quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Por que Deus proibiu imagens e depois mandou fazer querubins?

Deus disse: “Não farás para ti imagem de escultura, nem semelhança alguma do que há em cima nos céus, nem embaixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. Não as adorarás, nem lhes darás culto; porque eu sou o SENHOR, teu Deus, Deus zeloso” (Êxodo 20:4-5). Mas depois ele disse: “Farás dois querubins de ouro, de ouro batido os farás, nas duas extremidades do propiciatório” (Êxodo 25:18). Ele se contradisse?

Embora estas instruções específicas façam parte da lei dada aos israelitas, Deus também condena a adoração de imagens por qualquer pessoa ou povo, judeu ou gentio. No Antigo Testamento, ele castigou várias nações por suas práticas de adorar imagens e criaturas, ao invés de servirem o único Criador. Jeremias comunicou a sentença de Deus contra a Babilônia: “Portanto, eis que vêm dias, em que castigarei as imagens de escultura da Babilônia, toda a sua terra será envergonhada, e todos os seus cairão traspassados no meio dela” (Jeremias 51:47; cf. Isaías 21:9). O Egito, também, foi condenado por sua idolatria: “Assim diz o SENHOR Deus: Também destruirei os ídolos e darei cabo das imagens em Mênfis.... Assim, executarei juízo no Egito, e saberão que eu sou o SENHOR” (Ezequiel 30:13,19).

Mas os querubins, feitos por ordem de Deus, não foram objetos de adoração. Representavam criaturas que servem a Deus, sempre próximos ao trono do Senhor. O propiciatório, que ficava em cima da arca da aliança, representava o trono de Deus. Os querubins serviam para lembrar o sumo sacerdote, quando entrava no Santo dos Santos, que esta sala do tabernáculo representava a presença de Deus. Mas jamais adoraria os próprios querubins.

Desta maneira, podemos fazer uma distinção importante hoje. Um desenho ou imagem de uma pessoa, até talvez a representação de um apóstolo, profeta ou outra personagem bíblica, pode servir para nos lembrar da mensagem da Bíblia e do procedimento daquele servo, e assim reforça a santidade de Deus. Este uso de representações gráficas não fere os princípios bíblicos. Por outro lado, a veneração de imagens, usando estas representações como objetos de culto ou de honra espiritual, é desobediência aos princípios revelados pelo Senhor. Deus nunca autorizou a veneração de santos, apóstolos, anjos ou imagens representando quaisquer criaturas celestiais ou terrestres.

No Novo Testamento, Paulo disse: “Portanto, meus amados, fugi da idolatria” (1 Coríntios 10:14).



Fonte: Pr Dennis Allan em Estudos da Bíblia
---------------------------------------

terça-feira, 17 de setembro de 2013

Pastor americano afirma que ativistas gays estão infectando pessoas com o vírus da AIDS através de “anéis”

Pat Robertson, o televangelista da teologia da prosperidade mais polêmico dos Estados Unidos, acaba de se envolver numa nova discussão.

Depois de se tornar alvo de um documentário que o acusa de ter desviado ajuda humanitária para explorar minérios no Congo, Robertson conseguiu atrair novos holofotes com declarações sobre ativistas gays.

Durante o programa “The 700 Club”, na emissora de TV Christian Broadcasting Networking (CBN), Robertson disse que alguns ativistas gays portadores do vírus HIV estariam infectando pessoas através de um anel que transmitiria a doença a partir do aperto de mãos, cumprimento universal.

A declaração veio após uma pergunta enviada por um internauta, que questionava se a história com ingredientes de lenda urbana seria verdadeira.

“Algumas pessoas na comunidade gay de San Francisco querem prejudicar as pessoas. Então, eles tem o material, um anel, e se você apertar as mãos o anel tem uma pequena coisa onde você corta seu dedo e é infectado. Realmente, esse tipo de coisa é planejado, o que seria o equivalente a assassinato”, disse o pastor.

A mídia nos Estados Unidos repercutiu as declarações de Robertson, e o fato se tornou motivo de chacota e debate em diversos programas.



Fonte: Gospel+
------------

domingo, 15 de setembro de 2013

10 motivos para ir a igreja neste domingo

Num tempo onde os "desigrejados" se multiplicam e a banalização da Igreja se faz presente em nossos arraiais, elenco dez  motivos porque você deve ir a igreja:

1- Você deve ir a igreja neste domingo pelo fato dela ser a "Communion Sanctos". A igreja é a reunião dos eleitos  em torno do Cristo, que por graça e misericórdia salvou o pecador da condenação eterna.

2- Você deve ir a igreja neste domingo pelo fato dele o ter resgatado do pecado, concedendo-lhe assim a possibilidade de desenvolver atitudes de louvor e gratidão pela vida eterna.

3- Você deve ir a igreja neste domingo pelo fato de que o Senhor o tirou de uma vida solitária para uma vida solidária, o que implica necessariamente em relacionamentos profícuos e compromissados com o corpo de Cristo.

4- Você deve ir a igreja neste domingo pelo fato de que o Senhor determinou que em meio a comunhão ele ordena a sua bênção.

5- Você deve ir a igreja neste domingo para ser edificado pela pregação da Palavra e exposição das Escrituras. O reformador francês João Calvino costumava dizer que a pregação do evangelho é um meio de graça e que através dela o crente é edificado.

6- Você deve ir a igreja neste domingo para estudar as estudar as Escrituras e ser fortalecido pela palavra do Senhor.

7- Você deve ir a igreja neste domingo para amar e ser amado. É na comunhão dos santos que temos a oportunidade de dar e receber amor.

8- Você deve ir a igreja neste domingo para perdoar e ser perdoado. É na comunhão do povo de Deus que ferimos e somos feridos, magoamos e somos magoados, no entanto, é nela também que temos a oportunidade de manifestar o perdão aprendido com Cristo.

9- Você deve ir a igreja neste domingo para manifestar sua gratidão, louvor e agradecimento pela graça e providência divina em sua vida e família

10- Você deve ir a igreja neste domingo para ensinar àqueles que convivem consigo, (principalmente seus filhos) de que não existe nada melhor do amar, servir e bendizer ao Senhor.




Fonte: Pr. Renato Vargens em seu blog
-------------------------------------

Padre Beto diz que Igreja trata com hipocrisia a sexualidade

Roberto Francisco Daniel lança em Maceió livro que mostra ideias avançadas que o levaram à expulsão

Excomungado da Igreja Católica pelas ideias que defende e pelos seus escritos no blog que criou na internet e no Facebook, o escritor Roberto Francisco Daniel, ou simplesmente padre Beto, natural de Bauru (SP), espera por uma decisão do papa Francisco sobre seu processo para saber se continuará sendo sacerdote.

A publicação de suas opiniões em textos na internet fez com que ele fosse convidado pelo bispo de Bauru a apagar o que tinha escrito e a pedir perdão. Como não aceitou as exigências da Igreja, ele foi demitido do cargo e o processo agora está no Vaticano.

A história do padre Beto e seus pensamentos avançados - para a Igreja - estão no livro ‘Verdades Proibidas - Ideias do padre que a Igreja não conseguiu calar’, que será lançado hoje, na Revistaria Centenário, na Praça do Centenário, no Farol, em Maceió.

Em entrevista à Tribuna Independente na tarde de ontem, ele contou como tudo aconteceu. Segundo padre Beto, a primeira conversa que teve com o bispo de Bauru foi com relação à questão política, local e estadual, porque sempre tentou conciliar teologia e questões sociais. Padre Beto destaca que começou a fazer críticas à crise na saúde de Bauru e bateu de frente com as administrações locais.

Sexualidade

Temas considerados tabus pela Igreja Católica como homossexualidade, masturbação, sexo antes do casamento e métodos anticoncepcionais, entre outros, são abordados no livro do padre Beto. Ele também conta sobre sua militância política na Pastoral da Juventude, em Bauru, quando era adolescente, até os 27 anos, quando decidiu ser padre.

Formado em Filosofia e Direito, padre Beto fala abertamente sobre a hipocrisia existente na Igreja Católica a respeito de temas como sexo. “É incabível uma Igreja que se preocupe tanto de uma forma negativa com um garoto que se masturba e uma Igreja que não se importa com a educação em uma escola pública. Isso é totalmente absurdo. Eu disse isso para um repórter de um jornal do Japão. Em que mundo eu estou, onde a Igreja prega que não se deve usar camisinha, anticoncepcional, não fazer uso de laqueadura ou vasectomia? Isso é um absurdo”, pontua.

