quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Protesto contra texto do chanceler do Mackenzie sobre homofobia termina com um preso

O protesto aconteceu depois da publicação de um texto do chanceler contra a aprovação do PL 122 que criminaliza a homofobia no Brasil.

Terminou por volta das 21h o protesto que reuniu cerca de 500 pessoas o "Manifesto Presbiteriano sobre a Lei da Homofobia", texto assinado pelo chanceler Augustus Nicodemus Gomes Lopes, da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Uma pessoa foi detida pela PM após tentar rasgar uma bandeira e agredis os manifestantes.

A manifestação teve início por volta das 17h na rua Itambé, região central de São Paulo. Moradores de um prédio localizado na esquina da avenida Higienópolis com a rua Itambé jogaram ovos nos manifestantes. Um homem e uma mulher foram atingidos.

O grupo seguiu até a avenida Paulista, passando pela estação Brigadeiro do metrô onde quatro jovens foram agredidos no último dia 14. Segundo a polícia, a agressão teve motivação homofóbica. Alguns rapazes carregaram lâmpadas fluorescentes manchadas de vermelho; um dos jovens foi agredido no rosto com uma lâmpada.

Membros de organizações LGBT e alunos do Mackenzie --contrários ao posicionamento do chanceler-- participaram protesto. Os manifestantes tinham cartazes que diziam "Educação laica, chega de inquisição", "Amar é um direito de todos" e "Criminalização da homofobia já". Um dos gritos de ordem do protesto era "Contra homofobia, a luta é todo dia".

Policiais militares e agentes da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) acompanharam os manifestantes durante todo o protesto.

POLÊMICA

O texto do chanceler, que é contra a aprovação do PL 122 que criminaliza a homofobia no Brasil, foi publicado no site da universidade na semana passada e replicado em blogs, mas já foi retirado do ar. O protesto foi marcado via Facebook (rede social).

Nele, o chanceler, cargo máximo da universidade, recomenda à comunidade acadêmica a se orientar pelo que pensa a Igreja Presbiteriana do Brasil, associada vitalícia da instituição de ensino.

"Os cristãos se guiam pelos referenciais morais da Bíblia e não pelas mudanças de valores que ocorrem em todas as culturas", afirma Lopes, antes de dar parênteses ao que diz a igreja.

Na ocasião, a assessoria do Mackenzie afirmou que a universidade "se posiciona contra qualquer tipo de violência e descriminação" e "contra qualquer tentativa de se tolher a liberdade de consciência e de expressão garantidas pela Constituição".

No manifesto da igreja, endossado pelo chanceler, a instituição diz que é contra à aprovação da lei "por entender que ensinar e pregar contra a prática do homossexualismo não é homofobia".

Em nota divulgada hoje, a assessoria disse que o Mackenzie respeita o direito de expressão de todos os cidadãos e reconhece o direito de manifestação pacífica.

"Hoje consolidada como uma das instituições de ensino mais conceituadas do país, a Universidade Presbiteriana Mackenzie, que possui cerca de 40 mil alunos e 3 mil funcionários, sempre prezou pelo respeito à diversidade e pelo direito de liberdade de consciência e de expressão religiosa", diz a nota.




Fonte: Folha Online
--------------------------------

Caroline Celico: “Estou treinando para ter mais filhos, mas só quando Deus quiser”

Caroline Celico, mulher do jogador de futebol Kaká, prestigiou na tarde desta quarta-feira (24) o desfile exclusivo da grife Dior, realizado no Hotel Unique, em São Paulo.

Em entrevista, Caroline contou que veio de surpresa para o Brasil, já que o marido teve que fazer uns exames médicos à pedido do clube de futebol Real Madri. “Cheguei quinta-feira passada, vim de surpresa porque o Kaká veio fazer alguns exames, não foi nada planejado”, contou. “Aproveitamos para visitar nossas amigos, curtir a família, sair para jantar e ir no show do Paul McCartney”, disse que Caroline, que admitiu não conhecer todas as músicas do ex-Beatle. “Eu gosto das músicas, mas pra ser bem sincera não sabia cantar a maioria!”.

Mãezona

Caroline Celico e Kaká são pais de Luca, de 2 anos e meio. Durante o evento de moda, a cantora gospel falou sobre a rotina que tem com o garotinho em Madri, na Espanha. “É muito bom ser mãe. Em Madrid eu o levo para a escola e fico o tempo inteiro com ele. A noite, quando o Kaká chega, é o momento que ficamos os três juntos”, disse. “O Kaká é um pai presente, sempre que esta em casa fica com ele e brinca muito com o Luca.”

Sobre a hora preferida do dia ao lado do menino, Caroline contou que é a noite, na hora de dormir.“Gosto de fazer ele dormir, porque ele fica fazendo carinho em mim e eu nele, nós conversamos…É a hora que ele fica calminho, e que ele é só meu. Quando ele está brincando não presta atenção nessas coisas, mas a hora de dormir é a nossa hora.”

Questionada se tem o desejo de aumentar a família, Caroline respondeu que sim, mas que isto não depende dela. ”Estou querendo mais filhos e estou treinando (risos), mas seja o que Deus quiser e quando ele quiser. Já estou preparada.”

Madri-São Paulo

Caroline Celico mora com o marido e o filho na Espanha, já que Kaká defende o time Real Madri. Questionada sobre como é morar fora do país e longe da família, a cantora revelou que sente falta da família e da comida brasileira. “Eu gosto muito de Madri como cidade, mas o Brasil não tem igual. A gente no [sic] come tão bem como aqui, não somos tão bem recebidos. É claro que lá somos acolhidos, mas o Brasil tem uma receptividade muito maior”, explicou. “Sinto falta da minha família, mas quase não dá tempo de sentir tanta saudade porque minha mãe e meu pai vão constantemente me visitar.”

Igreja e Música

“Atualmente estou me dedicando para ser mãe, estou cuidado do meu site e me preparando para o lançamento do meu próximo DVD no ano que vem”, disse Caroline. “Ele [Kaká] gosta da minha voz, gosta do CD, mas ele quer que eu faça aquilo que tenho vontade.”

Caroline Celico ao lado da mãe, Rosangela Lyra (foto)

Sobre como segue o ritual religioso em Madri, a cantora afirmou que aconselha as pessoas a fazer grupos de orações. “Não freqüento Igreja em Madri, mas aconselho as pessoas que gostam e se sentem bem a irem, mas também aconselho as pessoas a fazer um grupo de orações, mesmo que seja pequeno”, disse. “Eu tive um grupo até maio deste ano, mas como agora voltei com as coisas do CD, fico mais quietinha em casa com o Luca.”

Apesar de ter gravado um DVD, Caroline contou durante o evento que não tem vontade de se apresentar para um grande público.”Não penso em fazer shows e nem em apresentações. O CD é pra mandar mensagens para as pessoas e, se um dia eu tiver necessidade para fazer um show, será bem intimista. Fazer show não é a minha cara.”


Fonte: Quem
------------------------

Salmo 116

Eu amo o Senhor, porque ele me ouviu
quando lhe fiz a minha súplica.
Ele inclinou os seus ouvidos para mim;
eu o invocarei toda a minha vida.
As cordas da morte me envolveram,
as angústias do Sheol vieram sobre mim;
aflição e tristeza me dominaram.
Então clamei pelo nome do Senhor:
"Livra-me, Senhor! "
O Senhor é misericordioso e justo;
o nosso Deus é compassivo.
O Senhor protege os simples;
quando eu já estava sem forças,
ele me salvou.
Retorne ao seu descanso,
ó minha alma,
porque o Senhor tem sido bom para você!
Pois tu me livraste da morte,
os meus olhos, das lágrimas
e os meus pés, de tropeçar,
para que eu pudesse andar diante do Senhor
na terra dos viventes.
Eu cri, ainda que tenha dito:
"Estou muito aflito".
Em pânico eu disse:
"Ninguém merece confiança".
Como posso retribuir ao Senhor
toda a sua bondade para comigo?
Erguerei o cálice da salvação
e invocarei o nome do Senhor.
Cumprirei para com o Senhor os meus votos,
na presença de todo o seu povo.
O Senhor vê com pesar a morte de seus fiéis.
Senhor, sou teu servo, Sim, sou teu servo,
filho da tua serva;
livraste-me das minhas correntes.
Oferecerei a ti um sacrifício de gratidão
e invocarei o nome do Senhor.
Cumprirei para com o Senhor os meus votos,
na presença de todo o seu povo,
nos pátios da casa do Senhor, no seu interior,
ó Jerusalém! Aleluia!


