segunda-feira, 27 de junho de 2011

Jornalista premiado nos EUA é imigrante ilegal

Tem escrito para alguns dos melhores jornais dos Estados Unidos, venceu um prémio Pulitzer pelas suas reportagens sobre o massacre de Virgínia Tech, mas tinha um segredo que já não estava a conseguir guardar. Jose António Vargas é imigrante ilegal nos EUA.

“Não posso mais esconder isto, não posso simplesmente deixar as coisas andar”, disse Jose Antonio Vargas numa entrevista à estação de televisão ABC. O seu segredo estava a corroêlo por isso publicou nesta quarta-feira um artigo no “The New York Times” a contar a sua história. Jornalista premiado, sabe que corre o risco de ser deportado mas mesmo assim resolveu contar que é imigrante ilegal.

“Sou um de tantos, tantos. Não somos quem pensam que somos e todos merecemos dignidade”, disse Jose Antonio Vargas à ABC. Agora que falou do seu passado, promete lutar para que o Deram Act avance, a proposta do Presidente Barack Obama que abrirá caminho à legalização dos cerca de 11 milhões de pessoas que vivem sem papéis nos EUA.

“Podem chamar-me o que quiserem, eu sou americano”, explica o jornalista “No meu coração, sou americano”. Apesar de ter nascido nas Filipinas, Jose Antonio Vargas cresceu na Califórnia, estudou na escola secundária de Mountain View e foi aí que começou a colaborar com um jornal local. Mais tarde viria a trabalhar para o “San Francisco Chronicle, até que foi contratado pelo “Washington Post”, já em 2004.

Fez várias reportagens e até documentários sobre a sida, o “casamento” entre os políticos e a Internet, mas viria a ser a cobertura sobre o massacre na universidade de Virgínia Tech – onde um aluno entrou armado e matou 32 pessoas em Abril de 2007 – a valer-lhe o mais prestigiado prémio de jornalismo. Foi um dos jornalistas do “Washington Post” a vencer o Pulitzer na categoria “Breaking News” em 2008.

O perfil de Jose Antonio Vargas não encaixa nos estereótipos mais comuns sobre os imigrantes ilegais. Na última década tem sido um jornalista de grande sucesso, conhecido pelas reportagens em Virgínia Tech mas também, por exemplo, pela entrevista que fez ao fundador do Facebook, Mark Zuckerberg. Tudo isto enquanto vivia nos EUA de forma ilegal. “E por que é que fiz tudo isso?”, perguntou ao jornalista da ABC, antecipando uma questão que certamente lhe iria ser feita. Depois responde: “Queria sobreviver. Queria viver. E queria saber realmente o que significa ser americano”.

Deixou as Filipinas quando tinha 12 anos, mas só quatro anos depois viria a saber que estava em situação ilegal.

Foi quando tentou tirar a carta de condução e lhe disseram que o seu “green card” – o documento que permite a cidadãos estrangeiros viver e trabalhar nos EUA – era falso. Aconselharam-no a não voltar, Vargas regressou a casa e foi contar ao avô o que tinha acontecido. Soube então que era um imigrante ilegal.

Primeiro tentou atenuar o sotaque, não queria que ninguém duvidasse de que era americano. Depois descobriu o jornalismo, quis trabalhar e percebeu que o sotaque não seria o maior dos seus problemas.

Enconder as fotos da família numa caixa de sapatos


Acabou por ceder àquele que é o caminho de tantos imigrantes ilegais.

Com documentos falsos, conseguiu uma carta de condução no estado de Oregon. “Uma pessoa tem de fazer o que tem de fazer”, disse à ABC. “Queria trabalhar, provar que era digno de estar aqui”. Ninguém duvidará de que o conseguiu. Foi com essa carta de condução que chegou a entrar na Casa Branca para fazer a reportagem sobre um jantar de Estado”.

O medo não passou com o tempo.

Vargas estava nervoso no dia do jantar na Casa Branca, e noutros dias também. “Cada vez que fazia isto pensava que me iam apanhar”. Nunca apanharam.

Sabe que poderá ser enviado de volta para as Filipinas, por isso terá demorado a ganhar coragem para falar do seu passado. Mas acabou por decidir-se quando viu, em Dezembro, ser rejeitado no Congresso o Dream Act, uma legislação que permitirá a legalização dos imigrantes que já cresceram nos Estados Unidos. É por essa proposta que agora fará campanha, por não acreditar que possam ser deportadas 11 milhões de pessoas. “Somos parte desta sociedade, e todos merecemos dignidade”.

Fonte: O País
----------------

Pai, volta, por favor…

Desejo Teu retorno,
clamo diariamente pela Tua vinda.
Quero ser noiva prudente,
sempre cheia de azeite.
Me ajuda a nunca,
tirar os olhos do Teu Filho Amado.
Não quero ser imprudente
em nenhuma situação.

Sinto você perto,
em mim e em meus irmãos.
Nos livra de pecar,
nos livra de sermos nós.
Me ensina a perdoar
todos a minha volta.
Não quero guardar nada
que não seja Teu amor.

Como sou necessitado.
Como choro de temor.
Como clamo por amor.
Muda sempre minha vida.

Volta, volta logo…
Por favor, volta logo…


Autor Estêvão Avillez
-----------------------------

Cristão é preso, após convidar dois leprosos para irem à igreja

Um católico, que havia levado dois pacientes leprosos a uma reunião de oração, foi preso e solto após o pagamento da fiança, no último dia 14 de junho. Os dois pacientes foram espancados pela polícia e o cristão foi acusado e detido sob a suspeita de estar praticando proselitismo.

A polícia prendeu o católico, que é um aposentado do exército indiano, chamado Henry Baptist Robey, e os dois visitantes, Moorthy Ram e outro, identificado somente como Mani.

Leprosos são considerados pessoas religiosamente impuras na Índia e, pelo fato de ser uma doença contagiosa, eles vivem em aldeias afastadas. Robey disse que costuma visitar os leprosos duas vezes por ano para levar-lhes roupas, comida e medicamentos.

“Alguns deles disseram que realmente queriam participar da reunião de oração e eu os convidei”, disse ele. “O que há de errado nisso?”, disse Robey.“Eu fui preso sob a seção 295 do código penal indiano, “intenção deliberada de afrontar os sentimentos religiosos dos outros”, o que é punido com pena de prisão até três anos e/ou multa.”

Na Índia, existem uma série de leis anticonversão, para impedir os hindus de migrarem para outro credo.

O caso

Robey contou que apenas convidou os pacientes para participarem de uma reunião em sua igreja. “Os pacientes vieram à minha casa em função da reunião de oração; eles mesmos afirmaram que não estavam sendo convertidos, mas mesmo assim a polícia registrou uma queixa contra nós”, disse Robey. “A polícia veio nos prender porque alguém fez uma denúncia. Eles invadiram minha casa, procurando em todos os quartos e, quando os acharam, agrediram-nos.”