O padre argumenta que veio de uma Igreja no Brasil que era muito arejada, onde aprendeu cidadania, “onde a reflexão era possível. Fui para a Alemanha e volto em 2001, onde encontro uma Igreja extremamente dogmatizada, neopentencostal, totalmente com uma teologia intimista”, observa. Ele pontua que celebrava missas em Bauru que chegavam a ter cerca de 1.200 fiéis e disse que o que falava levava as pessoas a refletirem. “Ainda hoje me convidam para celebrar casamentos e eu explico que não tem valor religioso. A minha intenção como teólogo não é fazer com que as pessoas engulam o que eu digo, mas que pensem teologicamente a respeito. Pensar o que Deus faria aqui se estivesse em meu lugar”, pontua.

Padre Beto diz que o Brasil louva a Deus demasiadamente, mas que não é um país cristão, apesar de ter muitas igrejas. Sobre a homossexualidade, ele afirma que a postura da Igreja Católica é homofóbica, porque diz que aceita o homossexual, mas não aceita a homossexualidade. “Se eu digo isso, eu estou criando um preconceito com relação ao que o homossexual tem dentro de si. A sexualidade você tem, você nasce com ela. Se eu vejo uma menina na rua e eu tenho tesão por ela, isso não é uma opção. Eu não sou homossexual, sou heterossexual e tive experiências antes de ser padre. Eu não fui para a Igreja virgem, tive relacionamentos com mulheres”, revela.



Fonte: Tribuna Hoje
----------------

Pensamento sobre traição



"Se alguém trai você uma vez, a culpa é dele. Se trai duas vezes, a culpa é sua."

(Eleanor Roosevelt)

Biografia que narra a trajetória do bispo Edir Macedo é recorde de vendas em Manaus

Foram mais de 20 mil publicações vendidas do livro "Nada a Perder 2" que conta a trajetória do bispo Edir Macedo, fundador da Rede Record

O livro “Nada a Perder 2: Meus desafios diante do impossível”, biografia do fundador da Igreja Universal e da Rede Record de Televisão, bispo Edir Macedo, bateu o recorde de vendas e de público em Manaus com mais de 20 mil publicações vendidas. O lançamento, que aconteceu no último sábado, contou com a presença de milhares de pessoas na Saraiva Megastore, no Manauara Shopping.

A capital amazonense foi a primeira cidade a receber o lançamento da obra após o evento oficial, ocorrido no último dia 28 de agosto no Rio de Janeiro.

Milhares de fiéis

O lançamento “Nada a Perder 2: Meus desafios diante do impossível” em Manaus começou às 10h e se estendeu durante toda a tarde, formando uma grande fila nas dependências da Saraiva Megastore e alcançando os corredores do Shopping.

O industriário Cristóvão de Souza Campos era um dos fiéis da Igreja Universal que aguardava na fila para comprar e receber autógrafo no livro. “O bispo Edir Macedo é um exemplo para todos nós, de perseverança, de luta, por tudo o que ele passou na vida dele. Assim como o primeiro livro me ajudou a crescer mais espiritualmente, esse segundo será melhor ainda. E já estou na expectativa do terceiro”, afirmou.

O dia de autógrafos foi conduzido pelo bispo Domingos Siqueira, de São Paulo, que representou Edir Macedo na ocasião. Pastores e representantes regionais da Igreja Universal também escreviam dedicatórias nos livros dos fiéis que compareceram ao local. “O sucesso do livro se deve às experiências que o bispo teve com Deus, e a ousadia dele, em sonhar com coisas grandes e que para muitos era loucura. Quem leu o primeiro livro estava aguardando com ansiedade esse segundo, porque o que o bispo Macedo contou nele serviu como uma forma de alimentar os sonhos das pessoas, delas acreditarem no impossível”, avalia o bispo Domingos.

A aposta da Editora Planeta Brasil é que “Nada a Perder 2” repita o sucesso do primeiro volume que, em apenas cinco meses, vendeu mais de 1 milhão de exemplares em todo o mundo.

Campeão de vendas

Para editora Planeta Brasil, responsável pela publicação do livro, o lançamento de “Nada a Perder 2” em Manaus superou todas as expectativas. No primeiro volume da trilogia foram vendidos 13 mil edições no dia do lançamento. O segundo chegou a marca de 20 mil livros vendidos.Fotos: Clóvis Miranda O bispo Domingos Siqueira, de São Paulo, e o pastor José de Holanda, responsável pela Universal no Amazonas, autografaram livros para os fiéis.



Fonte: A  Crítica
--------------

Mães de santo são expulsas de favelas por traficantes evangélicos

Mãe de santo há 30 anos, expulsa da Pavuna: ‘Disseram que quem mandava ali era o Exército de Jesus'

A roupa branca no varal era o único indício da religião da filha de santo, que, até 2010, morava no Morro do Amor, no Complexo do Lins. Iniciada no candomblé em 2005, ela logo soube que deveria esconder sua fé: os traficantes da favela, frequentadores de igrejas evangélicas, não toleravam a “macumba”. Terreiros, roupas brancas e adereços que denunciassem a crença já haviam sido proibidos, há pelo menos cinco anos, em todo o morro. Por isso, ela saía da favela rumo a seu terreiro, na Zona Oeste, sempre com roupas comuns. O vestido branco ia na bolsa. Um dia, por descuido, deixou a “roupa de santo” no varal. Na semana seguinte, saía da favela, expulsa pelos bandidos, para não mais voltar.

- Não dava mais para suportar as ameaças. Lá, ser do candomblé é proibido. Não existem mais terreiros e quem pratica a religião, o faz de modo clandestino - conta a filha de santo, que se mudou para a Zona Oeste.

A situação da mulher não é um ponto fora da curva: já há registros na Associação de Proteção dos Amigos e Adeptos do Culto Afro Brasileiro e Espírita de pelo menos 40 pais e mães de santo expulsos de favelas da Zona Norte pelo tráfico. Em alguns locais, como no Lins e na Serrinha, em Madureira, além do fechamento dos terreiros também foi determinada a proibição do uso de colares afro e roupas brancas. De acordo com quatro pais de santo ouvidos pelo EXTRA, que passaram pela situação, o motivo das expulsões é o mesmo: a conversão dos chefes do tráfico a denominações evangélicas.

Atabaques proibidos na Pavuna

A intolerância religiosa não é exclusividade de uma facção criminosa. Distante 13km do Lins e ocupada por um grupo rival, o Parque Colúmbia, na Pavuna, convive com a mesma realidade: a expulsão dos terreiros, acompanhados de perto pelo crescimento de igrejas evangélicas. Desinformada sobre as “regras locais”, uma mãe de santo tentou fundar, ali, seu terreiro. Logo, recebeu a visita do presidente da associação de moradores que a alertou: atabaques e despachos eram proibidos ali.

-Tive que sair fugida, porque tentei permanecer, só com consultas. Eles não gostaram — afirma.

A situação já é do conhecimento de pelo menos um órgão do governo: o Conselho Estadual de Direitos do Negro (Cedine), empossado pelo próprio governador. O presidente do órgão, Roberto dos Santos, admite que já foram encaminhadas denúncias ao Cedine:

- Já temos informações desse tipo. Mas a intolerância armada só pode ser vencida com a chegada do estado a esses locais, com as UPPs.

O deputado estadual Átila Nunes (PSL) fez um pedido formal, na última sexta-feira, para que a Secretaria de Segurança investigue os casos.

- Não se trata de disputa religiosa mas, sim, econômica. Líderes evangélicos não querem perder parte de seus rebanhos para outras religiões, e fazem a cabeça dos bandidos — afirma.

Nas favelas, os ‘guerreiros de Deus’

Fernando Gomes de Freitas, o Fernandinho Guarabu, chefe do tráfico no Morro do Dendê, ostenta, no antebraço direito, a tatuagem com o nome de Jesus Cristo. Pela casa, Bíblias por todos os lados. Já em seus domínios, reina o preconceito: enquanto os muros da favela foram preenchidos por dizeres bíblicos, os dez terreiros que funcionavam no local deixaram de existir.

