sábado, 4 de agosto de 2012

O céu não é a questão

Não há acordo na Igreja hoje em dia sobre o que acontece com as pessoas quando morrem, embora o Novo Testamento seja claro sobre o assunto. Paulo fala da “redenção do nosso corpo” em Romanos 8.23. Não há espaço para dúvidas sobre o que ele quer dizer: ao povo de Deus é prometido um novo tipo de existência corporal, a completude e redenção da nossa vida corporal presente. O resto dos primeiros escritos cristãos, onde este assunto é abordado, estão em completa sintonia com isto.

O quadro tradicional de pessoas que vão para o céu ou para o inferno como uma jornada pós-morte, com um estágio de duração, representa uma séria distorção e diminuição da esperança cristã. A ressurreição do corpo não é nada diferente desta esperança – é o elemento que dá forma e significado ao resto da história dos últimos propósitos de Deus. Se resumida, como muitos têm feito, ou até deixada de lado, como outros fizeram explicitamente, perde-se esta visão extra, uma espécie de “peça central” da fé, que a faz funcionar. Quando falamos com precisão bíblica sobre a ressurreição, descobrimos uma base excelente para um trabalho cristão criativo e vivo no mundo presente, e não, como alguns supõem, mero escape ou devoção sacrificial.

Enquanto o paganismo greco-romano e o judaísmo possuíam uma grande variedade de crenças sobre vida após a morte, os primeiros cristãos, a começar por Paulo, eram memoravelmente unânimes acerca do tema. Quando Paulo fala, em Filipenses 3, sobre a “cidadania dos céus”, o apóstolo não quer dizer que vamos nos aposentar na eternidade após terminar nosso trabalho aqui. Ele diz na linha seguinte que Jesus virá dos céus para transformar nossos corpos humilhados do presente em um corpo glorioso como o seu. O Senhor fará isto através do seu poder, já que tudo está sob o seu domínio. Esta declaração contém, em suma, mais ou menos o que Paulo pensa sobre o assunto. Jesus ressurreto é tanto o modelo para o corpo futuro dos cristãos como a forma pela qual este corpo chegará.

O corpo ressurreto de Jesus, que para nós é quase inimaginável neste momento em toda a sua glória e poder, será o modelo para o nosso próprio corpo. Mas a passagem mais clara e forte é a de Romanos 8.9-11. Se o Espírito de Deus habita em alguém, então aquele que ressuscitou a Cristo dentre os mortos dará vida a seu corpo mortal.

Outros escritores do Novo Testamento apóiam essa idéia. A primeira carta de João declara que, quando Jesus aparecer, seus servos se tornarão como ele, pois o verão como é. Cristo reafirma a ampla expectativa dos judeus sobre a ressurreição no último dia e anuncia que a hora já havia chegado: “Eu lhes afirmo que está chegando a hora, e já chegou, em que os mortos ouvirão a voz do Filho de Deus, e aqueles que a ouvirem, viverão”. De outra feita, garante: “Não fiquem admirados com isso, pois está chegando a hora em que todos os que estiverem nos túmulos ouvirão a sua voz e sairão – os que fizeram o bem ressuscitarão para a vida, e os que fizeram o mal ressuscitarão para serem condenados”.

É claro que haverá uma futura completude envolvendo a última ressurreição. A compreensão teológica em Lucas não deixa dúvidas, sobretudo no que se refere à passagem do ladrão da cruz – aquele que ouviu do Salvador as seguintes palavras: “Hoje, estarás comigo no paraíso”. Lucas deve ter compreendido tal afirmação como uma referência a estar na eternidade. Com Jesus, a esperança futura chega ao presente. Para aqueles que morrerem na fé, antes do acordar final, a promessa central é estar com Jesus de uma vez. “Meu desejo é partir e estar com Cristo, o que é muito melhor”, disse Paulo.

Aqui precisamos discutir o que Jesus quer dizer quando declara que “há muitas moradas” na casa de seu Pai. Tal descrição tem sido muito utilizada, não só no contexto de perdas para dizer que os mortos (ou pelo menos os cristãos que partem) simplesmente irão para o céu permanentemente, ao invés de serem ressuscitados subsequentemente para uma nova vida corpórea. Mas a palavra “moradas” – monai –, é regularmente usada no grego antigo não para designar um lugar de descanso final, mas para um local temporário, em uma jornada que levará a outro lugar no final. Isto se encaixa às palavras de Jesus para o criminoso na cruz: “Hoje você estará comigo no paraíso”. Apesar de uma longa tradição de erros na leitura, “paraíso”, aqui, não significa o destino final, mas um jardim, uma terra de descanso e tranqüilidade, onde os mortos encontram refrigério enquanto esperam pelo fim do novo dia.

A questão principal da frase está no aparente contraste entre o pedido do criminoso e a resposta de Jesus: “Lembra-te de mim quando entrares no teu Reino”, o que significaria que isso seria num tempo distante no futuro. Contudo, a resposta de Jesus traz a esperança futura para o presente, significando que com a sua morte, o Reino de Deus é chegado, apesar de não parecer nada com aquilo que as pessoas imaginavam. Tal certeza é sintetizada na sua célebre frase: “Hoje você estará comigo no paraíso”.

A ressurreição então aparecerá com o significado da palavra no mundo antigo, quando não era uma forma de falar sobre a vida depois da morte. Era uma forma de referir-se sobre uma nova vida do corpo após quaisquer estados de existência as pessoas entrariam com a morte. Era, em outras palavras, a vida após a vida após a morte. O que dizer então sobre passagens como I Pedro 1, que fala sobre a salvação que está “guardada nos céus”, para que no presente creia que receberá “a salvação de suas almas”? O Cristianismo ocidental nos dirige em uma direção equivocada. A maioria dos Cristãos hoje, ao ler uma passagem como esta, assume que o significado seja que o céu é aonde você vai para receber esta salvação, ou até, que a salvação consiste em “ir para o céu quando você morre”.

A forma como agora compreendemos a linguagem no mundo ocidental é completamente diferente do que Jesus e seus ouvintes compreendiam e significavam. Para começar, o céu é na realidade uma forma reverente de falar sobre Deus, portanto as “riquezas do céu” significam simplesmente “as riquezas da presença de Deus”. Mas, por derivação deste primeiro significado, o céu é o lugar onde os propósitos de Deus para o futuro estão armazenados. Não significa o local onde eles devem ficar e, portanto, você deve ir até lá para aproveitá-los. É onde estão guardados até o dia em que se tornarão realidade na terra. A herança futura de Deus, o novo mundo incorruptível e os novos corpos que habitarão o mundo novo, já estão guardados, esperando por nós, para que apareçam no novo céu e nova terra.



Fonte: N.T. Wright em Cristianismo Hoje
----------------------------------------

sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Pastor evangélico promete realização de 'culto erótico' na Alemanha

Religioso prometeu usar 'palavras quentes' para falar de amor e sexo. Mas ele alertou que não há 'sexo real' na celebração proibida para menores.

