segunda-feira, 28 de março de 2011

Cocaína e suicídio de companheiro levam atriz e escritora Cibelle Dorsa a se matar

Em sua última carta, atriz que se matou no sábado escreve aos filhos e alfineta ex-marido

‘Perdoem a mamãe, mas, a solidão é uma prisão terrível, é como se eu estivesse trancada dentro de mim mesma, estou cansada’. Com essas palavras, escritas numa carta enviada à revista ‘Caras’, a atriz e escritora Cibele Dorsa se despediu dos filhos, Viviane, de 10 anos, filha de seu casamento com o cavaleiro Álvaro Affonso de Miranda Neto, o Doda, e Fernando, 13, com o empresário Fernando Oliva.

As duas crianças moram no exterior e não vieram ao Brasil para o enterro da mãe, que ocorreu ontem, no Cemitério do Araçá, em São Paulo. Cibele morreu, aos 36 anos, na madrugada de sábado após cair da janela do apartamento onde morava, no sétimo andar de um prédio no Morumbi, Zona Sul de São Paulo. O caso foi registrado no 34º Distrito Policial como suicídio consumado. O enterro foi acompanhado por cerca de 40 pessoas. Os familiares não falaram com a imprensa.

Na carta, Cibele diz que foi “plenamente feliz ao lado do Gilberto (Scarpa), seu noivo de 27 anos, que morreu em janeiro ao se jogar da mesma janela de onde ela saltou. “Ele pulou do prédio por vergonha de ter sido vencido pelas drogas… uma pena”, explica a atriz na carta, para depois alfinetar desafetos: “Quem devia se matar não se mata…”. A mensagem seria para seu ex, Doda, hoje casado com a milionária Athina Onassis.

Abaixo, leia trechos da carta envida pela atriz à revista ‘Caras’

“Viver sem o Gilberto é pra mim uma sobrevida desumana. De todos os homens que passaram por mim quem me fez mais mal foi sem dúvida alguma, o Doda, pai da filha que nem mais contato pude ter, e quem mais me fez bem, em vida, foi o Gilberto. Viver sem meus dois filhos e sem o amor da minha vida me dilacera por inteiro, é como se eu estivesse acordada passando por uma cirurgia cardíaca, sinto meu coração sendo cortado, um bisturi elétrico que não para nunca. Não aguento mais chorar, quando não estou soluçando de tanto chorar, fico com lágrimas calmas mas, elas não cessa, nunca! Não aguento mais viver, ou melhor, sobreviver. A comida não desce, sinto um nó na garganta, estou ficando cada dia mais magra, sinto minha pele se descolando do meu corpo. (…) Minha cabeça não consegue pesar menos que 10 toneladas, eu não tenho mais paz, a cena da morte do meu amor me atropela constantemente, lembro do corpo do Gilberto no meio da rua mas, os olhos estavam abertos e eu achei que ele pudesse me ouvir… Falei muito com ele acho que ele deve ter ouvido mas, falei tarde demais. Eu disse que me casaria, que teria o filho, que ele não poderia morrer, molhei o rosto dele de tantas lágrimas e, nada de conseguir que ele se salvasse. (…) Estou sofrendo mais dor agora do que quando sofri o acidente de carro. Agora não tem morfina, não tem nada que acalme essa dor, nada que faça parar essa sensação de perfuração no meu peito. Ainda por cima, o Doda parece nunca cansar de me humilhar, ele não se satisfará nunca mesmo. É o pior homem que já conheci em minha vida, um lobo em pele de cordeiro.”

A sua família:

“Mãe, Carla, Tio, Pai e Bruna, Maciel e Dantino, Me perdoem… não deu, tentei por quase dois meses mas, a dor é infernal. Estou indo em paz e feliz de estar me retirando, não se preocupem, tenho certeza que Deus entende quem morre por amor. Não estou obssediada, estou muito ciente do que estou fazendo, minha vida se tornou uma mentira, e, vcs sabem, eu dempre optei pela verdade.”

Ao Doda:

“Doda, Que um dia Deus te perdoe pelo que vc fez e faz comigo, com a Athina e com as crianças, tente ser alguém melhor, tenho pena da Athina... essa nunca vai conhecer um homem de verdade, um amor. Eu sofro agora, no entanto, fui plenamente feliz ao lado do Gilberto, homem de verdade, que mostra a cara, que não menti, não dissimula, e, assim ele foi até o final. Ele pulou do prédio por vergonha de ter sido vencido pelas drogas…uma pena. Quem devia se matar não se mata…”

Aos seus dois filhos:

“Perdoem a mamãe, mas, a solidão é uma prisão terrível, é como se eu estivesse trancada dentro de mim mesma, estou cansada, sinto muito a falta de vcs mas, confesso que com o Gilberto aqui era mais fácil suportar, eu o amo muito, não sei nem como posso continuar… aqui em casa ficou frio, me sinto fora do meu corpo às vezes, e, isso me dá uma pausa na dor, só que depois volta em dose mais pesada. Faz algumas semanas que sinto uma leveza no corpo, como se eu estivesse já com um pouco de aus~encia do mundo terreno. (…) Amo vcs e estarei olhando vcs (…) meu sonho é encontrar o Gilberto em Aruanda e virar guia espiritual. Vivi, ainda vamos nos encontrar em outras vidas, munca te bandonei, seu pai fez um plano milionário para tirá=la de mim, não tive saída. Fe, idem… vou estar torcendo por vc no futebol, na realização de seus sonhos.. O inacabado, o interrompido tem que ter um fim.”