Guarabu passou a frequentar a Assembleia de Deus Ministério Monte Sinai em 2006 e se converteu. A partir daí, quem andasse de branco pela favela era “convidado a sair”. Os pais de santo que ainda vivem no local não praticam mais a religião.

A situação se repete na Serrinha, ocupada pela mesma facção. No último dia 22, bandidos passaram a madrugada cobrindo imagens de santos nos muros da favela. Sobre a tinta fresca, agora lê-se: “Só Jesus salva”.

O babalaô Ivanir dos Santos, representante da Comissão de Combate à Intolerância Religiosa (CCIR), criada justamente após casos de intolerância contra religiões afro-brasileiras em 2006, afirma que os casos serão discutido pelo grupo, que vai pressionar o governo e o Ministério Público para que a segurança do locais seja garantida e os responsáveis pelo ato sejam punidos. “Essas pessoas são criminosas e devem ser punidas. Cercear a fé é crime”, diz o pai de santo.


Mãe de santo: proibida de circular na favela com as "roupas do demônio" 

Lei mais severa

Desde novembro de 2008, a Polícia Civil considera como crimes inafiançáveis invasões a templos e agressões a religiosos de qualquer credo a Lei Caó. A partir de então, passou a vigorar no sistema das delegacias do estado a Lei 7.716/89, que determina que crimes de intolerância religiosa passem a ser respondidos em Varas Criminais e não mais nos Juizados Especiais. Atualmente, o crime não prescreve e a pena vai de um a três anos de detenção.

Filha de santo, que foi expulsa do Lins: ‘Não suportava mais fingir ser o que não era’.

- Me iniciei no candomblé em 2005. A partir de minha iniciação, comecei a ter problemas com os traficantes do Complexo do Lins. Quando cheguei à favela de cabeça raspada, por conta da iniciação, eles viravam o rosto quando eu passava. Com o tempo, as demostrações de intolerância aumentaram. Quando saía da favela vestida de branco, para ir ao terreiro que frequento, eles reclamavam. Um dia, um deles veio até a minha casa e disse que eu estava proibida de circular pela favela com aquelas “roupas do demônio”. 
As ameaças chegaram ao ponto de proibirem que eu pendurasse as roupas brancas no varal. Se eu desrespeitasse, seria expulsa de lá. No fim de 2010, dei um basta nisso. Não suportava mais fingir ser o que eu não era e saí de lá.

Mãe de santo há 30 anos, expulsa da Pavuna: ‘Disseram que quem mandava ali era o ‘Exército de Jesus”.

- Comprei, em 2009, um terreno no Parque Colúmbia, na Pavuna. No local, não havia nada. Mas eu queria fundar um terreiro ali e comecei a construir. No início, só fazia consulta, jogava búzios e recebia pessoas. Não fazia festas nem sessões. Não andava de branco pelas ruas nem tocava atabaque, para não chamar a atenção. Um dia, o presidente da associação de moradores foi até o local e disse que o tráfico havia ordenado que eu parasse com a “macumba”. Ali, quem mandava na época era a facção de Acari. Já era mais de santo há 30 anos e não acreditei naquilo. Fui até a boca de fumo tentar argumentar. Dei de cara com vários bandidos com fuzis, que disseram que ali quem mandava era o “Exército de Jesus”. Disse que tinha acabado de comprar o terreno e que não iria incomodar ninguém. Dias depois, cheguei ao terreiro e vi uma placa escrito “Vende-se” na porta — eles tomaram o terreno e o puseram a venda. Não podia fazer nada. Vendi o terreno o mais rapidamente possível por R$ 2 mil e fui arrumar outro lugar.



Fonte: Extra
---------

sábado, 14 de setembro de 2013

Palavra de ânimo ao tímido

"Então, disse Moisés ao Senhor: Ah! Senhor! Eu nunca fui eloquente, nem outrora, nem depois que falaste a teu servo; pois sou pesado de boca e pesado de língua. Respondeu-lhe o Senhor: Quem fez a boca do homem? Ou quem faz o mudo, ou o surdo, ou o que vê, ou o cego? Não sou eu, o Senhor? Vai, pois, agora, e eu serei com a tua boca e te ensinarei o que hás de falar" (Êxodo 4.10-12).  

A fase do "eu posso" 

Moisés nasceu num tempo em que os hebreus eram mantidos escravos no Egito - maior potência de sua época. Sob o temor do crescimento do povo hebreu, Faraó ordenou que toda criança do sexo masculino deveria ser sacrificada. Moisés foi salvo pela filha de Faraó e adotado por ela como um filho. Foi educado em toda ciência dos egípcios, sendo poderoso em palavras e obras (Atos 7.22). Com conhecimento e poder, viveu a fase do "eu posso" durante os primeiros quarenta anos de sua vida.  

A fase do "eu não posso"

Cheio de si, num certo dia, saiu para ver seus irmãos hebreus quando se deparou com a cena de um egípcio espancando um do seu povo. Achando que ninguém estava vendo, matou o egípcio com as próprias mãos e o escondeu na areia. Contudo, a notícia se espalhou. Tomando conhecimento disso, Faraó procurou matá-lo. Moisés teve que fugir para as terras de Midiã, onde passaria os próximos 40 anos. Refugiado e com muito medo, experimentou a fase do "eu não posso" em sua vida.      

A fase do "Deus pode"

Neste exato momento, Deus aparece a ele e se mostra como um Deus forte e poderoso, ao mesmo tempo sensível e cheio de compaixão pelo povo. Vem para se mostrar a Moisés dando-lhe um propósito maior na vida. Agora Moisés seria levantado para libertar sua família e todo o seu povo. Seu trauma de fugitivo, contudo, falou mais alto, transformando-o em alguém cheio de timidez. 

Segundo o dicionário, tímido é alguém assustado, medroso, receoso, sem coragem, acanhado, incerto, débil, dúbio, fraco. Exatamente assim é como Moisés se via. Sua timidez tinha nascido do seu olhar fixo em suas limitações, fracassos e frustrações. Sua opinião a respeito de si mesmo era muito diferente da opinião que Deus tinha. Aliás, o que importa mesmo é a opinião que Deus tem sobre nós. Apesar de algumas provas incontestes de como Deus estaria ao seu lado naquela missão, sua resistência ao chamado de Deus foi grande. Hesitou, mas, finalmente, aceitou o desafio.

Em Deus, a ousadia tomou o lugar da covardia, a intrepidez dominou a timidez. A força do propósito produziu coragem em seu coração. Cerca de 3 milhões de pessoas foram libertas da tirania do Egito. Nos últimos 40 anos de sua vida experimentou a fase do "Deus pode". Morreu aos cento e vinte anos sem que seus olhos tivessem enfraquecido e seu vigor tivesse debilitado, deixando sucessão na liderança e um povo preparado para adentrar a terra prometida.       

O Dr. Christian Chen, em seu livro Os Números na Bíblia, apontou essas três fases de 40 anos cada na vida de Moisés ponderando que também nós podemos passar por períodos semelhantes. Às vezes, achamos que podemos todas as coisas. Outras vezes, vamos para o outro extremo quando pensamos não poder nada. Mas, ao invés de olhar para nossas próprias forças, ou para nossos fracassos e frustrações, somos desafiados a olhar para Deus.

A fé e confiança em Deus é o que nos liberta de todo tipo de timidez. Vamos, pois, ser cheios do espírito de ousadia. Deus quer nos libertar de toda timidez para nos levantar como libertadores de nossa família e de nosso povo! Ele mesmo afirma: "Vai, pois, agora, e eu serei com a tua boca e te ensinarei o que hás de falar".



Fonte: Rodolfo Garcia Montosa no Instituto Jetro
----------------------------------------------

Igreja Anglicana do País de Gales autoriza ordenação de bispos mulheres

Adesivo de carro em defesa da ordenação de bispos mulheres, no centro de Londres.

A Igreja Anglicana do País de Gales decidiu nesta quinta-feira (12) autorizar a ordenação de bispas, em uma decisão que pode exercer pressão sobre a Igreja da Inglaterra, até agora oposta a essa mudança.

A ordenação de bispas já existe na Escócia e na Irlanda do Norte.
A reforma foi aprovada nesta quinta-feira pelos três colégios que compõem a direção da Igreja de Gales.