---------------

Justiça condena ex-prefeito de Manaus e "Apóstolo" Renê Terra Nova

O juiz da 2ª Vara da Fazenda Pública Municipal, Cezar Luiz Bandiera condenou o ex-prefeito de Manaus Serafim Corrêa (PSB), e o presidente da igreja Batista Restauração, René Terra Nova, ao pagamento de prejuízos ao Município. As perdas a coletividade teriam sido geradas porque a Prefeitura, na gestão de Serafim, não construiu uma praça em um terreno desapropriado para esse fim. O terreno passou a ser usado pela igreja Restauração que teria construído uma lanchonete no imóvel.

O juiz determinou ainda a desocupação do terreno que deve voltar a posse da Prefeitura. “O imóvel integra o patrimônio do Município de Manaus, entretanto, desde a desapropriação vem sendo utilizado e explorado, com exclusividade, pela Igreja Batista da Restauração, situação esta sim, que deve ser revertida, com a desocupação da área e retorno da posse, imediatamente, para o Município de Manaus, dando-lhe destinação conforme o interesse público e o bem estar social, razão da própria existência da municipalidade”, disse o juiz.

O valor das perdas a serem pagas por Serafim e René Terra Nova ainda não foi divulgado. A Justiça inspecionou o imóvel de quase 2 mil metros em setembro e 2009 e constatou que o terreno estava sob posse da Igreja. Segundo o juiz, a única entrada do terreno permanecia limitada por um portão. No local ainda havia uma placa com os dizeres “Portão 1. Entrada de veículos. Dirija-se ao estacionamento. Sujeito à guincho”.

De acordo com a decisão do juiz, o terreno teria sido doado à Igreja Restauração, por meio de um acordo verbal de permuta entre a Prefeitura e a igreja. Sem documentos oficiais que comprovassem a doação, Cezar Bandeira julgou que o acordo não tem qualquer validade jurídica. A desapropriação custou aos cofres municípias R$ 349,8 mil.

“O imóvel integra o patrimônio do Município de Manaus, entretanto, desde a desapropriação vem sendo utilizado e explorado, com exclusividade, pela Igreja Batista da Restauração, situação esta sim, que deve ser revertida, com a desocupação da área e retorno da posse, imediatamente, para o Município de Manaus, dando-lhe destinação conforme o interesse público e o bem estar social, razão da própria existência da municipalidade”, disse o juiz.

O ex-prefeito declarou por meio do blog dele que está com a consciência tranquila e que sempre cumpriu com o dever de homem público. Ele disponibuilizou a sentença na íntegra na página da internet.

Serafim Corrêa afirmou ao Portal Amazônia que vai entrar com recurso no Tribunal de Justiça do Amazonas (Tjam) para reaver a decisão do juiz. Segundo ele, o recurso pode ser impetrado 15 dias a partir da publicação da sentença no Diário Oficial do Estado (DOE).

Ele não quis comentar a sentença em respeito a decisão do magistrado, mas alegou não haver nenhuma irregularidade na doação do terreno a Igreja Ministério Internacional da Restauração.


Fonte: Portal Amazônia
-----------------------

Tá na Bíblia: No amor não existe medo



“No amor não há medo;
ao contrário o perfeito amor
expulsa o medo,
porque o medo supõe castigo.
Aquele que tem medo
não está aperfeiçoado no amor.”

(I João 4:18)


Atração sexual

Certa vez, ouvi que no afinco de jogar fora a água suja que banhou o nenê, o bebê acabou indo junto. Acho que é isso que está acontecendo com o sexo. O sexo está sendo tão banalizado por nossa sociedade, o pecado está em toda parte explicitamente. Mas os líderes evangélicos de jovens estão confundindo as coisas, em nome da santidade jogaram a água suja e o bebê fora.

Não sei, mas parece que se algumas pessoas fossem narrar a história do Éden diriam que primeiro Adão comeu do fruto proibido e depois, com um desejo pecaminoso, olhou para Eva e a desejou para si.

Temos que lembrar que foi Deus quem fez o sexo e a sexualidade. Quando Adão viu Eva ficou muito atraído por ela, antes da queda e, no fim da criação Deus falou que tudo que Ele havia criado era muito bom.

Lembro-me dos meus 17 anos, quando fui num acampamento e ouvi uma palestra sobre sexualidade, onde o preletor estava querendo colocar o perigo da atração sexual e dos desejos pecaminosos, e falou: “toda vez, jovem, que você estiver olhando para uma mulher e na tua cabeça começar a desejá-la sexualmente, pense imediatamente na sua mãe.” A minha sorte é que quando cheguei em casa, perguntei para meu pai sobre isso e ele falou que era loucura do preletor. Pois realmente, além da solução gerar um problema maior, o princípio teológico está errado, a premissa de que a atração sexual é pecado é uma falácia.

Deus fez o sexo e por ele temos a reprodução e o prazer. Ele colou no ser humano o instinto da atração sexual para que cumpramos o desejo de Deus de largarmos pai e mãe e nos tornarmos uma só carne.

Se ensinarmos para os jovens que a atração pelo sexo aposto é pecado, estaremos gerando uma juventude doentia, jovens com traumas e com um sentimento de culpa imenso, homens e mulheres com inversões sexuais, porque foram reprimidos no seu instinto primário.

Os mais legalistas me perguntariam: Então agora vou falar para os meninos da minha igreja que eles podem ficar olhando à vontade as meninas por aí e as desejando?

Mesmo achando que é melhor eles desejarem a mulherada do que outras coisas, acredito que a atração sexual é um instinto e, como todo instinto deve ser controlado pelo ser humano, esse não é diferente. Afinal de contas o que nos distingue dos animais irracionais é que eles são dominados pelos instintos e nós podemos controlar nossos impulsos.

Por isso, quando você vir alguém do sexo oposto e se sentir atraído(a) sexualmente, primeiro se controle e depois levante as mãos para o céu e agradeça a Deus, pois você esta reagindo do jeito que Deus planejou.


Fonte: Blog do Marcos Botelho
------------------------

Miley Cyrus, 18 anos: "Sou cristã, vou à igreja e me casarei virgem"

Artista teen sempre se envolveu em polêmicas por causa de questões que envolvem sua religiosidade.

Miley, que construiu sua carreira como uma garota de família conservadora, passa atualmente por um momento novo em sua vida. Está visivelmente com o corpo de mulher, e apostando também no estilo mais sensual. Suas calças estão mais justas, as saias mais mini e as blusinhas mais ousadas. Fato que tem desagradado os pais de suas fãs adolescentes.

Ela é a quarta pessoa mais bem paga do show biz “antes dos 30”, com faturamento anual de US$ 48 milhões (aproximadamente R$ 82 milhões). Miley Cyrus, que completou 18 anos nesta terça-feira (23), tem todos os motivos para comemorar sua chegada à vida adulta. Ela é atualmente a maior estrela teen do mundo.

Se não bastassem os números bancários, Miley contabiliza também namorados de dar inveja a muitas adolescentes mundo afora. Já se envolveu com Nick Jonas, dos Jonas Brothers, com o modelo Justin Gaston e também com o ator Liam Hemsworth -- mas promete que quer se casar virgem, seguindo as regras da igreja cristã.

As comemorações de seus 18 anos começaram nesse domingo (21), nos bastidores da premiação “American Music Awards”, em Los Angeles, ela celebrou a data ao lado da mãe, Tish, e da atriz Demi Moore.

A atriz e cantora tem viagem marcada para o Brasil em janeiro, quando inclusive participará de uma festa com seus admiradores. Ela recentemente fechou contrato com uma marca local de absorventes, de quem será garota propaganda.

Relembre a trajetória de Miley Cyrus, a eterna “Hanna Montana”:

MENINA DA FAZENDA

Miley nasceu dia 23 de novembro de 1992 em Nashville, Tennessee, filha de Billy Ray Cyrus, grande galã da música country norte-americana e sua mulher Letícia. A pequena estrela cresceu em uma fazenda de 2 km² com cinco irmãos e, quando bebê, foi apelidada pela mãe de “Smiley” - “sorridente”, em inglês.

Logo cedo, aos 11 anos de idade, Miley iniciou suas aventuras no showbiz, seguindo os passos do pai, que na época estrelava o seriado “Doc”. Ela fez uma bateria de testes para séries de TV, mas como era muito inexperiente, acabou não conseguindo um papel.

Dois anos depois, em 2005, Miley agarrou a oportunidade que iria mudar completamente sua vida: ela foi escalada para o papel principal na série “Hanna Montana”, a maior aposta da Disney para a TV naquele ano. Ela interpretava uma adolescente com dupla personalidade -- de dia era uma garota comum e de noite uma famosa cantora pop.

Em 2006, o programa já era a atração mais assistida entre jovens de 6 a 14 anos. O sucesso continuou com a trilha sonora, que atingiu o topo das paradas da Billboard. Miley se tornava também, uma sensação da música com disco de platina triplo e uma mega turnê pelos Estados Unidos, com ingressos esgotados em todas as cidades.