Dr. Sajan K. George, do Conselho Karnataka, que enviou o relato de Robey para ser apresentado à Comissão Nacional de Direitos Humanos do país, disse: “A tragédia é que, embora os pacientestenham recebido roupas que foram consideradas como presentes, conforme a polícia relatou, eles próprios alegaram que não existiu conversão forçada”, disse George.

Multidão

“Disseram-me que havia cinegrafistas e fotógrafos da mídia ao redor da minha casa para fazer imagens, mas eu não estava prestando muita atenção. Então ouvi muito barulho e percebi que havia uma multidão cercando a minha casa. Eles alegavam que eu havia trazido os pacientes à minha casa para que fossem convertidos. Expliquei que estava apenas interessado em cuidar deles como seres humanos e não em convertê-los, mas não estavam dispostos a ouvir”, disse Robey.

A polícia levou Robey e seus convidados ao posto policial e, na mesma noite, foram transferidos para a delegacia de Hennur e presos oficialmente. Na manhã de 13 de junho, foram levados ao tribunal sob custódia, onde tiveram o primeiro pedido de fiança negado. No dia seguinte, porém, foram concedidos os seus pedidos de fiança.


Tradução: Lucas Gregório
Fonte: Compass Direct
-----------------------

Dizem que pagode é música gospel...



Fonte: Will Tirando
-----------------------

Conheça Ci, o cão pastor que morre de medo de ovelhas

Cães da raça border collie costumam são considerados os melhores pastores do mundo. Mas Ci, uma espécie da raça que mora em uma fazenda em Bath, na Inglaterra, não é um bom exemplo disso. Ele simplesmente não consegue desempenhar a função porque morre de medo das ovelhas.

A dona de Ci, Jane Lippington, conta que o cachorro começou a ter a “ovinofobia” ainda filhote e explica o que acontece quando ele tenta pastorear. “Se elas correm dele, ele vai atrás e age como um verdadeiro cão pastor. Mas, no momento em que elas se viram e o encaram, ele foge”.

Lippington diz que ovelhas podem se tornar bastante agressivas caso sintam que tem o controle da situação, e é isso que acontece com frequência em sua propriedade. A fazendeira diz que elas se reúnem e formam filas, como se fossem um exército. “Quando isso acontece, Ci fica intimidado e sai correndo”, revela.

Mas, mesmo não servindo para o trabalho, Ci é muito querido e, segundo sua dona, em nenhum momento passou pela sua cabeça ficar longe dele. “Ele pode ser o pior cão pastor da Inglaterra, mas de jeito nenhum eu ficaria sem Ci, ele é parte da família”, garante.

A fobia do pobre cãozinho já começa a ficar conhecida também fora de seu país natal. Lippington filmou algumas de suas reações às ovelhas e colocou os vídeos no Youtube. Veja um deles abaixo.



Fonte: Vírgula
-----------------

Cristãos da Síria se preocupam diante de protestos contra o regime

“Somos sírios antes de sermos cristãos”: por muito tempo esse foi o mote da comunidade cristã perseguida em Alep, Damasco e Homs, três cidades onde está ancorada. Eles, que são membros de uma minoria (de 5% a 10% da população, segundo estimativas), estão reagindo diante da preocupação com a vida de muitos irmãos, desde o início dos protestos na Síria, no dia 15 de março.

Protestantes, ortodoxos e católicos, muitos veem na hipótese de o regime baathista ser derrubado não a esperança de uma nova ordem, mas sim o risco de emersão do fundamentalismo muçulmano. “Seríamos, assim, as primeiras vítimas”, afirmou um cristão.

Essa tensão é alimentada em parte pela propaganda do governo, que tem brandido a ameaça islâmica desde o início dos levantes. A posição oficial foi repassada por diversos membros eclesiásticos, que reafirmaram sua lealdade ao presidente Bashar Al-Assad e alertam o povo contra a desestabilização do país.

A preocupação desses irmãos também se explica por razões mais profundas. A Síria foi uma das principais terras no Oriente Médio a acolherem iraquianos que fugiam do caos depois de 2003. Os relatos dos refugiados cristãos iraquianos chocaram seus irmãos em Cristo sírios. A angústia também se fundamenta naquilo que parece ser uma deterioração nas condições dos cristãos na região. Eles, que há muitos anos se preocupam com a ascensão do islamismo, sobretudo em Alep, viram muita resistência em um governo que se declara laico.

Os que participam das manifestações são somente uma minoria. A maioria optou pelo silêncio frente aos acontecimentos: “A comunidade que não reage não está mais à vontade do que os outros. Ela sabe bem que vive sob um regime ditatorial. Todos aspiram à democracia. Mas esses cristãos acreditam que neutros garantem melhor o seu futuro, e que estão nas mãos de Deus, independentemente do sistema que saia vitorioso”, explica um missionário libanês na Síria.

Porém, esse silêncio, reforçado pelo temor da repressão, corre o risco de “marginalizar os cristãos”, teme Samir Franjié. Esse intelectual libanês, grande nome da coalizão do 14 de Março, fez um apelo à comunidade para que “não tenham medo”.

Durante anos, cristãos lutaram muito por mudanças, promovendo o espírito crítico e a liberdade, denunciando a corrupção e o sistema policial. Embora reconhecessem gestos de abertura por parte de Bashar Al-Assad em relação aos cristãos, muitos nunca se deixaram enganar. As igrejas – assim como outros cultos nos lares – continuaram sendo vigiados. A comunidade nunca se sentiu representada só por ter deputados.

Para o líder cristão Paolo, “nós, cristãos, não podemos apostar em uma identidade repressiva, mas sim na possibilidade de que a sociedade evolua com nossa participação.” Ele diz “ainda ter esperanças de que a presidência guie o Estado para um processo democrático, obtido sem uma guerra civil.” Paolo pede por esforços diplomáticos, para se chegar a uma mediação e afastar o fantasma de um conflito interno.


Fonte: Le Monde/Redação CPAD News
---------------------------------------

Pensamento sobre tempo


“O passado
pode nos guiar,
o futuro

pode nos fazer progredir,
mas é o presente

que tem o papel essencial de nos transformar.”

(François Gervais)

Igreja de Westboro protesta no funeral de Ryan Dunn e diz: Ele está no inferno

A Igreja Batista de Westboro, conhecida por suas críticas e ataques, como protestos em funerais das crianças ou carregar cartazes dizendo "Deus odeia os homessexuais", está nas manchetes mais uma vez. Desta vez, trata-se de um piquete no funeral do ator Ryan Dunn (foto).

Um comunicado da Igreja divulgado na segunda-feira diz: "Ryan Dunn está no inferno!"

O comunicado foi publicado horas depois da notícia sobre o a cidente de carro fatal de Dunn. A Igreja de Westboro convidou para fazer um piquete em "qualquer memorial/funeral público para Dunn, advertindo todos a não fazer uma imitação do pecado, e ao medo e obedecer a Deus."