O arcebispo de Gales, Barry Morgan, considerou que "não há sentido algum do ponto de vista teológico" não permitir a ordenação de bispas, já que as mulheres podem ser ordenadas sacerdotes e diaconisas.

Este tema também agita a Igreja da Inglaterra, onde uma maioria tradicionalista no colégio dos laicos bloqueou a proposta de reforma em novembro de 2012.


Fonte: AFP
---------

Pastor é julgado por desviar milhões de dólares de igreja para financiar carreira musical de sua esposa

O pastor Kong Hee, fundador e líder da maior congregação crista de Cingapura, a Igreja Cidade da Colheita (CHC na sigla em inglês), está sendo acusado de desviar cerca de 50 milhões de dólares da igreja para financiar a carreira pop de sua esposa, a cantora Ho Yeow Sun.

O pastor e outras cinco pessoas ligadas a ele foram indiciados no ano passado e agora estão sendo julgados por conspirar para fraudar a instituição religiosa em milhões de dólares. De acordo com a agência AFP, eles foram denunciados por utilizar US$ 24 milhões de fundos da igreja para financiar a carreira musical de Ho Yeow Sun e, supostamente, desviar outros US$ 26 milhões para cobrir a primeira fraude.

O processo tem também como ré a produtora Xtron, que geria a carreira de Ho. A empresa é dirigida por um membro da igreja Choong Kar Weng, e é acusada de ser o canal utilizado para desviar do dinheiro. Weng foi uma das primeiras testemunhas ouvidas no julgamento.

O julgamento foi iniciado no final de agosto e deve estender por cerca um mês.



Fonte: Gospel+
-----------

sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Por que a igreja tem a tendência de ser decepcionante?

As igrejas no Brasil têm um percentual alarmante de rotatividade entre os membros. É com muita freqüência e, pode-se dizer que já se tornou comum, isto é, aceitável entre os frequentadores de templos a ideia de pertencer ou não a uma determinada “igreja local” não tem tanta importância. Talvez seja por causa da influência pós-modernista que banaliza tudo que antes se tinha algum apreço. Mas se os motivos parasse somente por ai, nossos problemas seriam consideravelmente bem menores. 

Há relatos de diferentes motivos pelo qual se comete o êxodo constante. Não há uma preocupação em se migrar para outro templo ou de experimentar algo novo em uma nova denominação deixando lacunas para trás. 

Queixam-se os líderes que seus membros não têm carinho suficiente para se doar em prol do Evangelho, abrindo mão de seus afazeres como: trabalho, família, lazer e finanças e algo mais que se possa explorar. Queixam-se os membros que seus líderes não lhes dão atenção suficiente ou que os resultados por seus esforços não lhes renderam retornos esperados. 

Nesta briga entre o martelo e a bigorna está a Igreja Verdadeira, Ela tem sofrido com ataques de saqueadores ideológicos por conta de líderes inescrupulosos que não pregam, mas martelam só pensando em resultados a qualquer custo. Para eles a igreja tem que crescer numericamente em pouco tempo, mesmo que a verdade tenha que ser ocultada ou distorcida. E recebendo o impacto, como se fosse uma bigorna insensível, estão os membros, decepcionados com o sistema religioso, devolvem com a mesma energia - em forma de criticas e abandono - os impactos sofridos nesta batalha cruel que só resulta em morte espiritual. 

A atual perspectiva do evangelho tem o foco muito diferenciado do que Jesus ensinou a seus discípulos. Esta é a causa de muito sofrimento e decepção no ceio da Igreja. A simplicidade foi envolvida pela sofisticação. Muitos membros se portam como mariposas em vôos circulantes em torno de uma luz que tende se apagar, porque seu brilho não é eterno. 

A prova disto é que a maioria dos crentes decepcionados é ou foram líderes em algum momento. Ou ainda pessoas que mantiveram contato estreito com algum líder. A escalada da fé deve ser feita de Glória em Glória e não de cargo em cargo. A fama, por menor que seja, pode infra o homem. E a maioria das pessoas não está preparada para suportar tamanho apelo do próprio ego. Facilitando as decepções e frustrações e somando-as, resultam em aflições.

Jesus disse que no mundo teríamos aflições, e quando o mundo entra na Igreja, as aflições vêm com ele. Não se pode desvincular o mundo das aflições, onde o mundo estiver estará também as aflições. É fato que a Igreja está no mundo, o por isso teremos aflições imposta pelo mundo. Mas quando o mundo entra na Igreja, as aflições são impostas pelos os que se dizem igreja. É ai que a Igreja se torna decepcionante. Ovelhas são afligidas dentro do aprisco por lobos transvestidos de pastores. Pastores são afligidos – mordidos – dentro do aprisco por lobos transvestidos de ovelhas.

Será que já não está na hora de revermos nosso modelo de cultuarmos a Deus? Toda está infra-estrutura se faz necessária para alguém gritar com maior ímpeto que Jesus é o Senhor para a Glória do Deus Pai? Ou estamos gritando com tanta veemência que Jesus é o Senhor para a glória da nossa denominação?

A igreja decepciona por deixar de ser o que deveria ser. Não só como lideres, mas também como membros. A verdade é que os líderes que decepcionam são porque estão decepcionados. Seus esforços para galgarem cargos “maiores” parecem ter criado barreiras impedindo a verdadeira devoção. A intimidade com Deus. São trabalhadores dignos de salário, mas que estão recebendo sua recompensa por aqui mesmo. Não sendo capazes de fazer menção da coroa incorruptível que os aguardam na eternidade. E isto é decepcionante por não satisfazer a alma e nem aplacar o desejo de ser bem aceito pela igreja.

Os membros que estão decepcionados são os que colocaram suas expectativas em recursos de estruturas terrenas que ruem com o tempo. Objetivando seus anseios pessoais e não buscando o que é dos outros, para oferecer alívios e compaixão com os demais. 

Por que a igreja tem a tendência de ser decepcionante? Porque temos a tendência de esquecermos que a Bíblia nos ensina a não buscar nossos próprios interesses, mas sim o de outrem; a não ser pedra de tropeço, mas sendo agradável para que muitos sejam salvos (I Cor.10:23 a 33).




Fonte: Edson José Durval em Ultimato
--------------------------------

Igreja terá que pagar R$ 15 mil a empregado chamado de jegue

O TRT (Tribunal Regional do Trabalho) de Minas Gerais condenou a Igreja Mundial do Poder de Deus a pagar R$ 15 mil por assédio moral a um empregado que alegou ser chamado de jegue, burrinho e macaquinho por religiosos da direção da igreja.

O empregado exercia a função de editor de vídeo e supervisor do programa do bispo e sofria ofensas sempre que havia um imprevisto ou algum erro na produção.

Os fatos teriam sido confirmados por testemunhas que contaram que o bispo ria e achava graça da situação. O funcionário chegou a ser colocado, durante três dias, na cozinha do estabelecimento.

O UOL tentou contato com a assessoria da igreja, por e-mail e telefone, mas até a publicação do texto não obteve resposta. No processo, a igreja negou ofensas.

Comportamento caracterizou assédio moral, segundo a Justiça
A 2ª Turma do TRT-MG acompanhou o voto do desembargador Anemar Pereira Amaral e o assédio moral ficou plenamente caracterizado, justificando a reparação por parte do empregador, segundo a decisão.

No recurso, a igreja negou que tivesse praticado qualquer ato ofensivo à honra do reclamante e que, no máximo, havia brincadeiras comuns a um ambiente de trabalho descontraído.

Para o magistrado, a conivência do empregador com a situação é o suficiente para justificar a condenação. No caso do processo, ainda mais, já que o chefe participava das brincadeiras ofensivas.

"A figura do assédio moral caracteriza-se pela conduta abusiva do empregador, atentando contra a dignidade ou integridade física ou psíquica de um empregado, ameaçando o seu emprego ou degradando o ambiente de trabalho, expondo o trabalhador a situações humilhantes e constrangedoras", disse.




Fonte: UOL
---------

Record lança a minissérie “A Bíblia” depois de “José do Egito”

Diogo Morgado é Jesus na minissérie

Em outubro deste ano, a Record lançará a minissérie “A Bíblia” no lugar de “José do Egito”. A atração é uma produção americana de sucesso, que foi traduzida para o português.