Na estrada com a turnê “Best Of Both Worlds” de 2007, Miley anuncia o namoro com o cantor Nick Jonas, da banda Jonas Brothers que também são da Disney. Na época, ele tinha apenas 14 anos e chegaram a juntar as turnês. “A gente se ama”, contou ela à revista “Seventeen”. O namoro duraria dois anos.

“QUERO CASAR VIRGEM”

No mesmo ano, em julho, Miley foi capa da revista “People” ao lado do pai. “A preocupação é manter os pés dela no chão”, disse Billy Ray à publicação. O cantor também revelou que Miley frequentava a igreja todas as semanas e também ficava de castigo, caso fizesse algo de errado."Quero me manter virgem até o dia em que me casar. Fui criada em uma família cristã", disse ela.

Depois de fazer um ensaio para a revista “Cosmo Girl”, foi apontado que Miley estaria grávida. A história percorreu inúmeros tablóides e chegou a parar no jornal “The New York Times”. Tudo não passava de rumores, no entanto.

Outro ensaio polêmico de Miley aconteceu em 2008, na revista “Vanity Fair”. As fotos foram clicadas pela consagrada fotógrafa Annie Leibovitz e a atriz aparecia de sutiã. “Tirei a foto achando que seria artístico, mas depois de ver as fotos, fiquei com vergonha”, disse a estrela teen.

SORRISO DE 1 BILHÃO DE DÓLARES

Na capa da revista “People” em maio, Miley foi apontada como “a criança mais rica do mundo”. Segundo os números, ela teria faturado US$ 1 milhão por semana com sua turnê. As vendas de seus cds e produtos licenciados teria movimentado no total US$ 1 bilhão.

Recentemente, Miley causou polêmica com seu novo videoclipe, “Who Owns My Heart”, que estreou em outubro. Agora aos 17 anos, Miley aparece na cama apenas de calcinha e regata, fazendo dancinhas sensuais e ainda simula afeto com uma outra garota. Com certeza é uma nova Miley, diferente daquela garotinha cristã que conquistou milhares de fãs.


Fonte: Ogalileo
---------------------

Humor: Orkut



Fonte: Aureolos
-------------------------

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Número de jovens adultos abandonando o cristianismo bate recorde nos EUA

Sociólogos estão vendo acontecer entre os jovens adultos dos EUA uma grande mudança: o abandono do cristianismo. Uma resposta honesta requer um exame deste “êxodo” e alguns questionamentos sobre os motivos desta mudança.

Estudos recentes trouxeram à luz esta questão. Entre os resultados divulgados pela American Religious Identification Survey [Pesquisa de Identificação da Religião nos EUA] em 2009, um aspecto merece destaque. A porcentagem de americanos que afirmam ser “sem religião” quase duplicou em duas décadas, De 8,1%, em 1990, chegaram a 15% em 2008. Essa tendência não está limitada a uma região. Os “sem religião”, cuja resposta à pergunta sobre afiliação religiosa foi “nenhuma”, foi o único grupo que cresceu em todos os estados americanos, incluindo o conservador “cinturão bíblico” no sul. Os “sem religião” são mais numerosos entre os jovens: 22% dos entrevistados entre 18 a 29 anos alegou não ter religião, em contraste com os 11% de 1990. O estudo também descobriu que 73% deles cresceram em famílias religiosas, sendo que 66% foram descritos pelo estudo como “desconvertidos”.

Outros resultados da pesquisa foram ainda mais desanimadores. Em maio de 2009, durante o Fórum Pew sobre Religião e Vida Pública, os cientistas políticos Robert Putnam e David Campbell apresentaram uma pesquisa feita para seu livro American grace, lançado recentemente. Eles relatam que “os jovens americanos estão abandonando a religião em um ritmo alarmante, de cinco a seis vezes a taxa histórica (hoje, 30-40% não têm religião, contra 5-10% da geração passada)”.

Houve uma queda correspondente na participação em igrejas. Segundo o centro de pesquisas Rainer, aproximadamente 70% dos americanos deixam de se envolver com a igreja entre os 18 e 22 anos. O Grupo Barna estima que 80% daqueles que foram criados na igreja serão “desligados” ao completar 29 anos. David Kinnaman, presidente do Grupo Barna, descreve essa realidade em termos alarmantes: “Imagine uma foto do grupo de jovens que são membros de sua igreja (ou fazem parte da comunidade de crentes) em um ano qualquer. Pegue um pincel atômico grande e risque três de cada quatro rostos. Este é o número provável de desligamento espiritual durante as próximas duas décadas “.

Em seu livro unChristian [não Cristão], Kinnaman baseou suas descobertas em milhares de entrevistas que fez com jovens adultos. Entre suas muitas conclusões está a seguinte: “A ampla maioria das pessoas de fora [da fé cristã] neste país, particularmente entre as gerações mais jovens, na verdade são indivíduos sem igreja”. Ele relata que 65% dos jovens entrevistados dizem ter assumido um compromisso com Jesus Cristo em algum momento. Em outras palavras, a maioria dos que hoje são incrédulos são antigos amigos e adoradores de Jesus, foram crianças que uma dia o aceitaram.

Para esclarecer o discurso de Kinnaman, o problema hoje não são os “não cristãos”, mas os muitos ex-cristãos. Ou seja, não se trata de um “povo não alcançado.” Eles são nossos irmãos, irmãs, filhos, filhas e amigos. Eles já estiveram vivendo entre nós na igreja.

Em seu recente livro Christians Are Hate-Filled Hypocrites … and Other Lies You’ve Been Told, [Cristãos são hipócritas cheios de ódio... e outras mentiras que lhe contaram], o sociólogo Bradley Wright diz que essa tendência de os jovens abandonarem a fé em números recordes é “um dos mitos” do cristianismo contemporâneo. Wright vai na contramão, dizendo que cada geração é vista com desconfiança pelos mais velhos. Embora reconheça que “não podemos saber ao certo o que vai acontecer”, Wright acredita que a melhor aposta é que a história vai se repetir: “…os jovens geralmente abandonam a religião organizada quando saem de casa e se desligam da família, mas voltam quando começam a formar suas próprias famílias”.

Então, jovens de 20 a 30 e poucos anos estão abandonando a fé, mas por quê? Quando pergunto às pessoas da igreja, recebo alguma variação desta resposta: compromisso moral. Uma adolescente vai para a faculdade e começa a frequentar festas. Um jovem decide morar com sua namorada. Logo, os conflitos entre a fé e o comportamento tornam-se insuportáveis. Cansados de ter a consciência pesada e não querendo abandonar um estilo de vida pecaminoso, optam por abandonar seu compromisso cristão. Podem citar ceticismo intelectual ou decepções com a igreja, mas isso é mais uma espécie de cortina de fumaça para a esconder a verdadeira razão. “Eles mudam de credo para coincidir com suas obras”, diriam os meus pais.

Existe alguma verdade nisso, mais do que a maioria dos jovens que seguiram esse caminho gostaria de admitir. A vida cristã fica mais difícil ao enfrentar muitas tentações. Durante o ano passado, fiz entrevistas com dezenas de ex-cristãos. Apenas dois foram honestos o suficiente para citar questões morais como a principal razão do abandono da fé. Muitos experimentaram crises intelectuais que pareciam, convenientemente, coincidir com um estilo de vida fora dos limites da moralidade cristã.

O que os afastou na maioria das vezes? Os motivos de cada um são particulares, mas percebi nas entrevistas que a maioria foi exposta a uma forma superficial de cristianismo que acabou “vacinado-os” contra uma fé autêntica. Quando o sociólogo Christian Smith e sua equipe examinaram a vida espiritual dos adolescentes americanos, encontraram a maioria deles praticando uma religião que seria melhor descrita como “deísmo moralista terapêutico”. Colocam assim Deus como um Criador distante, que abençoa as pessoas “boas, legais e justas”. Seu objetivo principal é ajudar os crentes a “serem felizes e sentirem-se bem”.

A resposta cristã

As razões para o abandono são complexas. Uma parte significativa tem a ver com a nova cultura que vivemos, e há muito a ser pensado sobre isso. Mas os membros das igreja ainda tem controle sobre pelo menos uma parte do problema: o tipo de resposta dada.

Enquanto ficam perplexos, e com razão, ou mesmo arrasados, quando veem entes queridos se afastarem, não deveriam deixar que a tristeza tome conta deles. Conversei com um pai que estava deprimido ao ver seu filho adulto abandonar a fé. Ele disse que seu filho estava metido “em coisas satânicas”. Depois de uma pequena sondagem, descobri que o filho na verdade era um politeísta. Ele amava Jesus, mas via-o como uma figura em um panteão de seres espirituais. Ou seja, algo muito distante da avaliação de seu pai.

