terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Judeus, muçulmanos e episcopais vão construir bairro multireligioso

A Iniciativa das Três Fés, organismo integrado pelas comunidades judaica, islamita e episcopal de Omaha, adquiriu 14 hectares de um antigo campo de golfe no centro da cidade, onde vão erguer residências, uma instalação de moradia assistida, escritórios, lojas e hotel.

O Sterling Ridge, nome que será dado ao empreendimento, é uma iniciativa do Templo Israel, do Instituto Americano de Estudos e Cultura Islâmicos e da Diocese Episcopal de Nebraska. O conjunto foi denominado de “bairro de colaboração multireligiosa”, e incluirá uma sinagoga, uma mesquita e um templo episcopal junto a um centro ecumênico.

A área foi adquirida por cerca de 6 milhões de dólares, informou o The Omaha World-Herald. As três organizações contrataram arquitetos e os primeiros prédios devem estar concluídos em 2013.

A bispa Katherine Jefferts Schori, primaz da Igreja Episcopal dos Estados Unidos, saudou a iniciativa e apontou-a como um dos exemplos mais notáveis do que é possível fazer quando irmãos habitam juntos em paz.

"As tradições abraâmicas compartilham uma visão comum do que seria um mundo restaurado, e esta comunidade de Omaha é um modelo vivo", disse a primaz ao Serviço Episcopal de Noticias.

O objetivo de Três Fés é conseguir um maior entendimento mediante uma maior proximidade. "A experiência nos ensina que a interação pode transformar a intolerância, a ignorância e o temor em entendimento, respeito e confiança", disse o presidente da Junta Diretiva da Tri-Faith Iniciative, Bob Freeman.

A declaração de princípios de Três Fés enfatiza que sua missão é a de “estender pontes de respeito, confiança e aceitação, recusar os estereótipos e neutralizar a influência dos extremistas e agentes do ódio”.

O reverendo anglicano Tim Anderson lembrou que diálogos inter-religiosos acontecem em várias partes do mundo. “Mas quando o evento termina, a gente se vai do hotel, volta para casa. Nós já estamos em casa e seguiremos vendo os mesmos vizinhos todos os dias”, disse.

O presidente do Templo Israel, John Lehr, classificou de extraordinário o fato de judeus de Omaha, que costumavam reunir-se no único clube que os admitia, estejam agora a ponto de se congregarem de novo, “mas desta vez num formoso e pacífico bairro multireligioso, vinculados pelas pontes de diálogo e do entendimento mútuo”.

"Num momento em que o mundo se dedica a levantar muros, essa é uma celebração da extensão das pontes”, disse o presidente do Instituto Islâmico, Syed M. Mohiuddin. O Alcorão, frisou, diz que “nosso Deus e vosso Deus é um só e o mesmo”.

A Iniciativa das Três Fés foi constituída formalmente em 2006, depois de anos de debates e diálogos.


Fonte: Agência Latino-Americana e Caribenha de Comunicação (ALC)
--------------------------------------------------------------