quinta-feira, 23 de julho de 2009

Cuidado para não idolatar pessoas...

Um dos versículos mais famosos dentre os sermões que Jesus pregou talvez seja “Não julgueis, para que não sejais julgados” (Mateus 7:1). E a aplicação mais usada no meio evangélico para esse versículo é uma certa imunidade em relação às atitudes. Por exemplo, há anos o meio evangélico brasileiro tem usado óleos “ungidos”, rosas, lenços, punhados de sal, sabonetes e toda espécie de bugiganga “espiritual” para atrair as bênçãos de Deus.
Só para vermos a bobagem que é isso, a palavra rosa aparece apenas duas vezes em toda a Bíblia. A primeira citação é em Cantares 2:1, onde a esposa diz ser a rosa de Sarom para seu esposo. Essa é uma clara comparação da Igreja, que deve ser linda e perfumada para Jesus, seu noivo. A segunda citação é em Isaías 35:1 e mostra que a ação do Espírito de Deus vai restaurar as forças dos que confiam em Deus. Ora, nesse sentido a boa interpretação dos textos mostra que a ação de Deus é para preparar a Sua noiva para o grande encontro das bodas do Cordeiro. Nada a ver com mandingas para atrair bênçãos temporais de Deus de cura, de libertação e de prosperidade.
Quando os praticantes dessas atitudes são confrontados, utilizam o texto de Mateus contra o julgamento entre as pessoas e associam, a este versículo, outro ainda mais enfático: “...Não toqueis nos meus ungidos, nem maltrateis os meus profetas.” (Salmo 105:15). Diante dessa afirmação (e fora de contexto), quando o pastor fala em voz mais alta, com a testa franzida, gesticulando com os braços e gritando glória a Deus, é natural que as pessoas tenham medo do dito cujo, ou pelos, receio de questionar se o tal pastor está realmente certo. Ainda mais se esse pregador tiver um canal de televisão, ou vários programas televisivos, escreve livros, grava CDs, participa de inúmeros congressos e tem milhares de seguidores, ele só pode estar certo!
Hoje enfrentamos uma deificação dos líderes evangélicos no Brasil. Os pastores e os ministros de louvor são entronizados cegamente pelas pessoas sem que haja nenhum tipo de avaliação do que é pregado e do que é feito. A prática, diga-se, salutar e bíblica, de avaliar o conteúdo não é mais ensinada nas igrejas e, pelo que percebo, tem sido negada. Pastores internacionais (e os tupiniquins também!) quando profetizam suas curas e milagres jamais podem ser questionados em suas atitudes. Quando os milagres por eles reivindicados não acontecem, refletem a falta de fé da pessoa. Como um homem desses vai se explicar para uma mãe que não teve o milagre da cura de seu filho e ele acabou morrendo? Como um homem desses, que mandou essa mãe para de dar os remédios, vai se explicar diante das autoridades?
Infelizmente os grandes líderes evangélicos brasileiros estão envoltos por uma aura de santidade e de correção que, se alguém ousa questioná-los, logo vai ser acusado de rebelde, de atacar um ungido de Deus e de estar fazendo um julgamento. Tente pedir uma explicação para uma pessoa que segue esses líderes da razão de se usar uma “rosa consagrada” para alcançar a bênção de Deus. Eu já fiz. E a resposta que eu recebi foi “mas foi o fulano de tal que mandou e ele é de Deus”. Ouse questionar os reais motivos de um líder evangélico estar preso e até sua conversão vai ser posta em xeque. Ouse questionar por que uma pessoa engatinha diante de Deus numa apresentação e você terá questionado os seus sentimentos em louvar a Deus. Ouse questionar se algum ensinamento é realmente bíblico. Verifique se a doutrina ensinada nos diversos programas de televisão é realmente bíblica. No primeiro versículo de Mateus 7, Jesus nos proíbe de fazermos julgamentos e sentenciarmos as pessoas. Mas no final desse capítulo Ele nos adverte para avaliarmos onde estamos construindo nossa casa, ou na rocha ou na areia. Em 1 João 4:1 somos advertidos que nem todos os espíritos procedem de Deus. Em 1 Tessalonicenses 5:21 somos instados a verificar tudo e reter apenas o que é bom. Em Efésios 4:14 somos advertidos a não sermos conduzidos pelas astúcias dos homens.
Quem foi que disse que os pastores não erram?
Quem foi que disse que tudo que o líder de louvor faz é correto?
Quem foi que disse que toda revelação vem da parte de Deus?
Quem foi que disse que a esposa do pastor deve ser a pastora da igreja local? Quem foi que disse que as músicas que louvam a Deus são todas parecidas, na métrica e nas letras?
Quem foi que disse que estamos em avivamento no Brasil?
Quem foi que disse que o louvor das igrejas deve ser igual aos grupos que mais vendem no Brasil? Ou na Austrália?
Quem foi que disse que as pregações devem ser parecidas com a dos pastores da televisão?
Quem foi que disse que eu devo contribuir para os programas de rádio e de televisão não acabarem?
Quem foi que disse que Deus está interessado na minha prosperidade financeira?
Quem foi que disse que o Brasil é do Senhor Jesus?
Quem foi que disse que o Paquistão não é do Senhor Jesus?
Será mesmo que foi Deus quem revelou tudo isso?


Fonte: Marcos David Muhlpointner, articulista dos sites Provoice e Bíblia World Net.

Hakani, enterrada viva, a história de uma sobrevivente

Ela foi enterrada viva porque seu povo achava que ela não tinha alma. Foi desenterrada por seu irmão no último momento. Depois disso, foi obrigada a viver banida de sua tribo por três longos anos até que a enfermidade e a rejeição a levaram mais uma vez para à beira da morte…Esta é a história de Hakani que sofreu, com a cultura do infanticídio praticado em aldeias indígenas do Brasil. Das 200 etnias no país, 20 delas levam à morte crianças com deficiência física, gêmeos e filhos de mães solteiras. Hakani, que sofria de hipotireoidismo congênito e em razão disso chegou a ser enterrada viva na aldeia Suruwahá, semi-isolada no sul da Amazônia, mas foi salva pelo irmão e entregue ao casal de missionários Márcia e Edson Suzuki, pais adotivos da menina. Na época Hakani com 5 anos, pesava 7 quilos e tinha 69 centímetros de comprimento. Nem sequer falava e andava. Hoje aos 12 anos, ela vive em Brasília e está na terceira série do ensino fundamental. A menina pratica natação e faz aulas de inglês, além disso, Hakani faz terapia para entender e aceitar melhor a sua história.
O casal de missionários Edson e Márcia Suzuki, ligado à agência Missionária Jovens com Uma Missão (Jocum), desenvolvem há anos um trabalho de cunho social e lingüístico entre os suruwahá. Foram processados pelo Ministério Público Federal, com o beneplácito da Funai, sob acusação de “crime contra a cultura indígena”.
As cenas são fortes, se conseguir, assista o vídeo:





Hakani está ganhando o mundo. A sua história, apesar do horrores do infanticídio se transformou num lindo filme. O documentário mostra com sensibilidade uma cultura que se perpétua por falta de opção, mas que é possível mudar esta história. Durante as gravações do documentário, produzido pelo norte-americano David Cunningham, Hakani pode reencontrar o seu irmão, que a salvou da morte. Como disse, Marcelo Abreu, do jornal Correio Braziliense, "Aquele encontro trouxe, enfim a libertação de Hakani".
O filme de 36 min de duração, conta a história da menina e os horrores do infanticído. O documentário foi lançado no início de Maio, em Washington (USA). Hakani participou da estréia e não ficou nem um pouco tímida para falar a língua inglesa, "This is my film", dizia a indiazinha.
O filme, que pode ser visto na íntegra na internet (www.hakani.org), tem sido usado como ferramenta por grupos que combatem práticas culturais que atentem contra a vida, como prevê um projeto de Lei que tramita no Congresso Nacional.
Foto tirada durante as gravações da reportagem sobre o documentário "Hakani"

Fonte: Arthemisa Gadelha/ www.hakani.org

Esposa do jogador Kaká é Pastora

Caroline Celico, a mulher do jogador de futebol Kaká, abrirá uma igreja evangélica em Madri, cidade espanhola onde seu marido atua pelo time Real Madrid. “Como pode, no meio da crise econômica, alguém ter dinheiro? E o dinheiro foi cair onde? No Real Madrid para contratar o Kaká. Acima de financeiro, acima dos benefícios da mudança, vamos poder abrir uma igreja lá. Há vidas que precisam ouvir este testemunho”, diz ela em um vídeo divulgado no “Youtube”. De acordo com informações publicadas no site, a gravação foi feita no dia 21 de junho, na Flórida, nos Estados Unidos.
No vídeo, ela também comenta sobre o fato de ter esperado até depois do casamento para ter relações sexuais com o atleta. “Quando eu conheci o Kaká eu não era convertida e acabei me apaixonando pela igreja Renascer. Fiz uma aliança com o Senhor e ele tinha colocado no meu espírito casar virgem. Um dia acabei falando para o Kaká e eu pensei: ‘quando falar para ele, ele vai me largar’. Quando contei que queria casar virgem, ele ficou emocionado e falou: ‘Esse é o sinal que eu tinha pedido para o Senhor. Se você fosse a pessoa certa ia querer fazer essa aliança.’
Estão no youtube dois vídeos com a pregação de Caroline. Cada um com cerca de 8 minutos de duração. Logo na abertura, a mulher do craque brasileiro é apresentada pela bispa Sonia Hernandes, fundadora da Igreja Renascer. Com o filho do casal no colo - Luca, de 1 ano -, ela abre sua pregação falando do trabalho religioso de Caroline: “Enquanto papai marca gol, a gente pisa na cabeça do diabo”, diz. A“Pastora Carol”, segundo a bispa, “administra a escola de profetas” e agora tem uma nova missão: “abrir uma igreja na Espanha.”
Em entrevista recente a QUEM, Kaká falou sobre seu desejo de se tornar pastor depois de se aposentar do futebol. “Quem sabe, um dia eu possa fazer isso através de um altar e uma igreja, pois eu gosto muito de estudar a Bíblia e conhecer sempre mais do poder Dele. Um dia, se Deus quiser, serei também pastor.”