O novo programa da emissora tem Diogo Morgado, ator português, como Jesus Cristo. 

“Comecei a ler a Bíblia e a ver  tudo o que podia sobre o assunto. Depois parei porque percebi que não existia uma escola de representação que me pudesse ajudar nesta tarefa de representar Jesus Cristo”, revelou Diogo ao Examiner. “Tem mais a ver com a nossa energia e com o nosso espírito do que propriamente com algo que se possa racionalizar. Para mim foi uma viagem, foi único”, completou o ator.

“A Bíblia” tem estreia prevista para o dia 16 de outubro e será exibida as 21h45.



Fonte: M de Mulher
----------------

Nomes bíblicos lideram registros em cartórios de Campinas, São Paulo

O mais comum é Maria, nome da mãe de Jesus Cristo, segundo a Bíblia.
Entre os meninos, Pedro, apóstolo lidera o ranking na cidade.

Oito entre dez nomes mais registrados em cartórios de Campinas (SP) têm origem bíblica, aponta levantamento da Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo (Arpen-SP) entre 2007 e os primeiros oito meses de 2013. Na liderança do ranking está o nome Maria, com 6.381 registros, seguido por Ana, com 5.770.

Entre os nomes masculinos, o mais lembrado pelos pais é Pedro, com 4.121 registros. “Pedro é um nome bem forte. Escolhi este nome desde criança, já que minha família é cristã. Não me imagino escolhendo outro”, afirma a consultora de RH Tatiana Regina de Souza, mãe de Pedro Henrique, que nasceu no dia 10 de junho passado. Se a criança nascida há cerca de três meses fosse uma menina, também seria registrada com nome bíblico. “Maria Eduarda seria o nome”, completa Tatiane. 

Tatiane Regina de Souza e o filho Pedro

João é outro nome usual, com 3.474 registros, seguido de Gabriel, com 3.321, e Lucas, com 2.921. Na sequência aparecem Julia e Matheus, com 2.504 e 2.350. Fecham as primeiras colocações os nomes Davi, com 2.140, e Guilherme, com 2.060 anotações.

A pesquisa aponta ainda que alguns nomes não muito lembrados entraram na lista de mais populares novamente. Entre as meninas, é o caso de Sophia. Há cinco anos foram 56 vezes, mas em 2010 passou para 148 crianças registradas e, no ano passado, passou para 301, sendo o terceiro nome feminino mais utilizado pelos pais. A posição se mantém em 2013.

O casal Karine e Carlos Alberto com o filho Davi, nascido em Campinas

Em relação ao nome de meninos, Davi surpreende. Só neste ano são 425 registros, ultrapassando os mais tradicionais, Pedro e João. O aumento da escolha pelo nome pode estar relacionado com o nascimento de Davi Lucca, filho do jogador Neymar, do Barcelona, em 2011, segundo a pesquisa. "Eu sempre quis ter um filho e desde que decidimos ter um, sempre falávamos que se fosse menino seria Davi. Quem escolheu este nome foi o Beto (pai). Ele achou o nome pequeno e, ao mesmo tempo, forte também pelo significado", explica a mãe, Karine Faria.

Davi foi rei de Israel e a Bíblia destaca sua vitória diante do gigante Golias. "Ele foi rei de Israel, aquele que derrotou o gigante Golias quando ainda era adolescente, e que, após tornar-se rei, foi responsável por grandes vitórias para sua nação", completa a mãe.




Fonte: G1
---------

Aposentado se apaixona por cabra e casará com animal na Igreja do Diabo

Um casamento curioso entre um aposentado e uma cabra vem chamando atenção e ganhando destaque na imprensa nacional e internacional. Aparecido Castaldo, 74 anos, se casará com sua cabra de estimação, Carmelita.

O fato por si só já é suficientemente inusitado, porém o “casal” terá a união celebrada na Igreja do Diabo, à meia noite do dia 13 de outubro. “Dia 14 é o ‘dia das almas’, por isso vamos fazer exatamente na hora da virada de domingo para segunda-feira”, explica Toninho do Diabo, “bispo” que conduzirá a cerimônia.

O aposentado é viúvo e pai de oito filhos, e rebate as críticas com discurso ensaiado, segundo Toninho: “Quando alguém diz que é errado, ele afirma que a cabra não engravida, não fala e não pede dinheiro para fazer compras no shopping”.

A opção de Aparecido foi destaque no site do jornal Meia Hora e no portal norte-americano Huffington Post. Embora a busca do aposentado seja por evitar despesas, a cabra Carmelita já deu um prejuízo: comeu o vestido que seu noivo encomendou para a cerimônia. “A culpa foi minha, eu passei uma essência de maçã no véu, isso chamou a atenção dela. Mas já compramos outro”, explicou Toninho.

No entanto o bispo da Igreja do Diabo garante que Aparecido não praticará zoofilia: “Aparecido mora sozinho. Esta não é a primeira cabra que ele tem, porque gosta de animais. Ele só precisa de uma companhia. Não haverá relação sexual entre os dois”.



Fonte: Gospel+
------------

Pastor Terry Jones é detido antes de queimar três mil exemplares do Alcorão

No momento da detenção, Jones dirigia uma caminhonete que transportava uma churrasqueira repleta de exemplares do Alcorão molhados com querosene

O polêmico pastor americano Terry Jones foi detido na quarta-feira na Flórida antes de queimar 3.000 exemplares do Alcorão no aniversário dos atentados de 11 de setembro de 2001, informou a imprensa local. Terry Jones, de 61 anos, foi detido em Mulberry, perto de Tampa, Flórida, e enfrenta acusações de transporte ilegal de combustível e porte de arma de fogo, segundo o jornal Orlando Sentinel.

No momento da detenção, Jones dirigia uma caminhonete que transportava uma churrasqueira repleta de exemplares do Alcorão molhados com querosene. Também transportava garrafas adicionais do combustível, destaca o jornal.

O plano de Jones era queimar em público o livro sagrado dos muçulmanos na data do aniversário dos atentados de 11/9 e em um momento de grande tensão no Oriente Médio pelo conflito na Síria. Segundo o site do pastor, ele tinha planos de queimar na quarta-feira 2.998 exemplares do Alcorão em Tampa Bay, uma referência ao número de vítimas do 11/9.

Jones ameaçou em 2010 executar um ato similar, o que provocou muita indignação tanto dentro como fora dos Estados Unidos, mas depois desistiu do plano. Em 2011, no entanto, o pastor queimou o Alcorão e no ano seguinte promoveu um filme anti-islâmico. Os três incidentes provocaram atos de violência no Oriente Médio e Afeganistão.



Fonte: Correio Braziliense
-------------------------

Chamados a ser corajosos

"Eu lhes disse essas coisas para que em mim vocês tenham paz. Neste mundo vocês terão aflições; contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo." (João 16:33)

- Você já sentiu alguma vez medo do futuro? Já sentiu como se estivesse à beira de um precipício e muito assustado? Já teve medo de enfrentar sozinho os problemas e desafios da vida?

Se sua resposta for sim, não se preocupe. Você não é o primeiro nem o último filho de Deus a se sentir assim. Jesus tinha uma mensagem de esperança para os seus discípulos enquanto eles enfrentavam um futuro incerto, de modo que não tivessem medo, mas coragem.

Durante a última semana de Sua vida na Terra, Jesus sabia que sua partida era iminente. Mas, antes de deixar os Seus discípulos, Ele queria encorajá-los. Primeiro, alertou-lhes que iriam enfrentar dificuldades e tribulações. E, então afirmou-lhes: -"Eu lhes disse essas coisas para que em mim vocês tenham paz. Neste mundo vocês terão aflições; contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo." (João 16:33).

Jesus disse: "Tenham ânimo". Outra forma de traduzir essa frase é: "Tenham coragem." Esse era o chamado de Cristo para a vida de Seus assustados discípulos. Isso sugere o resultado em vez da causa.

Em outras palavras, Jesus não estava simplesmente dizendo:

-"Animem-se. Vamos colocar um sorriso na cara, gente!"

Ele estava dizendo mais do que isso. Ele estava dizendo:

-"Sejam fortes e corajosos."

Se você é corajoso, a alegria virá.

Vamos enfrentar tribulações no mundo, mas isso não deve nos amedrontar, pois Ele venceu o mundo.



