quinta-feira, 13 de maio de 2010

O número de pentecostais já é maior que o de tradicionais nos EUA

De cada quatro cristãos, um se identifica como pentecostal nos EUA. É o que mostra uma nova pesquisa do Grupo Barna (Instituto de Pesquisa Cristão). Aqueles com idade entre 26 e 44 anos são os que se identificam como batizados no Espírito Santo (29%), em comparação aos outros grupos de idade.

Enquanto isso, os americanos cristãos de 45 a 63 anos – a geração que introduziu na América o “Freaks Jesus” – são os menos propensos a assumir a identidade pentecostal (20%).

A pesquisa foi realizada no mês de fevereiro com um grupo de 1.005 adultos em Ventura, na Califórnia. O estudo define carismáticos e pentecostais como aqueles que consideram a passagem bíblica “foram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar em outras línguas”.

Segundo o Grupo Barna, o número de pentecostais / carismáticos é o triplo do número de evangélicos nos EUA e equivale ao número de adultos que frequentam Batista, Metodista, Presbiteriana, Luterana, Episcopal ou igrejas não-denominacionais.

Um pouco mais de um quarto (26%) dos protestantes e 20% dos católicos identificam como parte do segmento carismáticos ou pentecostais.

Embora a existência dos dons espirituais seja debatida entre muitos líderes cristãos nos dias de hoje, a nova pesquisa descobriu que 56% dos cristãos mais jovens, com idade entre 18 a 25, acreditam que os dons, incluindo o falar em línguas e a cura, são ativos e válidos. Quanto mais idade, menos prováveis são os crentes em manter a mesma crença.

Apesar dos cristãos adultos jovens abraçarem os dons espirituais, eles são menos prováveis, entre os outros grupos de idade, a dizer que “sempre vão permitir que sua vida seja guiada pelo Espírito Santo”.

O grupo mais jovem é também o menos propenso a dizer que nunca tinha falado em línguas (7%).

Além disso, o mais jovem crentes oferecem uma visão mais existencialista do Espírito Santo, com 68% dizendo que acredita que a terceira pessoa da Trindade é apenas “um símbolo do poder de Deus ou a presença, mas não é uma entidade viva.”Cinqüenta e nove por cento dos cristãos, com idade entre 26 a 44, e 55% dos cristão entre 45 e 63, concordam com a afirmação.

David Kinnaman, presidente do Grupo Barna, observa que a próxima geração de cristãos carismáticos e pentecostais podem gastar menos tempo defendendo suas opiniões para os outros, mas eles também parecem ser muito menos certo do que acreditam ou como colocar a sua fé em ação. “Isso levanta a questão sobre o que vai definir a próxima geração de jovens carismáticos e pentecostais crentes nos EUA”, disse ele. “Enfrentando críticas menos de dentro das fileiras dos cristãos, devem se concentrar em ser teologicamente fundamentados e encontrar uma maneira de viver fielmente no âmbito mais vasto da cultura, das artes, mídia, tecnologia, ciência e negócios.”

Carismáticos jovens, acrescentou, são menos propensos a adotar as suas crenças e práticas baseadas na reflexão profunda e consideradas teológicas. “A vitalidade futura desta parcela da comunidade cristã vai depender, em parte, sobre a ligação de jovens crentes carismáticos e pentecostais à melhor formação em teologia e doutrina”, frisou.

Fonte: Christian Post-via Extremo Sul Gospel
-----------------------