quarta-feira, 5 de março de 2014

Reconhecendo comportamentos manipuladores e dissimulados

Manipular é parte de convencer alguém de algo, mas dissimular é um problema, é uma falha de caráter, pois significa fingir, fazer parecer diferente, encobrir, disfarçar. Veja como lidar com pessoas com esse comportamento.

 Manipular é uma palavra oriunda do latim, proveniente da palavra manípulos, que a partir do século 19 assumiu o significado de manejo habilidoso de objetos, pessoas ou situações.

Epistemologia das palavras

É muito interessante a epistemologia das palavras, ou seja, o estudo da origem das palavras, pois através desse estudo podemos compreender o real significado delas.

No caso da palavra manipular vemos que significa habilidade de manejar algo, não é à toa que quando precisamos de um remédio um pouco mais "personalizado" ou específico para nossas necessidades somos encaminhados para farmácias de manipulação; lá o farmacêutico responsável produzirá um remédio, seguindo orientações médicas, que será sob medida, portanto, manejo habilidoso de uma substância.

Todos somos manipuladores

No caso de um marceneiro, podemos dizer que ele é um manipulador de madeiras, pois sua profissão requer o manejo habilidoso desse objeto.

E o que dizer de um líder religioso? Manejo habilidoso de pessoas; ou ainda um agente bancário que faz empréstimos, manejo habilidoso de situações e pessoas. Enfim, o que quero mostrar é que em algum momento de nossa vida, ou melhor, em vários momentos de nossa vida apresentamos comportamentos manipuladores.

Quando fazemos uma entrevista de emprego, por exemplo, aquele que tiver maior habilidade no manejo de pessoas será o selecionado. Sua função ali é manipular o entrevistado para que escolha você e não o outro candidato. E quando um rapaz vai pedir uma moça em namoro, precisa convencê-la de que será uma boa escolha, ou quando vai se apresentar ao pai dela.

Todo ser humano é manipulador, faz parte do nosso instinto de sobrevivência. O bebê precisa manipular sua mãe, através do choro, para que lhe dê o alimento; porém, essa palavra carrega algo negativo, como se fosse uma falha de caráter ser manipulador, contudo isso é um erro, todos somos manipuladores o tempo todo.

Diferença entre manipular e dissimular

O problema não está em manipular, que basicamente é convencer alguém de algo, mas sim em dissimular, que significa fingir, fazer parecer diferente, encobrir, disfarçar.

No meu trabalho com dependentes químicos, muitas vezes, a palavra manipulador é usada como adjetivo negativo, todavia, em minha opinião, há de ser ter cuidado com esses julgamentos.

Alguém manipulador não necessariamente o faz para o mal e caberá a pessoa a qual tentou-se manipular, avaliar a situação. Para que haja alguém manipulando precisa haver alguém que se deixe manipular. Sim! É uma decisão deixar-se manipular, pois nesse caso não se usa de falsos argumentos, a pessoa não é enganada como na dissimulação.

Exemplos de manipulação e dissimulação

Houve certa vez uma paciente dependente química que disse que estava com dor e que gostaria de não participar de determinada atividade, ela até chorou. Frente àquela situação eu a liberei da atividade, porém, dois minutos depois ela estava em outro local dançando freneticamente. Quando ela me viu disse que a dor havia passado.

Neste exemplo, vamos identificar o que seria uma manipulação e o que seria uma dissimulação. Ela estaria me manipulando ao me convencer que não queria participar da atividade porque gostaria de dançar, manipulação essa que poderia dar certo ou não, o resultado iria depender da habilidade de manejo e convencimento dela e da minha em avaliar a situação. Porém, ela estava dissimulando, pois usou de uma mentira para tentar me manipular e é aí que se encontra o problema, a falha no caráter.

A dissimulação acontece junto com a tentativa de manipulação, talvez por isso a confusão no significado dessa palavra. E é com a dissimulação que devemos tomar cuidado, pois a pessoa dissimulada usa mentira para disfarçar a verdade na tentativa de convencer alguém de algo que ela quer. A pessoa é enganada além de manipulada.

Como age uma pessoa manipuladora

A pessoa manipuladora geralmente usa fatos para argumentar e tentar convencer alguém, tem coerência em seu discurso, habilidade no falar e em expor seu ponto de vista, alta capacidade de uso da memória e bom controle das emoções.

Afinal, qual o problema com a manipulação?

No caso da manipulação existem pessoas extremamente manipuladoras e outras extremamente manipuláveis, o que pode caracterizar um problema já que uma sempre fará o que a outra quer.

Pessoas manipuláveis tendem a ser tímidas, inseguras e instáveis emocionalmente, e pessoas manipuladoras aproveitam dessas situações.

Nesse caso a pessoa que tem tendência a ser manipulada deve observar se está agindo de acordo com a sua vontade ou a vontade do outro, se o que faz está de acordo com seus valores ou não. Ou ainda, se estão agindo da forma que agiriam se ninguém as tivesse convencido disso e principalmente se suas ações lhe trazem alegria ou sofrimento.





Fonte: Taís Bonilha da Silva no site Família
------------------------------------