terça-feira, 15 de março de 2011

Fiéis morrem na inauguração de templo da IURD em Moçambique

Na inauguração do chamado “Cenáculo da Fé”, nome pelo qual foi batizado o maior templo da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) em Moçambique, houve “sacrifício humano”. Pelo menos duas pessoas morreram e outras três ficaram gravemente feridas no domingo em Maputo, durante a cerimônia da inauguração do majestoso edifício erguido na Av. 24 de Julho em Maputo, nas proximidades do Quartel General das Forças Armadas de Defesa de Moçambique. A informação foi avançada no mesmo dia por testemunhas oculares, mas veio a ser confirmada ontem, pelo Comando da Polícia da República de Moçambique na cidade de Maputo.

Trata-se de fiéis da igreja que morreram por asfixia, segundo avançou Orlando Mudumane, porta-voz do Comando da PRM na cidade de Maputo.

Correm versões dando conta de mais mortes, mas nenhuma autoridade confirma.
A inauguração do “Cenáculo da Fé”, da Igreja Universal do Reino de Deus, contou com a presença do fundador e dono da igreja, o milionário Bispo Edir Macedo, que se deslocou do Brasil para dirigir as cerimónias..

Segundo relatos da Polícia, os feridos encontram-se no Hospital Central de Maputo a receber tratamentos, enquanto os finados estão na morgue daquela que é a maior unidade sanitária do país. Até ao meio da tarde de ontem, os corpos ainda não haviam sido reclamados pelos respectivos familiares.

Testemunha

Ginoca Nhassengo contou ao Canalmoz que o templo estava muito cheio e era preciso haver muito cuidado na movimentação dos crentes. Realçou que todos os fiéis das dezenas de igrejas da Universal do Reino de Deus, espalhadas pelos municípios de Maputo e Matola, foram convidados para a efeméride.

“Vivo no Alto-Maé e cheguei na igreja às 5 horas, mas já não havia lugar para sentar. Arranjei uma esquina na avenida 24 de Julho e pus-me a sentar a ver o culto na tela gingante. Quando chuviscou, as telas desligaram-se e as pessoas movimentaram-se para próximo do lugar onde eu estava e vi duas pessoas a caírem desmaiadas”, contou a testemunha ao nosso jornal.


Fonte: Canal Moz
---------------------