quinta-feira, 10 de março de 2011

Salmos 55

Escuta a minha oração, ó Deus,
não ignores a minha súplica;
ouve-me e responde-me!
Os meus pensamentos me perturbam,
e estou atordoado diante do barulho do inimigo,
diante da gritaria dos ímpios;
pois aumentam o meu sofrimento
e, irados, mostram seu rancor.
O meu coração está acelerado;
os pavores da morte me assaltam.
Temor e tremor me dominam;
o medo tomou conta de mim.
Então eu disse: "Quem dera eu tivesse asas
como a pomba; voaria até encontrar repouso!
Sim, eu fugiria para bem longe,
e no deserto eu teria o meu abrigo.
Eu me apressaria em achar refúgio
longe do vendaval e da tempestade".
Destrói os ímpios, Senhor,

confunde a língua deles,
pois vejo violência e brigas na cidade.
Dia e noite eles rondam por seus muros;
nela permeiam o crime e a maldade.
A destruição impera na cidade; a opressão
e a fraude jamais deixam suas ruas.
Se um inimigo me insultasse,
eu poderia suportar;se um adversário
se levantasse contra mim, eu poderia defender-me;
mas logo você, meu colega, meu companheiro,
meu amigo chegado, você, com quem eu partilhava
agradável comunhão enquanto íamos
com a multidão festiva para a casa de Deus!
Que a morte apanhe os meus inimigos de surpresa!
Desçam eles vivos para a sepultura,
pois entre eles o mal acha guarida.
Eu, porém, clamo a Deus,
e o Senhor me salvará.
À tarde, pela manhã

e ao meio-dia choro angustiado,
e ele ouve a minha voz.
Ele me guarda ileso na batalha,
ainda que muitos estejam contra mim.
Deus, que reina desde a eternidade,
me ouvirá e os castigará.
Pois jamais mudam sua conduta
e não têm temor de Deus.
Aquele homem se voltou contra os seus aliados,
violando o seu acordo.
Macia como manteiga é a sua fala,
mas a guerra está no seu coração;
suas palavras são mais suaves que o óleo,
mas são afiadas como punhais.
Entregue suas preocupações ao Senhor,
e ele o susterá; jamais permitirá

que o justo venha a cair.
Mas tu, ó Deus, farás descer à cova da destruição
aqueles assassinos e traidores,
os quais não viverão a metade dos seus dias.
Quanto a mim, porém, confio em ti.


------------------------------------