sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Líder de seita religiosa é condenado por abuso sexual na Rússia

Konstantin Rudnev teria 30 mil seguidores no país

O líder e fundador da Ashram Shambala, uma das maiores seitas da Rússia, Konstantin Rudnev, foi condenado nesta quinta-feira, 7, a 11 anos de prisão, por um tribunal na Sibéria, por abuso sexual contra seus seguidores, tráfico de drogas e pela criação de uma organização religiosa acusada de violar a personalidade e os direitos dos fieis.

Relatos da mídia russa estimam que o número dos devotos da seita gire em torno de 30 mil, mas apenas 16 deles foram testemunhas de acusação no julgamento. A vasta rede de ashrams, pequenas comunidades de pessoas que vivem na mesma casa ou apartamento, tinha ramificações em mais de 20 grandes cidades russas, bem como na Dinamarca, na Grécia e na Ucrânia.

Os ensinamentos de Rudnev, tirados de diversas religiões, bem como do yoga e de dogmas de cultos esotéricos e pagãos, estão compilados em seu livro, “O caminho de um Louco", que prega a rejeição das escolhas tradicionais de estilo de vida, tais como ter uma família, filhos, estudar e seguir uma carreira.

Investigadores afirmam ter encontrado registros de vídeo que mostram que alguns seguidores do Ashram Shambala foram vítimas de violência e abuso sexual. Além disso, relata-se que muitos membros da seita perderam dinheiro e bens, e abandonaram parentes e amigos. Alguns foram dados como desaparecidos.

A mãe de um dos seguidores disse a jornalistas no tribunal que seu filho tomou aulas de yoga com um dos grupos da seita quando tinha 15 anos, mas deixou a casa dos pais três anos depois para se unir à comunidade de Rudnev e continua sumido até hoje.

O acusado se declarou inocente, e disse que pretende apelar. Seu advogado, Alexander Nizhinsky, classificou o veredicto como "não muito objetivo". Rudnev só foi detido em setembro de 2010, apesar das tentativas anteriores para trazê-lo à justiça. Investigadores pesquisaram as atividades da seita em 1999, 2004 e 2008, mas os casos criminais contra o grupo foram retirados, porque seus membros sempre se recusaram a testemunhar contra seu líder. Em 2004, uma comissão psicológica diagnosticou Rudnev com insanidade potencialmente criminosa. Ele foi internado em um hospital psiquiátrico, mas conseguiu fugir.

A Rússia tem visto surgir muitos cultos com o crescimento da liberdade religiosa desde o fim da União Soviética. Com sede no Japão, o grupo Aum Shinrikyo, que envenenou milhares de pessoas em um ataque com gás no metrô de Tóquio em 1995, chegou a ter 35 mil membros na Rússia.

As seitas religiosas, porém, não são apenas um fenômeno moderno na Rússia. Historiadores falam, por exemplo, de um grupo chamado Khlysts, que se separou da Igreja Ortodoxa e atraiu milhares de devotos entre o final do século XVII e o século XX, pregando o êxtase religioso por rituais que supostamente incluíam práticas como flagelação e orgias sexuais.



Fonte: Diário da Rússia
--------------------