Ao falar com quem abandonou a fé, geralmente os cristãos tem uma dessas duas reações opostas e igualmente prejudiciais: partem para a ofensiva, dando um sermão cheio de julgamento ou ficam na defensiva, não se envolvendo no problema.

Observei durante as entrevistas outro padrão inquietante. Quase todos com quem falei lembraram que, antes de abandonar a fé, eram interrompidos quando expressavam suas dúvidas. Alguns foram ridicularizados na frente de colegas por causa de suas “perguntas insolentes”. Outros dizem ter recebido respostas banais às suas perguntas e foram repreendidos por não aceitá-las. Um deles recebeu literalmente um tapa na cara.

Em 2008, durante a reunião da Associação Americana de Sociologia, estudiosos das Universidades de Connecticut e do Oregon relataram que “a contribuição mais comum para a desconversão dos entrevistados foi os cristãos aumentarem as dúvidas já existentes”. Os “desconvertidos” afirmam ter “compartilhado suas dúvidas crescentes com amigo ou membro da família cristãos, apenas para ouvir respostas banais e inúteis”.

Fonte: Pavablog
----------------------------

Magno Alves faz pregação em Igreja Evangélica

Atacante do Ceará testemunhou sobre sua vida em cultos religiosos.

Magno Alves, do Ceará, comemora seu gol contra o São Paulo no Castelão. (Foto: LC Moreira) Torcida do Ceará faz campanha para o Magnata permanecer no clube (Foto: LC Moreira)

Principal destaque do time do Ceará no Campeonato Brasileiro, o atacante Magno Alves está seguindo o rumo de outros colegas da profissão como o zagueiro Lúcio, o meia Kaká, e o ex-atacante Muller: pregador da palavra de Deus.

Na semana passada, segundo informações do Blog Estrelas do Ceará, o camisa 34 do Vozão participou de um culto evangélico, em Fortaleza, onde fez o testemunho sobre sua vida. O jogador tem visitado algumas igrejas evangélicas e participado ativamente das cerimônias religiosas.

Artilheiro do time cearense com oito gols, ao lado do meia Geraldo, Magno Alves chegou a Porangabuçu após a Copa do Mundo e precisou de apenas poucas partidas para cair nas graças da torcida alvinegra. A torcida do Ceará, inclusive, já lançou uma campanha no Twitter #ficamagnata para que o atacante permaneça no clube na próxima temporada.

O jogador, no entanto, prefere desconversar e diz que sua intenção é, primeiro, classificar o clube para a Copa Sul-Americana e só depois é que vai pensar no futuro.


Fonte: LANCENET
---------------------------

Programa Raul Gil vê audiência aumentar com atrações evangélicas

"Gosto de tudo que fala de Deus", diz o apresentador Raul Gil, que vê seu programa crescendo em audiência com artistas evangélicos.

Os tempos de baixa audiência do Programa Raul Gil ficaram definitivamente para trás. Desde que chegou ao SBT, em junho, depois de cinco anos na Bandeirantes, o apresentador só vê sua média de pontos no Ibope crescer. Enquanto na Band, em seus últimos meses no ar, vinha dando média entre 4 e 5 pontos no Ibope, na emissora de Silvio Santos a atração mantém a média de 11 pontos e chega a picos de 13, empatando com seu concorrente mais forte, o Caldeirão do Huck, apresentado por Luciano Huck, na Rede Globo.

Para Raul Gil, de 72 anos, quase 60 de carreira, a explicação é simples. “A boa audiência do programa vem ao encontro do gosto do telespectador, que se cansou um pouco de baixaria”, disse o apresentador no estúdio, no dia em que a reportagem acompanhou as gravações da atração que ele comanda.

Raul Gil parece saber exatamente como fazer para obter essa audiência. No estúdio, é figura compenetrada. Antes de todos, grava os merchandisings. Em seguida, se recolhe ao camarim, para um retoque na maquiagem. Já no palco, quando fala, a equipe se mantém em silêncio total. Até os cantores amadores que vão ao programa recebem dicas do veterano. Foi assim com a primeira candidata do concurso na gravação. Nervosa, a moça errou o momento de começar a cantar. “Para tudo!”, disse Raul. “O que aconteceu? Não fique nervosa, vai dar tudo certo”, disse carinhosamente à caloura. A moça respirou fundo. Errou de novo. Raul Gil pediu para parar. Só na terceira vez ela acertou.

Na receita de sucesso de Raul Gil, quadros simples como o concurso “Jovens talentos”, no qual cantores e cantoras entre 15 e 25 anos disputam, semana após semana, um contrato de trabalho com a gravadora Sony Music. A final da primeira temporada do quadro no SBT, em 9 de outubro, levou o programa a bater o seu primeiro recorde, com 13 pontos no Ibope. A vencedora, a cantora gospel Brenda dos Santos, comemorou o prêmio com lágrimas e um agradecimento a Deus no palco. No CD que Brenda vai gravar, três participações especiais de seus colegas e ex-concorrentes, todos cantores gospel. Católico, Raul Gil acredita que a música religiosa tem forte apelo. “Não é só evangélico. Se aparecer um espírita aqui cantando música boa vai fazer sucesso”, disse.

A próxima Maísa

Outro ponto forte do programa é o quadro “Eu e as crianças”, em que Raul divide o palco com a garotada, que encara as câmeras para exibir números variados, de dança, canto, interpretação e sapateado. Enquanto o quadro está no ar, o “vovô Raul”, como é chamado pelas crianças, conta com duas assistentes de palco aspirantes a estrelas: Yasmim, de 9 anos, e Milena, de 3. Inteligente, e com bochechas irresistíveis, a pequena Milena chama atenção por suas semelhanças com outra criança prodígio, também revelada por Raul Gil: Maísa. Hoje, com 7 anos, ela apresenta o Bom dia & Cia., às quintas e sextas, e o Sábado animado, aos sábados, no SBT.

Toda as quartas, Milena sai de Curitiba, onde mora, acompanhada pela mãe, a cantora gospel Ana Cristina, e enfrenta uma hora de voo até São Paulo. “Quando tem gravação, ela acorda às 6h. Mas às 5h30 já está em pé, gritando e pulando”, conta a mãe, evangélica da Quarta Igreja do Evangelho Quadrangular. Antes de fazer maquiagem e cabelo para entrar em cena, Milena tira uma soneca nos camarins. Durante a preparação, interage com todos, fazendo perguntas e comentários nada convencionais para uma criança de sua idade. Perguntada sobre qual é sua cantora favorita, a menina surpreende e aponta para si mesma. Na hora de escolher o que vai ser quando crescer, outra surpresa: “Mas eu já sou cantora. Sou uma artista de Jesus”.

Tanta simpatia e esperteza conquistou o público de casa, e a menina já tem até fãs. “Onde ela para, forma uma rodinha de adultos e crianças”, conta a mãe. Milena ensaia seu repertório gospel todas as manhãs, e tem agenda lotada. O sucesso que a menina faz com o público, Raul Gil explica. “A Milena faz aquelas orações, põe a mãozinha dela para cima. Os católicos, espíritas, ficam impressionados e emocionados com o jeitinho dela. Quando encontro senhoras na rua, elas me falam que se sentem bem quando a veem fazendo isso.”

"Gosto de tudo que fala de Deus"

É notório o carinho do apresentador Raul Gil com os artistas gospel. O padrinho de grandes nomes da música secular é também muito querido no meio evangélico por sempre abrir portas para os cantores do segmento. Em entrevista à revista Exibir Gospel, ele mostrou que é um homem sensível à Palavra: "Gosto de tudo que fala de Deus. Não estou preocupado se o cantor é ou não sucesso ou recorde de vendas, o que importa para mim é a mensagem da música. Ela aproxima as pessoas de Deus".

Ele revelou à mídia nomes como Robinson Monteiro, Jamily, Daisy Houston, Bianca Toledo, dentre outros, e recebe com frequência cantores evangélicos consagrados como Fernanda Brum, Eyshila, Regis Danese, Aline Barros, Shirley Carvalhaes, Mara.

Raul Gil explica que não admira apenas a mensagem gospel, mas também o talento dos cantores e compositores: "Para mim, a música gospel está crescendo muito em função da sua boa qualidade e grandes cantores deste meio, que dão vida à interpretação", disse. Desprovido do preconceito comum em outros programas e apresentadores, que, raramente, recebem estes artistas, Raul Gil sempre foi receptivo com os evangélicos em todas as emissoras por onde já passou. "A aproximação com os evangélicos é sadia e bem aceita, até porque a música gospel é apreciada e admirada por não evangélicos".


Fonte: UAI
----------------------

Pensamento




“As pessoas são solitárias
porque constroem paredes
em vez de pontes.”

(Joseph F. Newton)

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Fiéis de várias religiões utilizam a crença para ajudar na prática da atividade física

Crer em Deus ajuda a malhar? Nos EUA, um número cada vez maior de pessoas aposta que sim.