A pequena Igreja, formada principalmente por Pastor Fred Phelps e seus familiares, não só chama Dunn de "arrogante... pecador" e "pervertido", que "aumentou o nível de sujeira pornô", mas sublinhou também que acreditam ser O julgamento de Deus para ele. "Em sua ira, Deus cortou este jovem no auge de sua vida, porque ele escarneceu do pecado e ensinou aos seus companheiros a pecar gravemente contra Deus!"

Dunn foi uma das duas pessoas mortas em um acidente de carros em alta velocidade na madrugada de segunda feira. O ator teve um nível de álcool acima do limite legal para dirigir quando seu Porsche 2007 bateu em uma área arborizada na Pensilvânia e, em seguida explodiu em chamas. Dunn tinha 34 anos.

O astro do show da MTV era famoso por suas acrobacias perigosas e brincadeiras fora do comum.

Um memorial privado foi realizado para o ator na quarta-feira em West Chester, Pa. Um funeral público está previsto para ainda esta semana.

A Igreja de Westboro, com sede em Topeka, Kansas, está declaradamente enviando alguns de seus membros para a Pensilvânia, a fim de protestar contra o funeral.


Fonte: The Christian Post
------------------------

domingo, 26 de junho de 2011

Razões pelas quais as pessoas não vão à Igreja

Meia taça de vinho por dia aumenta risco de câncer de mama

Às apreciadoras de vinho, uma má notícia: apenas meia taça por dia pode aumentar o risco de câncer de mama. A constatação é de uma pesquisa em andamento da Universidade de Oxford, na Inglaterra, divulgada pelo médico Sir Ian Gilmore. Os dados são do jornal inglês Daily Mail.

O levantamento com mais de 1 milhão de mulheres mostrou que ingerir 10g de álcool (uma unidade de álcool ou meia taça de vinho) diariamente eleva a chance de desenvolver a doença em 10%. Segundo o jornal, uma taça grande servida em bares e restaurantes contém normalmente 2,3 unidades e, uma pequena, 1,7.

Gilmore admitiu que a probabilidade de câncer de mama atribuída a beber pouco é pequena. "Fica por conta de a mulher fazer seu próprio julgamento. As que têm um forte histórico familiar de câncer de mama poderiam considerar diminuir o consumo", disse ao jornal.

Especialistas explicam que ingerir qualquer bebida alcoólica em excesso pode aumentar o risco da patologia porque altera os níveis hormonais, como o do estrogênio. Caso tenha células precursoras de câncer, essas taxas elevadas podem favorecer a multiplicação delas.



Fonte: Terra
--------------

Seduzidos pela feitiçaria chique

"Amado, não imites o que é mau, senão o que é bom. Aquele que pratica o bem procede de Deus; aquele que pratica o mal jamais viu a Deus" (3 João 11).

Fiquei sabendo de uma festa de aniversário de uma pré-adolescente, filha de um grã-fino da alta sociedade inglesa, em que o tema foi "a feitiçaria". "Chique, não é mesmo?", sentenciavam alguns convidados.

Fiquei curioso e li mais sobre a matéria: muitos estavam fantasiados de personagens de vários seriados de TV, que defendem a bruxaria, outros de monstros e, claro, de Harry Potter e sua turma. Era tudo em um estilo elegante e havia até "zumbis". Não, não, a festa não ocorreu em uma santería cubana, nem em um terreiro de candomblé brasileiro e, tampouco, em uma casa de vodu haitiano. Esse fetichismo infantil foi realizado em uma casa luxuosa em Londres, com direito até a manobrista à porta para estacionar os carrões dos figurões que traziam seus filhos.

Hoje em dia, os feiticeiros estão presentes em inúmeros lugares: fantasiados nas ladeiras da cidade de Olinda durante o carnaval, nas telinhas das TVs e nos protestos globalizados pela paz mundial. Eles estão lá... muitas vezes tímidos freqüentadores de covens (grupos de pessoas que estudam e praticam a bruxaria) em sítios distantes dos centros urbanos. Outras vezes, exibidos e provocando aqueles que passam ao largo (com a mesma desenvoltura das prostitutas do "Bairro da Luz Vermelha", em Amsterdã).

A visibilidade deles se traduz como um novo status social – o da "feitiçaria chique"!

Em nossos dias, fetiches marcam culturalmente a identidade dos nossos adolescentes, mas afetam também suas vidas espirituais em pelo menos dois aspectos:

1. Familiarizando-se com o paganismo

Nossos adolescentes passaram a ser indiretamente apresentados ao ocultismo. Por exemplo, no livro e no filme Harry Potter e A Pedra Filosofal, aparece um cachorrão de três cabeças chamado "Fofo", que protege a entrada de uma câmara onde está contida a pedra filosofal. Qualquer um pode até presentear crianças com esse "Fofo" – ele está à venda, em pelúcia, em várias lojas nos shopping centers. As crianças podem levá-lo para casa e até dormir com ele nas suas próprias camas.

Coincidência ou não, na mitologia grega somos apresentados a "Cerberus", também um cachorrão de três cabeças que protege a entrada do Hades. Ambos, "Fofo" e "Cerberus", ficam calmos ao som de música. Nossos adolescentes, quando estudarem sobre "Cerberus", na mitologia grega, vão se lembrar do "Fofo" de Harry Potter. "Cerberus", porém, mata pessoas e não é, de forma alguma, uma criatura agradável. Chique? Claro que não. Tenebroso? Sim senhor!

A Bíblia nos adverte sobre o perigo de confundir o que é reto e luminoso com o que é perverso e escuro: "Ai dos que ao mal chamam bem e ao bem, mal; que fazem da escuridade luz e da luz, escuridade; põem o amargo por doce e o doce, por amargo!" (Isaías 5.20).

2. Criando fantasias pagãs no imaginário das adolescentes

A cultura adolescente está sendo bombardeada pela bruxaria. Antes mesmo de surgir Harry Potter, elas já podiam assistir o filme Jovens Bruxas (1996). Ele tratava de jovens bruxas colegiais que acabam brigando entre si – é a "boa" contra a "má" bruxaria. Segundo a Bíblia, porém, bruxaria é sempre bruxaria, independente de ser "boa" ou "má", e é algo que devemos evitar.

Se a adolescente possui televisão a cabo, aí mesmo é que ela pode ser influenciada ou iniciada diariamente na feitiçaria e no modo de vida da wicca (nome moderno da bruxaria). Há vários seriados onde as heroínas são bruxas adolescentes bonitas e agradáveis: Sabrina, Aprendiz de Feiticeira; Charmed; Buffy, a Caça-Vampiros, entre outros.

