domingo, 20 de março de 2011

Sucesso da TV Novo Tempo, e agora em DVD, o programa Evidências é uma das melhores atrações sobre a Bíblia da televisão brasileira

Sucesso da TV Novo Tempo, emissora adventista com canais VHF, UHF e em operadoras a cabo de todo o país, o programa Evidências é uma das melhores atrações sobre a Bíblia da televisão brasileira. Com base em pesquisas, na história e, principalmente, na arqueologia, o programa esclarece eventos bíblicos e mostra que o livro sagrado não é simplesmente um compêndio de mitos e lendas, mas uma obra histórica e, tantas vezes, exata. Já em sua quarta temporada, Evidências tem tratado, por exemplo, de questões polêmicas sobre, por exemplo, a veracidade da existência de Adão e Eva, da Torre de Babel, do Dilúvio e do próprio Cristo histórico.

Diante da boa repercussão da série, os melhores programas acabaram se transformando em DVD e agora chegam à sua terceira caixa. É um verdadeiro tour por Israel e Itália, possibilitando ao espectador entender melhor como foram a vida e os ensinos de Jesus. Dessa forma, são exibidas as ruínas do Templo, os lugares que podem ter sido o sepulcro de Cristo, como seriam as construções e as cidades de Cafarnaum, Belém, Nazaré e Jerusalém dos tempos bíblicos, e, por meio de objetos e construções, os filmes revelam de que maneira viviam os judeus no primeiro século.

Evidências não se destaca por modernos recursos gráficos e fantásticas animações em 3D, como os documentários estrangeiros. A tecnologia é empregada algumas vezes para reconstruir ambientes – mas o forte, mesmo, são os comentários e explicações. Apresentados sem vieses doutrinários, os programas têm notável profundidade para episódios de apenas 30 minutos e com linguagem simples. Méritos para o professor Rodrigo Silva e sua equipe. Rodrigo, aliás, não é meramente um acadêmico – com doutorado em teologia bíblica e pós-doutorado em arqueologia bíblica –, mas um pesquisador que gosta de colocar a mão na massa, ou melhor, na terra das escavações. “Estamos conseguindo um trabalho cada vez mais profissional. Normalmente, há uma enorme burocracia para entrar em alguns lugares de Israel, mas as filmagens foram franqueadas com bastante liberdade”, conta o professor, também apresentador de Evidências III. Como ele mesmo costuma dizer, é o tipo de programa-família, que não fica restrito apenas a quem gosta de debates ou a estudiosos da Bíblia.

ENTREVISTA com Rodrigo Silva

Ciência com viés missionário

Além de cultura bíblica, programas da série Evidências tratam da defesa da fé

CRISTIANISMO HOJE – Como surgiu o projeto Evidências?

Rodrigo Silva –
O programa surgiu de um sonho e de um propósito com Deus. Um propósito missionário. Evidências surgiu para alcançar um público mais secularizado, que se sente atraído por documentários históricos e temas intelectuais. Mas a proposta cresceu para atingir crentes que gostam de estudar a Bíblia e jovens cristãos com dificuldades de argumentar a favor de sua fé num universo cheio de questionamentos antibíblicos.

Nesses últimos tempos, quais foram as mais importantes descobertas que confirmaram os textos bíblicos?

Há muita coisa interessante. Nos anos 1940, vieram à luz os Manuscritos do Mar Morto, que ajudaram a confirmar a confiança na transmissão do texto bíblico, uma vez que não temos mais os originais. Personagens como Balaão, Pilatos, Davi, Caífás e outros que tinham sua historicidade questionada pelos críticos já tiveram a existência confirmada pela arqueologia. Mais recentemente, tivemos a descoberta do túmulo de Herodes e de um ossário contendo o nome de Tiago, chamado "irmão de Jesus". Lugares, episódios e expressões também são confirmados e esclarecidos pela pá dos arqueólogos. Mas a maior parte dos achados, talvez 90%, ainda estão perdidos. Nunca foram encontrados e esse é um problema não só da arqueologia bíblica, mas de toda arqueologia em geral. A ação do tempo, o vandalismo, as guerras e os furtos têm dado fim a preciosidades que ajudariam a contar a história da humanidade.

Em termos de pesquisa, o que o senhor está fazendo agora?

Atualmente estou na expectativa de pelo menos três campanhas arqueológicas. Uma que está escavando o que provavelmente será reconhecido como o palácio de Davi em Jerusalém. Outra, que espera achar os arquivos gerais de Hazor, material que iluminará a história das conquistas de Josué. Finalmente, há as escavações da Universidade de Andrews, na Jordânia, das quais tenho participado. Esse trabalho pode revelar a cidade de Hesbon, mencionada na Bíblia.

E como serão os próximos programas da série Evidências?

Para 2011, estaremos com um novo cenário e novos temas. O primeiro será sobre a vida do cientista Isaac Newton e sua fé no Deus relevado nas Escrituras. Esse foco apologético amplia os temas. A arqueologia é nosso carro-chefe, mas também tratamos de questões como a existência de Deus, o problema do mal, Jesus e a filosofia grega e a relevância da Bíblia num mundo pós-moderno.


Fonte: Cristianismo Hoje
-------------------------------------