Fonte: Devocionais Diários
------------------------

Cristão mata ateu durante discussão sobre existência de Deus

Douglas Yim, de 33 anos, foi condenado pela Justiça da Califórnia (EUA) por ter matado a tiros um amigo durante uma acalorada discussão. O cristão Douglas debatia com o ateu Dzuy Duhn Phan, de 25 anos, sobre a existência de Deus. Os dois haviam consumido bebida alcoólica, fumado maconha, cheirado cocaína e jogado videogame antes de começar a discussão, de acordo com o "Oakland Tribune". 

O cristão ficou injuriado quando Dzuy começou a questionar a existência de Deus, perguntando onde Ele estava quando Douglas perdia as disputas de videogame. Foi além: Onde Deus estava quando o pai de Douglas morreu após sofrer derrame? 

A ira aumentou e Douglas destruiu a TV na qual eles praticavam videogame. O cristão foi a um quarto e voltou armado. Com uma AR-15! Ele não pensou duas vezes: atirou no amigo ateu. O crime aconteceu em abril de 2011. 

A sentença de Douglas sairá em novembro.



Fonte: Page not found
------------------

3 mentiras em que facilmente caímos

Quando escolhemos (*) nos ausentar da reunião dos santos, é bem possível que sejamos vítimas de uma ou mais mentiras de Satanás.

A primeira mentira é: eu não preciso ‘disso’. Quando falo ‘disso’ quero dizer: o tempo de adoração, o tempo de instrução, o tempo de comunhão ou o tempo de oração. No momento em que coloco “isso” na balança do que quero ou prefiro, passo a acreditar na mentira de que os meios de graça têm pouco valor. Eu não ganho muito com reuniões de oração, não me beneficio muito da Escola Dominical, eu não gosto quando aquele pastor prega. Certamente eu não preciso disso.

A segunda mentira é: eu não preciso ‘deles’. Isto é, dos santos. Eu poderia estar com eles. Poderia estar em comunhão com eles, desfrutar da presença deles, ser fortalecido por eles. Quando consistentemente escolho me ausentar de seus momentos de reunião, estou acreditando na mentira do diabo de que sou suficiente em mim mesmo.

A terceira mentira em que podemos facilmente acreditar é: eles não precisam de ‘mim’. Minha presença ou ausência não faz diferença. Estar ou não do lado daquele irmão ou irmã, meu pastor me ver e interagir comigo ou não, minha voz unir-se ou não em louvores, meu coração ser elevado ou não com meus irmãos em oração  - tudo isso é indiferente. É verdade que a igreja sobreviverá, mas há uma grande diferença entre força total e força parcial. Há uma diferença entre uma família onde todos estão presentes, um corpo sem partes faltando, um prédio com todas as paredes ou pedras no lugar.

A reunião dos santos é importante. Não podemos descuidadamente negligenciá-la.
(*) Não estou me referindo ao que geralmente chamamos de “obstáculo providencial” ou ausência necessária. Refiro-me ao hábito de nos ausentarmos dos meios da graça.




Tradução: Cleber Filomeno no iPródigo
Fonte: Jim Savastio em Reformed Baptist Fellowship
--------------------------------------------------

Pastor Marcos Pereira é condenado a 15 anos de prisão por estuprar fiel

Religioso foi preso em maio; segundo MP, crime ocorreu em 2006 nas dependências da igreja

A juíza Ana Helena Valle, da 2ª Vara Criminal de São João de Meriti, na Baixada Fluminense, condenou o pastor evangélico Marcos Pereira da Silva a 15 anos de prisão pelo crime de estupro contra uma seguidora da Assembleia de Deus dos Últimos Dias (ADUD), presidida pelo religioso. De acordo com a denúncia do Ministério Público do Rio, o crime foi cometido no final de 2006, nas dependências da igreja. A defesa de Marcos Pereira vai recorrer da condenação.

"As testemunhas ouvidas relatam com firmeza como o acusado é uma pessoa manipuladora, fria, só pensa em si, utilizando-se das pessoas para satisfazer seus instintos mais primitivos e de forma promíscua, utiliza da boa-fé das pessoas para enganá-las. Pelo exposto e por tudo que dos autos consta, julgo procedente a pretensão punitiva para condenar Marcos Pereira da Silva, como incurso nas penas dos art. 214 c/c art. 226, II, ambos do Código Penal", escreveu a magistrada na sentença.

O religioso está preso desde 7 de maio deste ano. Marcos Pereira teve dois mandados de prisão preventiva expedidos pela 1ª e 2ª varas criminais de São João de Meriti, após duas fiéis de sua igreja dizerem que haviam sido estupradas por ele em depoimento na Delegacia de Combate às Drogas (DCOD) da Polícia Civil do Rio. O processo na 1ª Vara Criminal continua tramitando. A polícia ainda investiga o suposto envolvimento do pastor em quatro homicídios, além de tráfico de drogas, associação para o tráfico e lavagem de dinheiro.

O advogado Marcelo Patrício, que defende o religioso, classificou de "absurda" a sentença. "Meu cliente foi condenado apenas com base em depoimentos da vítima, que são totalmente contraditórios. Não há nenhuma prova. Além da condenação ser injusta, a pena aplicada é desproporcional. Como ele não tem antecedentes criminais, deveria ter sido condenado à pena mínima. Vamos recorrer", afirmou o advogado.

Marcos Pereira ganhou notoriedade por conseguir convencer criminosos a pôr fim a rebeliões em presídios. Ele chegou a trabalhar junto com a ONG AfroReggae, que se dedica a recuperar moradores de favelas que tiveram envolvimento com o tráfico de drogas. A parceria terminou em fevereiro de 2012, quando José Júnior acusou publicamente o pastor de ter ordenado os ataques realizados por traficantes contra policiais do Rio, em 2006 e 2010. Pereira negou as acusações e processou Júnior por calúnia e difamação, mas o processo foi extinto pela Justiça. Recentemente, Júnior acusou o religioso de estar por trás dos atentados às bases do AfroReggae nos complexos do Alemão e da Penha, na zona norte do Rio.

Pastor Preso. Policiais da 34ª Delegacia de Polícia (Bangu) prenderam, nesta quarta-feira (11), o pastor Reinaldo Correia Caetano, de 52 anos. Ele é acusado de ter estuprado uma jovem de 14 anos, fiel de uma igreja evangélica na Favela da Carobinha, em Bangu, na zona oeste do Rio. O religioso foi localizado no município de Cabo Frio, na Região dos Lagos. Contra Caetano foi cumprido mandado de prisão preventiva, expedido pela Justiça. Ele já tinha passagem pela polícia por estelionato.



Fonte: Estadão
------------

quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Menina de oito anos morre após lua de mel com marido de 40

Uma criança de oito anos morreu no último sábado, no Iêmen, após a lua de mel com o marido de 40 anos. Segundo os médicos, a menina, identificada como Rawan, teve hemorragia causada por ferimentos internos no útero. A morte aconteceu na área tribal de Hardh, na fronteira com a Arábia Saudita. Ela teria sido vendida pelo padrasto para um saudita por cerca de R$ 6 mil, segundo o jornal alemão “Der Tagesspiegel”.

- Na noite de núpcias e após a relação sexual, ela sofreu hemorragia e ruptura uterina, que causaram sua morte - disse Arwa Othman, da Casa de Folclore do Iêmen à Reuters. - Eles a levaram para uma clínica, mas os médicos não puderam salvar sua vida.
Ativistas de direitos humanos pressionam para que o saudita e a família da menina sejam responsabilizados pela morte.

- Após este caso horrível, repetimos nossa exigência para uma lei que restrinja o casamento para maiores de 18 anos - afirmou um membro do Centro Iemenita de Direitos Humanos à agência dpa.

Casamentos de meninas do Iêmen chamaram a atenção internacional em 2010, quando uma jovem de 13 anos morreu de hemorragia interna depois de ter tido relações sexuais com o marido que tinha o dobro de sua idade. O caso inspirou uma outra menina iemenita, de nove anos, a publicar um relato traduzido sobre seu casamento com um homem de três vezes sua idade.