Veja a pregação de Caroline Celico:






Fonte: Quem / Gospel+

quarta-feira, 22 de julho de 2009

Humor Cristão


Vestígios de Cocaína no Red Bull

A venda da bebida Red Bull Cola está sendo proibida na Alemanha, depois de terem sido encontrados vestígios de cocaína.
De acordo com as autoridades, citadas pela BBC, a dose de cocaína encontrada é considerada mínima e não representa risco para a saúde. No entanto, sublinham, os vestígios da substância fazem com que a bebida deixe de ser um produto alimentar. Foram umas análises de um instituto alemão que revelaram a presença de 0,4 microgramas de cocaína por litro de Red Bull Cola.
Os traços de cocaína derivam da própria fórmula da bebida, que inclui um extrato de folhas de coca.

“O instituto examinou Red Bull Cola em um processo químico minucioso e realmente encontrou traços de cocaína”, confirmou o diretor do departamento de segurança alimentar do ministério alemão para Defesa do Consumidor, Bernhard Kühnle.

Guilherme de Pádua agora evangélico

Condenado a 19 anos de prisão pela morte da atriz Daniela Perez, o ex-galã global Guilherme de Pádua se converteu a uma igreja evangélica e agora percorre o país pregando a palavra de Deus e testemunhando sua história de vida. Ele estará na igreja Batista de Morada de Camburi, em Vitória.
De acordo com o pastor Erasmo Vieira, que preside a instituição, Guilherme vai passar por entrevista onde vai contar seu depoimento desde a época em que participou de uma das novelas de maiores audiências do país, o assassinato da colega de trabalho e até conhecer Jesus. "Os membros que tiverem alguma pergunta também vão poder participar do bate-papo", afirmou.
Em entrevista à revista Comunhão e longe das câmeras desde a época do crime, o ex-ator contou que tem encontrado um Cristo uma nova vida e motivação. Atualmente Guilherme pertence, desde 2000, à Igreja Batista da Lagoinha, uma das mais tradicionais e conhecidas de Belo Horizonte. "Uma nova criatura em Cristo Jesus". "Eis que tudo se fez novo". "As coisas velhas se passaram" - estou citando algumas das palavras da Bíblia que me vêm à mente. Hoje sou uma pessoa comum, que ama poder participar da obra de Deus", contou Guilherme.
A conversão aconteceu quando ainda estava preso. Ele diz que quando aconteceu o crime percebia nas pessoas muito ódio, mas achou conforto no amor que recebeu dos cristãos. "Hoje sou apaixonado por Jesus e por este povo evangélico, que conseguiu ver esperança onde ninguém mais via", destacou.
Guilherme garante não sentir falta da fama que conquistou ao ser escalado para fazer parte do elenco de uma das novelas mais vistas do país. Agora, vive uma vida reservada. "Eu não compreendo mais esse negócio de "fama". Vivo em um meio onde sou tão comum! Uma pessoa comum no meio de uma multidão que busca a Deus? No nosso meio, famoso é Jesus Cristo, aleluia! Enfim, esta "coisa" de fama não faz parte da minha vida. Costumo dizer que conheci a fama e o inverso da fama. Hoje, minha cabeça não está ligada a essas coisas. Quanto a lidar com o público, não pretendo e nem posso fazer isso no universo do entretenimento".
Seus conhecimentos na área da informática o levaram à Gerência de Tecnologia da igreja Lagoinha, em Belo Horizonte. Desenvolvedor web, cursando Ciência da Computação, é ele o responsável pelo portal lagoinha.com, entre outros trabalhos que dão suporte tecnológico às atividades da igreja e à expansão da pregação do Evangelho utilizando multimídia. Além do testemunho, Guilherme vai ministrar o seminário "Multimídia - Os Recursos Audiovisuais e a Internet a Serviço da Igreja" promovido pela Next Editorial. O evento acontece em um hotel na Praia de Camburi.
Fonte: Folha Vitória

Faculdade de Umbanda

Após quatro anos de estudo, os 35 primeiros bacharéis da Faculdade de Teologia Umbandista (FTU) estão prontos para a formatura. Localizada na zona sul de São Paulo, é primeira do tipo a ser credenciada e reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC). Durante a graduação, os alunos cursaram Sociologia, Psicologia, Filosofia, Ciências Políticas, Matemática, Artes e Lógica.Também estudaram anatomia, botânica, administração templária e sistemas filo-religiosos. "Estudamos a teologia da umbanda com um enfoque multidisciplinar, passando pela ciência e pela religião e resgatando a cultura popular. O umbandista é o mestiço brasileiro e a faculdade é a valorização dessa cultura", afirma o coordenador do curso, Roger Soares, médico especializado em didática de ensino.
Com duração de quatro anos, o curso não é organizado apenas com apresentação de aulas teóricas. Os alunos também aprendem a preparar os rituais e conduzir as cerimônias tradicionais da umbanda, religião que mescla elementos africanos, indígenas, católicos e espíritas.Desse modo, manuseiam ervas e folhas secas, tradição de uso dos elementos da natureza provavelmente originada em conhecimentos indígenas. Acreditam na reencarnação e na comunicação com entidades transcendentais, assim como os espíritas. A influência africana aparece nas roupas usadas, nas músicas e na presença dos orixás.
No entanto, a proposta do curso não é formar pessoas para comandar templos umbandistas - apesar de os formandos terem capacidade para fazer isso. "Formamos bacharéis em teologia, que podem dar aulas na educação básica, como qualquer outro formado em teologia tradicional. Ele pode também ser pesquisador de religião, continuar seus estudos num curso de pós-graduação", esclarece Soares.Ao menos nessa primeira turma de formandos, o interesse não é usar o diploma obtido no mercado de trabalho: todos os alunos já vivem de suas profissões ou exercem outras atividades. "Sou advogado e sou umbandista. Há muitos anos freqüento um terreiro em Guarulhos. Mas, só depois da faculdade, compreendi muita coisa da minha própria religião", resume Raimundo Santos de Rosa, de 54 anos.
Fonte: www.ftu.edu.br

terça-feira, 21 de julho de 2009

Crente pode beber socialmente, regularmente ou de vez em quando?


Infelizmente estamos vendo igrejas e mais igrejas aparecerem com novas revelações e pseudos ensinamentos doutrinários. Já existem igrejas para quem gosta de beber sua cerveja sem álcool, para quem gosta de fumar seu "cigarrinho" sem nicotina, para quem gosta de mais de uma mulher, para quem gosta de prostituir praticando o homossexualismo ou o lesbianismo, enfim tem "igrejas" para todos os gostos. É um verdadeiro menu de igrejas! O mais triste é que esses redutos heréticos se consideram cristãos e ainda se intitulam de evangélicos. É a famosa tática do diabo que diz: "Se não podemos com eles, juntemo-nos à eles".
E me responda uma coisa: crente pode beber socialmente? O velho hábito do velho homem de sentar-se a mesa com amigos e falar besteiras para muitos ainda sugere uma bebida. Alguns preferem restaurantes, outros a mesa da própria casa. Ao invés de refrigerante, que tal um vinho depois da rodada de massas ou uma cerveja depois do futebol. Por que não? Pois é, apesar de no Brasil ser quase consenso entre a maioria que os crentes em Jesus não devem beber, muitos deles consomem bebidas alcoólicas. Agora, assumir... nem todos. Há muita gente usando a máscara da hipocrisia quando o assunto é bebida. Pastores, bispos e líderes pregando sobre drogas e álcool no entanto os mesmos bebem, como quem diz: “faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço”.
Quantos crentes tem sido pedra de tropeço para os novos na fé quando são porventura vistos em restaurantes, bares e festas bebendo, sob o pretexto de que apenas bebem socialmente. Grande parte dos crentes que faz uso de bebida alcoólica fundamenta sua escolha com base na própria palavra de Deus que diz “Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm. Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma” (1 Cor 6:12). Melhor explicando: podem beber, só não podem se embriagar... Muitas são as justificativas encontradas para o crente poder consumir bebida alcoólica...é lamentável tamanha falta de vergonha na cara.
Pra quem não sabe o vinho era uma bebida tradicional na cultura dos judeus porém hoje vivemos numa cultura na qual o consumo de bebida alcoólica não é visto como edificante. É certo que na bíblia não existe uma proibição expressa quanto ao uso de bebida alcoólica, apenas quanto ao fato desta levar a embriaguez. O álcool sempre teve como consequências problemas físicos, emocionais, familiares, sociais e espirituais gravíssimos.
Vejamos a lei dos homens, prevê no Código Nacional de Trânsito, penalidades para o motorista que tiver ingerido doses ainda que em pouca quantidade, sendo comprovado que pode comprometer suas habilidade e reflexos. A dosagem alcoólica se distribui por todos os órgãos e fluidos do organismo, mas concentra-se de modo particular no cérebro. Cria um excesso de autoconfiança, reduz o campo de visão e altera a audição, a fala e o senso de equilíbrio. Com o álcool, a pessoa se torna presa de uma euforia que, na verdade, é reflexo de anestesiados centros cerebrais controladores do comportamento.