O pastor evangélico Ralf Schmidt, do distrito de Mainz Kastel, no oeste da Alemanha, anunciou nesta sexta-feira (3) sua intenção de realizar no próximo domingo seu primeiro 'culto erótico', no qual se dirigirá aos fiéis com termos usados nas ruas para falar de amor e sexo.

Em declarações ao jornal 'Frankfurter Rundschau', o religioso alemão explica que suas 'ovelhas' - os fiéis de sua comunidade - já estão acostumados com sua linguagem direta.

Schmidt explica que o termo 'culto erótico' não quer dizer que haverá 'sexo real' em sua igreja, mas que, pela primeira vez, abordará essa questão de maneira direta em seu culto.

Por isso, o ofício religioso marcado para o próximo domingo terá entrada proibida para os menores de 16 anos, já que, como aponta o pastor, 'estará repleta de palavras quentes'.

'A sexualidade é uma criação do Senhor. Vou usar termos negativos e depois buscarei expressões mais bonitas', disse.

Schmidt exerce a função de pastor na comunidade de Mainz Kastel há dez anos e, portanto, afirma conhecer muito bem seus seguidores.


Fonte: EFE
---------

A igreja virou um supermercado e o sermão a "promoção da semana"

"A igreja se tornou um supermercado distribuindo alimento espiritual insignificante para os que nela entram. O sermão do pastor é uma pequena ‘promoção da semana’ oferecida aos clientes com um mínimo de compromisso”. (Jon Johnston - especialista em igreja e negócios)

A igreja tem se preocupado em dar às pessoas o que elas querem, e não o que elas necessitam. O interesse maior é de ter muitos membros satisfeitos por não terem de se comprometer e que garantam uma boa arrecadação todos os meses.

Mas a igreja não deve ser um supermercado! Não deve apresentar promoções ou ofertas especiais! A igreja é formada por homens e mulheres que foram lavados no sangue do Cordeiro e que tiveram suas vestes branqueadas para se tornarem luz do mundo e sal da terra. A igreja não existe para impor sua vontade e interesses, mas para submeter-se à vontade do Senhor e para representá-Lo em santidade e fidelidade entre os moradores da terra.

Aqueles que passam pela igreja (e a igreja somos nós) estão ansiosos por verem algo diferente. Estão cansados de mentiras, de orgulho, de vaidade, de mesquinhez, de escárnio e de egoísmo. Já experimentaram quase todas essas coisas e de nada lhes adiantou. Não querem ver isso na igreja, no povo chamado eleitos do Senhor, no dia a dia dos filhos de Deus.

Vamos fechar o supermercado! Vamos apresentar Jesus Cristo, Senhor dos senhores e Rei dos reis. O mundo não precisa de um Evangelho de banca de ofertas e sim de vidas transformadas que sejam capazes de adorar ao Senhor em espírito e em verdade.

"Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem" (João 4.23).


Fonte: Assem-BERÉIA de Deus
--------------------------

Moeda achada em Israel pode comprovar a existência de Sansão

Uma pequena moeda pode ser a primeira prova da existência de Sansão, o matador bíblico dos filisteus (povo não-semítico que habitava o sudoeste da Palestina durante o período bíblico).

Arqueólogos acharam o artefato durante escavações na região de Beit Shemesh, na Judeia, nas proximidades de Jerusalém, de acordo com reportagem do "Daily Mail".

A moeda parece descrever uma história que consta do Velho Testamento, na qual Sansão, cujo poder foi desfeito pela traição de Dalila, luta com um leão.

Acredita-se que o objeto date de século XI antes de Cristo, quando as tribos israelitas se mudaram para a região após Josué conquistar Canaã.

Nessa época, os judeus eram liderados por figuras conhecidas como juízes - um deles era Sansão.

Beit Shemesh (foto abaixo) é citada várias vezes no Velho Testamento.




Fonte: Page not found
---------------------

Tá na Bíblia: Deus suprirá todas as nossas necessidades


"O meu Deus suprirá todas as necessidades de vocês, de acordo com as suas gloriosas riquezas em Cristo Jesus."

(Filipenses 4:19)

Professora de 34 anos é presa por pedofilia e pornografia infantil

Professora fez sexo com alunos e pode ficar presa para sempre

A professora Christy Lee Smith pode ser condenada a passar a vida inteira na cadeia por conta de acesso à pornografia infantil. A docente americana foi flagrada em fotos e vídeos fazendo sexo com crianças e também em posse de um grande arquivo de imagens eróticas de menores de idade.

A polícia da Pennsylvania acredita que podem ainda haver mais vítimas do que já foi descoberto. Duas das crianças testemunharam na corte. Uma delas explicou que mantinha relações sexuais com a professora quatro vezes por semana e normalmente a encontrava em bares, enquanto outra destacou que os encontros foram raros, na casa da mulher.

O curioso é que em alguns casos, como o de um menino de 15 anos, ela marcava os encontros no próprio colégio onde dava aula. Pais de alunos ficaram irritados com o caso, ela obviamente perdeu o emprego e agora está sofrendo as consequências legais de seus atos.

Segundo as autoridades, os assédios a menores duraram cerca de dois anos, entre 2008 e 2010, quando a primeira investigação começou. Os jurados votaram pela condenação da professora e, agora, o juiz vai anunciar nos próximos três meses o seu veredito. Há possibilidades de Christy Lee Smith receber a pena máxima, que faria com que ela ficasse o resto da vida na cadeia.


Fonte: Tech Tudo com informações do Daily Mail
---------------------------------------------

O amor nunca falha

"Mas o fruto do Espírito é amor [...]" (Gálatas 5:22)

Lemos em 1 Coríntios 13 que o amor tudo suporta, se recusa a desistir, a render-se, parar de acreditar ou esperar. O amor não vai simplesmente deixar de amar. O amor nunca falha.

E podemos pensar, "Ora, por favor. Como poderíamos viver de acordo com esses padrões? É impossível." De fato, é. Mas isso é o que deveríamos querer alcançar. A Bíblia diz: "[...] o amor de Deus está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado" (Romanos 5:5). O amor divino está simplesmente dizendo: "Senhor, Você sabe que eu não sou assim. Não estou sempre pensando o melhor sobre cada pessoa. Não sou sempre bem-educado. Não sou sempre gentil. Não tenho sempre paciência. Mas, Senhor, eu reconheço a minha fraqueza e quero mudar. "

A Bíblia nos diz: "O fruto do Espírito é amor [...]" (Gálatas 5:22). Este fruto virá como resultado da permanência em Cristo e da procura por sermos mais semelhantes a Ele a cada dia.

Minha esperança e oração é para que a igreja seja conhecida como uma igreja amorosa. Jesus disse: "Com isso todos saberão que vocês são meus discípulos, se vocês se amarem uns aos outros" (João 13:35). Que isto seja falado de nós como corpo de Cristo. E que isso seja dito de nós como indivíduos.