"Ser bruxa é chique e legal", fantasiam nossas adolescentes após assistirem tais seriados. Muitas vezes querem imitá-las, procuram mudar de identidade para serem mais aceitas pela sua turma, entusiasmam-se e passam a ler mais e a estudar com afinco sobre a wicca. Ninguém precisa mais caçar bruxas, elas estão na nossa vizinhança e, às vezes, na nossa própria família. Muitas crianças estão cegas e sendo iniciadas prematuramente no paganismo através de filmes, jogos, modas, TV, internet e muitos livros de incentivo à bruxaria.

Conclusão

Satanás é um vampiro da psique humana. Ele nos seduz, ilude e depois mata. Na Bíblia Sagrada, feitiçaria é uma espiritualidade associada às obras da carne e jamais à vida no Espírito. Lemos: "não herdarão o reino de Deus os que tais coisas praticam" (Gálatas 5.20-21).

Portanto, é das mentes dos nossos adolescentes que o inimigo quer se apossar. O Diabo quer desestabilizar a lucidez espiritual dos nossos jovens e plantar nas mentes mais frágeis o interesse, ainda que aparentemente ingênuo, pela "chiquérrima" espiritualidade wiccana.

Assim sendo, cientes de que nossos filhos podem estar sendo indiretamente aprendizes de feiticeiros e que estamos vendo uma nova geração de cananeus chiques surgindo no planeta, não temos tempo a perder!

Inculquemos nas nossas mentes e nas dos nossos filhos o amor genuíno por Deus e, "finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe os vosso pensamento" (Filipenses 4.8).


Fonte: Samuel Fernandes Magalhães Costa em Chamada
Publicado anteriormente na revista Chamada da Meia-Noite, maio de 2003.
-----------------------------------------------------------------------------

Salmos 17

Ouve, Senhor, a minha justa queixa;
atenta para o meu clamor.
Dá ouvidos à minha oração,
que não vem de lábios falsos.
Venha de ti a sentença em meu favor;
vejam os teus olhos onde está a justiça!
Provas o meu coração e de noite me examinas,
tu me sondas, e nada encontras;
decidi que a minha boca
não pecará como fazem os homens.
Pela palavra dos teus lábios
eu evitei os caminhos do violento.
Meus passos seguem firmes nas tuas veredas;
os meus pés não escorregaram.
Eu clamo a ti, ó Deus,
pois tu me respondes;
inclina para mim os teus ouvidos
e ouve a minha oração.
Mostra a maravilha do teu amor,
tu, que com a tua mão direita salvas
os que em ti buscam proteção
contra aqueles que os ameaçam.
Protege-me como à menina dos teus olhos;
esconde-me à sombra das tuas asas,
dos ímpios que me atacam com violência,
dos inimigos mortais que me cercam.
Eles fecham o coração insensível,
e com a boca falam com arrogância.
Eles me seguem os passos,
e já me cercam; seus olhos estão atentos,
prontos para derrubar-me.
São como um leão ávido pela presa,
como um leão forte agachado na emboscada.
Levanta-te, Senhor!
Confronta-os! Derruba-os!
Com a tua espada livra-me dos ímpios.
Com a tua mão, Senhor,
livra-me de homens assim,
de homens deste mundo,
cuja recompensa está nesta vida.
Enche-lhes o ventre
de tudo o que lhes reservaste;
sejam os seus filhos saciados,
e o que sobrar
fique para os seus pequeninos.
Quanto a mim, feita a justiça,
verei a tua face;
quando despertar ficarei satisfeito
ao ver a tua semelhança.


-----------------------------------

sábado, 25 de junho de 2011

A vida do jogador evangélico Neymar: família, conquistas amorosas, carros luxuosos, mansões e contratos milionários

MOLECAGEM
"Eu gasto o meu dinheiro com roupas e brincos"

Prodígio. Fantástico. Extraordinário. Espetacular. Mágico. Rei. Os jornais do Brasil e do Exterior não economizaram adjetivos para expressar o talento do paulista de Mogi das Cruzes Neymar da Silva Santos Júnior, que na quarta-feira 22 entrou para a galeria dos heróis do esporte brasileiro ao conquistar pelo Santos a Taça Libertadores da América, o torneio de clubes mais importante do continente americano. Aos 19 anos, Neymar repetiu, quatro décadas depois, o feito de Pelé, que venceu a competição contra o mesmo Peñarol, tradicional time do Uruguai. Assim como o maior jogador da história do futebol, Neymar foi o protagonista do espetáculo (ele fez o primeiro gol da vitória santista por 2 a 1) e confirmou a irresistível vocação para os holofotes. Mas a força de Neymar não se limita aos gramados. Além de um atacante excepcional e com potencial para se tornar o novo número 1 do planeta, ele é um astro pop por natureza. Estiloso no penteado e no figurino, farto em sorrisos, desinibido diante das câmeras, conquistador de mulheres, apaixonado por Porsches, Ferraris e mansões, habilidoso para fazer dinheiro, ágil nos negócios, Neymar é dotado daquela chama que diferencia os seres normais dos gigantes de verdade. Trata-se de uma celebridade por completo – papel que, com maestria, adora cultivar.

Neymar é um fenômeno desde cedo. Aos 14 anos, foi fazer uma espécie de estágio no galático time do Real Madrid, na capital espanhola, que tinha no elenco craques como Ronaldo e Robinho e o francês Zidane.

INTIMIDADE
Perfumes, chocolates, cartas de fãs e um ursinho de pelúcia no armário compõem o espaço do quarto que Neymar divide com Paulo Henrique Ganso no CT Rei Pelé

A experiência acabaria por transformá-lo em um adolescente milionário. Sob o risco de perder seu futuro craque, a diretoria do Santos entrou em ação: pagou R$ 1 milhão ao jogador para que ele permanecesse nas categorias de base do clube. “Acertamos o valor e o pai do Neymar ligou para o filho pedindo para ele voltar ao Brasil”, diz Marcelo Teixeira, ex-presidente do Santos. “Fui tachado de louco.” Com o dinheiro, a família comprou o primeiro imóvel, um apartamento ao lado da Vila Belmiro, em Santos – que, dois anos atrás, foi trocado por uma cobertura triplex avaliada em cerca de R$ 1,5 milhão. Quando o jogador ainda não ganhava o suficiente para sustentar a família, ele, o pai, a mãe e a irmã moravam em um cômodo na casa da avó, na periferia de São Vicente. À medida que o adolescente crescia, o nível de vida da família melhorava. Aos 15 anos, Neymar ganhava R$ 10 mil por mês. Aos 16, R$ 25 mil. Aos 17, quando virou titular no time principal do Santos, vieram os primeiros patrocínios. Em abril de 2011, já como estrela da Seleção e um dos principais garotos-propaganda da televisão brasileira, adquiriu, por R$ 4 milhões, uma mansão no condomínio Jardim Acapulco, no Guarujá.