O Decreto 6.488, já publicado, regulamentou a nova lei 11.705, sancionada pelo presidente da República Federativa do Brasil, Luiz Inácio (Lula) da Silva, que restringe a venda de bebidas alcoólicas e proíbe o motorista de dirigir após ingerir álcool e outras substâncias que comprometam o grau de consciência. O decreto estabelece limite de duas decigramas por litro de sangue, equivalente a menos de um copo de cerveja.
Interessante é que a própria lei dos homens foi editada após ter comprovado que a bebida ainda que em pequenas doses se revela nociva. Já alguns crentes defendem o inocente consumo alegando que não estão sendo dominados por coisa alguma.
A Palavra de Deus diz que nosso corpo é templo do Espírito Santo, e isso significa que nosso corpo não é movido a álcool. O pastor João Flávio Martinez, do Centro Apologético Cristão de Pesquisas (CACP), defende que o crente não deve colocar uma gota de álcool na boca. Segundo ele, interpretar que a bíblia proíbe apenas a embriaguez não é correto. “Essa tem sido a desculpa mais esfarrapada que já vi quando um crente quer dar seus golezinhos”.
“Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?” (1 Cor 6:19)


Vejamos os exemplos bíblicos:

Noé - A Bíblia descreve os maus efeitos da bebida embriagante na história de Noé. Ele plantou uma vinha, fez e bebeu o vinho. Isso o levou à embriaguez e à indiscrição.
Ló e suas filhas - Nos tempos de Abraão, o vinho contribuiu para o incesto que resultou na gravidez das filhas de Ló.
Filhos de Arão - Nadabe e Abiú entraram no templo com seus incensários, mas por terem ingerido bebidas fortes, saiu fogo de diante do Senhor e os consumiu.
Os profetas e sacerdotes na época de Isaías - Eles consumiam vinho e foram criticados: “...erram na visão e tropeçam no juízo” (Is 28.7).
A embriaguez dos coríntios - Usaram vinho fermentado na Santa Ceia e isso não agradou nem a Deus, nem ao apóstolo.
Bebida alcoólica na Igreja de Éfeso - Paulo condena a embriaguez com vinho.
Paulo e Timóteo - O apóstolo recomendou a Paulo que tomasse uma taça de vinho para se curar.

Bebida alcoólica, ainda que moderada, poderá escandalizar ou fazer tropeçar ou enfraquecer ou dar aparência do mal para as pessoas que nos vêem como referencial de conduta.
Paulo recomenda que não nos apoiemos apenas na nossa própria opinião para fazer ou deixar de fazer, mas no amor. Ou seja, nossa liberdade não deve ser tropeço para os mais fracos. Pais que bebem moderadamente em casa podem facilitar o caminho para que seus filhos adolescentes comecem a beber prematuramente e sem critério.

Análise de 1Timóteo 3:2-3

“Convém, pois, que o bispo seja irrepreensível, marido de uma só mulher, vigilante, sóbrio, honesto, hospitaleiro, apto para ensinar; não dado ao vinho”

Vigilante” (NEPHO) realmente significa ser abstêmio, ser sempre livre da influência de intoxicantes, ser sempre de mente alerta e vigilante, ser sóbrio, comedido, temperante.

Sóbrio” (SOPHRONA) realmente significa ser sempre de mente sã, prudente, em controle próprio.“Não dado ao vinho”


Vejamos então os versículos em que a Palavra nos veta esse malefício:

“ Ai daquele que dá de beber ao seu próximo, adicionando à bebida o seu furor, e que o embebeda para ver a sua nudez! Serás farto de ignomínia em lugar de honra; bebe tu também, e sê como um incircunciso; o cálice da mão direita do Senhor se chegará a ti, e ignomínia cairá sobre a tua glória” (Hb.2:15-16).

“Mas também estes cambaleiam por causa do vinho, e com a bebida forte se desencaminham; até o sacerdote e o profeta cambaleiam por causa da bebida forte, estão tontos do vinho, desencaminham-se por causa da bebida forte; erram na visão, e tropeçam no juízo” (Is.28:7).

“Não é dos reis, ó Lemuel, não é dos reis beber vinho, nem dos príncipes desejar bebida forte; para que não bebam, e se esqueçam da lei, e pervertam o direito de quem anda aflito” (Pv.31:4-5).

“O vinho é escarnecedor, e a bebida forte alvoroçadora; e todo aquele que neles errar não é sábio” (Pv.20:1).

“Não olhes para o vinho quando se mostra vermelho (fermentado), quando resplandece no copo e se escoa suavemente” (Pv.23:31).
"Não se embriaguem, pois a bebida levará vocês à desgraça; mas encham-se do Espírito de Deus." (Ef 5.18)

Fica aqui um alerta: Crente que é crente deve se encher é do Espírito Santo de Deus, e abandonar as velhas práticas mundanas.

Pensamento


“Beber começa como um ato de liberdade, caminha para o hábito e afunda na necessidade”.
Benjamin Rush

Embalagens de Deus


Um jovem estava para se formar. Já há muitos meses ele vinha admirando um lindo carro esporte num Showroom de uma revenda de automóveis. Sabendo que seu pai podia muito bem arcar com aquela despesa, ele disse ao pai que o carro era tudo o que ele desejava.
Como se aproximasse o dia da formatura, o jovem esperava sinais de que seu pai tivesse comprado o carro.
Finalmente, na manhã da formatura, o pai o chamou na sala da estudos, e disse a ele quão orgulhoso se sentia por ter um filho tão bom, e disse a ele quanto amava o filho. Então ele entregou ao filho uma caixa de presente, lindamente embalada.
Curioso e, de certa forma desapontado, o jovem abriu a caixa e encontrou uma Bíblia de capa de couro, com o nome dele gravado em ouro. Irado, ele levantou sua voz para o pai e disse, "com todo o dinheiro que você tem, você me dá uma Bíblia?" e violentamente saiu da casa.
Muitos anos se passaram e o jovem se tornou um homem de sucesso nos negócios. Ele tinha uma linda casa e uma família maravilhosa, mas certo dia percebeu que seu pai já estava idoso e resolveu que iria visitá-lo. Ele não via o pai desde o dia da formatura.
Antes que ele pudesse providenciar os preparativos, recebeu um telegrama informando-o de que o pai havia falecido, e deixado todas as suas posses em testamento para o filho. Ele precisava imediatamente ir à casa do pai e cuidar de tudo.
Quando ele chegou na casa do pai, sentiu um misto de tristeza e arrependimento preencher o seu coração. Ele começou a procurar em meio aos importantes documentos e papéis do pai e viu a Bíblia, ainda nova, exatamente como ele havia deixado há anos atrás.
Com lágrimas, ele abriu a Bíblia e começou a revirar as páginas. Seu pai havia sublinhado cuidadosamente um versículo em Mateus 7:11.
"Se vós, pois, sendo maus, sabeis dar boas coisas aos vossos filhos, quanto mais vosso pai, que está nos céus, dará bens aos que lhos pedirem?"
Enquanto ele lia estas palavras, uma chave de carro caiu de trás da Bíblia. Ela tinha uma etiqueta com o nome da revenda, a mesma revenda que tinha o carro esporte que ele tanto desejara. Na etiqueta constava a data da formatura, e as palavras:
"Liquidado - Pago completamente"!
Quantas vezes nós perdemos as bênçãos de Deus porque elas não vem "embaladas" como nós esperamos???
Se pararmos para analisar com atenção, certamente encontraremos infinitas razões para agradecermos a Deus.
Pense nisso...

A igreja atual e a igreja dos apóstolos


Há que se perguntar quais são as principais diferenças entre a igreja do primeiro século e a chamada igreja pós-moderna. Apresentamos alguns pontos a fim de facilitar o nosso raciocínio.
Recordando o passado recente da historia da igreja
Resumo da arvore genealógica dos primeiros grupos protestantes denominacionais já se organizando como igreja na Europa após a Reforma Protestante

Data Igreja

1517 - Luteranos
1525 - Anabatistas
1534 - Anglicanos e Reformados
1560 - Presbiterianos
1612 - Batistas
1787 - Metodistas

Resumo da arvore genealógica das igrejas pentecostais na América do Norte, oriundas do Metodismo

1914 - Assembléia de Deus, Concilio Geral
1918 - Igreja Internacional do Evangelho Quadrangular
1924 - Igreja Pentecostal Unida
1932 - Igreja Cristã Congregacional

Resumo Igreja Menonita nos Estados Unidos

1683 - Igreja Menonita

Resumo do movimento da década de 60 no Brasil

1960 - Igreja o Brasil para Cristo
1961 - Igreja Deus é Amor
1962 - Igreja Primitiva
1963 - Obra de Restauração

Quando olhamos para o livro de Apocalipse temos um painel de como estão as nossas igrejas na visão de Deus, ao vermos as cartas as sete igrejas da Ásia. Em uma analise rápida percebemos que as igrejas da época foram se moldando em relação a comunidade em que estavam instaladas, se adequando aos usos e costumes da região e as vezes se afastando do propósito de Deus. Talvez hoje esteja acontecendo a mesma coisa em muitas igrejas que estão mais preocupadas em se adequar a sociedade em sua volta, do que seguir as doutrinas apostólicas. Isto nos faz lembrar da oração de Neemias 1:5 a 11. Será que este texto foi escrito só para aquela época, ou ele como toda Bíblia é sempre atual? Toda vez que a igreja do Senhor Jesus se afasta de seus princípios primeiros, Deus nos corrige e nos dispersamos? Se nós somos o corpo de Cristo, então porque não meditar em I Cor. 11:28. Este exame deve ser primeiro pessoal e depois coletivo, já que nós "somos fruto do meio" eclesiástico em que vivemos.

Apresentamos alguns pontos a fim de facilitar o nosso raciocínio sobre o fenômeno eclesiástico de nossos dias.