Deus nos ajude a ser uma parte dessa igreja amorosa. Que nossas vidas sejam caracterizadas por esse amor.


Fonte: Devocionais Diários
--------------------------

“Lúcifer — O diabo à porta” ganha história em quadrinhos em versão de luxo

Adotado pelas histórias em quadrinhos apesar da rejeição de entidades cristãs dos EUA, o diabo “baixou” nas bancas e livrarias brasileiras na forma de um álbum de luxo, com 164 páginas encadernadas que (enfim) condensam para os leitores brasileiros uma das publicações mais polêmicas da indústria americana de gibis da década passada.Desaconselhada para menores de 18 anos, “Lúcifer — O diabo à porta” (editora Panini) reúne pela primeira vez no Brasil, em edição para colecionadores, as aventuras terrenas do Senhor das Trevas, convertido em anti-herói de HQ por sugestão de Neil Gaiman, que fez dele um coadjuvante da série “Sandman”, da editora DC Comics.

Recém-lançada, a coletânea da Panini traz as histórias que celebrizaram o roteirista inglês Mike Carey (apadrinhado por Gaiman) e o puseram na mira de entidades religiosas. Em 2005, o gibi apareceu na lista de publicações que associações de pais ligados a escolas cristãs repudiavam, ao lado da minissérie “Chosen: o escolhido”, de Mark Millar, sobre um Jesus Cristo jovem.

“Lúcifer é alguém que vai aonde quer e compra brigas onde quer que elas estejam, pois geralmente ele sai delas como vencedor”, disse Carey à época em que publicou a minissérie “The Sandman presents: Lucifer: The Morningstar option” (1999), cujas três edições, desenhadas por Scott Hampton, abrem a edição brasileira. “O Lúcifer de Mike Carey é mais manipulador, charmoso e perigoso do que eu esperava”, diz Gaiman no prefácio para o álbum da Panini.

Na primeira saga do quadrinho, “Alternativa Estrela da Manhã”, Lúcifer deixou o inferno, instalou-se em Los Angeles e abriu um piano-bar, onde toca clássicos do jazz para uma freguesia sedenta por vinhos octogenários. Na trama, ele é obrigado a fazer um favor aos céus que envolve ajudar uma adolescente de origem indígena a entender o que foi feito da alma de seu irmão. “Acho que a maior preocupação de ter um gibi estrelado pelo diabo (mesmo um diabo entediado, cansado, aposentado) era que isso pudesse levar alguém a botar fogo na sede da DC”, escreveu Gaiman.

Além de “Alternativa Estrela da Manhã”, a edição brasileira reúne a minissérie “Seis cartas sobre a mesa”, escrita por Carey e desenhada por Chris Weston, na qual Lúcifer esbarra com neonazistas em solo alemão ao acertar contas com uma entidade celeste refugiada numa livraria. Fecha o álbum a trama “Nascida com os mortos”, sobre uma adolescente morta, desenhada por Warren Pleece.


Fonte: O Globo
--------------

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Missionário, genro de Baby Consuelo, prega castidade para os solteiros e aconselha: “Se uma mulher bonita vier na sua direção atravesse a rua”

O culto dos príncipes chega a reunir mais de 200 homens. Missionário Claudio Brinco lidera o evento no Rio.

Príncipe não namora cachorra, namora princesa. Este é apenas um dos ensinamentos que o missionário Claudio Brinco repassa a seus seguidores no que chama de “culto dos príncipes”. O encontro aconteceu pela segunda vez, na noite de terça-feira (31), no clube Olympico, em Copacabana, zona sul do Rio. É uma versão masculina do “culto das princesas”, que já acontece há alguns meses e é liderado por Sarah Sheeva, cunhada de Brinco e filha da cantora Baby Consuelo. “A ideia é estimular uma nova cultura comportamental entre os seguidores da Igreja Celular Internacional (ICI), no que se refere a namoro e, claro, sexo”, explica Brinco. A adesão surpreende. Mais de duzentos homens lotam o salão.

Há algumas regras estipuladas por quem quer ser príncipe. A começar pelo próprio culto: mulher não entra (foi pedido ao iG para que a equipe de reportagem fosse composta apenas por homens). Para o príncipe solteiro, sexo é proibido. Qualquer tipo de sexo. Masturbação, nem pensar. O missionário diz que beijo na boca não está proibido na bíblia, mas traz problemas aos fieis. “Beijo de língua não é pecado. Mas comida também não é e te leva à gula. Beijo é igual a forno elétrico. Liga em cima e esquenta embaixo”, afirma, cheio de gestos.

Missionário Brinco e seu iPad rosa. "Deveria ser uma capa azul, né? Eu sei", diverte-se ele.

O começo do culto é catártico, com três hinos de louvores nos mais altos decibéis. Em seguida, obreiros passam a sacolinha para arrecadar doações espontâneas dos fieis. “Se você semeia morango, vai colher morango. Se você semeia dinheiro, vai colher dinheiro”, diz o missionário, distribuindo envelopes. E começa o culto para valer. “Aleluia, amém”, grita Brinco, pedindo que todos repitam com ele. “Que alegria, Senhor! Só ouço voz de macho, voz de varão”. Quase todos seguram a bíblia, mas em nenhum momento da noite ela seria aberta para a leitura de algum trecho. Nem pelo condutor do culto. O discurso do missionário está todo em seu iPad , de capa rosa-chiclete.

É dali que ele retira frases como “A merenda é só depois do recreio. Príncipe aguarda as ordens do Rei”, para pregar a castidade até o casamento. Todos dizem amém repetidas vezes. O culto é animado, mas é quando vai para o improviso que Brinco realmente diverte a plateia. Parece um showman. Anda e gesticula o tempo todo pelo púlpito, coberto por um carpete vermelho e tendo três telões de 50 polegadas nas laterais.

Bruno Luiz Alves, auxiliar de farmácia, 22 anos, diz que segue à risca todos os mandamentos. “Aqui tenho tudo explicado de forma clara”. Bruno é solteiro. Nunca namorou. O coordenador financeiro Thiago Kuster, 27, diz que pretende encontrar sua princesa na igreja. “É a necessidade de todo cristão. Vou aguardar o tempo que for”. Mais sorte teve Micael Brito, analista de TI. Ele namora há dois meses. “Estudo a bíblia junto com ela. É uma princesa de Deus”, diz, sorridente.

É a segunda vez que o culto dos príncipes é realizado no Rio

Testosterona na veia

A maioria dos presentes tem entre 18 e 30 anos. São jovens empregados, vindos de diferentes bairros da cidade. Poucos namoram. E quando namoram, é com meninas também evangélicas. “Você nasceu para ser o cabeça, o provedor, o varão da sua casa. Diga ao príncipe ao seu lado: ‘você é o varão da sua casa, irmão’. Queremos uma nação de homens livres da cultura machista, egoísta e demoníaca. Não ao sexo antes do casamento”, diz no palco o missionário. O vendedor Maicon Charles, de 29 anos, cruzou a cidade para acompanhar o culto. Morador de Santa Cruz, ele e os amigos se orgulham de se declararem longe dos pecados. “O que interessa para a minha vida é o que Deus reserva para mim. Nem masturbação me interessa”, diz.

