jesus fez com que os anjos se regozijassem e atraiu aos pastores e aos sábios desde o distante Oriente", disse Obama. " Foi a manifestação do amor de Deus por nós."

Obama seguiu dizendo que Cristo veio à Terra para entregar uma mensagem que se resume na idéia de que "devemos amar a Deus e amar a nosso próximo como a nós mesmos."

"Esse ensinamento chegou a dar a volta ao mundo. Tem perdurado por gerações e hoje se encontra no coração de minha fé cristã e a de milhões de estadounidenses", disse. "Não importa quem somos, de onde viemos, ou como adoramos, é uma mensagem que pode nos unir a todos neste tempo de festividades."

O presidente agregou que o fundamental durante esta época é manter as palavras de Cristo "não somente em nossos corações, mas também em nossas ações" , e destacou neste amor posto em prática a importância de ajudar aos necessitados, como os indigentes e os famintos.


Fonte: Protestante Digital
--------------------------