Movimentos eclesiásticos

Inicio na década de 60

Renovação espiritual Doutrina da confissão (benção e maldição)
Treinamento especial para a "guerra espiritual"
Evangelho da prosperidade
Movimento de crescimento de igreja 70

Anos 90

Comunidades Movimento G-12
Movimento de crescimento de igrejas

Novos modelos de igreja

Igreja com propósitos. Foco principal: Discipulado Básico
Igreja em células. Foco principal. Multiplicação de células
Rede ministerial. Foco principal : Evangelismo Pessoal
Desenvolvimento Natural da Igreja. Foco principal: Processos funcionais, dons e ministérios

Questionamentos

A igreja atual continua preocupada com os pobres do seu meio e os pobres em sua volta?
A mensagem da igreja atual é voltada para o evangelismo como prioridade?
A igreja moderna propaga a necessidade de mudança de vida, aqui na terra a fim de testemunhar uma mudança para a vida interna ?
A igreja moderna deixa o Espírito Santo de Deus ser o primeiro a dar todas as orientações necessárias para que a igreja possa crescer de acordo com a vontade de Deus?
A igreja dos primeiros séculos estava preocupada com a necessidade de o evangelho alcançar a todos os povos (missões), e a igreja moderna tem a mesma preocupação ou meta?
O fato da igreja dos primeiros séculos estarem preocupadas com as famílias e as visitas aos lares era uma necessidade pontual ou a manutenção da obra evangelizadora de Jesus Cristo que saia de cidade em cidade, e ia também as casas?
Estes movimentos pós modernos, visam o crescimento qualitativo ou quantitativo, ou seja há uma preocupação com o ensino da palavra, o aconselhamento cristão, o crescimento espiritual, ou não ?
Fonte: http://www.ejesus.com.br/exibe.asp?id=148

domingo, 19 de julho de 2009

Idolatria Evangélica Gospel: show de horrores


Por Ramon Tessmann

- Ídolos gospel que não "ministram" por menos de 15, 20, 30 mil reais.
- Ídolos gospel que decidiram por loucura própria fazer uma lista de exigências que nem Jesus, Paulo ou João fizeram quando exerciam seu ministério: hotéis 5 estrelas, frutas tropicais, água mineral de marcas específicas, dezenas de seguranças, carro blindado... e outras coisas que não vou pôr aqui pois não vão acreditar em mim.
- Ídolos gospel que são indiferentes e preconceituosos com certas cidades, regiões, raças, e condição espiritual. Por exemplo: tem gente que não "ministra" em certos lugares porque há muita frieza espiritual, eles só querem "ministrar" em lugares que já estão "avivados".
- Ídolos gospel que se isolam da liderança espiritual de sua igreja para não precisar responder a ninguém sobre seus trambiques e pecados. Aparentemente chegaram num nível tão alto que não precisam mais de pastor e de igreja para acompanhá-los, agora podem caminhar sozinhos. Por isso temos visto tanto insubmissão e rebeldia em "ministério grande".

Quem é o responsável por este show de horrores?

Quem é o culpado?

Penso que o culpado somos todos nós que fazemos parte da igreja pois temos alimentado nossos ídolos. Damos a eles o que eles pedem, e é por isso que as exigências aumentam a cada dia. Enquanto pagamos 25 mil reais pra um irmão cantar num evento, deixamos missionários morrerem de fome aqui no Brasil e lá fora. E ainda dizemos: se o missionário passa fome é porque está em desobediência. Quanta hipocrisia!

A coisa está tão feia que ninguém pode denunciar os pecados da igreja. Se alguém se levanta contra essa pouca vergonha dos absurdos cachês e exigências, dos pecados escondidos, da rebeldia contra os pastores, da idolatria escrachada, da tietagem é rapidamente apedrejado pelos idólatras daquele determinado "deus gospel". É igualzinho no Velho Testamento: "não desrespeite o meu deus que eu não desrespeito o seu".

Meus irmãos não me entendam mal. Não me interpretem mal. Estou aqui tecendo pesadas críticas contra a idolatria. Estou denunciando o pecado, não o pecador! É disso que tenho nojo, e é contra este terrível pecado que temos que lutar. Se a Igreja não acordar colherá frutos tenebrosos. Se sabemos da existência de um Deus verdadeiro, se conhecemos o seu amor, e o trocamos deliberadamente por outros deuses, vamos pagar caro por isso. Aliás, já estamos pagando caro por isso!

Deixe-me fazer algumas perguntas que atualmente tem feito meu coração doer:

- Quanto Jesus cobrou para exercer seu ministério e morrer na cruz por nós?
- Qual foi o cachê que Paulo cobrou para ser aprisionado junto com Silas nas piores prisões da época?
- Quais foram as exigências de nossos irmãos que morreram recentemente na China por não negarem o Evangelho?
- Quanta glória Jesus quis tomar para si quanto o chamaram de bom mestre?
- Quantas viagens Paulo negou por não atenderem suas exigências?

Precisamos urgentemente de referenciais que apontem para Deus. Precisamos de mártires. Precisamos de humildade, simplicidade e pureza de espírito. Precisamos nos arrepender. Precisamos saber que "...o viver é Cristo, e o morrer é lucro". (Filipenses 1:21)
Quanto aos ídolos de ouro que levantamos.. . não precisamos deles!

"Então disse Jacó à sua família, e a todos os que com ele estavam: Tirai os deuses estranhos, que há no meio de vós, e purificai-vos, e mudai as vossas vestes". (Gênesis 35:2)

Modismos e heresias ameaçam a igreja


Não é nenhuma novidade que apareçam divulgadores de heresias no seio da igreja, mas nos últimos tempos a igreja brasileira tem sofrido a influência do grupo musical gospel Diante do Trono, da Igreja Batista da Lagoinha de Belo Horizonte, MG. Este grupo é o que mais vende CDs evangélicos no Brasil e tem influenciado fortemente a juventude evangélica brasileira, tendo fama de “ungidos”. A Igreja Batista da Lagoinha tem se tornado refêrencia a tal ponto de haver caravanas para ir assistir seus cultos e conhecer a igreja. Só que, tal igreja tem disseminado um festival de doutrinas anti-biblicas. A IBL partilha dos ideais do MIR ( Ministério Internacional de Restauração). Esse ministério tem sido o principal responsável pela disseminação do G12 em terras brasileiras e é presidido por seu fundador René Terra Nova, que afirma ser “Apóstolo”. Umas das principais aliadas de Terra Nova é Valnice Milhomens do Ministério Palavra da Fé, uma pregadora da teologia da prosperidade, famosa por pregar heresias.

Entre as falsas doutrinas que o MIR e demais adeptos de sua visão tem pregado, estão doutrinas que assemelham à doutrinas: católico romanas, judaicas e mormonitas. A IBL já adotou, não só o G12 , mas também a onda de “restauração do apostolado” ungindo Marcio Valadão, seu pastor presidente, “Apóstolo”, além de ter cedido seu templo para a consagração de René Terra Nova “Apóstolo” do Brasil e da América Latina, culto este que teve a presença da “Apóstola” Valnice Milhomens, já citada e do “Apóstolo” Mike Shea, conhecido por ministrar louvor de costas, características esta da igreja ortodoxa antioquina.

Vamos analisar algumas doutrinas e práticas propagadas por esses movimentos:

Teologia da Prosperidade

Essa é uma das doutrinas principais pregada por todos esses movimentos. Trata-se de uma substituição do Evangelho da Graça, pelo “evangelho” da ganância. Oral Roberts, um dos principais pregadores dessa heresia, chegou a escrever um livro intitulado How i learned Jesus Was Not Poor (“Como aprendi que Jesus Não foi Pobre”) É comum ouvimos da boca dos pregadores da prosperidade coisas do tipo: “ Você é filho do Rei, não tem por que levar uma vida derrotada.” A principio uma frase dessas pode até pode parecer ortodoxa. Mas, o que muitos talvez não saibam, é que para esses pregadores, “vida derrotada”=ser pobre, ter dificuldades financeiras, ficar doente etc. T.L Osborn, ensina em seu livro Curai Enfermos e Expulsai Demônios, que Paulo jamais esteve doente contradizendo o seguinte texto:

”E vós sabeis que vos preguei o evangelho a primeira vez por causa de uma enfermidade física. E, posto que a minha enfermidade na carne vos foi uma tentação, contudo, não me revelastes desprezo nem desgosto; antes, me recebestes como anjo de Deus, como o próprio Cristo Jesus”.(Gal.4.13,14). É interessante saber que Osborn no começo de seu ministério se apoiou em líderes heréticos como William Marrion Branham.

T. L. Osborn, no folheto intitulado Um Homem Chamado William Branham, escreveu o seguinte: "Esta geração está incumbida: uma geração na qual Deus tem caminhado em carne humana na forma de um Profeta. Deus tem visitado seu povo. Porque Um grande Profeta Tem-se Levantado entre Nós" Osborn trata a pessoa de Branham como se fosse o próprio Deus. Em outro lugar no mesmo folheto, diz:

"Deus tem enviado o irmão Branham no século 20 e tem feito a mesma coisa. Deus em carne, novamente passando por nossos caminhos, e muitos não o conheceram. Eles tampouco o teriam conhecido se tivessem vivido no tempo em que Deus cruzou seus caminhos no corpo chamado Jesus, o Cristo."

A teologia da prosperidade une o fútil ao desagradável, ou seja, é uma mistura de ganância e comodismo. Os adeptos da teologia da prosperidade acham que nós temos direito de reivindicarmos o que quisermos de Deus, esquecendo da soberania divina. Cito abaixo alguns textos bíblicos, que refutam esse evangelho falso, que promete ao homem uma vida de prosperidade material, atiçando-lhe a ganância.

"Não acumuleis para vós outros tesouros sobre a terra, onde a traça e a ferrugem corroem e onde ladrões escavam e roubam; mas ajuntai para vós outros tesouros no céu, onde traça nem ferrugem corrói, e onde ladrões não escavam, nem roubam"(Mat.6.19,20) é enfatuado, nada entende, mas tem mania por questões e contendas de palavras, de que nascem inveja, provocação, difamações, suspeitas malignas, altercações sem fim, por homens cuja mente é pervertida e privados da verdade, supondo que a piedade é fonte de lucro.

De fato, grande fonte de lucro é a piedade com o contentamento.

Porque nada temos trazido para o mundo, nem coisa alguma podemos levar dele. Tendo sustento e com que nos vestir, estejamos contentes.
Ora, os que querem ficar ricos caem em tentação, e cilada, e em muitas concupiscências insensatas e perniciosas, as quais afogam os homens na ruína e perdição.
Porque o amor do dinheiro é raiz de todos os males; e alguns, nessa cobiça, se desviaram da fé e a si mesmos se atormentaram com muitas dores.
Tu, porém, ó homem de Deus, foge destas coisas; antes, segue a justiça, a piedade, a fé, o amor, a constância, a mansidão"(1Tim.6.4-11)

Alguns dias atrás, recebi um e-mail, que continha um material da pesquisadora de religiões Mary Schultz mostrando como terminaram alguns dos grandes pregadores da prosperidade e da saúde perfeita. observem:

1. E. W. Kennyon faleceu vitima de um tumor maligno.
2. John Wimber e seu filho Chris morreram de câncer.
3. A . A. Allen morreu de alcoolismo.
4. John Lake morreu de um colapso.
5. Gordon Lindsey morreu do coração.
6. O cunhado de Kenneth Haigin morreu de câncer.
7. O mesmo aconteceu à sua irmã
8. Sua esposa foi operada e o próprio Haigin usou óculos até morrer.
9. Kathryn Khulmann morreu do coração.
10. Daisy Osborne morreu de câncer, jurando que havia sido curada.
11. Jamie Buckingham morreu de câncer.
12. Fred Price conseguiu uma quimioterapia para a sua esposa.
13. John Osteen procurou ajuda médica para curar o câncer da esposa.
14. A esposa de Charles Capps fez tratamento médico de câncer e também Joyce Meyer.
15. Mack Timberlake está se tratando de um câncer na garganta.
16. R. W. Shambach fez quatro pontes safenas.
17. O Profeta Keith Greyton morreu de AIDS.