Brinco ensina que as tentações são diárias e é preciso ser forte, é preciso ter força para suportá-las. “Dia desses andava na calçada quando vi uma morena fenomenal vindo na minha direção. Eu sou homem, pô! Aqui tem testosterona (diz batendo no braço). Enquanto todos os caras viraram o pescoço para vê-la melhor, encostei na parede e comecei a orar ao Senhor. Uma irmã aqui da igreja passou na hora e perguntou se estava passando mal. Disse para ela que não, só estava afugentando o demônio”, conta.

Ele convida o pastor Nelson Júnior, de Vitória, para subir ao altar. Nelson está vestido com a camisa da campanha “Eu escolhi esperar”, também voltado à castidade. “Não é fácil ser cristão nos nossos dias. Não é fácil ser homem. Mais difícil ainda é ser homem e cristão”, diz, recebendo gritos de “aleluia” como resposta.

Moradores de Santa Cruz aderem à campanha do pastor Nelson: "Eu escolhi esperar"

“E aí, comeu?”

Brinco critica o filme “E aí, comeu?”, sucesso que já levou mais de dois milhões de espectadores aos cinemas nas últimas semanas. Pede para que os príncipes perguntem a quem estiver ao seu lado “e aí, comeu?”. Ninguém responde que sim. “Quando eu servia ao império das selvas, é o que mais se perguntava entre os homens. É uma cultura mundana que, hoje, até as mulheres aderiram. Não se pergunta isso, em nome de Jesus!”

Todos ouvem atentos como diferenciar uma princesa de uma cachorra. Há até explicações para fugir das cachorras mais perigosas, as “com cara de anjo”. “Não diga nada, não ofereça ajuda, porque você não vai resistir. Seu cérebro vai emitir sinais para a cabeça de baixo e aí já era. Recorra a uma pastora. Só uma pastora pode salvar a cachorra”, diz Brinco, em tom aflito. Muitos anotam as recomendações, como se estivessem em uma aula.

O missionário resolve então abrir um pouco de sua intimidade. Ele é casado com a cantora Nãna Shara. Diz que ficou um ano e oito meses, durante todo o namoro, sem sexo ou mesmo beijo na boca. Depois que se casou, e lá se vão sete anos, é tudo “uma maravilha abençoada”. “Por falta de dinheiro, a Light cortou a luz da minha casa. Quando cheguei, encontrei minha esposa me esperando com um jantar à luz de velas. Aquela noite foi tremenda! Quase mandei uma carta agradecendo à Light por ter cortado a luz”, relata ele, povoando a imaginação dos castos que o ouvem atentamente.

Brinco e sua mulher, a cantora Nãna Shara. Ela só entra no local após o fim do culto

Varão no Facebook

Nem nas redes sociais os pobres de sexo e ricos de espírito têm sossego. Para a igreja, não há distinção entre mundo real e virtual. “Padronize o Facebook de acordo com o reino de Deus. Não adianta ter uma vida regrada na realidade e ser libertino na vida virtual. Se você é príncipe, não procure mulher no Facebook. Príncipe não tem álbum no Facebook. Não idolatra a própria imagem”, ensina ele.

Sobra discurso até para os que se “desviam” da sexualidade de varão. “Antigamente criticavam a homossexualidade. Hoje toleram. Amanhã vai ser obrigatório. Temos que ir na contramão da cultura mundana, irmãos”. Brinco abre seu iPad e recorre a mais uma de suas pérolas. “A sociedade pode até te chamar de gay, mas Deus vai te chamar de Príncipe homem”. Abre-se então espaço para perguntas dos jovens (veja abaixo algumas das dúvidas levantadas). Todas são voltadas para relacionamentos. As respostas caminham para a missão de se manterem puros. Custe o que custar.

Ao término do culto, já por volta das 22 horas, Nãna Shara aguarda os príncipes do lado de fora, oferecendo seus DVDs de pregação a módicos R$ 20. Alguns vencem a timidez e pedem para tirar uma foto com a mulher do missionário Brinco. Mas nada de se aproximarem demais. Príncipe não cobiça mulher do próximo.

O culto tem um pouco mais de duas horas de duração e termina com curiosas perguntas dos fieis

Perguntas dos príncipes presenciadas pela reportagem do iG

Por que se masturbar é pecado se Deus nos fez de braços longos?

“Porque Ele te deu o direito de decidir. Porque Ele te deu o direito de escolha, para Ele saber quem é Príncipe de verdade. Príncipe não se masturba. Masturbação é como se você pegasse geral. Ontem peguei a Vera Fischer, hoje a Malu Mader e quando chegar em casa vou pegar a Madonna.”

Ficar sem se masturbar dói. O que fazer?

“Eu sei que dói. Mas pense na dor maior de Jesus. Tem dor maior do que a da cruz? Tem? Tem dor maior do que aquela frase dita por Ele antes da crucificação: ‘Pai, tire de mim este cálice’. Não é fácil, eu sei que não é. Mas é preciso ser forte.”

O que fazer quando encontro a metade da minha laranja e ela está sendo chupada por outro?

“Caia fora, irmão. Ela não é a princesa que Deus quer te dar. Você vai querer chupar uma laranja que já foi chupada por outro? Vai meter a boca ali? Essa laranja não é do Jardim do Éden.”

Com quantos anos posso namorar?

“Namoro no latim é fazer sexo. Não acho este verbo apropriado. Relacionamento entre príncipes e princesas deve ser de dois anos, depois casa. Porque ninguém aguenta tanto tempo sem avançar o sinal. Acho que aos 21 anos, tendo um ano de crente e já sendo batizado, você pode começar a pensar nisso.”

Onde posso encontrar a princesa da minha vida?

“Você não vai encontrar princesa no baile funk do morro do Borel, meu filho. Vá procurar na sua igreja, que é onde Deus fez o seu chamado.”

Por que no culto dos príncipes não entram princesas?

“Mulher não entra nos cultos porque, se tiver uma mulherzinha aqui, homem não ora, fica disperso. É bom que vocês só vejam outros homens aqui, tenham liberdade de falar abertamente sobre qualquer assunto.”

O que faço para conquistar uma princesa de verdade?

“Príncipe escolhe a mulher sem fazer xaveco, charme ou lábia. Príncipe escolhe sua princesa pelo que ela é. Quem planta morango colhe morango.”

Como posso conquistar a confiança da família de uma princesa?

“Não comendo a princesa, irmão!”




Fonte: IG
--------

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

O que diz a Bíblia sobre vida extraterrestre?

Explicitamente, nada!