Elas integram um movimento que usa a fé para estimular os exercícios físicos. Há academias, igrejas e personal trainners que oferecem treinos nos quais a religião é a grande motivadora para definir músculos ou perder peso.

Neste mercado, há estrelas como a pioneira Donna Joyner. Ela lançou uma aula em DVD na qual aparecem alunos e um coro gospel. Todos fazem exercícios e louvações a Deus. Outro representante do movimento é Paul Eugene, do Gospel Dance Aerobics. “Uso a religião para inspirar as pessoas a continuar a prática”, disse à ISTOÉ.

A fé também é lembrada na hora de resistir às tentações. “Ensinamos aos indivíduos que se voltem para Deus quando sentirem desejo de comer por gula”, disse à ISTOÉ Gwen Shamblin, do Weigh Down Ministries, empresa que cria programas para serem usados em igrejas.

As aulas são parecidas com as de qualquer academia. De diferente estão as referências e os apelos pela ajuda divina e a presença de símbolos, como a cruz. Fundada há um ano, a empresa ChurchFitness, aliás, especializou-se em construir academias dentro das igrejas, usando esses símbolos em meio a aparelhos de musculação e esteiras. Já foram 15 projetos até agora. “As igrejas estão cada vez mais envolvidas no fitness. Ele é um instrumento para manter as pessoas da comunidade conectadas”, disse à ISTOÉ Rob Killen, da Churchfitness.

Por enquanto, são poucos os estudos que avaliam a eficácia da estratégia. Um deles foi feito por Kenrik Duru, da Universidade da Califórnia. Durante oito semanas, ele acompanhou 62 mulheres religiosas (de religiões distintas). Elas haviam sido divididas em dois grupos. Ambos se exercitavam por 45 minutos. Mas o primeiro também ouvia trechos da “Bíblia” alusivos à força e ao poder divino. As outras escutavam temas não religiosos. Ao final, as que receberam as mensagens bíblicas deram cerca de 78% mais passos por semana. “Uma das razões é que elas passaram a andar em grupo, contando com suporte social de apoio”, explicou Duru à ISTOÉ.

Fonte: Revista ISTOÉ
---------------------

Ausência dos pais pode comprometer saúde emocional dos filhos

Dificuldade de expressar sentimentos é um dos problemas enfrentados pelos pimpolhos

Não basta ser pai, tem que participar. O termo é bastante conhecido, e as dificuldades para fazê-lo se tornar realidade também. A rotina diária ou a forma como a estrutura familiar está organizada exige que os pais encarem como desafio o que deveria ser uma obrigação: tornar-se presente na vida dos filhos. A ausência se transforma em culpa, para os pais que não conseguem dar atenção à prole, e em traumas para os filhos, que se sentem sozinhos e até rejeitados pelos pais.

A psicóloga Patrícia Spada , da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, explica que a ausência dos pais pode interferir de maneira diferente no desenvolvimento da criança e do adolescente. Para ela, a ausência traz danos em quaisquer circunstâncias, mas a idade e o motivo da ausência são elementos chave nesta questão, "Criança ou adulto, filhos precisam das referências dos pais, sem elas tendem a enxergar os relacionamentos humanos com certo despreparo e como algo negativo", explica ela.

De 0 a 3 anos de idade

Nesta fase, a formação da personalidade da criança ainda não está definida e a referência dos pais é fundamental para que isso aconteça sem prejuízos emocionais e psicológicos. "Se os pais faltam nesta fase, a criança se sente desprotegida e não tem parâmetros para diferenciar o que é certo do que é errado. Doenças cognitivas, obesidade, desnutrição e problemas afetivos são alguns dos traumas carregados pela ausência dos pais", conta Patrícia. "A presença dos pais é primordial neste período, pois, os traumas sofridos nela se estendem pela vida adulta e vão desde dificuldades de aprendizagem até a falta de apetite ou a comilança excessiva", continua ela.

Na adolescência

Já na adolescência, os efeitos são mais de ordem comportamental e podem se refletir tanto na vida amorosa e familiar como no convívio em sociedade. "O adolescente tende a buscar referências fora de casa, quando não as encontra nos pais. Portanto, a chance de manifestar um comportamento agressivo e buscar as referências ausentes em estranhos são grandes", explica Patrícia.

Excesso de trabalho

Nestes casos, os filhos se sentem trocados e traídos pelos pais, é como se não fossem importantes. A psicóloga explica que sinais como tiques nervosos, tristeza e apatia ou agressividade são bastante comuns quando o motivo da ausência é esse, e que os pais devem prestar atenção no comportamento dos filhos para não achar que esses sintomas são frescura ou decorrentes de outros motivos.

Desestrutura familiar

A psicóloga explica que, quando a ausência se dá pela separação dos pais, é possível evitar traumas estabelecendo regras e mantendo uma rotina parecida com a que os filhos levavam antes do divórcio, porém, segundo Patrícia, quando a ausência se dá pelo fato do filho não conhecer o pai ou a mãe, os traumas são bem maiores. "Não sabemos oferecer aos outros aquilo que não recebemos. Quando não conhecemos nossas origens, não desenvolvemos o sentimento de pertencimento que faz com que nos sintamos filhos de alguém, não temos laços afetivos importantes com as outras pessoas", explica Patrícia.

Falecimento dos pais

A ausência neste caso pode ser a mais dolorosa. Pai e mãe são sempre insubstituíveis na vida dos filhos, e tentar suprir o carinho que vai faltar é uma situação delicada. Patrícia explica que a melhor maneira de os familiares lidar com isso é dar amor sem tentar uma substituição de valores. "Avós são avós e pais são pais, não dá para querer mudar essa realidade, o que se pode e deve fazer é tentar reforçar ainda mais os laços naturais que unem esta família", explica ela.

Dicas para amenizar os traumas causados pela ausência dos pais

-Melhore a qualidade do tempo que passa com seus filhos. Se tiver duas horas por dia para ficar com eles, dedique-se apenas a isso neste período

-Tente se fazer presente emocionalmente, quando a presença física é impossível: Telefonar, deixar bilhetes e fazer surpresas pode ser uma boa saída

-Justifique a ausência com uma conversa franca, quando os filhos são mais velhos

-Quando pequenos, não delegue funções de pai e mãe a estranhos; tente mostrar que você faz parte da vida da criança, mesmo sem tanto tempo para isso.


Fonte: Minha Vida Uol
----------------------

Humor: Irmã Maria...


Fonte: Genizah
---------------------

Tiririca renderá R$ 2,7 milhões por ano para seu partido

Ao fazer do palhaço Tiririca sua principal aposta eleitoral em São Paulo, o PR o transformou não apenas em puxador de votos, mas também em “puxador de dinheiro”. Os mais de 1,3 milhão de eleitores que consagraram o deputado eleito valerão para sua legenda cerca de R$ 2,7 milhões por ano no rateio do Fundo Partidário.

Esse “bônus Tiririca” equivale a mais de cinco vezes o valor aplicado pelo partido na campanha do candidato, na qual se apresentou como “abestado” e celebrizou o slogan “pior que tá, não fica”.

O Fundo Partidário é formado por recursos públicos e dividido de acordo com a votação de cada legenda. Graças ao desempenho eleitoral deste ano, o Partido da República – chamado por alguns de seus próprios líderes de “Partido de Resultados” – vai elevar de 4,5% para cerca de 7,5% a sua fatia no bolo de R$ 201 milhões do fundo. Sua receita anual deve subir de cerca de R$ 8 milhões para pelo menos R$ 14 milhões.

Tiririca, que teve 6,4% dos votos para a Câmara dos Deputados em São Paulo, é o principal responsável por esse avanço, mas não o único. Em outros quatro Estados o deputado federal mais votado é do PR. Três deles tiveram até mais eleitores que o palhaço, em termos proporcionais – um exemplo é o ex-governador Anthony Garotinho, que teve 8,7% dos votos no Rio.

Fonte: Gazeta do Povo
---------------------------

Características de um falso líder

Estava estudando um pouco sobre a área de Recursos Humanos nesta tarde e tive a oportunidade de me deparar com o texto de Patrícia Bispo intitulado "10 Características do Falso Líder", ao visitar o site www.rh.com.br.

Guardadas as devidas proporções, o texto é perfeitamente aplicável aos meios eclesiásticos. Segue abaixo um breve resumo de seus tópicos.

Leia e tire suas próprias conclusões!