O salário atual de R$ 160 mil é baixo para os padrões brasileiros – Rogério Ceni, ídolo do São Paulo, recebe R$ 300 mil por mês; Ronaldinho Gaúcho, do Flamengo, R$ 700 mil. A diferença é que nenhum deles é capaz de atrair tantos patrocinadores quanto Neymar, que tem cinco contratos de publicidade vigentes (leia quadro ao lado). Sua imagem e seu potencial são tão fortes que empresas como a Nike querem tê-lo por perto durante muito tempo. O craque recebe cerca de R$ 1 milhão por ano da fabricante de materiais esportivos e o contrato vale até 2022, quando ele terá 30 anos. Detalhe: o valor pode ser multiplicado. Uma cláusula prevê remuneração para títulos conquistados e convocações para a Seleção Brasileira – algo que, convenhamos, deve acontecer com frequência. Se uma empresa quiser desembolsar uma quantia fixa, sem definir prêmios por desempenho, a fatura chega a R$ 1,5 milhão por ano. “Há uma fila de interessados em fazer publicidade com o Neymar”, diz o advogado Lissandro Silva Florêncio, que analisa todos os contratos antes de o jogador assiná-los. “Mas a maioria das propostas é rejeitada por não acrescentar nada à imagem dele.”

OS AMIGOS
O pastor Lobato, da Igreja Batista Peniel, que recebe o dízimo de
R$ 40 mil do jogador, e o cabeleireiro Salles, autor do corte moicano

Neymar é o símbolo acabado de uma tendência que começou com Ronaldo: a de atletas que parecem estrelas do rock e administram suas carreiras de maneira estritamente profissional. O Santos criou um departamento para cuidar apenas da imagem do jogador, hoje administrada pelo especialista em marketing Eduardo Musa. Além do advogado Lissandro Florêncio e do empresário Wagner Ribeiro (que cuida dos contratos ligados ao futebol), Neymar também tem seus passos acompanhados pela 9nine, a empresa de mar­keting esportivo recém-criada por Ronaldo. O craque santista está se preparando para brilhar sob os holofotes. Ele já fez três cursos de media training, como são chamados os treinamentos em que os participantes recebem dicas sobre como se comportar em uma entrevista e de respostas adequadas para cada tipo de situação. Uma vez por semana tem aulas de inglês e se consulta regularmente com uma fonoaudióloga, que busca melhorar sua dicção e ajudá-lo a enfrentar o assédio permanente de fãs e jornalistas.

Toda a equipe é comandada por Neymar da Silva Santos, que batizou o rebento com o mesmo nome e sobrenome. Ele não desgruda do filho. Não à toa, é chamado, entre amigos, de “mãe de miss”. Embora farto, o dinheiro é administrado com mão de ferro. Neymar pode gastar, para suas despesas pessoais, R$ 15 mil por mês, valor que fica disponível em seus cartões de crédito e débito. Acima disso, precisa consultar o chefe. A maior parte da mesada é desembolsada em restaurantes japoneses e no McDonald’s, compras no shopping Miramar e baladas em casas noturnas e shows de pagode. Mimos mais caros podem ser adquiridos, desde que com a devida autorização paterna. “O Neymar passou um tempão me enchendo o saco porque queria um carro novo”, afirma o pai. “Decidi fazer uma aposta, achando que ele não iria cumprir.” Os dois combinaram o seguinte: se Neymar fosse artilheiro, campeão sul-americano sub-20 e fizesse dois gols na final, ele, que já guiava um Volvo XC60, ganharia um Porsche Panamera turbo. “Depois que ele fez o primeiro gol contra o Uruguai, torci para que parasse por aí”, diz o pai. “Não teve jeito, o moleque fez o segundo gol e ainda tirou um sarro na comemoração.” Basta dar uma espiada no YouTube para confirmar a história: ao marcar pela segunda vez na vitória de 6 a 0 do Brasil sobre o Uruguai, Neymar imita o gesto de um motorista, como se conduzisse um volante de carro imaginário.

A FAMÍLIA
O craque na infância, ainda sem ousar no penteado; entre a mãe, Nadine,o pai Neymar e a irmã, Rafaela: sinuca é um dos passatempos

Na quarta-feira 22, no mesmo dia da final da Libertadores, a reportagem de ISTOÉ fez uma entrevista exclusiva com Neymar horas antes do início da partida, passou a manhã com o pai e mentor do craque e teve acesso ao seu quarto na blindada concentração do Santos – algo raríssimo em tempos de máxima proteção aos jogadores. “Tenho só 19 anos e ainda muito o que aprender”, disse o craque na ocasião. Seu estilo de vida não é nada discreto. A começar pelo cabelo cortado ao estilo moicano que lembra os punks dos anos 1980. Neymar usa o penteado desde os 15 anos. Hoje, as madeixas recebem tintura loira, alisamento progressivo e gel fixador. “Ele ficou menos feio depois que eu passei a fazer moicano nele”, brinca Cosme Salles, 25 anos, o cabeleireiro oficial do craque que é requisitado pelo menos uma vez por semana. No Geométricos Cabeleireiros, um modesto salão com adesivos colados no espelho, colegas de Salles se referem a Neymar como “avatar”, apelido que pegou. “Eu não entendo: ele gasta mó nota no cabelo e continua feio? Parece uma cacatua”, diverte-se um dos funcionários do salão, que confidencia que o jogador sente ciúme da irmã Rafaela, hoje com 15 anos. “Ela é mó gatinha, bonita mesmo. A gente tira uma onda com isso e o Juninho fica no veneno.” Juninho é outro apelido de Neymar, usado apenas por familiares e amigos íntimos.

Os colegas cometem algumas inconfidências: o craque do Santos, garantem eles, depila as pernas, faz as unhas da mão e do pé e gosta sempre de “perfume exalando”. No quarto de número 22 do Centro de Treinamento Rei Pelé, em Santos, que Neymar divide com o parceiro de time Paulo Henrique Ganso, perfumes espalhados pela cômoda dividem espaço com chocolates, cartas de fãs e um urso de pelúcia. Tênis bom, roupas do momento e relógios – ele tem uma coleção – também são artigos inseparáveis. “No futuro, ele vai colecionar mulheres”, conta um funcionário santista. “A quantidade que ele atrai, muitas delas mais velhas, é impressionante. Outro dia, ele disse que elas gostam de beliscar a bunda dele.” A fama de garoto prodígio o colocou no foco feminino. Na época em que estudava no colégio Lupe Picasso, que frequentou até o segundo ano do ensino médio, Neymar já foi flagrado beijando garotas perto de um dos canais que demarcam a praia de Santos. Quando passou a ter carteira de motorista e a dirigir carros de luxo, seu esquema passou a ser outro. “Ele pegava uma menina num prédio, saía com ela e dali a pouco a trazia de volta”, diz um amigo próximo. “Minutos depois, ele encontrava uma outra garota duas esquinas à frente.”