Isso é uma prova convincente não são bem assim como pregam entusiasticamente esses “profetas” do materialismo. Por aí percebe-se que não vivem o que pregam!

Restauração da igreja primitiva com apóstolos e profetas

Há mais de duzentos anos o mormonismo vem pregando uma “restauração” da igreja primitiva composta por Profetas, Apóstolos etc. Nesses últimos tempos uma doutrina parecida tem sido divulgada no Brasil por igrejas evangélicas em especial as adeptas do G12. Vale lembrar, que há séculos a Igreja Romana prega a doutrina da sucessão apostólica, tendo o Papa como sucessor de Pedro. O texto base de tais igrejas, normalmente é Ef.4.11, tirado de seu contexto. Jesus escolheu doze apóstolos, dos quais Judas Iscariotes se suicidou, ficando 11. Depois Matias foi acolhido apóstolo para ser junto com os onze testemunha da ressurreição do Senhor (At.1.21-26), posteriormente Paulo, foi chamado pelo próprio Senhor para ser apóstolo e mesmo assim se considerava um abortivo, como nascido fora de tempo por ter sido o ultimo a ver o Senhor (1 Cor.15.7-9). Se a instituição de apóstolos na igreja fosse algo necessário até a vinda do Senhor, Paulo não teria razão para fazer tal afirmação. Depois que morreu o ultimo apóstolo, nunca mais ninguém na igreja primitiva foi reconhecido ou ordenado Apóstolo. O dom de profecia é para a exortação edificação e consolação, não para dirigir a vida de ninguém ou para transmitir ordenanças a igreja, e muito menos para dar “autoridade” sobre quem quer que seja (cf.1Cor.14.3).

Confissão de pecado a líderes

Tiago 5:16 “Confessai, pois, os vossos pecados uns aos outros e orai uns pelos outros, para serdes curados. Muito pode, por sua eficácia, a súplica do justo.” Esse texto tem sido usado para tentar provar que, temos que confessar nossos pecados para sermos de alguma forma, libertos. Certa vez ouvi um dos integrantes de uma banda gospel, vinculada a uma comunidade que pratica o G12, dizer que quem não confessar seus pecados aos seus pastores ou lideres, para que eles liberassem a “benção do perdão”, sofreriam ações diabólicas. Isso parece a doutrina católico romana da confissão auricular. O Texto Bíblico acima refere-se ao ensino de Jesus, sobre perdoar o irmão que pecar contra nós. Tiago está exortando a igreja à reconciliação e ao perdão mutuo. Veja, que antes dele falar em cura, ele fala em oração...”orai uns pelos outros para serem curados” é a ação divina em resposta a oração que cura e restaura, física e espiritualmente e não a confissão auricular. Somente a Deus devemos confessar nossos pecados.

Práticas judaizantes

Valnice Milhomens, em entrevista à revista Vinde declarou: "Meu contato com Israel me mostrou várias coisas, como os dias proféticos, as alianças: seis dias trabalharás e ao sétimo descansarás. Êxodo 31 declara que o sábado é o sinal de uma aliança perpétua e da volta de Cristo."A Sra. Milhomens, contradiz frontalmente o ensino neotestamentário do fim da Lei mosaica em Cristo Jesus ( Rom.14.5, Col 2.16, Ef.2.15, Gal.3.23-25). Da mesma forma a circuncisão era uma aliança perpétua e nem por isso ela a instituiu em sua igreja ( Gen.17 10-14). Esta Sra, já chegou declarar que Jesus vai vir em um Sábado de 2007, sendo que o próprio Senhor Jesus, declarou que o dia e a hora de sua vinda ninguém sabe. (Mat 24:36,43,50. 25:13)

MIR

As festas bíblicas são ordens sagradas do Senhor. Elas não são apenas judaicas; são, antes de mais nada, do Senhor, declaradas como estatuto eterno (Lv. 23:1-44). http://www.mir.org.br

O Encontro de Levitas é um Encontro voltado para o resgate do Ministério Levítico dentro da Visão Celular no Governo dos 12. Esse encontro traz princípios e conceitos sobre os levitas, todo o histórico desde o seus surgimento até os nossos dias. http://www.mir.org.br

Com respeito a celebrar a festa dos tabernáculos veremos como era observada: “Fala aos filhos de Israel, dizendo: Aos quinze dias deste mês sétimo, será a Festa dos Tabernáculos ao SENHOR, por sete dias. Ao primeiro dia, haverá santa convocação; nenhuma obra servil fareis. Sete dias oferecereis ofertas queimadas ao SENHOR; ao dia oitavo, tereis santa convocação e oferecereis ofertas queimadas ao SENHOR; é reunião solene, nenhuma obra servil fareis. São estas as festas fixas do SENHOR, que proclamareis para santas convocações, para oferecer ao SENHOR oferta queimada, holocausto e oferta de manjares, sacrifício e libações, cada qual em seu dia próprio,” (Lev.23.34-37)

Resta saber se eles realmente observam a Festa dos Tabernáculos como está prescrito na Lei. Se eles não observam dessa forma, não estão observando o preceito. Se observam, estão anulando o sacrifício de Cristo, oferecendo holocaustos e sacrifícios. Isso mostra o grau de apostasia em que o MIR está envolvido.

O Apóstolo Paulo deixa bem claro que não precisamos observar os dias santos e cerimônias judaicas ( Col.2.16, Gal. 4.9-11).Levitas? Que absurdo! Não existe mais ministério levítico nos dias atuais. O ministério levítico como o próprio nome já diz se refere aos integrantes da tribo de Levi. Portanto é heresia grosseira querer instituir esse ministério na igreja. O Novo Testamento ensina que o ministério levítico cumpriu sua função e foi substituído pelo ministério de Cristo. (Heb 7:5-28)

Atos proféticos

Mais um modismo! Esses atos proféticos estão baseados na crença de que o cristão faz ou diz, tem repercussão no mundo espiritual. Alguns chegam a blasfemar ensinado que assim como Deus, pela sua palavra falada, trouxe todas a coisas a existência, da mesma maneira, nós como sua imagem, podemos trazer coisas a existência pelo poder da palavra falada. Esse ensino é uma blasfêmia idolátrica, que procura assemelhar o homem a Deus. Esses atos proféticos normalmente tem como objetivo, “conquistar” cidades ou nações para o Reino de Deus. A palavra de Deus nos ensina a ganhar almas para o Reino de Deus através da pregação do evangelho de Jesus Cristo, e não através de “declarações de posse” ou de “orações reivindicatórias.”

Líderes de diversas comunidades ligadas ao G12 e ao apostolado contemporâneo, estão planejando uma série de “atos proféticos” para a redenção do Brasil até 2007, o ano anunciado por Valnice Milhomens para o retorno de Cristo. O primeiro desses atos foi feito na Igreja Batista da Lagoinha em Belo Horizonte e o ultimo está marcado para ser em Porto Alegre. Sinomar Ferreira falando sobre esses atos proféticos declarou: “Os atos proféticos são extremamente importantes, por que aquilo que é feito aqui na terra tem repercussão no céu”. Isso mostra o caráter herético de tais atos, pois insinua que podemos manipular o mundo espiritual. Crença parecida com as dos Bruxos da Nova Era que acreditam poder manipular as forças da natureza através de palavras mágicas e encantamentos. [Vide o livro "A Sedução do Cristianismo" de Dave Hunt]

Que Pastores, lideres e membros de Igrejas, estejam vigilantes, para que ventos de doutrinas não invadam suas comunidades eclesiais, causando divisão e confusão em seu meio. Fica aqui um alerta: Antes de convidar alguém para pregar em suas igrejas, acampamentos, retiros etc. procure se informar bem, sobre a linha doutrinária seguida por essa pessoa, para evitar futuros problemas.
Fonte: http://www.ibmac.com

quinta-feira, 16 de julho de 2009

Ser próspero é...

Muitos se enganam, mas prosperidade não é sinônimo de riqueza e sim felicidade...Ser próspero não significa ter muitos bens ou abundância de dinheiro.

Prosperidade é muito mais que ter dinheiro, é ter uma vida feliz, ter a alegria do Senhor, pois ela é a nossa força, é sentir a paz que vem de Deus... é também crescer financeiramente, emocionalmente, mas acima de tudo espiritualmente.

Uma pessoa próspera é uma pessoa feliz, abençoada e generosa. Ser generoso é dar sem cobrar mais tarde...

Aquele que entende o que é prosperidade conhece a lei da semeadura, planta sementes e colhe frutos...Tem esperança que seus desejos e sonhos serão realizados, mas principalmente tem comunhão com Deus...consegue distinguir a voz de Deus da sua própria voz e segue com obediência as orientações dele.

Ter dinheiro não é ser próspero!!!!Ter unção é ser próspero.Ter bens e empregados, não é ser próspero,ter amigos é ser próspero...ter pessoas que querem estar perto de vc é ser próspero!!!
Ter pessoas que andam com você porque você pode dar algo a elas material não é ser próspero... Ser próspero é ter pessoas que querem estar com você independente de você ter dinheiro, carro, crédito... Pagar consultas caríssimas e ter o melhor plano de saúde não é ser próspero,ter saúde é ser próspero....