O texto bíblico não diz nada a respeito de vida em outros planetas, não diz que ela existe, porém, também não a nega. Da mesma maneira que, em relação aos dinossauros, não podemos afirmar a existência ou não de algo, apenas porque a Bíblia não fala sobre isso.

No caso dos dinossauros, a arquelogia trouxe as evidências, quanto a vida em outros planetas, nem a ciência nos trouxe essas evidências, ainda. Entretanto, se analisarmos o exato sentido da palavra "extraterrestre", esse termo não se aplicaria apenas a serem que vivem em outros planetas, mas, a todo e qualquer tipo de ser que viva em algum outro lugar ou plano, fora da Terra.

Analisando por esse prisma, podemos afirmar que sim, há vida extraterrestre. Pois o próprio texto bíblico nos traz diversos relatos da interação de homens x anjos, que habitam em um lugar diferente dos humanos, ou seja, transitam, mas, não habitam na Terra.

Ou seja, se é vida, se é vida inteligente, e habita fora da Terra, é vida extraterrestre. Sendo assim, apesar de não dizer nada "explicitamente" a esse respeito, podemos provar biblicamente, que há vida extraterrestre.


Fonte: Anderson Costa em O Cristianismo e Eu
-------------------------------------------

Provérbios 14

A mulher sábia edifica a sua casa,
mas com as próprias mãos a insensata derruba a sua.
Quem anda direito teme o Senhor,
mas quem segue caminhos enganosos o despreza.
A conversa do insensato traz a vara para as suas costas,
mas os lábios dos sábios os protegem.
Onde não há bois o celeiro fica vazio,
mas da força do boi vem a grande colheita.
A testemunha sincera não engana,
mas a falsa transborda em mentiras.
O zombador busca sabedoria e nada encontra,
mas o conhecimento vem facilmente ao que tem discernimento.
Mantenha-se longe do tolo,
pois você não achará conhecimento no que ele falar.
A sabedoria do homem prudente é discernir o seu caminho,
mas a insensatez dos tolos é enganosa.
Os insensatos zombam da idéia de reparar o pecado cometido,
mas a boa vontade está entre os justos.
Cada coração conhece a sua própria amargura,
e não há quem possa partilhar sua alegria.
A casa dos ímpios será destruída,
mas a tenda dos justos florescerá.
Há caminho que parece certo ao homem,
mas no final conduz à morte.
Mesmo no riso o coração pode sofrer,
e a alegria pode terminar em tristeza.
Os infiéis receberão a retribuição de sua conduta,
mas o homem bom será recompensado.
O inexperiente acredita em qualquer coisa,
mas o homem prudente vê bem onde pisa.
O sábio é cauteloso e evita o mal,
mas o tolo é impetuoso e irresponsável.
Quem é irritadiço faz tolices,
e o homem cheio de astúcias é odiado.
Os inexperientes herdam a insensatez,
mas o conhecimento é a coroa dos prudentes.
Os maus se inclinarão diante dos homens de bem,
e os ímpios, às portas da justiça.
Os pobres são evitados até por seus vizinhos,
mas os amigos dos ricos são muitos.
Quem despreza o próximo comete pecado,
mas como é feliz quem trata com bondade os necessitados!
Não é certo que se perdem os que só pensam no mal?
Mas os que planejam o bem encontram amor e fidelidade.
Todo trabalho árduo traz proveito,
mas o só falar leva à pobreza.
A riqueza dos sábios é a sua coroa,
mas a insensatez dos tolos produz apenas insensatez.
A testemunha que fala a verdade salva vidas,
mas a testemunha falsa é enganosa.
Aquele que teme ao Senhor possui uma fortaleza segura,
refúgio para os seus filhos.
O temor do Senhor é fonte de vida,
e afasta das armadilhas da morte.
Uma grande população é a glória do rei,
mas, sem súditos, o príncipe está arruinado.
O homem paciente dá prova de grande entendimento,
mas o precipitado revela insensatez.
O coração em paz dá vida ao corpo,
mas a inveja apodrece os ossos.
Aquele que oprime o pobre com isso despreza o seu Criador,
mas quem ao necessitado trata com bondade honra a Deus.
Quando chega a calamidade, os ímpios são derrubados;
os justos, porém, até em face da morte encontram refúgio.
A sabedoria repousa no coração dos que têm discernimento
e mesmo entre os tolos ela se deixa conhecer.
A justiça engrandece a nação,
mas o pecado é uma vergonha para qualquer povo.
O servo sábio agrada o rei,
mas o que procede vergonhosamente incorre em sua ira.



-------------------------------

Dízimos são bíblicos, mas não argumento bíblico

Existem pastores que utilizam de argumentos para persuadir os evangélicos a darem o dízimo; usam de artifícios para persuadir mas, aos que confiam e tem temor a Deus, é certo “levar” (persuadir) alguém a acreditar ou executar alguma coisa??

Não!! A Palavra de Deus (contida na Bíblia) não é instrumento para "induzir" pessoas a alguma coisa que não contenha nEla, pois a Palavra de Deus é viva e eficaz que penetra até a divisão da alma, porquanto, não é necessário argumentos persuasivos, mas, sim é necessário a expressão da verdade para que alguém tome alguma iniciativa com relação a Deus.

O que sabemos sobre a igreja instituição (igreja física), está no código Civil, é regida pelas normas que se aplicam a associações, significando, portanto, que todo membro é um administrador dos bens da “igreja” então, deve ser usada uma iniciativa para se pedir contribuições financeiras para manutenção da organização e sustento de seus dirigentes, que não argumentos bíblicos fora de contexto, como é o caso dos "dízimos"...

... a igreja instituição (igreja física) regida por normas do Código Civil foge aos preceitos de Deus, já não é divina, é humana, porquanto, não se pode confundir as coisas santas com as terrenas; tenho certeza que há pessoas fieis a Deus na igreja instituição (as igrejas físicas, igrejas evangélicas, outras), sim há, entretanto, entregar dinheiro em forma de contribuições dizendo ser “dízimos” ou “ofertas” na igreja instituição não justifica fidelidade a Deus.

Dentre tantos, meu embate:

- que homens, como “lideres” da igreja instituição (de suas igrejas físicas, igrejas evangélicas e outras) querendo manter suas organizações religiosas, não usem de desvios dos argumentos bíblicos;
- que não façam sufrágio da Verdade para justificar a necessidade de se manter suas organizações religiosas e para tanto desvirtuam passagens bíblicas em proveito de se persuadir;
- que não usem da mentira em afirmar que a igreja instituição (igrejas físicas) regida pelo Código Civil é obra de Deus ou casa de Deus.
Não vejo nenhum problema em se reunir na igreja instituição (igrejas físicas), entretanto, usar-se de mentira em afirmar que estes lugares são santos, que estes lugares são obra de Deus, que estes lugares é a casa de Deus, extrapola a verdade da Palavra de Deus (contida na Bíblia)!!