A ONG Human Rights Watch, sediada em Nova York, fez um apelo no ano seguinte para que o governo proibisse o casamento de menores de idade no país. Citando dados das Nações Unidas, o Human Rights Watch afirma que cerca de 52% das meninas no Iêmen se casam antes dos 18 anos, e 14% antes dos 15. Muitas delas são forçadas a parar de estudar quando atingem a puberdade.



Fonte: O Globo
-----------

quarta-feira, 4 de setembro de 2013

O que é a "liberdade no Espírito"?

Um dos argumentos mais usados para se justificar coisas estranhas que acontecem nos cultos evangélicos neopentecostais é a declaração de Paulo em 2 Coríntios 3:17:

Ora, o Senhor é o Espírito; e, onde está o Espírito do Senhor, aí há liberdade.

O raciocínio vai mais ou menos assim: quando o Espírito de Deus está agindo num culto, Ele impele os adoradores a fazerem coisas que aos homens podem parecer estranhas, mas que são coisas do Espírito. Se há um mover do Espírito no culto, as pessoas têm liberdade para fazer o que sentirem vontade, já que estão sendo movidas por Ele, não importa quão estranhas estas coisas possam parecer. E não se deve questionar estas coisas, mesmo sendo diferentes e estranhas. Não há regras, não há limites, somente liberdade quando o Espírito se move no culto.

Assim, um culto onde as coisas ocorrem normalmente, onde as pessoas não saltam, não pulam, não dançam, não tremem e nem caem no chão, este é um culto frio, amarrado, sem vida. O argumento prossegue mais ou menos assim: o Espírito é soberano e livre, Ele se move como o vento, de forma misteriosa. Não devemos questionar o mover do Espírito, quando Ele nos impele a dançar, pular, saltar, cair, tremer, durante o culto. Tudo é válido se o Espírito está presente.

Bom, tem algumas coisas nestes argumentos com as quais concordo. De fato, o Espírito de Deus é soberano. Ele não costuma pedir nossa permissão para fazer as coisas que deseja fazer. Também é fato que Ele está presente quando o povo de Deus se reúne para servir a Deus em verdade. Concordo também que no passado, quando o Espírito de Deus agiu em determinadas situações, a princípio tudo parecia estranho. Por exemplo, quando Ele guiou Pedro a ir à casa do pagão Cornélio (Atos 10 e 11). Pedro deve ter estranhado bastante aquela visão do lençol, mas acabou obedecendo. Ao final, percebeu-se que a estranheza de Pedro se devia ao fato que ele não havia entendido as Escrituras, que os gentios também seriam aceitos na Igreja.

Mas, por outro lado, esse raciocínio tem vários pontos fracos, vulneráveis e indefensáveis. A começar pelo fato de que esta passagem, "onde está o Espírito do Senhor, aí há liberdade" (2Cor 3:17) não tem absolutamente nada a ver com o culto. Paulo disse estas palavras se referindo à leitura do Antigo Testamento. Os judeus não conseguiam enxergar a Cristo no Antigo Testamento quando o liam aos sábados nas sinagogas pois o véu de Moisés estava sobre o coração e a mente deles (veja versículos 14-15). Estavam cegos. Quando porém um deles se convertia ao Senhor Jesus, o véu era retirado. Ele agora podia ler o Antigo Testamento sem o véu, em plena liberdade, livre dos impedimentos legalistas. Seu coração e sua mente agora estavam livres para ver a Cristo onde antes nada percebiam. É desta liberdade que Paulo está falando. É o Senhor, que é o Espírito, que abre os olhos da mente e do coração para que possamos entender as Escrituras.

A passagem, portanto, não tem absolutamente nada a ver com liberdade para fazermos o que sentirmos vontade no culto a Deus, em nome de um mover do Espírito.

E este, aliás, é outro ponto fraco do argumento, pensar que liberdade do Espírito é ausência de normas, regras e princípios. Para alguns, quanto mais estranho, diferente e inusitado, mais espiritual! Mas, não creio que é isto que a Bíblia ensina. Ela nos diz que o fruto do Espírito é domínio próprio (Gálatas 5:22-23). Ela ensina que o Espírito nos dá bom senso, equilíbrio e sabedoria (Isaías 11:2), sim, pois Ele é o Espírito de moderação (2 Tim 1:7).

Além do uso errado da passagem, o argumento também parte do pressuposto que o Espírito de Deus age de maneira independente da Palavra que Ele mesmo inspirou e trouxe à existência, que é a Bíblia. O que eu quero dizer é que o Espírito não contradiz o que Ele já nos revelou em sua Palavra. Nela encontramos os elementos e as diretrizes do culto que agrada a Deus.

Liberdade no Espírito não significa liberdade para inventarmos maneiras novas de cultuá-lo. Sem dúvida, temos espaço para contextualizar as circunstâncias do culto, mas não para inventar elementos. Seria uma contradição do Espírito levar seu povo a adorar a Deus de forma contrária à Palavra que Ele mesmo inspirou.

Um culto espiritual é aquele onde a Palavra é pregada com fidelidade, onde os cânticos refletem as verdades da Bíblia e são entoados de coração, onde as orações são feitas em nome de Jesus por aquelas coisas lícitas que a Bíblia nos ensina a pedir, onde a Ceia e o batismo são celebrados de maneira digna. Um culto espiritual combina fervor com entendimento, alegria com solenidade, sentimento com racionalidade. Não vejo qualquer conexão na Bíblia entre o mover do Espírito e piruetas, coreografia, danças, gestos. A verdadeira liberdade do Espírito é aquela liberdade da escravidão da lei, do pecado, da condenação e da culpa. Quem quiser pular de alegria por isto, pule. Mas não me chame de frio, formal, engessado pelo fato de que manifesto a minha alegria simplesmente fechando meus olhos e agradecendo silenciosamente a Deus por ter tido misericórdia deste pecador.




Fonte: Rev. Augustus Nicodemus Lopes em O Tempora, O Mores
-------------------------------------------------------

Pastora pede que apenas brancos fiquem na entrada de igreja nos EUA

Geralmente, as igrejas estão de braços abertos para aumentar o seu rebanho. Não é o caso de uma pastora da congregação da Carolina do Norte (EUA) da igreja Freedom House. 

Makeda Pennycooke enviou um e-mail para voluntários da igreja pedindo que "pessoas de cor" não trabalhem na recepção do templo. Segundo a pastora, na mensagem, "a primeira impressão é a que fica". 

A denúncia foi feita à emissora WBTV pela fiel e voluntária Carmen Thomas, que se disse indignada com o e-mail. O mais curioso é que Makeda é negra. 

No site da igreja, quase todos brancos

"Estamos seguindo no trabalho de levar o nosso pêndulo racial ao equilíbrio. Então, gostaríamos de pedir que apenas pessoas brancas estejam nas portas da entrada", escreveu a pastora aos voluntários. 

De acordo com a WBTV, Makeda se desculpou pela mensagem. Outros pastores da Freedom House ressaltaram que a igreja está "comprometida com a diversidade".


Fonte: Page not found
------------------

A confiança e a depressão!

"Bendiga o Senhor a minha alma! Não esqueça nenhuma de suas bênçãos! É Ele que perdoa todos os seus pecados e cura todas as suas doenças,  que resgata a sua vida da sepultura e o coroa de bondade e compaixão,  que enche  de  bens a sua existência, de modo que a sua juventude se renova como a águia." (Sl 103.2-5)

A depressão se tornou um mal comum, mas ela é distinta, íntima e bem pessoal. Por isso a maioria dos tratamentos envolve medicação para brecar o desenvolvimento da doença e terapia para conduzir o paciente em uma nova direção de vida.

Sabemos que a dor, o sofrimento, a humilhação, as perdas e os fracassos fazem parte da vida, todos nós enfrentamos estes males! Certo personagem da Bíblia, que enfrentou situações críticas e não foi arrasado pelo medo, pela angustia e pela depressão, disse o seguinte:

Ainda que o meu pai e a minha mãe me abandonem, Deus cuidará de mim. Ainda que um exército inteiro me cerque, não terei medo; ainda  que os meus inimigos me  ataquem, continuarei  confiando em  Deus. Confie em Deus! Tenha fé e coragem! Confie no Deus Eterno!. (Sl 27.10,3,14)

A confiança em Deus, até mesmo para muitos cristãos, é vista como uma certa resignação diante das dificuldades. A confiança em Deus é entendida mais como meio para escapar do castigo eterno do que um estilo de vida com Deus. A confiança em Deus não tem sido mais a diferença entre quem crê e quem não crê. A confiança em Deus parece soar como: não tem jeito, Deus não vai mudar nada mesmo, é meu destino. Não, absolutamente não, não é esta a visão de Deus quanto a confiança nEle! O problema não está em Deus, mas sim na maneira como confiamos nEle.