PRECOCE
Com a conquista da Taça Libertadores, Neymar soma
cinco títulos na curta carreira como profissional

Foram os hormônios em ebulição do adolescente Neymar que o colocaram em choque com Dorival Júnior, ex-técnico do Santos. Em maio do ano passado, Neymar e mais quatro jogadores rumaram para São Paulo para ver um show do rapper Cris Brown. De lá, emendaram uma festa particular em um hotel com dançarinas de um programa de tevê. A balada varou a madrugada. Resultado: Neymar e outros três jogadores chegaram atrasados à concentração. Dias depois, o craque se irritou durante um jogo, ao ser impedido por Dorival Júnior de bater um pênalti. O técnico suspendeu o craque por atos de indisciplina, mas quem acabou perdendo o emprego foi o treinador – a parte mais frágil da história, já que Neymar, com seu imenso talento, não poderia ser dispensado. Foi o período mais conturbado vivido pelo craque. Nessa época, até o pastor da Igreja Batista Peniel, que a família frequenta há 12 anos às quintas-feiras e aos domingos, entrou em campo para salvar o garoto. “O Neymar se perdeu um pouco quando brigou com o Dorival”, diz o pastor Belmiro Paiva Neto. “Ele procurou o nosso presidente do ministério, os dois conversaram e o Juninho pediu perdão.”

Nos cultos, o jogador, que foi batizado nas águas da praia do Gonzaguinha, em 2008, costuma sentar nas últimas fileiras. De boné para esconder o rosto, fica tímido e não gosta de dar seu testemunho no microfone. “Um dia peguei no pé dele”, diz o pastor Newton Glória Lobato. “Ele vai no Jô Soares, bagunça e aqui tem vergonha?” Presidente do ministério, Lobato avisou os subordinados e os fiéis que, durante o culto, se alguém incomodar o craque, ele imediatamente para a reunião. Desde os 12 anos Neymar deposita seu dízimo em um envelope. Hoje, sua oferta mensal, segundo pessoas próximas, é de R$ 40 mil. O boleiro tem tanta moral entre as lideranças religiosas que chegou a cometer a heresia de, em uma pelada realizada entre fiéis e pastores, aplicar um chapéu no pastor Neto. “Falar que levei um chapéu do Neymar é algo glorioso”, diverte-se ele.

O pastor Lobato espera em breve ter uma conversa com a ovelha mais valiosa de seu rebanho sobre a paternidade. No dia 8 de maio, horas antes da final do Campeonato Paulista contra o Corinthians, Neymar descobriu que uma de suas conquistas, uma garota de 17 anos de classe média de Santos (com que não mantém um relacionamento estável) estava grávida.“Chorei quando soube que seria pai”, disse Neymar à ISTOÉ. “No começo, senti medo. Depois, alegria.” A mãe de Neymar também foi às lágrimas ao saber da novidade. O pai ficou irritado. “Puxa vida, dei tantos conselhos e ele vacilou”, diz. “Meu filho contou que a camisinha estourou.” Para o pai, o correto seria que o craque, mesmo com preservativo, fosse mais cuidadoso na hora do clímax. Dezesseis dias depois de saber da gravidez, na véspera da semifinal da Taça Libertadores, contra o Cerro Porteño, no Paraguai, a mãe da criança informou Neymar sobre o sexo da criança: um menino. “É uma responsabilidade nova e agora estou curtindo”, diz o craque. “Estamos conversando sobre os nomes, não definimos nada.”

O assunto incomoda o pai de Neymar. “Quem sabe eles amadurecem e vão morar juntos.” Na manhã da quarta-feira 22, ele não conseguia parar de falar sobre o jogo que seria disputado horas mais tarde. “Estou mais ansioso que o time inteiro do Santos”, disse em um escritório na zona sul de São Paulo, enquanto atendia um rosário de ligações de amigos, parentes e pessoal do staff do craque. A conquista do título foi também uma realização para ele. Ex-atacante de times pequenos do interior de São Paulo, Neymar pai jamais brilhou nos gramados. “Se você nunca ouviu falar de mim como jogador, é que devo ter sido ruim mesmo.” Sua vida foi difícil. Atleta peregrino (“jogava três meses aqui, quatro meses ali”), teve a carreira abreviada por uma batida de carro, que deslocou sua bacia e quase o impediu de andar de novo. A tragédia poderia ter sido maior. Aos 4 meses, Neymar estava no banco de trás do automóvel, deitado no banco e nem sequer preso pelo cinto de segurança. O bebê rolou para o assoalho, mas não se machucou. “Foi um milagre ele ter saído ileso”, diz o pai. Neymar parece ser realmente um milagre em todos os sentidos.

“Chorei quando soube do meu filho”

Em entrevista exclusiva ao repórter Rodrigo Cardoso concedida na quarta-feira 22, horas antes da final da Libertadores, Neymar fala sobre família, sonhos e, claro, futebol

ISTOÉ – Com o que você sonha quando dorme?

Neymar – Sonho todo dia, dormindo ou acordado. Normalmente sonho com alguma coisa relacionada a futebol.

ISTOÉ – Você acha que conseguiria morar sozinho fora do Brasil? Ou melhor: gostaria de morar sozinho?

Neymar – Sozinho? Nem no Brasil eu moraria sozinho. Não me vejo vivendo sem a minha família.

ISTOÉ – Do que você sente saudade do período em que morava na casa da sua avó, em São Vicente?

Neymar – De jogar futebol na rua.

ISTOÉ – Qual a última vez que você chorou?

Neymar –
Quando soube que seria pai. No começo por medo. Depois, por alegria.

ISTOÉ – O que é ser pai aos 19 anos?

Neymar – É uma responsabilidade nova, mas estou curtindo.

ISTOÉ – Já pensou em um nome para o filho?

Neymar –
Estamos conversando sobre nomes, mas ainda não definimos nada.

ISTOÉ – Qual sonho de consumo gostaria de realizar?

Neymar –
Não sou muito de gastar.

ISTOÉ – Mas em que produtos você gasta seu dinheiro?

Neymar –
Eu gasto meu dinheiro com roupa e brinco.

ISTOÉ – Que sonho realizou?

Neymar –
O sonho que tinha era dar uma casa para minha família.Graças a Deus, já realizei.

ISTOÉ – Se hoje fosse seu último dia de vida, qual seria o último desejo?

Neymar – Ser campeão do mundo pelo Brasil.

ISTOÉ – Em relação à sua personalidade, em qual aspecto você precisa melhorar?

Neymar –
Ah, em tudo. Tenho só 19 anos e ainda muito o que aprender. O que já aprendi é que a maturidade só vem com o tempo, não adianta forçar.


Fonte: ISTOÉ
-------------

A Minha Oração

Deus
Hoje estou aqui para pedir proteção
Peço perdão aos erros, nesta oração.
Agradeço pelo que tenho de todo o meu coração
A cada passo dado, um aprendizado uma lição.