Ser próspero não é aprender a dar a última palavra nem é fazer o outro calar pela sua ira
Ser próspero é aprender a ter domínio próprio e deixar-se tratar por Deus pois reagir ao menor sinal de provocação não é sinal de força e sim falta de habilidade para tolerar...Existem mais pessoas humildes e prósperas do que soberbos com paz de Espírito.Prosperidade é um presente de Deus, e Ele dá liberalmente para aqueles que aprenderam a obedecer e submeter-se a sua palavra.

Isso não deveria te incomodar?

Curiosidade: milagre da lipospiração divina


A promessa de emagrecimento rápido, sem exercícios, dietas ou cirurgias, atrai fiéis à Igreja Evangélica Ministério Brilho do Sol, no bairro Santa Lúcia, Duque de Caxias, no Brasil. Em panfletos distribuídos nas ruas e cultos, o pastor Ubiraci Xavier promete a perda dos quilos indesejados através da fé.

O pastor diz: “Se esse for realmente o propósito de vida, ele será agraciado com o milagre de perder até cinco quilos em cada oração”.

Ubiraci garante que o emagrecimento imediato até cinco quilos, através de ‘lipoaspiração divina’, não é estratégia para atrair novos fiéis e arrecadar dinheiro. “Nem pensei nisso. Até porque só emagrece quem tem muita fé”, disse, garantindo que, durante uma campanha de fé no Espírito Santo, uma fiel emagreceu cerca de 10 quilos. Num culto na semana passada, após ficar como se estivesse em transe por alguns minutos, a confeiteira Vanessa da Silva, de 28 anos, disse que não emagreceu. “Senti alguns músculos mais rígidos”, disse ela.

Pastor adverte sobre livros de Rebecca Brown

Pastor Juarez Subirá, de Campinas, especializado em estudos de somatização visual, adverte: os livros de Rebecca Brown são prejudiciais à saúde espiritual e física de muitos crentes.

Subirá afirma que chegou a esta conclusão depois de realizar pesquisa com 33 pessoas que leram os livros da escritora norte americana. “Das 33 pessoas que leram os livros, 31 apresentaram sintomas de depressão e/ou desânimo profundo”. Nas contas de Juarez, que tem experiência de onze anos de trabalho estatístico no mundo secular — foi auditor operacional do grupo Villares em São Paulo — a tendência é irreversível.
A desconfiança de Juarez Subirá a respeito do trabalho de Rebecca Brown aumentou quando uma prima ligou para ele de Foz do Iguaçu para pedir orientação sobre "alguns incidentes extranaturais dentro de sua residência".Subirá perguntou-lhe o que entrara de novo ou diferente em sua casa naquela semana e a resposta foi: "os livros de Rebecca Brown". Junto com a resposta a prima informou que os livros de Rebecca Brown estariam proibidos em algumas igrejas do Paraguai e do Brasil, como a Igreja Batista da Lagoinha, de Belo Horizonte e com dezessete mil membros.
Até então, o pastor Subirá não tinha lido os livros de Brown. Ao lê-los afirma que encontrou em suas páginas uma super-ênfase ao poder do Diabo. A leitura também o deixou em dúvidas a respeito do conceito de território do inimigo explicado nos livros da autora.Outra questão que ele está verificando é se há orações de pacto e/ou narrativas de rituais de ocultismo transcritos para o leitor "ler" e quais seriam os seus efeitos no pensamento e na esfera mental.
Há, ainda, uma indagação quanto à ausência de fotos da autora nos livros. Dizer que é "para não cair nas mãos de bruxos" daria super-ênfase ao poder das trevas. O pastor também tem encontrado dúvidas teológicas nos livros.Um outro ponto de pesquisa diz respeito ao livro "Vasos para Honra" e envolveria somente o público feminino. Diz o pastor que inaugurou uma oração "circunstanciada" de abjuração ou renúncia ao "produto de Rebecca Brown".
A surpresa é que os leitores dela tiveram reações físicas, sendo uma delas a "tontura", ao repetir a oração de renúncia.Juarez Subirá não vê mais possibilidade de reversão na tendência já definida na amostragem dos casos vistos. Afirma que qualquer pastor evangélico com "espírito bereano" poderá fazê-lo em sua própria igreja local com estas duas perguntas: 1º) "Quem já leu livros de Rebecca Brown?", 2º) "Se você foi acometido por depressão, desânimo ou algum tipo de crise circunstancial após a leitura...?" ("manifeste-se agora ou procure-me após o culto").
Os pastores que puderem fazer isto estariam ajudando o corpo de Cristo, afirma Subirá. Ele mantém site na Internet, que trata assuntos de somatização visual e relacionados a libertações. O endereço é www.juarezsubira.hpg.com.br
"Esse pastor não leu meus livros", Rebecca Brown falou ao Jornal Hoje. Tranqüila, garantiu que os leitores são alertados já no início de seus livros que podem vir a sofrer reações e que estas são sintomas de que precisam de libertação; Disse ainda que os desenhos em seus livros são publicados apenas para ensinar ao leitor as formas de se anular seus efeitos e que Juarez Subirá certamente não leu seus livros, ao afirmar que ela estaria dando super-ênfase ao poder do Diabo.
Fonte: Jornal Hoje

Humor Cristão


Dica de Livro: Vivendo sem Máscaras


No livro “Vivendo sem Máscaras” você aprenderá como cultivar relacionamentos abertos e leais.

A Sobrevivência social dentro e fora da igreja fica, aparentemente, bem mais fácil quando usamos máscaras que escondem quem na verdade somos. Sentimo-nos mais seguros projetando uma imagem de vigor espiritual, de santidade, de perfeito controle da situação.

O problema é que por trás de nossas máscaras, da imagem que procuramos projetar, sentimo-nos solitários, efetivamente distanciados e isolados das pessoas a quem mais amamos e cuja aceitação e perdão são tão importantes para nós.

Autor: Charles Swindoll
Editora: Betânia

Removendo as Máscaras!

O que é uma máscara?

Uma máscara é tudo aquilo que esconde ou encobre a nossa verdadeira identidade. É importante ressaltar que algumas máscaras cobrem o rosto; outras tentam disfarçar as atitudes da alma.

De certo modo todos nós usamos máscaras. Aquele que diz que nunca usou uma máscara, possivelmente esteja acabando de afivelar uma no rosto, a máscara da mentira. O problema das máscaras é que elas proclamam uma mentira ou escondem uma verdade. Quando usamos máscaras, as pessoas passam a amar não quem nós somos, mas quem nós aparentamos ser. As máscaras também não são seguras. Por melhor que nós as afivelemos, elas podem cair nas horas mais impróprias e nos deixar em situação de total constrangimento.
Sobreviver diante das dificuldades do mundo atual está cada vez mais difícil. É comum sermos tratados de forma cruel, humilhados, passados para trás em diversos ambientes, como trabalho, escola, vizinhança e até mesmo na Igreja. As máscaras escondem fatores que os outros possam não gostar, apresentando apenas um lado "maravilhoso, perfeito", que todos irão gostar, mas que não corresponde a verdade do que realmente somos.
Você vai dizer: "Então usar 'máscara' é uma HIPOCRISIA?" A resposta é SIM!! Na língua grega a palavra HIPOKRITES (de onde vem a palavra portuguesa "hipócrita") tem o sentido de "ator, fingido, aquele que representa um papel". Era comum, no teatro antigo, o ator utilizar-se de máscaras ao representar. No Novo Testamento não há pecado mais fortemente condenado do que a hipocrisia e, na opinião da maioria das pessoas, não há pecado mais detestado. Veja algumas linhas de pensamento do Novo Tesatamento sobre o "hipócrita", descritas por William Barclay, no livro "Palavras Chaves" (Ed. Vida Nova):
• É o homem que representa e pratica, publicamente, "a bondade teatral" - quer que todos o vejam dando esmolas (Mt 6:2), orando (Mt 6:16). Sua bondade visa a agradar aos homens e não a Deus.
• É o homem que, em nome da religião, quebra as leis de Deus: não ajuda os próprios pais nem os enfermos, dando desculpas religiosas (Mt 15:7; Mc 7:5; Lc 13:15).
• É o homem que esconde seus verdadeiros motivos sob a máscara do fingimento (Mc 12:15; Mt 22:18).
• É o homem que esconde um coração mau sob a máscara da piedade (Mt 23:28). • É o homem que, de tanto enganar os outros, acaba enganando-se a si mesmo com suas previsões erradas (Lc 12:56-57).
• É o homem que, por sua visão distorcida sobre religião, afasta outras pessoas do caminho certo (Gl 2:13; 1Tm 4:2; 1Pe 2:1).
• No fim, hipokrites é o homem sujeito à condenação de Deus (Mt 24:51).

Por que as pessoas usam máscaras?

Algumas pessoas têm sido ensinadas a usar "máscaras" desde crianças. Quando brigavam com os irmãos pequenos eram "obrigadas" a fazer as pazes dizendo que "os amavam", sem que o problema do perdão tivesse sido adequadamente tratado. Com um pouco mais de idade são "forçadas", pelos pais, a mentir ao telefone, dizendo que "papai não está", quando, na verdade, ele está. Nesse contexto, as crianças são ensinadas a também usar "disfarces" para os problemas que enfrentam em sua vida. Outras pessoas utilizam-se de "máscaras" para compensar complexos de inferioridade. Acham que, se os outros as conhecerem como realmente são, não irão gostar e certamente se afastarão. Assim sendo, vivem uma vida que realmente não corresponde à verdade do que são. Existem ainda as que usam "máscaras", alegando que isso é "uma exigência de nossa sociedade supercompetitiva". Nesta sociedade não se podem revelar as "fraquezas" que qualquer ser humano tem. É preciso mostrar-se sempre "forte, seguro e corajoso". Qualquer demonstração de estar inseguro será aproveitada por seus "adversários", que estão prontos e aguardando o momento de ocupar o seu lugar.