A verdadeira confiança em Deus implica num estilo de vida no qual a obediência a Ele é posta em pratica no dia a dia.  Não é possível confiança sem submissão! Quem vive em submissão a Jesus, possui confiança  a ponto de mudar situações críticas, levantar-se inteiro de uma queda depressiva e segundo o ditado: Dar a volta por cima, de maneira mais saudável do que se poderia supor. Portanto lembre-se: a sua confiança para enfrentar situações duras e difíceis, precisa estar baseada na sua submissão a Jesus.   Deus o abençoe!


Nunca  devemos esquecer  que  é  Deus  quem  restaura  o nosso  corpo,  a  nossa  mente,  o  nosso coração  e  o  nosso estado  emocional.



Fonte: Ler e Viver
--------------

terça-feira, 3 de setembro de 2013

Homem devolve bíblia de 200 anos após ela ter sido roubada há 42, na Inglaterra

Uma bíblia de 200 anos roubada de uma igreja há 42 foi devolvida pelo homem que a levou, segundo o site da BBC. Simon Scott, tesoureiro da Igreja da Santíssima Trindade, em Hastings, disse que um alemão levou o livro em 1971.

Ele se mudou para a cidade com a esposa para fazer um curso de inglês, mas não ficou satisfeito com o ensino. Ele então levou a bíblia com a intenção de ler e melhor o inglês, mas nunca a devolveu.

Scott contou que recebeu uma carta anônima que dizia: “Você não vai acreditar nesta cara e certamente não vai crer que vai receber uma bíblia em breve”.

Uma caixa grande com a edição de capa dura da Bíblia Sagrada chegou mais tarde.

“Ele achou que o curso era muito abaixo do esperado, apesar da grande expectativa e de ser muito caro. Algumas lições foram dentro da igreja e ele disse que viu estas bíblias paradas lá inutilizadas, ele sentiu. Como compensação deste curso pobre porém caro ele decidiu pegar um e tentar ler em casa para melhorar o inglês de alguma forma. Na verdade, ele disse na carta ‘eu nunca estive perto disso’”, explicou Scott.

O tesoureiro ainda contou que a esposa do alemão ficou muito brava com ele por causa do livro.

“Quando me deparei com a bíblia eu fiquei com a consciência culpada por fazê-lo. Nunca consegui arrancar a coragem de vir e entregá-lo pessoalmente. Mas agora que eu me aposentei, eu definitivamente decidi começar a fazer o lado certo das coisas.

Sr. Scott disse que o ladrão não achava que o livro valia muito.

“Este tipo de bíblias eram uma espécie de padrão para as famílias nos velhos tempos”, disse ele.



Fonte: Extra Globo
---------------

segunda-feira, 2 de setembro de 2013

País registra mais igrejas do que comércios e restaurantes

São 12 novos templos religiosos criados por dia no Brasil, sem contar as unidades filiadas. 

Com o número de fiéis aumentando, Igreja Batista Central, de Belo Horizonte, teve a necessidade de construir mais templos

Basta andar por qualquer bairro para encontrar um novo templo religioso. E a sensação comum de que “todo dia abre uma Igreja” é mais do que verdadeira. De 1º de janeiro até a última sexta-feira, o Brasil ganhou 2.798 igrejas registradas, de acordo com dados do “Empresômetro”, ferramenta do Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT), que monitora a abertura de empresas de todos os tipos no país. São quase 12 igrejas novas por dia, ou uma a cada duas horas.

Os registros religiosos só não são maiores do que os de associações, que ganharam 5.509 formalizações no mesmo período, mas superam condomínios, comércios, clínicas, restaurantes e drogarias. E o número seria ainda muito maior, se entrassem na conta as novas unidades de cada igreja já estabelecida. Fazendo uma analogia com o meio empresarial, as Igrejas têm que registrar sua “marca”, e, a partir daí, podem abrir o que seriam as filiais, sem ter que fazer um novo registro a cada nova operação.

A Igreja Batista Central, de Belo Horizonte, por exemplo, está reformando um galpão no Santa Efigênia, região Leste de Belo Horizonte, onde funcionará seu terceiro endereço. Fundada em 1961, a Igreja já tem uma unidade administrativa no bairro Santo Antônio e uma sede onde o auditório comporta 2.500 pessoas no Luxemburgo, ambos na região Centro-Sul. Vai abrir também outras em Cláudio, no Centro-Oeste mineiro, e uma em Anagé, na Bahia.

O registro da atividade foi feito há 52 anos, quando foi aberta a primeira unidade. As outras não precisam ser formalizadas porque fazem parte da mesma Igreja. O pastor de jovens, Roberto Bottrel, diz que a Igreja tem “células” que são reuniões de fiéis em casas para orar e conhecer a Bíblia em dias que não há cultos. “A Igreja pulsa de segunda a segunda”, afirma. A partir dessas células, foi identificada uma demanda na região Leste de Belo Horizonte. “Muitos fiéis das células não iam aos cultos no Luxemburgo porque moravam longe”, diz.

Inicialmente, a nova unidade funcionava em um salão de festas emprestado, onde cabiam 150 pessoas. Hoje, o galpão funciona ainda de maneira improvisada, mas já abriga 200 fiéis. Quando a reforma estiver concluída, serão 400 lugares.

Constituição garante imunidade tributária

Para abrir uma Igreja, basta registrar a ata de abertura em cartório e depois pedir o CNPJ na Receita Federal. Os templos religiosos têm imunidade tributária, o que significa que estão dispensados de pagar IPVA, IPTU, Imposto de Renda, ISS e outros sobre renda, patrimônio e serviços. Eles não estão dispensados de prestar contas ao fisco e devem entregar anualmente a Declaração de Isentos.

O professor de direito tributário Rafael Queiroz, do Centro Universitário Isabela Hendrix, explica que a imunidade é garantida pela Constituição para assegurar a liberdade religiosa, evitando que o Estado estimule uma religião com benefício fiscal, por exemplo. Os partidos políticos têm o mesmo tratamento, pelo mesmo motivo.



Fonte: O Tempo
-----------

Levante-se e ande

"Alguns homens trouxeram-lhe um paralítico, deitado numa cama. Vendo a fé que eles tinham, Jesus disse ao paralítico: 'Tenha bom ânimo, filho; os seus pecados estão perdoados'" (Mateus 9:2)

O Evangelho de Marcos nos fala sobre alguns homens que queria levar o seu amigo paralítico até Jesus para ser curado. Jesus estava ensinando dentro de uma casa e eles não conseguiam entrar porque ela estava abarrotada de gente. Então, subiram no telhado da casa e desceram o seu amigo por um buraco que havia, conseguindo que ele entrasse (veja Marcos 2:1-5).

Quando Jesus viu a fé daqueles homens, olhou para o paralítico e disse: -"Tenha bom ânimo, filho; os seus pecados estão perdoados" (Mateus 9:2). Jesus estava dizendo: -"Você não precisa mais ter medo da punição pelos seus pecados. O seu passado ficou para trás. Estou  lhe dando uma nova chance na vida."

Jesus o mandou levantar, pegar a sua maca e ir para casa (Mateus 9:6). Esse homem teve que fazer uma escolha. Ele poderia ter ficado em seu leito, paralítico para sempre, dizendo: - "não consigo!", ou - "não irei!". Mas, ao ter a sua oportunidade, ele decidiu aproveitá-la.

Há pessoas que não querem mudar. Não querem mudar o seu estilo de vida ou deixar para trás decisões que tomaram no passado. Não irão por isso, desfrutar das promessas de Deus, de Sua provisão e do Seu poder.

Se você quiser mudar, se quiser se livrar de maus hábitos que o acompanham, de um estilo de vida que o mantém preso, ou de vícios que não consegue largar, então Cristo tem uma palavra de encorajamento para você:

- "Levante-se e ande"
Você consegue.

Tenha bom ânimo e erga-se.




Fonte: Devocionais Diários
------------------------