Assim, quando se defendem os dízimos e as ofertas para a igreja instituição, favorecer-se-á tão somente aos mercenários religiosos, charlatões da fé que, obcecados, estão se enriquecendo dia após dia de pessoas humildes, dos menos favorecidos de entendimento, infelizmente há intelectuais, pessoas esclarecidas sendo cegas de entendimento [2Coríntios 4.4] e por não suportarem a sã doutrina, tendo comichão nos ouvidos, amontoaram para si doutores conforme as suas próprias concupiscências, desviando os ouvidos da verdade, voltando as fábulas, favorecendo a estes mercenários.

Sejamos, então, honestos para com Deus em Sua infinita misericórdia, convocando as pessoas cristãs a que se desviem do ensino dos dízimos e ofertas para a igreja instituição (igrejas físicas, igrejas evangélicas e outras), e se sentirem o desejo de contribuir para uma organização religiosa, uma entidade que sem dúvidas ajude aos pobres e necessitados e é dirigida por umcrente que em temor a Deus vive para apascentar o rebanho de Deus, não por torpe ganância, mas voluntariamente, que façam suas contribuições “segundo propôs no seu coração; não com tristeza, ou por necessidade; porque Deus ama ao que dá com alegria”.

Devemos viver em santidade, e a santidade afirma que não devemos persuadir mentiras, por que não existem referências bíblicas aos dízimos e ofertas para a igreja instituição (igrejas evangélicas e outras), não há referências bíblicas dos dízimos e ofertas para a igreja gentílica, mas sim, coleta de ofertas na igreja gentílica aos pobres e necessitados, retendo “firme a fiel palavra, que é conforme a doutrina, para que seja poderoso, tanto para admoestar com a sã doutrina, como para convencer os contradizentes” [Tito 1].

Verdade incontestável:

- quem defende os dízimos para recebê-los, quer viver do suor alheio!
- quem defende os dízimos para entregar na igreja instituição, quer negociar com Deus!

Por Cristo. Em Cristo. Para Cristo. Nos interesses da Igreja que Cristo edificou.



Fonte: Jesus o Maior Amor
-------------------------

Luteranos pedem que Estado garanta educação sexual

Crenças particulares sobre a sexualidade humana, promovidas também por igrejas, não podem constituir critério imposto a toda a população, expressa carta do presidente da Igreja Luterana Costarricense (ILCO), bispo Melvin Jiménez (foto), enviada à Sala Constitucional do país.

Os luteranos reconhecem que numa sociedade democrática e que respeita os direitos humanos, o Estado deve garantir uma educação sexual segundo padrões internacionais.

“Nossa Igreja considera que a sexualidade humana é um dom de Deus, que deve ser exercido responsavelmente por cada pessoa, de acordo com sua própria orientação sexual, mas sempre no marco do respeito à dignidade, à liberdade e à responsabilidade entre as pessoas", expressa o texto.

A carta, enviada à presidente da Sala, Ana Virgínia Calçada, é um posicionamento da ILCO em relação aos recursos interpostos por cidadãos, autoridades eclesiásticas católicas e evangélicas, à execução do Programa "Educação para a Afetividade e a Sexualidade" (MEP).

O Estado, escreve Jiménez, não pode condicionar nem impor aos pais o sistema de valores com que desejam criar os filhos, nem pode o enfoque religioso, ou a-religioso, ditar a formação intrafamiliar ou intraeclesial. "Isso seria, obviamente, inconstitucional", afirma.

“Mas também não podemos, os pais e menos ainda as igrejas, pretender que o Estado deixe de cumprir com seu dever de educar desde critérios éticos e científicos em aspectos fundamentais para o são desenvolvimento e para a sã convivência entre os cidadãos. A sexualidade, sem dúvida, é um desses aspectos fundamentais”, sugere o documento da ILCO.

Os luteranos manifestam plena confiança de que a Sala Constitucional saberá dar o melhor dos encaminhamentos aos recursos que recebeu, segundo as normas do Direito. Eles esperam que essa medida também contribua para o retrocesso da intolerância e do fanatismo.




Fonte: Agência Latino-Americana e Caribenha de Comunicação (ALC)
--------------------------------------------------------------

Pensamento sobre oração


"A oração não se destina a informar algo a Deus, mas dar ao homem uma visão de sua miséria, para humilhar seu coração, para excitar o seu desejo, para inflamar a sua fé, para animar a sua esperança, para elevar sua alma da terra ao céu."

(Adam Clarke)

Gays distribuem cartilha onde “votar bem” é evitar os candidatos evangélicos ou que falem de “valores morais ou de família”

Um grupo ativista gay elaborou e publicou uma cartilha eleitoral que apresenta uma série de direcionamentos, visando instruir os homossexuais a votarem apenas em candidatos que apoiem as causas defendidas pela chamada “agenda gay”.

Em seu texto de apresentação, a cartilha afirma ter sido criada “motivada pelo desejo de cumprimento do bem estar do indivíduo e da pessoa LGBT”. Batizado “Cartilha LGBT para as Eleições 2012/2014″, o material é assinado por membros da LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transexuais e Transgêneros) Brasil e com colaboração de usuários do Orkut e Facebook.

- Uma das ações mais diretas e eficazes nesse sentido está em nossa representação nas entranhas políticas para promover adição de leis que atendam nossas demandas – completa o texto, que afirma que tal cartilha é baseada nos princípios de igualdade da Declaração Universal dos Direitos Humanos e na Constituição Federal.

Afirmando que os eleitores gays devem colocar como prioridade em seu voto o fato de “ser um LGBT”, à frente de seus outros aspectos sociais como, inclusive, orientação política, o texto descreve como identificar os candidatos que apoiem a causa gay, e também lista os políticos a serem combatidos pelos homossexuais, dando grande destaque aos cristãos, e aos que falem de “valores morais”.

- Os grupos que se opõem aos nossos direitos, principalmente os fundamentalistas evangélicos e católicos, estão cada vez mais organizados e articulados, ganhando cada vez mais espaço e prestígio nos fóruns políticos – destaca a cartilha.

Entres as características que cita a serem observadas em um candidato, a cartilha exalta o fato de o candidato ser homossexual ou “francamente simpatizante”.

- Devemos preferir candidatos LGBT ou claramente pró-LGBT ainda que isso signifique deixar de votar no nosso amigo, parente ou partido, se estes não se comprometerem sinceramente com a nossa causa – conclui o texto de apresentação da cartilha, que em seguida fala brevemente sobre o funcionamento do sistema eleitoral no Brasil.

A maior parte da cartilha é dedicada a listar partidos que devem ser evitados pelos gays nas eleições, os principais motivos declarados pela cartilha para se evitar esses partidos é a presença de membros dos mesmos na Frente Parlamentar Evangélica (FPE) e a representatividade dos políticos evangélicos na legenda.

O primeiro partido dessa lista é o PR (Partido da República), apontado com um “partido a ser evitado e até combatido pelos LGBT”. Os motivos listados para essa repulsa é o fato de o partido ter sido o primeiro a acolher candidatos da Igreja Universal, por ter entre seus representantes os evangélicos senador Magno Malta (ES) e deputado Anthony Garotinho (RJ) e também por ter vários representantes na FPE.

