terça-feira, 8 de março de 2011

Jovens passam os dias de folia orando e cantando em Jacareí

Ana Caroline se concentra logo de manhã para ler a bíblia antes de começar a programação do dia

Grupo deixa as marchinhas e samba enredos de lado e pulam o Carnaval ao som de música gospel

Um grupo de jovens da região participou de um retiro religioso em Jacareí, promovido pela Igreja Batista de São José dos Campos. O dia começa cedo. Nada de dormir até tarde. O café-da-manhã está na mesa às 8h e logo depois vem o momento de devoção, quando os jovens ficam sozinhos durante 20 minutos.

“Nós lemos um trecho da bíblia que vai ajudar nosso cotidiano para nos aproximarmos mais de Deus, conhecendo mais ele”, disse Ana Caroline Siqueira, de 15 anos.

O hotel fazenda escolhido para o retiro tem piscina e área de lazer. Espaço suficiente para os jovens se divertirem. Yan conta que os esportes e brincadeiras ficam reservados para a parte da tarde. O objetivo é aproveitar com consciência.

“Apresentamos aos adolescentes um espiritualidade saudável. Então nós procuramos trazê-los para cá e passar esse estilo de vida para eles”, explicou o líder do retiro, Yan Lima.

O quarto das meninas costuma ser movimentado. Lá elas se reúnem para bater papo e trocar experiências. Gabriela já experimentou um carnaval de balada, mas há dois anos prefere o acampamento.

“Quando minha mãe me falou do retiro eu disse que não queria ir, mas ela disse ‘você vai’. Então eu vim e aconteceram coisas aqui que mudaram a minha vida”, afirmou Gabriela Alcântara, de 17 anos.

Duas vezes por dia os 260 adolescentes se reúnem no salão para os cultos. É um momento de oração pouco convencional e comandado pelos próprios jovens.

“Ir para a badalação no Carnaval é típico do adolescente. Ter uma experiência com Deus, como pessoas cristãs, fazendo novas amizades, ter experiências diferentes que fazem parte do nosso cotidiano eu acho que é uma coisa que precisamos abraçar”, destacou Tamara Martins, de 17 anos.

Não dá para passar carnaval sem música, mas no retiro as letras falam de compaixão e da busca pela religiosidade. Tudo em ritmo de rock para lembrar os jovens de que religião também combina alegria e diversão.


Fonte: Vanguarda News
------------------------