Tipos de Máscaras

Intectual – Prefere ler sobre a vida a vivê-la. Está sempre mais ligado às tarefas intelectuais do que às sociais. É muito importante ter o conhecimento, mas ele existe para que o coloquemos em prática, produzindo algo de bom ao mundo em que vivemos. Não é um fim em si mesmo.
Brincalhão – Prefere fazer uma piada ou brincadeira, justamente para evitar uma situação séria. Embora geralmente seja pessoa agradável, muitas vezes está fugindo da necessidade da resolução séria de alguns problemas.
Frágil, não me toque! – Supersensível, chora por tudo, exige tratamento especial. Muitas vezes age assim para não ter avaliação severa dos amigos e colegas. Com essa máscara ninguém terá coragem de magoá-la (o).
Eu sou demais! – Quer atenção. As conversas devem, preferencialmente, girar em torno de si mesmo. Acha-se "o máximo". Muitas vezes esta atitude extrema na verdade esconde um problema de BAIXA auto-estima.
O mátir – Possui complexo de perseguição. Pensa que todo o mundo está falando a seu respeito. Não confia em ninguém.
O dominador – Controla a vida das pessoas. Durão (ou durona) e egoísta. É descuidado justamente com as pessoas que ama.
O mau humorado – Está sempre se queixando. É uma pessoa ranzinza. Possui uma longa lista do que o(a) incomoda. Muitas vezes está querendo é atenção por sentir-se isolado (a).
O indeciso – Tem medo de cometer erros. É uma pessoa confusa, não consegue resolver coisa alguma. Acha que se não tomar nenhuma decisão nada sairá errado e ele estará a salvo. Não está enfrentando as realidades da vida.
O pavio curto – Pessoa que, por qualquer coisa, fica brava e explode. Vive como se tivesse um aviso no peito: "Não se aproximem de mim. Não quero mostrar quem sou."
O fofofqueiro – Aumenta sua auto-estima minando a estima dos outros. Diminuir os outros eleva o seu "status". Gosta de relatar as más ações dos outros, para não enxergar as suas.
O messias – Crê que, para ser aceito, precisa atender a todos. Imagina-se o salvador do mundo. Ao invés de incentivar os outros a usarem a força que têm, oferece a sua. Vai até a ponto de "estourar-se", pois quer ajudar todos e acaba caindo num estresse total.
O sonhador – Cria seus próprios sonhos e fantasias. Ambiciona mais do que suas habilidades podem alcançar. Sonha muito e produz pouco.
O preguiçoso – Vive adiando compromissos. Deixa para depois o que pode fazer agora. Faz o "jogo do empurra" em compromissos inadiáveis. Além de irresponsabilidade, demonstra a irrealidade de que alguém "venha e resolva o problema" em seu lugar.
O "vale tudo" para me dar bem – Esta máscara usa de todos os meios para subir na vida. Tem o princípio de que "os fins justificam os meios". Causa profundas feridas morais e espirituais em si próprio e em outras pessoas. Acha que o que importa é estar entre os melhores, mesmo que isso signifique suborno, injustiças, adultérios, etc.

Máscaras Religiosas

É sempre bom lembrar que essas "máscaras" de aparência religiosa não tem nenhuma semelhança com a real e genuína experiência de vida cristã. Entretanto encontramos, até na Bíblia, a informação de pessoas que utilizaram "máscaras espirituais”:

Máscara do superespiritual – É o caso de Moisés, que, quando foi receber os Dez Mandamentos, teve seu rosto iluminado pela glória de Deus. Ao descer para falar ao povo percebeu que a luminosidade estava acabando. Colocou então um "véu" para que o povo não percebesse que a luminosidade estava terminando. Quis manter um pouco mais a condição de "homem iluminado". Mas Deus viu a intenção de seu coração e a Bíblia "denunciou" isto em 2Co 3:13: "E não somos como Moisés, que punha véu sobre a face, para que os filhos de Israel não atentassem na terminação do que desvanecia."
Máscara do abuso de autoridade – Este foi o rei Saul, que ficou impaciente com a demora de Samuel (1Sm 13:8-12) e resolveu ele mesmo tomar a frente no sacrifício que seria feito. A ordem de Deus era para esperar Samuel para que este fizesse o culto e sacrifício (1Sm 10:8). Mas, possivelmente, Saul pensou que, "sendo autoridade máxima" em Israel, não poderia ficar esperando por um "simples juiz" como Samuel. Deus o repreendeu e o castigou com a perda do trono de Israel (1Sm 13: 13-14). O fato de ter a autoridade de um rei não lhe dava o direito de desobedecer às ordens do Senhor. Mesmo com essa repreensão, Saul não aprendeu a lição pois, em outra ocasião, ele novamente "mudou" as ordens do Senhor e foi definitivamente rejeitado como rei (1Sm 15).
Máscara da oferta mentirosa – O caso de Ananias e Safira (At. 5:3-4). Eles nem precisariam dar a oferta, pois era voluntária. Mas, ao dá-la, disseram que estavam dando todo o produto da venda, mas estavam mentindo. A "máscara mentirosa" foi exemplarmente punida por Deus.

Removendo as Máscaras

Em última análise, a "máscara" é uma mentira. Contra a mentira só cabe a Verdade. Jesus é o Caminho, a Verdade e a Vida que vale a pena ser vivida (Jo 14:6). Nós, que já aceitamos Cristo (a Verdade) como o Senhor de nossa vida, devemos desenvolver, em nossos relacionamentos, a sinceridade. O Senhor sabe como verdadeiramente somos. Ele sabe o que está em nosso íntimo antes que a palavra chegue à nossa boca. "Sonda-me ó Deus e conhece o meu coração, prova-me e conhece os meus pensamentos; vê se há em mim algum caminho mau e guia-me pelo caminho eterno" (Sl 139:23-24). Deus não nos criou para vivermos usando máscaras que escondam a verdade de quem somos. Deus nos ama e se dispõe a ajudar-nos, pois ele conhece o mais íntimo do nosso ser. É hora de nos voltarmos para o Senhor, pois ele tem prazer em nos conduzir e a nos ensinar a permanecer em todo o caminho da verdade.
A vida cristã é uma contínua remoção das máscaras. A Bíblia diz que onde está o Espírito do Senhor, aí há liberdade, não liberdade para fazer o que queremos, mas liberdade para vivermos na luz. Pela obra de Cristo e pela ação do Espírito, podemos viver sem máscaras, sendo transformados de glória em glória.

Dica de Livro: Os Homens São Ostras... As Mulheres, Pés-de-Cabra


Mulheres... Será que os homens algum dia realmente entenderão as mulheres? Por que elas têm tanta necessidade de comprar e comprar? As roupas mal cabem no armário, e claro, o espaço para o homem é o menor possível.
Homens...Será que as mulheres algum dia realmente entenderão os homens? Onde foi parar aquele galã do início do namoro, aquele que mandava flores e fazia todas as vontades da amada?


Os Homens São Ostras... As Mulheres, Pés-de-Cabra de maneira divertida e real as diferenças entre o sexo oposto e como lidar com elas. O autor mostra como é possível tirar proveito desses "desencontros emocionais". Sim, proveito! Porque essas disparidades forçam o casal a depender de Deus e a encarar que um pode ser o complemento do outro para um casamento saudável e feliz.

Dizem que os homens são seres fechados, racionais, calculistas e objetivos. Quando se sentem ameaçados ou mesmo em momentos de dúvidas, inseguranças ou à busca de uma solução lógica, ele pega seu trem, ou melhor, isola-se para tentar encontrar soluções para seus problemas. Não compartilha muito aquilo que o aflige (por isso é ostra) e às vezes, não gosta de receber ajuda, mesmo sabendo que precisa dela. Evita falar sobre seus sentimentos. Quando abre um pouco de sua ostra, logo fecha, deixando uma distância razoavelmente segura para que sua carcaça de proteção não se rompa. Às vezes, precisa ouvir da mulher um desabafo e, na maior das boas intenções, procura por soluções satisfatórias, lógicas e objetivas acreditando estar fazendo a coisa certa; todavia, não é bem isso que as pés-de-cabra esperam. Estas só querem ser ouvidas, compreendidas... A mulher é um pé-de-cabra sempre pronta a tentar entender várias ostras e outras pés-de-cabra. Pergunta por quê? Quando? O que sentiu? O que sente? O que pensa a respeito? Sorriu? Zangou-se? Doeu? Dói? Perguntas que giram em torno do aspecto emocional, por isso pé-de-cabra. Aliás, a maioria delas é movida à emoção (é claro que existem exceções). Uma verdadeira pé-de-cabra quer entender o sentimento das ostras, por isso tantos questionamentos!!! Porém, as últimas fogem, pegam seu trenzinho e vão viajar em seus pensamentos lógicos e objetivos. Não querem ser perturbadas enquanto processam tantas informações e ai da pé ?Pé-de-cabra que ousar pegar o trem junto com a ostra!!! (ela se fecha mais ainda!!!) Caso você não tenha notado, os homens e as mulheres são diferentes. Muito diferentes.Você sabe – ela é falante, ele é do tipo “forte e caladão”. Ele é lógico, ela é emocional. É ele quem fica com o controle-remoto, enquanto os olhos dela disparam por 54 canais em 36 segundos. Essas diferenças dramáticas podem levá-los a se afastarem um do outro ou torná-los muito unidos.Em "Os Homens São Ostras... As Mulheres, Pé-de-cabra", o Dr. David Clarke (um competente psicólogo cristão, casado há quase 20 anos) compartilha sua singular e, muitas vezes, cômica compreensão para resolver a diferença entre os sexos (em alguns casos, um “profundo desfiladeiro sexual”), bem como mostra estratégias para criar uma intensa intimidade no casamento.
Você descobrirá:

· As surpreendentes razões por que homens e mulheres pensam, falam e se comportam de maneiras tão diferentes;

· Novas estratégias de comunicação, que ajudarão vocês dois a se manterem realmente conectados em suas conversações;

· Sugestões para a construção de uma paixão real em seu relacionamento;

· Diretrizes bíblicas para o desenvolvimento da verdadeira intimidade espiritual;

· E muito mais!


Você está preparado para grandes mudanças? Aqui está toda a ajuda e encorajamento de que você precisa para tornar o seu casamento sólido e satisfatório como você sempre desejou. Pode dar algum trabalho, mas você apreciará os resultados!