10 CARACTERÍSTICAS DO FALSO LÍDER:

1. Acha que sabe tudo ou, na melhor das hipóteses, reconhece que precisa aprender - mas não com aqueles que integram seu time;

2. Resiste a qualquer programa de desenvolvimento de Lideranças;

3. Repudia parcerias;

4. Delega tarefas, cobra resultados e determina prazos, mas atrai para si todos os méritos e louros pelo trabalho executado;

5. Acha que todos cobiçam sua posição;

6. Considera comunicação interna perda de tempo;

7. Utiliza a agressão verbal como forma de "estímulo";

8. Não é acessível;

9. Sua equipe é a sua cara, ou seja, carrega em si as sequelas (físicas, psicológicas e espirituais) de estarem sob seu jugo;

10. Ao avaliar seus liderados, não consegue ver neles nenhuma qualidade, e enfatiza apenas as falhas.


Fonte: Vitor Gadelha
-------------------------

Pastor torcedor comemora primeiro título do Nagoya Grampus na J.League

Visitante frequente do centro de treinamentos do clube e do Estádio de Toyota, Antonio Luiz da Silva comemora o fim da fila da equipe de Aichi.

A cidade de Toyota, Aichi, está em festa. Faixas e bandeiras com as cores laranja, amarelo e preto decoram a estação de trem e os principais pontos da cidade. O comércio local lançou campanha de produtos com 10% e 20% de desconto. Tudo pelo inédito título da J.League conquistado pelo Nagoya Grampus Eight, o primeiro desde a criação do campeonato nacional em 1993.

Para um torcedor da cidade de Seto, a conquista tem um sabor especial. O pastor Antonio Luiz da Silva, 52, acompanha o futebol na província há pelo menos 10 dos 16 anos em que vive no Japão. É visitante frequente do centro de treinamento do clube localizado na cidade de Miyoshi, e dos jogos no estádio de Toyota.

Silva credita a vitória na temporada à fé. “Vi o último jogo pela televisão, e vibrei muito no final. Foi uma bênção. Sempre gostei desse time por ter brasileiros do nosso sangue e raça”, comenta o torcedor fiel que garante que a torcida e as orações continuarão com o mesmo vigor na próxima temporada.

O título veio com três rodadas de antecipação no sábado (20), com a vitória por 1 a 0, sobre o já rebaixado Shonan Belmare, em Hiratsuka, Kanagawa, e graças ao empate por 0 a 0 do Kashima Antlers, segundo colocado, com o Vissel Kobe. Dessa forma a equipe mais brasileira da J. League que conta com os jogadores Túlio Tanaka, Alex Santos e Magnum no elenco conseguiu evitar o tetracampeonado consecutivo do Kashima Antlers com o técnico Oswaldo de Oliveira. O próximo jogo do Nagoya Grampus acontece amanhã (23), a partir das 14h, no Estádio de Toyota.


Fonte: IPCDigital
--------------------

Salmo 108

Meu coração está firme, ó Deus!
Cantarei e louvarei, ó Glória minha!
Acordem, harpa e lira!

Despertarei a alvorada.
Eu te darei graças, ó Senhor,

entre os povos; cantarei louvores
entre as nações, porque o teu amor leal
se eleva muito acima dos céus;
a tua fidelidade alcança as nuvens!
Exalta-te, ó Deus, acima dos céus;

estenda-se a tua glória sobre toda a terra!
Salva-nos com a tua mão direita
e responde-nos,
para que sejam libertos aqueles a quem amas.
Do seu santuário Deus falou:

"No meu triunfo dividirei Siquém
e repartirei o vale de Sucote.
Gileade me pertence, e Manassés também;

Efraim é o meu capacete, Judá é o meu cetro.
Moabe é a pia em que me lavo,

em Edom atiro a minha sandália,
sobre a Filístia dou meu brado de vitória! "
Quem me levará à cidade fortificada?

Quem me guiará a Edom?
Não foste tu, ó Deus, que nos rejeitaste

e deixaste de sair com os nossos exércitos?
Dá-nos ajuda contra os adversários,

pois inútil é o socorro do homem.
Com Deus conquistaremos a vitória,

e ele pisará os nossos adversários.

---------------------------------

Universidade em Munique oferece espiritualidade como disciplina de Medicina

Pacientes terminais têm direito a orientação espiritual

“Spiritual Care” é uma matéria obrigatória na Universidade de Munique que visa ajudar os médicos a prestarem assistência espiritual e psicológica para pacientes terminais.

Durante um curso de medicina, os futuros médicos aprendem muito sobre doenças e seus tratamentos. Mas o que faz um médico quando um paciente não pode mais ser curado? Ou seja, quando não se trata apenas de assistência médica, mas de apoio emocional?

Pacientes têm direito à assistência espiritual

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), todo paciente terminal tem direito a ajuda médica, psicológica e espiritual. Mas este último aspecto ainda é pouco explorado.

“Tornar médicos jovens e mesmo os mais experientes aptos a prestar assistência espiritual é visto por nós hoje como uma tarefa da medicina”, afirma Eckhard Frick, professor da Universidade Ludwig Maximilian, de Munique. Juntamente com o colega de trabalho Traugott Roser, ele criou a primeira disciplina obrigatória de “Spiritual Care” da Alemanha.

Um projeto singular na Europa

Com a cátedra “Spiritual Care”, a Universidade em Munique é a única da Europa que cumpre a exigência da OMS. Em salas de leitura, grupos de discussão e seminários, os alunos debatem temas como luto, assistência psicológica e espiritualidade.

Professor Traugott Roser, da Universidade de Munique (foto)

A disciplina é ministrada em cooperação com as faculdades de Teologia e Ciências Sociais da Universidade de Munique. A disciplina está associada à medicina paliativa – uma matéria do curso de medicina que se concentra em pacientes com doenças em estágio avançado e expectativa de vida limitada.

Desde 2009, a medicina paliativa é obrigatória nos cursos de medicina. Sua prioridade é melhorar a qualidade de vida dos pacientes e de suas famílias. Isso inclui responder a questões sobre, por exemplo, o sentido da vida.

Ateus também têm orientação espiritual

Ao contrário dos capelães em hospitais, que trabalham pela igreja, os dois professores exercem suas atividades em nome da faculdade de medicina e trabalham com todas as confissões, embora sejam mais explorados os fundamentos do Cristianismo e do Judaísmo.

De acordo com Frick, mesmo um ateu tem uma orientação espiritual, o mais tardar quando ele se depara com a finitude de sua vida.

O aspecto mais importante: a fonte de energia

“Spiritual Care” exige que os médicos não deem respostas padrão. O paciente deve ser o mais importante. “Procuramos estabelecer um diálogo sem estipular que ele deva pensar isso ou fazer aquilo”, afirma o médico que ensina Antropologia Psicossomática. Os futuros profissionais precisam, logo no início do tratamento, encontrar as fontes de energia de seus pacientes, explica.

Música pode trazer conforto para os pacientes

Tal fonte que muitos religiosos entendem como Deus varia bastante para cada pessoa. A visita de amigos, por exemplo, pode ser uma fonte de energia, assim como uma música de Mozart – um artista que desde muito jovem se deparou com a morte. “Mozart também teve uma orientação espiritual, que pode ajudar as pessoas nos dias de hoje”, afirma Eckhard Frick.

Ceticismo dos colegas

Alguns colegas médicos veem com ceticismo a mescla entre espiritualidade e medicina e muitos descrevem o trabalho de Eckhard Frick e Traugott Roser como uma disciplina irrelevante. “Spiritual Care”, também conhecida como “disciplina experimental”, terá cinco anos para se afirmar, tempo assegurado pelo financiamento.


Fonte: DW World

-----------------------------

Tá na Bíblia: No final tudo tem um propósito




"Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito".

(Romanos 8:28)

"Deus pode todas as coisas", afirma esposa de Silvio Santos

Parecia lançamento de best-seller. Quase cem jornalistas acompanharam a entrevista coletiva de Iris Abravanel, mulher de Silvio Santos, sobre o seu livro “Recados Disfarçados”, na livraria Fnac, em Pinheiros, nesta terça-feira.

Iris Abravanel diz:“Eu creio em Deus para todas as coisas.”

A obra reúne 78 crônicas escritas pela autora entre 1992 e 1995 para a revista “Contigo”. Mas os apelos da assessora de imprensa do SBT, pedindo que os jornalistas “respeitassem este momento e entendessem que o foco é o livro”, foram em vão.

Outro jornalista insitira em arrancar da autora, que é evangélica, se ela acreditava que Deus tiraria a empresa dos problemas financeiros.

“Eu creio em Deus para todas as coisas.”

Ela seguiu o script de dar respostas evasivas e educadas até quando lhe perguntaram se ela se sentia traída por seus familiares Rafael Palladino, que administrava o banco, é seu primo.

“Olho para a frente sempre. Nem cabe a pergunta.”

O jornalista não desistiu. “Olhar para a frente é pagar as contas em dez anos?”

Iris: “Não, isso não é comigo. Olha que só com o livro não vai dar”.