Para seu noivo Gilberto que cometeu suicidio antes dela:

“Meu amor Gilberto, Vou te encontrar esteja onde vc estiver, no plano espiritual tenho chances de te ver, a famosa esperança, aqui, não. Senti vc e ouvi sua voz inconfundível me pedindo o vídeo e já está no ar. Te amo meu amor, quero correr para os seus braços. Somo o Romeu e Julieta do mundo pos-moderno. Vamos continuar criando, quero ao seu lado dar aulas de teatro para crianças aí no plano espiritual. Vou cuidar delas como gostaria de ter cuidado da minha Vivi…Eu sempre te disse para não copiar autores famosos. Para criar e vc criou! Mas, eu te copio com o maior prazer… Vou tbm em frente com dois anéis até o fim, tu és foi…minha vertigem, meu oásis, minha eterna paixão.”

Para seu sepultamento:

“QUERO SER ENTERRADA NO MESMO JAZIDO DO Gilberto. Não usei nenhuma droda, apenas calmantes e o antietanol…Por favor, quero ser velada em São Paulo e eterrada no mesmo jazido do Gilberto. Quero meu caixão em cima do dele.”

A atriz e escritora Cibele Dorsa, 36 anos, morreu na madrugada de ontem, após cair da janela do sétimo andar de seu apartamento, localizado no bairro do Real Parque, na zona sul de São Paulo.Cocaína e suicídio de companheiro levam Cibelle Dorsa a se matar

A atriz e escritora Cibele Dorsa, 36 anos, morreu na madrugada de ontem, após cair da janela do sétimo andar de seu apartamento, localizado no bairro do Real Parque, na zona sul de São Paulo.

Policiais foram acionados por vizinhos um pouco depois das 2h de ontem. O caso foi registrado no 34.º DP, no Morumbi, e a polícia o investiga como suicídio.

Cibele deixou um texto no microblog Twitter pouco antes do horário da ocorrência: "LMENTO, EU NÃO CONSEGUI SUPORTAE A MORTENOS MEUS BRAÇOS MAS, LUREI"ATE ONDE EU PUDE" (texto literal do Twitter).

A atriz lamentava a morte do noivo, o apresentador do canal E! Entertainment Gilberto Scarpa, que se suicidou em janeiro, aos 27 anos. Sua morte foi comunicada na época pela própria Cibele, no Twitter: "Meu noivo se suicidou essa noite, com ele morto eu me sinto morta. Prefiro ir com ele, minha força não faz mais sentido. Quero ir encontrá-lo."

O apresentador havia sido levado para a delegacia sob a suspeita de portar drogas, e Cibele afirmou em uma entrevista que ele era dependente químico. Naquela noite, ele também caiu da janela do apartamento da atriz.

No microblog, ela faz várias referências ao noivo, com vídeos e fotos. "Indo borrifar o perfume dele no travesseiro..bom sonhos pra vcs tbm", escreveu.

Cibele, que estava em cartaz com a peça infantil "As Princesas do Castelo", tinha dois filhos, que não estavam no apartamento na hora de sua morte.

Duas horas após a queda, a irmã da atriz, Carla, postou uma mensagem no Facebook de Cibele confirmando sua morte: "Queridos amigos, Hj é o dia mais triste da minha vida, minha irmã faleceu ás 2 da manhã! Sei que ela está com Jesus, mas a dor e a saudade são muito forte!!!" (sic).

Em 2008, a atriz foi vítima de um acidente de carro na avenida Cidade Jardim, na zona sul de São Paulo. Na ocasião, um amigo que estava com ela morreu.

Morte de Gilberto Scarpa abalou a modelo

O apresentador de TV Gilberto Scarpa

O apresentador de TV Gilberto Scarpa, de 27 anos, morreu na madrugada de domingo (30) após cair do prédio em que morava em São Paulo.

Scarpa apresentava o programa de variedades "Brasil bites" no canal da TV paga E! Entertainment Television desde agosto de 2010.

Segundo informações das assessorias de imprensa do canal e do apresentador, Scarpa cometeu suicídio. Procurado pelo G1, um funcionário do 34º DP (Morumbi), onde a morte foi registrada, disse que não poderia confirmar a informação de suicídio.

Tanto Cibele Dorsa quanto Gilberto Scarpa atravessavam sérios problemas com uso de cocaína.

NR (Segadas Vianna): Nós lamentamos a perda de tantas vidas de pessoas tão jovens e com tanto a compartilhar na vida. Às famílias, nossa integral solidariedade face à dor pela qual devem estar atravessando. Nossa esperança é que a sociedade como um todo passe a encarar de frente o problema da cocaína e do crack, além de drogas como a metanfetamina e ecstasy, também dentro das camadas sociais mais abastadas e assim olhem as mais desassistidas. Exemplos não faltam. Infelizmente.