Senhor,
Faça com que eu realize os meus objetivos
Guiando-me, e iluminando sempre o meu caminho.
Para que mesmo só, me faça a não sentir sozinho.
Pois onde eu for, sei que o Senhor estará comigo.

Tire-me a tristeza que invade a minha alma
Traga-me paz, alegria. Faça tudo com calma!
Pois em ti eu confio
O Senhor é o ar que respiro.

Leve em meu coração todo o bem possível
Faça-me lutar para alcançar o impossível
Sei que posso contar sempre contigo
E sei que com fé tudo eu consigo.

Agradeço a cada momento de vida,
Em tudo o que o Senhor me ensina
Tu és uma luz que me ilumina
Quando estou triste, me traz alegria,
Obrigado por mais um dia!


Autor: Vinicius Cavalca
-------------------------------

Técnico Mano Menezes proíbe ação de pastores evangélicos na concentração da seleção brasileira

Contrariando uma postura adotada durante o período que Dunga comandava a Seleção Brasileira, o técnico Mano Menezes vetou a presença de líderes religiosos na concentração brasileira na Copa América, de acordo com informação publicada no jornal Folha de S. Paulo. Na época, pastores tinham livre acesso aos bastidores da Seleção. A CBF ainda pretende alertar os jogadores para evitar comemorações com menções religiosas.

Na Copa da África do Sul, em 2010, o pastor Anselmo Alves chegou a frequentar o hotel onde os jogadores brasileiros estavam hospedados. Ainda de acordo com o jornal, atos como as orações no centro do campo depois da conquista da Copa das Confederações - atitude que foi criticada e censurada pela Fifa - e camisetas com mensagens religiosas deverão ser evitadas. A influência dos religiosos, principalmente dos evangélicos, perdeu força com a saída de Jorginho, auxiliar de Dunga, e de jogadores como Kaká e Felipe Mello.


Fonte: Terra
--------------

Violência contra cristãos e muçulmanos moderados na Indonésia tem aumentado

Um grupo internacional de direitos cristãos expressou “sérias preocupações” sobre a crescente violência contra os cristãos e outras minorias religiosas na Indonésia, instando com o governo para que combata o extremismo islâmico.

A Solidariedade Cristã Mundial (CSW) visitou sobreviventes dos conflitos que mataram várias pessoas e falou com representantes de igrejas nas cidades de Bekasi e Bandung, que foram “forçadas a fechar”.

O Pastor Palti Panjetan da igreja Filadélfia disse que, apesar de ter conseguido licença na justiça para construir um prédio, o prefeito proibiu a congregação de usá-lo. “Continuamos a fazer cultos do lado de fora, na estrada”, disse Palti. “Alguns pais até batizam seus filhos na estrada”. E disse também que a igreja realiza a “ceia na estrada”, acrescentando, porém, que isto “não é adequado nem seguro”.

Muçulmanos moderados também têm sido alvejados. Em 6 de fevereiro, três deles foram mortos e muitos outros feridos na província de Banten.

Outras pessoas entrevistadas disseram que chegou o tempo de uma intervenção internacional, devido à preocupação com o crescente extremismo islâmico na Indonésia. Buscando formar um Estado islâmico, militantes têm concentrado a atenção sobre os líderes cristãos e muçulmanos moderados, assim como membros do que eles entendem como seitas “depravadas”.

Entre outros incidentes em abril, militantes islâmicos tentaram, sem sucesso, explodir bombas em uma igreja antes das celebrações da Páscoa, o que teria acontecido enquanto milhares de pessoas chegavam para os cultos, disse a polícia.

Eles também queriam filmar e transmitir o inferno esperado, mas a trama foi descoberta pelas forças de segurança. Os 19 suspeitos detidos teriam levado as autoridades a bombas depositadas por baixo de uma canalização de gás, próxima à Igreja Catedral de Cristo, perto de Jakarta. Outras bombas foram deixadas em bolsas, não muito longe da entrada, disseram os investigadores. Contudo, o governo da Indonésia não tem feito muito para proteger as minorias na nação de maior população muçulmana do mundo, com mais de 245 milhões de pessoas.

A CSW tem insistido com a Indonésia, para que convide o Relator Especial da ONU para liberdade religiosa a visitar o país este ano e “conduzir uma investigação independente” sobre violações de liberdade religiosa.

Segundo a CSW, a Indonésia, como membro do Conselho de Direitos Humanos da ONU e do G-20 e como presidente da Associação das Nações do Sudeste Asiático, tem responsabilidade de agir. “É seu próprio interesse fazê-lo, pois sua reputação está em jogo”.


Tradução: Getúlio Cidade
Fonte: Worthy Christian News
----------------------------

Dica de Livro: O ateísmo cristão e outras ameaças à Igreja - Augustus Nicodemus

O evangelho sempre será loucura para o homem não regenerado. Todavia, Cristo e os apóstolos não queriam que os cristãos dessem ao mundo motivos para que nos chamassem de loucos a não ser pela pregação da cruz. Não é essa a realidade de parte considerável da igreja evangélica brasileira.

Desvirtuam os ensinos de Jesus e promovem tanta insensatez, superstição, coisas ridículas, que damos aos inimigos de Cristo um chicote para nos baterem. Somos ridicularizados, não por pregar a Cristo crucificado, mas pelas sandices e bobagens feitas em nome de Jesus. Nenhum desses males, entretanto, alcança o dano provocado pelo câncer do ateísmo cristão. Que diferença há entre não acreditar em Deus e acreditar num que não intervém, não age na história humana e nem se relaciona com as pessoas?

Quando Augustus Nicodemus reuniu seus melhores e mais contundentes artigos em O que estão fazendo com a Igreja, o retrato era melancólico e desalentador. Três anos depois, ao escrever O ateísmo cristão e outras ameaças à Igreja, os ventos de doutrina resultam em uma igreja evangélica ainda mais fraca, indecisa e com voz moral ainda mais disfônica.

Este livro nos provoca a escolhermos entre o certo e o errado, pularmos de nossas poltronas e tomarmos partido nessa verdadeira guerra que a igreja evangélica brasileira vive contra suas próprias entranhas.

Qual o nosso papel nessa história? Quanto estamos dispostos a mudar nossos próprios conceitos para a missão de ser "sal da terra" em uma sociedade com os paladares tão alterados? O ateísmo cristão e outras ameaças à Igreja oferece algumas luzes poderosas, vindas diretamente de dentro da Igreja, como autêntico farol que deveria ser.


Fonte: Mundo Cristão
----------------------

sexta-feira, 24 de junho de 2011

Superstições de Crentes

Você se considera supersticioso? Ainda não sabe ao certo? Bem, nas linhas abaixo tentarei ajudá-lo (a) a responder a esta pergunta. Francisco da Silveira Bueno, em seu Grande Dicionário Etimológico-Prosódico da Língua Portuguesa, definiu "superstição" nestes termos: "falsa crença, temor reverencioso de certos objetos, gestos, palavras, animais considerados capazes de dar azar".

