quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Missionário ganha igreja inflável para continuar trabalho de evangelização na Rússia

A falta de uma igreja estava impedindo que o missionário polonês, Krzysztof Kowal, desse continuidade ao trabalho de evangelização em Kamchatka, leste da Rússia. Para não encerrar as atividades um amigo do padre ofereceu uma igreja inflável como a solução provisória para os problemas de autorização para construir e a falta de dinheiro para erguer um templo.

Robert Wojcik é amigo de infância de Kowal, e trabalha na construção de brinquedos infláveis para as crianças em Kolobrkeg, na Polônia. Para construir o primeiro templo inflável itinerante ele contou com a doação dos membros da igreja.

A igreja inflável está localizada no extremo oriente russo, em uma área de 1.250 km de extensão. A igreja deve permanecer aberta até mesmo no inverno, quando os termômetros registram até 40º negativos.

Há algumas vantagens em construir um templo inflável, entre elas o baixo custo de manutenção e ainda possibilidade ser transportada em uma pequena van. Fora isso, leva-se apenas 15 minutos para ser inflada antes de começar o culto.

Para a imprensa polonesa o missionário garantiu que está muito feliz com seu novo templo e disse também que as primeiras pessoas confundiram o templo “com um castelo inflável para crianças”.
Igreja inflável na Inglaterra serviu de inspiração

O projeto do padre Krzysztof e de seu amigo Wojcik pode ter sido inspirado em um trabalho de Michael Gill, um designer britânico que aparece no Guinness Book como o criador da primeira igreja globo inflável. O projeto de Gilltem 14 metros de altura, e é um edifício plástico cinza de estilo gótico, com bancos, púlpito altar, vitrais e até mesmo um órgão. “Isso pode mudar a percepção geral do que constitui a Igreja da Inglaterra. É revolucionário. Ela se move com o século 21 “, disse Gill quando ele apresentou sua invenção em 2001. “Se as pessoas não vão à igreja, a igreja precisa de ir ao povo, e esta é uma maneira de fazer isso”, disse ele na ocasião.


Fonte: Protestante Digital
---------------------------