Dica de Livro: As Cinco Linguagens do Amor


Por que será que os casais não falam a mesma língua?


Contrariando a idéia de que o amor tem uma linguagem universal, o dr. Gary Chapman demonstra que as pessoas expressam e recebem manifestações de amor de diferentes maneiras, que ele denomina linguagens do amor.Após anos de experiência como conselheiro de casais e palestrante em seminários, Chapman identificou cinco delas:


• Palavras de afirmação

• Tempo de qualidade

• Presentes

• Atos de serviço

• Toque físico


As cinco linguagens do amor mostram por que só nos sentiremos realmente amados e compreendidos quando a pessoa amada nos expressar seu amor através de nossa linguagem única. Aprendida na infância, ela sensibiliza e alcança, de maneira poderosa e plena, nosso jeito especial de nos sentir amados. Você já descobriu sua linguagem do amor? E a linguagem da pessoa a quem você ama? Então, descubra-as nas páginas deste livro.


Sobre o autor: Gary Chapman é autor de vários livros sobre relacionamento conjugal, sendo As cinco linguagens do amor seu maior sucesso editorial.

As Cinco Linguagens do Amor

1ª linguagem do amor: Palavras de Afirmação

Elogios verbais e palavras de apreciação são poderosos comunicadores do amor. São os melhores comunicados em forma de expressão direta e simples, como: “Você ficou tão elegante com esse terno”; “Você está muito bem com esse vestido”; “Ninguém faz essas batatas melhor que você”.
Não é preciso que use de bajulação para conseguir o que deseja de seu cônjuge. O objetivo do amor não é obter o que se quer, mas fazer algo pelo bem-estar daquele a quem se ama. É verdade, porém, que ao recebermos palavras elogiosas, de afirmação, tornamo-nos mais motivados a sermos recíprocos e a fazermos algo que nosso cônjuge deseje.
Além de elogios verbais, outra maneira de expressar palavras de afirmação é com palavras encorajadoras.
Em determinadas fases da vida todos nós nos sentimos inseguros. Não possuímos a coragem necessária, e esse medo impede-nos de realizarmos certos atos positivos que gostaríamos de concretizar. O potencial latente do seu cônjuge, nestas áreas de instabilidade, talvez espere suas palavras de encorajamento.
Encorajamento requer empatia que nos leva a enxergar o mundo segundo a perspectiva de nosso cônjuge. Devemos, em primeiro lugar, procurar saber o que é importante para ele.
Se desejamos desenvolver um relacionamento precisamos saber quais são os desejos da pessoa amada. Se queremos amar um ao outro, precisamos saber como fazê-lo.
A melhor coisa que podemos fazer com os fracassos do passado é torná-los em simples história. Sim, eles ocorreram, e machucaram. E talvez ainda magoem, mas ele reconheceu seu erro e pediu o seu perdão.
O perdão não é um sentimento, mas um compromisso. É a opção de se mostrar misericórdia e não de se jogar a ofensa no rosto do ofensor. Perdão é uma expressão de amor.
Palavras humildes: quando alguém faz um pedido a seu cônjuge, afirma as habilidades dele. Faz entender que ele possui, ou pode fazer algo, que é significativo ou valioso para o outro. No entanto, quando dá ordens, torna-se um tirano. Seu cônjuge não se sentirá afirmado, mas diminuído.

2ª linguagem do amor: Qualidade de Tempo

Ter um tempo de qualidade com seu cônjuge. Querer ser alvo da sua atenção, que lhe dedique mais tempo e possam realizar algumas atividades juntos.
Qualidade de tempo significa dedicar a alguém sua inteira atenção, sem dividi-la. Não é sentar no sofá e assistir TV. É assentar-se ao sofá, com a TV desligada, olhar um para o outro e conversar, no processo de dedicação mútua. É dar um passeio juntos, só os dois. É ambos saírem para comer fora.
O aspecto central da qualidade de tempo é estar sempre juntos. Não quero dizer simples proximidade. Duas pessoas sentadas em uma mesma sala estão próximas, mas não necessariamente juntas. O estar junto tem a ver com o focalizar a atenção.
Uma conversa de qualidade deve envolver disposição para ouvir e aconselhar, quando solicitado, e jamais de forma arrogante.

Dicas para uma conversa de qualidade:

- procure olhar nos olhos do seu cônjuge quando ele lhe falar (ajuda a não divagar e comunica atenção)
- não faça outra coisa enquanto ouve seu cônjuge
- escute o “sentimento”. Pergunte-se o tipo de emoção que seu cônjuge sente no momento. Certifique-se de que seu pensamento está correto
- observe a linguagem corporal. Punhos cerrados, mãos trêmulas, lágrimas, cenho franzido indicam o sentimento
- recuse interrupções. Se eu lhe dedicar minha total atenção enquanto você fala, evitarei defender-me a fim de fazer-lhe acusações. Meu objetivo é perceber seus sentimentos e pensamentos. O alvo não é auto defender-me ou permitir que você ganhe uma discussão. A intenção é compreender o outro.

Atividades de qualidade: um dos pontos positivos das atividades de qualidade é que elas possibilitam o armazenamento de um banco de memórias ao qual podemos nos reportar pelos anos futuros. Feliz é o casal que se lembra de uma caminhada feita de manhã ao longo da praia; de uma árvore plantada no jardim; do projeto de pintura dos quartos; da noite em que foram juntos ter aulas de patim e um deles caiu e quebrou a perna; dos passeios pelo parque; de um passeio de bicicleta. Essas são memórias de amor, especialmente para aquelas pessoas cuja primeira linguagem for qualidade de tempo.

3ª linguagem do amor: Receber Presentes

Antes de comprarmos um presente para alguém, pensamos naquela pessoa. O objeto em si é um símbolo daquele pensamento. Não importa se foi caro ou barato.
Símbolos visuais do amor são mais importantes para uns do que para outros. Por esse motivo, existem os que, após se casarem, nunca mais tiram a aliança porém, também há alguns que nem chegam a usá-la. Essa é uma evidência de que as pessoas possuem linguagens do amor diferentes.
Quem tem essa linguagem vive grandes emoções ao receber presentes. Vê neles expressões de amor.
Sem lembranças como símbolos visuais, o amor do cônjuge poderá até ser questionado.
Se a primeira linguagem de seu cônjuge for “receber presentes”, você deve se tornar um expert nessa área.
Não espere uma ocasião especial. Se esta for a primeira linguagem de seu cônjuge, praticamente tudo o que você lhe conceder será recebido como expressão de amor.
Se ele foi muito crítico em relação aos presentes que recebeu no passado, então essa é uma grande dica de que receber presentes não é a primeira linguagem do amor do seu cônjuge.
A presença do cônjuge, em tempos de crise, é o maior presente que se pode dar a um cônjuge cuja primeira linguagem do amor seja receber presentes.

4ª linguagem do amor: Formas de Servir

É fazer aquilo que você sabe que seu cônjuge gostaria que você fizesse. É procurar agradar realizando coisas que ele aprecia, expressando amor através de diversas formas de servir.
Jesus Cristo deu uma ilustração simples, porém profunda, ao expressar amor através de uma forma de serviço quando lavou os pés dos discípulos.

5ª linguagem do amor: Toque Físico

No casamento, o toque de amor existe em várias formas. Considerando-se que os receptores ao toque localizam-se por todo o corpo, um afago amoroso em qualquer parte pode comunicar amor a seu cônjuge.
Seu cônjuge apreciará alguns toques mais do que a outros. Aprenda com ele.
Não insista em tocar de seu jeito e em seu tempo. Aprenda a falar o dialeto do outro, pois alguns toques podem ser considerados desconfortáveis ou irritantes. Não caia no erro de achar que o que lhe traz prazer também trará a seu cônjuge.
As crises propiciam uma oportunidade singular para se expressar amor. Toques afetuosos serão lembrados muito tempo ainda após as dificuldades terem passado. Porém, a ausência de seu toque talvez jamais seja esquecida.
Um gostoso cafuné, andar de mãos dadas, abraços apertados ou não, relações sexuais, tudo isso faz parte das necessidades de quem possui o “toque físico” como sua primeira linguagem do amor.

Fonte: http://intervox.nce.ufrj.br

Salmo 23


O Senhor é o meu pastor

- Isto é relacionamento!

Nada me faltará.

- Isto é suprimento!

Deitar-me faz em verdes pastos

- Isto é descanso!

Guia-me mansamente a águas tranqüilas.

-Isto é refrigério!

Refrigera a minha alma

- Isto é cura!

Guia-me pelas veredas da justiça

- Isto é direção!

Por amor do Seu nome.

-Isto é propósito!

Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte

- Isto é provação!

Não temeria mal algum

- Isto é proteção!

Porque Tu estás comigo

- Isto é fidelidade!

A Tua vara e o Teu cajado me consolam

- Isto é disciplina!

Preparas uma mesa perante mimna presença dos meus inimigos

- Isto é esperança!

Unges a minha cabeça com óleo

- Isto é consagração

Prosseguindo para o Alvo

O maior obstáculo? o medo...ele nos paralisa, nos impede de avançar e alcançar as promessas de Deus pra nós.
O maior erro? o abandono...ele nos afasta das pessoas que nos amam de verdade. Muitas vezes com nossas atitudes fazemos com que outros nos abandonem, não se isole...
A pior derrota? o desânimo...deixar de crer nas promessas de Deus, num futuro certo cheio de vitórias...
O sentimento mais ruim? a mágoa...dê lugar ao perdão, perdoe a você mesmo, dê uma chance a você mesmo de amar outra vez...perdoe as pessoas que te magoaram.
A sensação mais agradável? a paz interior... não a paz que o mundo dá, mas a paz que Jesus nos dá, não é a ausência de problemas mas a certeza de que todos estão no controle do nosso Senhor.
As pessoas mais necessárias? aquelas que sonham os seus sonhos, que choram na sua dor e se alegram nas suas conquistas
O dia mais importante? hoje!!! Perceba o que Deus coloca na frente hoje, esqueça o passado e o futuro entregue nas mãos de Deus, ele sabe o que é melhor pra você!