Outro partido apontado pela cartilha para ser “evitado e até combatido” é o PRB (Partido Republicano Brasileiro), por também ter representantes na FPE. O partido, do qual faz parte o ministro Marcelo Crivella, é criticado na cartilha por ser, de acordo com os ativistas gays, “um importante braço da Igreja Universal no Congresso”.

A cartilha faz também um ataque direto ao PSC (Partido Social Cristão). Com nove membros na FPE, e tendo o Deputado Marco Feliciano como um de seus principais representantes, o partido é atacado pela publicação, que afirma que “LGBT que vota nesse partido deve ter examinada sua sanidade mental”.

Outros partidos que carregam em suas legendas o rótulo de cristãos, são também atacados pelos ativistas gays, como o PTC (Partido Trabalhista Cristão) e o PSDC (Partido da Social Democracia Cristã), que tem como bandeira o mote “compromisso com a família”.

- Quando um político enche a boca pra falar de “família” e de “valores cristãos”, pode saber que é só um jeito bonito de dizer que se trata de um partido machista, ultraconservador e homofóbico – ataca a cartilha ao se referir ao PSDC.

Por defender a moral cristã, o PHS (Partido Humanista da Solidariedade) também entrou na lista de 12 partidos a serem combatidos da cartilha, que afirma: – George W. Bush defendia a “moral cristã” e fez duas guerras, uma delas contra a determinação da ONU.

O ataque a partidos que tenham algum envolvimento com grupos evangélicos segue com declarações contrárias ao PSD (Partido Social Democrático). A cartilha afirma que o Gospel+ relatou a aproximação do partido com parlamentares evangélicos e usa esse fato como motivação para afirmar que “o voto nesse partido é de alto risco a se voltar contra os LGBT”.

Não são apenas os partidos com forte representação evangélica os listados entre os “adversários” da causa gay. Ao criticar o PRP (Partido Republicano Progressista) os ativistas colocam como motivo o fato de a legenda falar em “valores da família” em um de seus vídeos institucionais.

Além dos partidos atacados diretamente como “adversários” da causa gay, principalmente por ter representatividade entre os evangélicos, a cartilha faz uma análise também sobre partidos nos quais afirmam ser possível “fazer um recorte”, de políticos favoráveis à causa LGBT. São partidos que não tem representantes na FPE, entre eles PV, DEM e PSB. Nessa lista são destacados partidos como PCdoB (Partido Comunista do Brasil) e PPS (Partido Popular Socialista), antigo Partido Comunista Brasileiro, que a cartilha afirma não ter entrado na lista dos “pró-LGBT” apenas por não ter “um número maciço de candidatos” abertamente dedicados à causa gay.

A cartilha trata também sobre a relação dos homossexuais com os partidos considerados como os de maior representação nacional: PMDB, PSDB, e PT. O PMDB, que tem oito dos seus 75 deputados federais pertencentes à FPE, é apontado como “perigosíssimo” à causa gay. De acordo com a cartilha o perigo do partido aos homossexuais é o fato de abrigar “os oligarcas conservadores remanescentes que geram atraso para o Brasil”, se referindo aos políticos que restaram da época em que o partido fazia oposição à ditadura militar.

A cartilha afirma que os eleitores gays devem ter cuidado ao votar no PSDB, afirmando que apesar de ter um bem estruturado setorial LGBT, o Diversidade Tucana, o partido deve ser visto com cautela pelos homossexuais por ter quatro deputados na FPE, entre eles o deputado João Campos, que é presidente da frente, e também pela relação do partido com o pastor Silas Malafaia.

O PT é visto pela cartilha como o partido mais engajado na causa gay, mas é tratado com desconfiança por possuir dois parlamentares na FPE e pelo fato de seu senador Walter Pinheiro, da Bahia, ter participado de manifestações contra a PLC122/06, fato relatado pela cartilha como “imperdoável”. O texto dá ainda um destaque positivo ao partido pelo apoio que senadora Marta Suplicy presta à agenda LGBT.

A lista de partidos é encerrada no documento com quatro legendas consideradas pelos ativistas gays como “pró-LGBT”, são eles: PSTU (Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado), PCB (Partido Comunista Brasileiro), PCO (Partido da Causa Operária) e PSOL (Partido Socialismo e Liberdade). O principal motivo apontado pela cartilha para apoiar tais partidos é o fato de seus candidatos à Presidência da República em 2010, mesmo sem uma considerável representatividade nacional, terem todos se declarado a favor do casamento entre pessoas do mesmo sexo. Por serem partidos de extrema esquerda, a cartilha aconselha os gays de direita a considerarem o voto em candidatos de tais legendas, apesar de seu posicionamento político, de forma a defender a causa LGBT e também para proteger o estado de supostos ataques a sua laicidade.

O PSOL foi ainda destacado por ser o partido do deputado e ativista gay Jean Wyllys, que é presidente da Frente Parlamentar pela Livre Expressão Sexual, e por ter promovido um beijo gay em sua propaganda política. De acordo com a publicação, “o PSOL firmou-se como um dos principais aliados do povo LGBT”.

Um dos criadores da cartilha foi o médico Álvaro de Lima Oliveira, 38, que afirma que uma das motivações para a criação do documento foi que “todos conhecem a bancada evangélica, mas ninguém sabe quem faz parte da bancada de livre expressão sexual”.

Comentado como adversário da causa gay na publicação, Magno Malta informou, através da sua assessoria de imprensa, que irá pedir a retirada do seu nome da cartilha. Outros políticos citados no texto, como Anthony Garotinho e Maluf preferiram não se pronunciar sobre o assunto.



Fonte: Gospel+
-------------

Presidente do Egito libertou 26 presos por extremismo religioso

O presidente do Egito Mohammed Mursi concedeu anistia a 26 pessoas que tinham sido presas antes da revolução de 2011 por extremismo religioso por tribunais militares do país, informa a agência Novosti, se referindo à mídia egípcia.

O decreto sobre a anistia desses presos, que naquela época chefiaram certos grupos islamitas radicais, foi assinado pelo chefe de Estado em 26 de julho. Mas foi somente no dia 31 que a imprensa oficial publicou este documento.

Entre os libertados há oito membros acusados de terem participado da fundação da Irmandade Muçulmana, os 18 outros são representantes dos grupos islamitas radicais Al-Jihad e Al-Gamaa al-Islamiya.

A maioria das pessoas libertadas tinham sido condenadas a termos largos de prisão ou à pena perpétua. Vários têm se escondido no exterior até hoje.



