terça-feira, 1 de março de 2011

Estátua do Cristo Redentor ganha o mundo

Marca do Rio e do Brasil lá fora, o Cristo Redentor vai rodar o planeta. A sete meses de completar 80 anos, o monumento eleito uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno ganhará 44 réplicas — de 3,8 metros e 25 quilos cada — que serão doadas a 19 cidades do exterior e 25 capitais brasileiras. O projeto inédito é coordenado pela Arquidiocese de Rio e é apenas uma das ações do extenso calendário de comemoração do aniversário. A primeira é hoje: a inauguração da iluminação especial.

As estátuas, confeccionadas por um artesão brasileiro, serão acompanhadas da exposição audiovisual ‘Cristo Redentor Para Todos’. Traduzido em vários idiomas, o documentário conta a origem do monumento, detalhes da sua construção e ainda desfaz mitos. “Precisamos esclarecer algumas história, como a de que o Cristo foi uma doação do governo francês. Isso não é verdade. É uma obra de brasileiro, feita para o nosso povo”, afirmou o reitor do Santuário Cristo Redentor, padre Omar Raposo.

A primeira réplica chegará a Madri, na Espanha, no dia 16 de agosto e será entregue ao Papa Bento XVI, que estará na Jornada Mundial da Juventude. Na lista para receber a imagem estão Bonn, na Alemanha, Nova Iorque (Estados Unidos), Lisboa (Portugal), Tóquio (Japão), Roma (Itália), Luanda (Angola) e cidades da Austrália e de Israel.

O projeto prevê que todas as 44 réplicas chegarão ao destino até o dia 15 de setembro. Assim como no exterior, nas capitais do País, as estátuas ficarão sempre em uma praça pública, para facilitar a visitação.

“Ainda estamos fechando todos os lugares. A nossa preferência é por cidades onde há muitos brasileiros. Nosso objetivo é que o Cristo esteja representado em todos os continentes do mundo”, disse o padre Omar.

Apesar de o aniversário de inauguração do monumento ser no dia 12 de outubro, a agenda de eventos para comemorar os 80 anos vai durar oito meses. Estão confirmadas uma regata e um megashow na Praia de Copacabana, que deve atrair milhares de pessoas. “No dia do aniversário mesmo, vamos reunir na orla vários artistas da MPB, coral de 800 vozes. Estamos fechando ainda uma atração internacional para o ‘show da paz’. É um evento para pessoas de todas as religiões”, disse o coordenador da festa do Cristo, Eduardo Maruche.

Iluminação high tech será acionada hoje

Hoje às 18h, o arcebispo do Rio, Dom Orani Tempesta, vai acionar, pelo celular, de uma cerimônia no Palácio de Laranjeiras, a nova iluminação que começa a funcionar hoje no Cristo Redentor. Toda feita com projetores de LED, tem o dobro de potência anterior, reduzindo custos.

Lâmpadas comuns duram entre 5 mil e 10 mil horas, além de vida útil de 3,5 anos. O LED chega a durar 17 anos e rende 17 mil horas. Para se ter uma ideia da economia, o antigo sistema tinha um consumo aproximado ao de 40 chuveiros elétricos. Agora, será de apenas dois chuveiros.

Com 300 pontos de LED, a nova iluminação, projetada por Peter Gasper, tem sistema de controle inovador, que possibilita o gerenciamento de cada projetor individualmente, tanto quanto à cor como quanto à intensidade da luz. Isso possibilita criar infinitas cenas — por exemplo a de um coração pulsando — usadas para iluminar o Cristo em datas especiais. O Instituto do Patrimônio Histórico Nacional (Iphan) e a Secretaria Municipal de Conservação inspecionou ontem o sistema e aprovou.

Monumento que gera fascínio e cópias

O Cristo Redentor é uma das estátuas que mais desperta fascínio pelo mundo. Não são poucos os países que já tomaram a iniciativa de erguer uma à imagem e semelhança da carioca. Ainda sem certeza de que estará na lista feita pela Arquidiocese do Rio, a Bolívia já tratou de fazer um modelo do cartão-postal em suas terras.

O ‘Cristo de la Concordia’, em Cochabamba, foi inaugurado em 1994 e oficialmente inspirado na estátua carioca. No Peru, o ‘Cristo Blanco’, que fica em Cuzco, também tem proposta estética semelhante ao monumento do Rio.

O município de Swiebodzin, na Polônia, decidiu erguer uma estátua gigante de Jesus Cristo para competir com o do Rio. E em Kristiansand, cidade de 75 mil habitantes no sul da Noruega, empresários se uniram para financiar monumento do Cristo Redentor. O grupo teve a ideia e a colocou em prática em 2007, quando a estátua carioca foi escolhida uma das Sete Maravilhas.


Fonte: O Dia Online
----------------------------