Até que alguém conseguiu cansar a sua beleza ao questioná-la se abriria mão do seu salário no SBT, como autora de novelas, para ajudar no pagamento da dívida.

“Tadinha de mim, nem vou responder a essa pergunta porque ela é tão… Nem dá para responder.” Era hora de encerrar a entrevista.

Silvio Santos demitirá 40 parentes do grupo para reduzir nepotismo.

O escândalo bilionário que resultou na queda do império construído por Silvio Santos nos últimos 50 anos vai provocar a demissão de pelo menos 40 parentes do empresário e de sua mulher dentro do grupo. O “home do baú” tomou a decisão de por fim ao “nepotismo” na última sexta-feira, em reunião com advogados. A equipe teria concluído que a presença de parentes em altos cargos de direção foi o principal motivo para que a fraude ocorresse. A única empresa do grupo que deve escapar do corte deve ser o SBT.

Na emissora trabalham hoje, entre outros, em cargos de direção, um sobrinho de Silvio Santos, Guilherme Stoliar, e seu primo Leon Abravanel. Ambos têm sido ouvidos pelo empresário e acompanhado as investigações.

Segundo o jornal Folha de S. Paulo, a revolta maior com o escândalo de R$ 2,5 bilhões, tem sido das filhas e da mulher de Silvio Santos, Íris Abravanel.

A mais ressentida é uma das filhas do empresário, Patrícia (sequestrada em agosto de 2001), que chegou a trabalhar diretamente com Rafael Palladino, então superintendente do banco.

Silvio Santos terá reuniões com diretores, gerentes e artistas do elenco do SBT ao longo da semana para discutir a situação do grupo. O objetivo dos encontros é acalmar os funcionários, temerosos com os desdobramentos do escândalo.

O Grupo Silvio Santos decidiu processar nas esferas cível e criminal os ex-diretores-executivos do PanAmericano e também a Deloitte, empresa de auditoria externa contratada para fazer a revisão das demonstrações financeiras do banco. Principal acionista da instituição, o empresário teve de dar como garantia todas as suas empresas para obter R$ 2,5 bilhões para cobrir o rombo.

O Banco Central descobriu que o PanAmericano vendeu carteiras de crédito para outras instituições, mas continuou contabilizando no balanço. Para honrar o empréstimo, Silvio Santos terá de vender várias empresas do grupo. A primeira delas será o próprio banco. O empresário também deve vender horário na madrugada do SBT para igrejas evangélicas.

Na quarta-feira, a Comissão de Constituição e Justiça do Senado vai promover audiência pública para esclarecer a crise. Foram convidados o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, a presidente da Caixa Econômica Federal, Maria Fernanda Ramos Coelho, e representantes das empresas de auditoria Deloitte Touche Tohmatsu Brasil e KPMG no Brasil.


Fonte: Folha
---------------------------

Mesmo com crise econômica, mega-igrejas americanas crescem

A maioria das mega-igrejas continuam a ver atendimento e crescimento, e quanto maior é a Igreja, mais provável que a experiência aumente, relatou a Leadership Network no Grande Relatório do Aspecto Econômico (Large Church Economic Outlook Report) de 2010.

Os resultados da pesquisa indicam que a recessão econômica terá pouco impacto sobre as maiores Igrejas da América. Cem por cento das Igrejas, com 8.000 ou mais pessoas conheceram um crescimento no atendimento e ofertas de 2009 a 2010. E todas as Igrejas pesquisadas com a presença de 10.000 a 14.999 planejam atingir as projeções do orçamento deste ano.

Globalmente, 81 por cento das mega-igrejas – congregações com atendimento de 2.000 ou mais – viram mais atendentes e apenas 9 por cento relataram menor frequência. Sessenta e sete por cento das mega-igrejas aumentaram seu orçamento, com o aumento da média de três por cento, e na mesma proporção disse que eles esperam encontrar o seu orçamento de 2010.

A maioria dos líderes da Igreja esperam que suas congregações terminem 2010 em negro financeiramente, de acordo com o relatório.

Nem todas as mega-igrejas estão prevenindo a tempestade econômica facilmente. Um pastor de Michigan entrevistado no relatório, observou que pessoas estavam se abstendo.

“Nossa economia de Michigan não piorou, eu só acho que as pessoas têm retirado as ofertas, de uma mentalidade de escassez. De verdade, é uma questão espiritual não temos efetivamente nos endereçado como uma Igreja, mas não porque não temos estado tentando,” disse o líder de uma Igreja não identificada.

Enquanto 71 por cento disseram em uma pesquisa de abril a maio que eles acreditam que a economia não irá ter “nenhum impacto” ou que o impacto será “ligeiramente negativo” sobre a Igreja e seus ministérios, apenas 58 por cento disseram o mesmo no inquérito de Outubro.

Sessenta e quatro por cento das mega-igrejas deram aos funcionários da Igreja um aumento salarial de 2009 a 2010, mas a maioria dos aumentos salariais foram apenas de 1 a 3 por cento. Apenas quatro por cento das mega-igrejas cortaram salários em 2010. O restante manteve os salários dos mesmos.

Algumas das maneiras que as mega-igrejas vêm adaptando-se à desaceleração, inclui a utilização de mais voluntários, aumentando a ênfase em cursos de formação financeira e criando mais assistência financeira na conta bancária da Igreja.

Notavelmente, cerca de um terço de mega-igrejas mudaram mais do seu orçamento para o ministério externo.

Para 2010, 34 por cento escolheram “ênfase financeira à Igreja destinada a ajudar os pobres e necessitados,” como sua principal prioridade. Trinta e um por cento disse que uma unidade de capital de fundos para novo imóvel ou a construção era uma prioridade.

Olhando para 2011, a maioria dos líderes da Igreja pesquisados dizem que qualquer aumento nos gastos seria mais provável de irem para missões, seguido pela tecnologia da informação e as instalações. Dezenove por cento prevê aumento moderado ou significativo nos gastos com instalações no próximo ano.


Fonte: The Christian Post
--------------------

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Grupo ganha na loteria com bilhete comprado em sex shop e promete ajudar igreja

Um grupo de amigos e familiares ficou rico depois de ganhar uma bolada de quase 129 milhões dólares com um bilhete de loteria. O que chama atenção é que foi comprado em um sex shop de Detroit e agora parte do dinheiro terá um destino sagrado.

Mike Greer, membro do grupo que fez o bolão, apareceu para reivindicar o prêmio “Powerball” em nome dos outros, que preferem permanecer anônimos. Greer disse apenas que seu grupo dará parte do prêmio para a igreja que eles pertencem.

“A única coisa que consigo pensar é que o Senhor confiou em nós para fazer certas coisas com esse dinheiro que Ele nos deu”, disse. “Essa é a única coisa que passa pela minha cabeça.”

Greer, de 49 anos, morador de Farmington Hills, tem uma empresa de imagem digital. Ele não quis dar detalhes sobre os outros membros do Team Victory (equipe vitória) da igreja a que vários deles pertencem.

Disse ainda que não foi ele que comprou o bilhete e não sabe se foi adquirido dentro da Livraria Uptown ou no balcão que vende loteria em anexo. Mas disse que o grupo não se importa onde foi comprado. Muitos clientes da Uptown, que vende livros eróticos e aluga filmes pornô, compram bilhetes de loteria.

O Team Victory irá dividir cerca de 70 milhões dólares. Eles preferiram receber o valor menor à vista, ao invés de ganhar os 129 milhões em prestações anuais, algo comum na loteria americana. O sorteio teve ainda outro vencedor, Steve Mays, que recebeu 141 milhões dividido em 26 parcelas anuais de 5.4 milhões de dólares.

Fonte: PavaBlog
-----------------------

Senador Magno Malta sugere convocação dos donos da RBS/SC para explicar preconceito e racismo

O senador Magno Malta (PR-ES) quer que os donos da RBS, afiliada da TV Globo em Santa Catarina, prestem esclarecimentos sobre os comentários preconceituosos de Luiz Carlos Prates em seu quadro em um dos telejornais da emissora. Em seu comentário, o colunista chamou as pessoas de baixa renda de “miseráveis” e “desgraçados” e as responsabilizou pelo alto índice de acidentes nas estradas.

O pedido foi motivado pelo pronunciamento da senadora Ideli Salvatti (PT-SC), que criticou a postura de Prates e leu, no plenário, alguns trechos dos comentários feitos pelo jornalista. “Eu considero esse assunto tão grave, tão delicado. Um jornalista utilizando a concessão pública para fazer a propagação do preconceito contra as pessoas de menor poder aquisitivo, dos ‘miseráveis’, como ele denominou”, contestou Ideli.