Fonte: Voz da Rússia
--------------------

Perdido dentro da igreja

"Ora, o filho mais velho estivera no campo; e, quando voltava, ao aproximar-se da casa, ouviu a música e as danças. Chamou um dos criados e perguntou-lhe que era aquilo. E ele informou: Veio teu irmão, e teu pai mandou matar o novilho cevado, porque o recuperou com saúde. Ele se indignou e não queria entrar; saindo, porém, o pai, procurava conciliá-lo. Mas ele respondeu a seu pai: Há tantos anos que te sirvo sem jamais transgredir uma ordem tua, e nunca me deste um cabrito sequer para alegrar-me com os meus amigos; vindo, porém, esse teu filho, que desperdiçou os teus bens com meretrizes, tu mandaste matar para ele o novilho cevado. Então, lhe respondeu o pai: Meu filho, tu sempre estás comigo; tudo o que é meu é teu. Entretanto, era preciso que nos regozijássemos e nos alegrássemos, porque esse teu irmão estava morto e reviveu, estava perdido e foi achado". (Lucas 15.25-32)

O texto de Lucas 15.25-32, fala sobre o irmão do filho pródigo. Ele aponta o terrível perigo de estar na casa do pai, dentro da igreja, obedecendo leis, cumprindo deveres, sem se enveredar pelos antros do pecado, e ainda assim, estar perdido. Podemos chegar a essa conclusão pelas seguintes razões:

Vive dentro da igreja, mas não é livre – “Mas ele respondeu a seu pai: Há tantos anos que te sirvo sem jamais transgredir uma ordem tua, e nunca me deste um cabrito sequer para alegrar-me com os meus amigos” (v. 29) - Ele não vive como filho, mas como escravo. Faz as coisas certas com a motivação errada. Sua obediência não provém do coração, mas da obrigação. Ele nunca entendeu o que é ser filho. Nunca conheceu o amor do Pai. Muitos, também, estão na igreja por uma mera obrigação. Obedecem, mas não têm alegria. Estão na casa do Pai, mas vivem como escravos.

Vive dentro da igreja, mas está com o coração cheio de amargura – “Mas ele respondeu a seu pai: Há tantos anos que te sirvo sem jamais transgredir uma ordem tua, e nunca me deste um cabrito sequer para alegrar-me com os meus amigos; vindo, porém, esse teu filho, que desperdiçou os teus bens com meretrizes, tu mandaste matar para ele o novilho cevado” (v. 29,30) - O filho mais velho irrita-se com a misericórdia do Pai. Ele não se alegra com a restauração do seu irmão caído. Para ele quem erra não tem chance de restauração nem deve ser objeto de perdão. Na religião dele não havia agenda para o amor. Mas a Palavra de Deus diz que quem não ama a seu irmão ainda permanece nas trevas. O ódio que ele sentia pelo irmão não era menos grave que o pecado de dissolução que outro cometera fora da igreja. O ressentimento que crepitava em seu coração o isolou do Pai e do irmão. Ele se recusou a entrar em casa para celebrar a volta do irmão arrependido, antes se encolheu magoado, revoltado, envenenado pela mágoa destruidora.

Vive dentro da igreja, na presença do Pai, mas anda como solitário – “Então, lhe respondeu o pai: Meu filho, tu sempre estás comigo; tudo o que é meu é teu” (v. 31) - Ele anda sem alegria. Está na casa do Pai, mas não tem comunhão com ele. Muitos também estão na igreja, mas não têm intimidade com Deus, não desfrutam da alegria da salvação, não experimentam as doces consolações do Espírito, vivem como órfãos, sozinhos, curtindo uma solidão dolorosa.

Vive dentro da igreja, mas não se sente dono do que é do Pai – “Então, lhe respondeu o pai: Meu filho, tu sempre estás comigo; tudo o que é meu é teu” (v. 31) - Ele era rico, mas estava vivendo na miséria. Tinha toda a riqueza do Pai à sua disposição, mas vivia como escravo. Era filho, mas não banqueteava com os seus amigos. Assim, também, muitos vivem na igreja sem experimentar os banquetes do céu, servindo a Deus por obrigação, sem alegria no coração.

O mesmo Pai que saiu para abraçar o filho pródigo arrependido sai para conciliar este filho revoltado. O arrependido, com o coração quebrantado, festejou a sua restauração; o outro ficou do lado de fora, perdido, com o coração endurecido.




Fonte: Rev. Hernandes Dias Lopes
--------------------------------

Evangélicos tentam invadir terreiro de umbanda em Olinda

Vídeo que mostra grupo evangélico tentando invadir terreiro em Olinda, domingo, foi repudiado por internautas

Centenas de evangélicos com faixas e gritando palavras de ordem realizam protesto em frente a um terreiro de matriz africana e afro-brasileira – candomblé, umbanda e jurema. As imagens poderiam ser de um filme sobre a Idade Média. No entanto, foram registradas no domingo, no Varadouro, em Olinda, Grande Recife. As cenas de intolerância religiosa circularam ontem nas redes sociais e provocaram a revolta de milhares de internautas.

As imagens foram captadas pelo filósofo e babalorixá Érico Lustosa, vizinho do terreiro alvo dos ataques. Segundo ele, por pouco os evangélicos não invadiram o espaço. “Eles gritavam ‘Sai daí, satanás’ e forçaram o portão. Foi aí que me coloquei em frente ao portão e meu filho começou a gravar. Um deles gritou para a gente tomar cuidado, que ele era evangélico mas era também um ex-matador”, relembrou.

O fato ocorreu uma semana depois que pessoas invadiram terreiros em Brejo da Madre de Deus, no Agreste, após o assassinato de uma criança, segundo a polícia, a mando de um pai de santo. Pesquisadores dizem que essas religiões não realizam sacrifício de humanos.

Com a repercussão nas redes sociais – o vídeo teve mais de 1,5 mil compartilhamentos no Facebook e cerca de 400 visualizações no YouTube em menos de 12 horas – representantes de dezenas de terreiros se reuniram, ontem à tarde, no Palácio de Iemanjá, no Alto da Sé, em Olinda.

No encontro foram discutidas propostas para coibir a intolerância religiosa. Entre elas a de ser registrado um boletim de ocorrência coletivo para denunciar o fato ocorrido no Varadouro.

O terreiro alvo dos ataques é o de Pai Jairo de Iemanjá Sabá, na Rua Manuel Souza Lopes. Vizinhos repudiaram o protesto. “Moro aqui desde criança e o pessoal do terreiro nunca trouxe problema. Sou católica, mas respeito as outras religiões. O que fizeram foi um absurdo. Por pouco não invadiram o espaço”, disse a dona de casa Cintia Gomes, 25 anos.

O secretário-executivo de Promoção da Igualdade Étnico-Racial do Estado, Jorge Arruda, lamentou o fato em Olinda e afirmou que os ataques têm relação com o caso de Brejo da Madre de Deus. A igreja responsável pelo protesto não foi identificada.

Hoje haverá reunião entre representantes do Ministério Público, da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos e de terreiros. Também será lançada a cartilha Diversidade Religiosa e Direitos Humanos e debatida a intolerância contra as religiões de matriz africana e afro-brasileira em Pernambuco.





Fonte: JC Online
----------------