Drogas atingem todas as classes sociais e as dizimam por igual.

*Nota do Gerente da Folha do Delegado:

Faço minhas as sábias palavras do amigo Segadas Vianna. As drogas acabam com as pessoas, arrasam com os seus familiares e degradam a nossa sociedade. Uma jovem bonita dessa com um futuro promissor por conta da cocaína acabou com a sua própria vida e ainda fez desmoronar a vida dos seus entes queridos. Uma pena!...
A seguir um dos meus textos sobre as drogas, em especial, contra o crack: que é derivado da cocaína:

Crack ou oxi, sinônimos de morte
(*Archimedes Marques)

Em recente pesquisa sobre o presente tema notei que alguns setores da imprensa brasileira identificaram o que seria uma nova droga também proveniente da cocaína: o oxi. Tal droga seria uma espécie de crack piorado, vez que em sua composição química vários outros produtos são adicionados pelos traficantes manipuladores no intuito de aumentar o lucro financeiro do seu comércio, com o barateamento do produto que assim é sempre melhor consumido pela classe mais pobre do nosso país.

É fato científico que para se fabricar o crack, é usada a pasta base da cocaína que adicionada ao bicarbonato de sódio em proporções equivalentes, manipulados com solventes, se transformam em espécie de pedra meio tenra de cor branca caramelizada. Assim, oficialmente o crack é composto basicamente do lixo da cocaína e do bicarbonato de sódio.

Já o oxi vai mais além na sua insanidade. O seu nome de batismo deriva do verbo oxidar, vez que a borra da cocaína ao ser diluída com o ácido sulfúrico e o ácido clorídrico, misturados e manipulados com a cal virgem, querosene ou gasolina, além do próprio bicarbonato de sódio em combinação com o oxigênio, realiza a transformação química, oxidando o produto também em forma de pedra, só que mais amarelo e bem mais nocivo que o crack.

Em todos os artigos que escrevi sobre o crack sempre contestei a sua fórmula química oficial que não existe em sua composição qualquer produto inflamável. Em contra senso, observa-se perfeitamente que há na pedra do crack o cheiro inconfundível de gasolina ou querosene, ademais alguns usuários me disseram que o odor e o gosto da fumaça inalada é semelhante a pneu queimado, razão pela qual, sempre falei que a cal, o querosene ou gasolina, os ácidos sulfúrico e clorídrico e o bicarbonato de sódio, além da pasta base da cocaína, fazem parte da composição química dessa droga, entretanto agora aparece o oxi como sendo o dono de tal fórmula diabólica.

Em assim sendo, fica a dúvida se os viciados brasileiros estariam consumindo o crack ou o oxi, o que, em absoluto não faz muita diferença. Parece no meu ver, apenas uma questão de nomenclatura. Crack ou oxi se confundem e representam a degradação humana, sofrimento e dor nas suas formas mais drásticas possíveis.

Crack e oxi também pode ser uma coisa só e a fórmula que tanto descrevi e combati veementemente pode ser a exata em detrimento à fórmula oficial do crack originada dos EUA, há mais de três décadas atrás. A não ser que o crack dos norte-americanos seja diferente e menos perigoso que o nosso crack. A não ser que o nosso crack seja na verdade o oxi, um crack piorado, falsificado e abrasileirado como tantos outros produtos importados.

Na verdade, sendo crack ou oxi, o usuário ao fumar toda essa parafernália de produtos altamente nocivos e perigosos, aspira o vapor venenoso para dentro de seus pulmões, entrando em conseqüência na sua corrente sanguínea. Como a droga é inalada na forma de fumaça chega ao cérebro muito mais rápido do que a cocaína ou de qualquer outra droga, causando também malefícios mais abrangentes para o usuário que sempre vicia a partir do seu primeiro experimento.

O usuário do crack ou oxi pode ter convulsão e como conseqüência desse fato, pode levá-lo a uma parada respiratória, coma ou parada cardíaca e enfim, a morte. Além disso, para o debilitado e esquelético sobrevivente seu declínio físico é assolador, como infarto, dano cerebral, doença hepática e pulmonar, hipertensão, acidente vascular cerebral (AVC), câncer de garganta e traquéia, além da perda dos seus dentes, pois o ácido sulfúrico presente na absurda fórmula dessas drogas assim trata de furar, corroer e destruir a sua dentição.

É fácil de concluir que os problemas deixados pelo crack ou oxi em todas as áreas sociais crescem em grandes proporções e atingem em cheio o nosso povo, deixando rastros de lama, miséria, sangue e lágrimas, em destaque, para a classe mais pobre do nosso país, mais de perto, para os jovens menos avisados que se lançam nesse profundo poço de difícil retorno.

(Delegado de Policia no Estado de Sergipe. Pós-Graduado em Gestão Estratégica de Segurança Publica pela Universidade Federal de Sergipe) archimedes-marques@bol.com.br


Fonte: O Dia Online e Folha do Delegado
-------------------------------------------