domingo, 16 de maio de 2010

Bispo de confiança de Valdemiro Santiago abre nova igreja

Em 12 anos de existência, a Igreja Mundial do Poder de Deus tem agora a sua dissidência: o bispo Roberto Damasio saiu da Mundial e montou sua própria denominação. O nome: Igreja Mundial Renovada.

Segundo a revista Época, na reportagem sobre a Mundial na já distante data de 25/03/2010, Roberto Damasio era o terceiro homem da denominação, atrás apenas de Valdemiro Santiago e de Josivaldo Batista. Considerado como disciplinado pela revista, Damasio cuidava de vários cultos na sede, com destaque para a segunda-feira (clamor financeiro) e a quinta-feira.

Em seu blog, Damásio oficializou sua saída no dia 20/04/2010. Parte de sua breve mensagem:

Porém venho a vós oficialmente comunicar a minha saída do Ministério da Igreja do Poder de Deus, onde apreendi (sic) muito com a liderança e com carinhoso amor em Cristo que cada membro teve comigo e com a minha família.

No dia 29/04/2010, Damasio falou sobre rumores de sua saída. Pelo visto, muitos entenderam que Valdemiro o acusou de roubo e adultério após a veiculação de uma reunião de pastores da Mundial, na qual Valdemiro afirmou que havia um enganador entre eles:

Olá Irmãos, Eu gostaria de Responder a todos sobre os supostos comentários de Roubo e Adulterio

1. O Apostólo em momento algum mensionou meu nome 2. Nesta mesma semana além de mim saiu mais 2 bispos o Bispo Brayner e o Bispo Luciano. e também o Bispo Juliano e a Pastora Raquel Genro e Filha do Apostólo foram afastados do comando do Estado de Minas Gerais não sei o motivo do desligamento deles mas sobre o meu desligamento não tem nada a ver com Roubo e Adultéro Existem motivos de ordem pessoal que não gostaria de Expor mas em momento algum atribuo tais motivos ao Apostólo que vejo como meu lider, meu pai e meu exemplo. Agora ainda que fosse por tais motivos eu créio no Que diz a palavra que o cair é do homem e o levantar é de Deus Acredito que o Apostólo Ficou Triste com a minha saida mas nao creio que ele cairia no mesmo erro dos lideres do ministério que um dia ele se desligou para fundar a IMPD Póis até hoje os senhores sabem que falam que ele Roubou Adulterou e outras coisas...

Vale lembrar que Valdemiro quase nunca fala o nome de seus desafetos. Por exemplo, a Igreja Universal sempre é mencionada como a "outra igreja" e R. R. Soares é o "missionário".No blog de Damasio é possível ler comentários de apoio, vários pedidos de oração e até pedidos de emprego como pastor. Entretanto, nem tudo são flores. Por exemplo, a internauta Vera Lúcia soltou o verbo no dia 08/05 (a mensagem foi apagada do blog no dia 10):

Usar o mesmo nome da Igreja do Apóstolo, aí já é covardia, traidor, Judas, dentre os doze um era diado, e o diabo era vc. Fico muito triste pois vc sempre me abraçava, e eu pensando q estava recebendo bençãos, e não, muito pelo contrário. Logo logo vc vai voltar chorando, implorando pra voltar, pois a mão de Deus vai pesar, e muito sobre vc, ainda tirando membros da Igreja Mundial do Poder de Deus A VERDADEIRA. Gente sua está distribuindo panfletos lá na porta, se eu ver eu vou por prá correr, e vc então que distribuiu cartão pessoal para todos os membros, COVARDE. O Apóstolo confiou em vc e mais uma vez foi traido, sempre fazem isso com ele. Quem vai te passar a unção agora?? pois era o Apóstolo quem passava, e vc é muito fraquinho para que Deus te passe pessoalmente.Vc me conhece, e muito tá? Não quero te ver nunca mais, só quando vc estiver lá no pé do Apóstolo pedindo perdão, ai sim eu quero te ver, e vai ser logo logo, aguarde. Olha Judas se enforcou, cuidado para vc não fazer o mesmo. Ah??? quem está te bancando hem? acho q até sei.tenho dó de vc muleke, de unção vc não tem nada o que tinha vinha do Apóstolo, agora sozinho se vira que eu quero ver!!! COITADO Não apaga não deixa para os outros te conhecerem melhor e olha q eu nao escrevi nem metade do q eu sei. Paz, isso é se vc conseguir acho que será difícil de agora em diante. lamento muito por vc.

Uma das críticas já enfrentadas pela nova denominação, como visto no comentário acima, é com relação ao seu nome.No orkut, sugeriram para Damasio que ele mudasse o nome para Igreja Universal Renovada ou para Igreja Global da Unção de Deus. Alguém gostaria de sugerir outros nomes?

A Igreja Mundial Renovada

A Igreja Mundial Renovada (IMR) tem sua inauguração prevista para o dia 29/05/2010 às 15h e outro culto às 19h30. Interessante que a Mundial Renovada tenha sua sede no bairro do Brás, cerca de 2km distante da sede de Valdemiro. Inclusive, a sede da IMR também é chamada de Templo dos Milagres.A data de estréia pode ser analisada a partir da concorrência neopentecostal. A data de 29/05 cai em um sábado - dia em que a sede da IMPD não funciona por ordem da prefeitura. Se abrisse em um domingo, que seria o dia mais lógico para uma igreja, Damasio teria que enfrentar a concorrência de Valdemiro em seu melhor dia. Aos sábados, quem vai na IMPD pode experimentar a IMR sem maiores consequências.E, para dar um brilho à inauguração, haverá distribuição de trigo abençoado:

Roberto Damasio está na Musical FM das 23h às 0h (segunda a sexta). Mas, na minha opinião, o mais interessante é o investimento em mídias digitais. Para quem não pode bancar a televisão, é um bom começo. Além do já citado blog, Damasio também desenvolveu um site pessoal e um site para a IMR, além de comunidades no orkut, um perfil no twitter e um canal no Youtube. Nos sites, já podemos ver Ageu 2,9 (A glória desta última casa será maior do que a da primeira, diz o SENHOR dos Exércitos; e, neste lugar, darei a paz, diz o SENHOR dos Exércitos), um pedido de doações no banco Itaú e o slogan da Igreja Mundial Renovada: levando ao mundo os sonhos de Deus.

Da redação

Gostaria de lembrar aos leitores do blog que minha dissertação é sobre a Igreja Mundial do Poder de Deus e seu marketing - não se trata de perseguição religiosa, mas de pesquisa e acompanhamento das notícias que envolvem esta denominação.
Atrasei um pouco a divulgação deste post, pois enviei um email para o bispo Roberto Damasio na semana passada. Minha intenção era saber sobre sua trajetória e o início da Igreja Mundial Renovada. Também enviei uma mensagem no site da IMPD, pedindo uma posição oficial da denominação sobre a saída de Damasio. Até o momento, não tive resposta de nenhuma das partes.

Fonte: Nani e a Teologia
------------