Segundo Magno Malta, por se tratar de uma concessão pública, os donos da TV RBS (SC) e o jornalista devem esclarecer o fato. Após a sugestão do senador, Ideli informou que pedirá que o Senado tome alguma medida, de acordo com a proposta de Malta. O senador Paulo Paim também concordou com a ideia (PT-RS). (DOL, com informações do Comunique-se)

Fonte: Diario Online
-----------------------

Tá na Bíblia: Prossiga para o alvo



"Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão adiante, prossigo para o alvo pelo prêmio da vocação celestial de Deus em Cristo Jesus."

(Filipenses 3:13,14)

Adoração na igreja evangélica contemporânea!

Há dois tipos de música, a boa e a ruim — seja ela erudita, MPB, sertaneja, reggae, rap, rock ou gospel. O que me surpreende é a capacidade de o mercado absorver a música ruim. Com a proliferação de compositores, intérpretes, bandas e gravadoras, o cenário evangélico não poderia ser diferente. Tem música boa, mas também tem muita música ruim.

Passamos séculos louvando a Deus com hinos históricos da Reforma. Bastava um hinário, e tínhamos músicas com letras densas, boa teologia e linha melódica harmoniosa.

Nos últimos anos surgiu o que chamamos de louvorzão. Jogamos fora os hinários, a liturgia, aposentamos o piano e o coral e introduzimos a guitarra, a bateria, o data-show, as coreografias e a aeróbica. Surgiu também a figura do dirigente de louvor, responsável por animar a congregação. Daí para a frente há muito barulho, muitas palmas, muitas mãos levantadas, muitos abraços, muitas caretas e cenho franzido. Mas a pergunta que fica é: temos adoração?

O lado positivo do louvorzão é o interesse e a integração na igreja de milhares de jovens. Trata-se de uma oportunidade única para ensinar estes jovens, através do exemplo e da Palavra, o caminho do discipulado de Cristo. Mas fica a pergunta: estarão estes jovens crescendo na santidade e no serviço?

Alguns cultos se tornaram verdadeiras produções dignas da Broadway. Músicos profissionais, cenários, bailarinos e iluminação. Mas fica uma pergunta: toda esta parafernália cênica tem levado o povo de Deus a uma genuína adoração?

A história da Igreja é rica em manifestações artísticas. Ao longo do tempo o louvor foi expresso através de várias expressões musicais. O canto gregoriano, o barroco, os hinos da Reforma, o negro espiritual e os cânticos contemporâneos deixaram sua contribuição à boa música ao longo destes últimos séculos.

Trata-se, portanto, de um equívoco jogar fora toda a herança histórica e achar que esta geração descobriu a forma certa de louvar. Se olharmos do ponto de vista musical veremos que a história nos legou uma herança preciosa. Na cultura gospel do louvorzão tem muita música ruim, muita letra questionável e muito dirigente de louvor que mais parece um animador de auditório.

A igreja pode ser a ponte entre as gerações, entre o antigo e o novo e integrar na adoração tudo o que há de bom na sua herança histórica. Tem muita gente cansada do louvorzão barulhento de letras rasas, de bandas que tocam no último volume, de coreografias esvoaçantes e de ordens do dirigente para abraçar o irmão da frente, de trás e do lado dizendo que o amamos. É constrangedor abraçar alguém e dizer que o amamos quando nem sequer o conhecemos.

A igreja perde quando a ênfase do louvor se desloca da congregação para o palco. Com raras exceções a música é ruim, a letra não tem nada a ver com a realidade do cotidiano ou a teologia reformada e a performance no palco é apelativa.

A igreja perde quando se torna parecida com um programa de auditório e já não cultiva a boa música com cordas, sopros, bons arranjos, corais, quartetos. E perde muito mais quando a adoração se torna um evento estimulado sensorialmente e não uma melodia que emerge de um coração quebrantado e temente a Deus. Adoração é sempre uma resposta humilde, alegre, reverente àquilo que Deus é e faz. Adoramos porque algo aconteceu, algo nos foi revelado, e não o contrário, como pensam alguns, que recebemos a revelação e as coisas acontecem porque adoramos.

A igreja perde quando não há reverência ou temor. O que resta é euforia, excitação e sensações prazerosas. O que é bom em si mesmo, mas não é necessariamente adoração.

É um equívoco pensar que Deus se impressiona com nossos cultos de domingo. Antes, ele acolhe muito mais nossos gestos simples do cotidiano, fruto de um coração humilde e quebrantado, que busca se desprender de ambições e serve ao próximo com alegria. Adoração não é um evento domingueiro bem produzido, mas um estilo de vida que glorifica ao Senhor.

Durante séculos a arquitetura das igrejas e das catedrais destinou o balcão posterior ao coro, ao órgão e à orquestra. Na igreja da Reforma os músicos e o coro se posicionavam na parte da frente da nave, mas sempre ao lado. Mesmo o púlpito não estava no centro, mas ao lado. No centro havia, quando muito, alguns símbolos da fé, que ajudam a despertar a consciência para a experiência do sagrado, com destaque para a mesa do Senhor. A congregação ficava em face ao altar de Deus, sem que nada se interpusesse entre a Santa Presença e a congregação. Este lugar só pode ser ocupado por Jesus Cristo. Ele é o único mediador, ele é o único que pode dirigir o louvor.

Hoje o que se vê é o apóstolo, o bispo, o pastor, o dirigente de louvor e a banda ocupando este lugar, nos levando de volta à Antiga Aliança, quando sacerdotes e levitas eram mediadores entre Deus e os homens. A conseqüência é uma geração de crentes que dependem de homens, coreografias e data-shows para adorar e para ouvir a voz de Deus.

O verdadeiro pastoreio consiste em ajudar homens e mulheres a dependerem do Espírito Santo para seguirem a Cristo, que os leva ao seio do Pai. Ajudar homens e mulheres a crescerem e amadurecerem na fé, na esperança e no amor, integrando adoração, oração e leitura das Escrituras no seu cotidiano.

A contextualização se tornou uma armadilha na qual a igreja caiu. Na tentativa de se identificar com o mundo ela ficou cada vez mais parecida com ele. A cultura gospel é autocentrada, materialista, acha-se dona da verdade, tornou-se uma religião que nos faz prosperar, que não nos pede para renunciar a nada e que resolve todos os nossos problemas. Há um abismo colossal entre a cultura gospel e o evangelho de Jesus Cristo, que nos chama a amar sacrificalmente o nosso próximo, a cultivar um estilo de vida simples, a integrar o sofrimento na experiência existencial e a ter a humildade de ser um eterno aprendiz.

Estas reflexões já estavam fervilhando no meu coração há algum tempo. Pensei que estas coisas só aconteciam em certas igrejas, mas o que me motivou mesmo a colocá-las no papel foi ter participado de um culto numa Igreja Batista da Convenção.


Fonte: Revista Ultimato
--------------------------

Pensamento



"Nós não somos

o que gostaríamos de ser.
Nós não somos

o que ainda iremos ser.
Mas, graças a Deus,
Não somos mais

quem nós éramos."

(Martin Luther King)

Pastor do veto ao Facebook para evitar adultério fazia sexo a três

O pastor americano Cedric Miller (foto), 48, que pediu aos fiéis a saída do Facebook para evitar adultério, foi adepto do ménage à trois. Ele, sua mulher Kim (foto) e um assistente da igreja faziam sexo em sua casa às quintas-feiras, em reunião para estudo da Bíblia, e aos domingos, após o culto.

Em algumas vezes, ele foi voyeur: gostava de ver o assistente tendo relação com a Kim. A mulher do assistente de vez em quando também aparecia para ‘estudar o livro sagrado’.

O assistente acabou levando o caso para a Justiça, e Miller acusou sua mulher de traição. Em 2003, a Justiça decidiu que o auxiliar não tinha direito à indenização que reivindicara.

Christian Fellowship Church, a igreja de Miller, fica em Nova Jersey, Estados Unidos. Fundada na década de 80, tem 1.200 fiéis.

A imprensa resgatou o passado do pastor depois que ele, na semana passada, pediu a seus assistentes e aos fiéis que fechassem a conta no Facebool, “um portal de infidelidade”, nas palavras dele.

Ele escreveu um comunicado a todos: “Você não cometerá adultério. E você também não deve usar o Facebook”. Informou, na ocasião, que somente nos últimos seis meses pelo menos 20 fiéis se tornaram adúlteros por causa do Facebook. “A tentação é muito grande”, disse.

O próprio Miller disse ter encerrado a sua conta no Facebook que, segundo ele, lhe servia para se comunicar com seus filhos.

Na sexta-feira, ele escreveu outro comunicado: “Chegou ao meu conhecimento que uma parte muito dolorosa do meu passado está ressurgindo; isso foi resolvido na época”.

O pastor disse que vai prosseguir na sua missão de salvar casamentos e pediu que o seu passado seja esquecido.

Um passado em que não existia o Facebook, vale lembrar.


Fonte: Paulopes Weblog
------------------