Talvez você nunca tenha pensado nisso, mas, a verdade é que a superstição está presente na vida do brasileiro desde o seu nascimento até a sua morte. Muitos acreditam, por exemplo, que se a barriga de uma gestante possuir um formato redondo, isso indica que nascerá uma menina. E se, por outro lado, a barriga for pontuda, o bebê será um menino. Além disso, acredita-se que enterrar o cordão umbilical de um recém-nascido na soleira da porta faz com que a criança seja caseira. Outros ainda crêem que se uma criança sorri enquanto dorme, é porque ela está conversando com um anjo. Já na fase mais adulta, dizem que a moça que varre bem a sua casa irá se casar com um homem bonito. Há também quem diga que coar café em meia usada pelo namorado dá em casamento (Isso se a namorada sobreviver após ter dado uns goles!). Além do mais, quem é que nunca ouviu falar que o noivo não deve ver a sua noiva vestida em traje nupcial antes do casamento, pois senão isso atrai azar ou infelicidade para o casal?! Ora, por fim, a nossa religiosidade brasileira, saturada de elementos religiosos sincréticos, ainda diz que o grasnar de um corvo anuncia a morte, que o doente que encomendar o próprio caixão custará a morrer e que sonhar com dente arrancado também prenuncia a morte.

E como se isso tudo já não bastasse, ainda temos que tomar cuidado para não passarmos debaixo de escadas, não quebrar espelho e não cruzar com gato preto, dentre tantas outras coisas, pois tudo isso dá azar. Por outro lado, se você quiser atrair a sorte, basta pendurar um galhinho de arruda na orelha, ter uma ferradura usada em casa, carregar um trevo de quatro folhas consigo, portar dentes de alho, levar uma figa, ou ainda trazer um pé de coelho, pois tudo isso dá sorte (menos ao coelho, é claro, que teve a sua pata amputada neste último caso!).

Contudo, a esta altura você deve estar se perguntando: "mas o que eu tenho a ver com tudo isso? Eu sou crente e, portanto, não tenho nenhuma dessas superstições". Bem, se você não possui nenhuma dessas superstições, acredito que, pelo menos, você conhece quem as têm. Porém, não são somente os não-crentes que são supersticiosos. O fato é que muitos crentes também possuem algumas superstições que, quando analisadas mais friamente, parecem não ser tão diferentes assim das citadas acima. Quer ver só?

Muitos cristãos evangélicos acreditam: que ser "cristão" significa ir à igreja aos domingos; que a oração feita pelo pastor tem mais "poder" que a oração feita por "membros comuns"; que quanto maior for o "grito" do pregador no púlpito durante a pregação, mais ungido ele é; que se as coisas estão dando errado na vida, é porque há algum "pecado oculto"; que falar em línguas durante o culto é sinal de espiritualidade; que quem se dirige ao monte para orar vê gravetos incandescentes; que para ouvir a voz de Deus em momentos difíceis, basta abrir a Bíblia aleatoriamente em qualquer página e, onde o seu dedo parar, é só ler o texto "divinamente indicado", pois Deus falará poderosamente; que pecados na área sexual, como o adultério, por exemplo, são mais graves do que outros tipos de pecado; que dizer as palavras mágicas: "o sangue de Jesus tem poder!", funciona como um mantra gospel que tem o poder de repelir os demônios; que os elementos da Santa Ceia, pão e vinho, são tão santos que todas as suas sobras, se houverem, devem ser literalmente enterradas depois da celebração litúrgica; que subir ao púlpito sem paletó e gravata diminui a unção do pregador (nesse caso, coitado de Jesus que não tinha nem um e nem o outro!); que deixar a Bíblia aberta em casa (e tem muito crente que faz isso!) afasta os demônios; que quanto mais ofertarem na Casa de Deus, mais "poder de barganha" terão com ele; que o culto só é abençoado quando sentem algum tipo de sensação espiritual, tal como um "arrepio" em alguma parte do corpo, por exemplo; e que, finalmente, Satanás e os demônios são os responsáveis por certos comportamentos negativos que os seres humanos apresentam, os quais, na verdade, são fruto do livre-arbítrio destes últimos. Daí repreenderem, por exemplo, os "espíritos" de inveja, medo, ódio, adultério, fofoca, mentira etc. Será que você não conhece ou nunca conheceu algum crente que possui estas falsas crenças ou esse temor reverente por tais crenças? Sinceramente, duvido que a sua resposta será "não".

Acredito que se tais superstições ainda florescem em muitas de nossas igrejas, isso ocorre porque o povo de Deus não está sendo ensinado como deveria nos rudimentos do Evangelho de Cristo. Onde a fé consistente em Cristo vascila - e a fé vem pelo ouvir a Palavra de Deus (Rm 10.17) - aí crescem as ervas daninhas dessa nossa "superstição evangélica".


Fonte: Carlos Augusto Vailatti
---------------------------------

Mulher acorda no próprio velório, passa mal com o susto e morre minutos depois

Uma mulher morreu de infarto, em Kazan, na Rússia, causado pelo choque de acordar no meio do próprio velório.

Fagilyu Mukhametzyanov, de 49 anos, foi declarada morta por engano e estava sendo velada por amigos e parentes quando se levantou do caixão e começou a gritar desesperadamente.

Quando ouviu os amigos rezando, percebeu que estava no próprio velório e começou a passar mal.

Segundo Fagili Mukhametzyanov, marido de Fagilyu, a mulher começou a sentir fortes dores no peito e desmaiou quando chegou em casa.

“Seus olhos tremiam e nós corremos para o hospital, mas ela só viveu por mais 12 minutos, na UTI, até morrer de novo”, contou Mukhametzyanov. “Estou com muita raiva e exijo respostas. Ela não estava morta da primeira vez e, por isso, os médicos podiam ter salvado sua vida”, completou.

O porta-voz do hospital de Kazan, Minsalih Sahapov, disse que está investigando o caso.


Fonte: UOL com informações do New York Daily News
--------------------------------------------------------

Mudar o mundo

Quando eu era jovem
e minha imaginação não tinha limites
sonhava mudar o mundo.
Quando fiquei mais velho e mais sábio,

descobri que o mundo
não mudaria: então restringi

um pouco minhas ambições,
e resolvi mudar apenas meu país.

Mas o país também me parecia imutável.
No ocaso da vida,

em uma última e desesperada tentativa,
quis mudar minha família.
Mas eles não se interessavam nem um pouco
dizendo que eu sempre

repeti os mesmos erros.

Em meu leito de morte,

enfim descobri: se eu tivesse começado
por corrigir meus erros

e mudar a mim mesmo,
meu exemplo poderia
transformar minha família.
O exemplo de minha família talvez

contagiasse a vizinhança,
e assim eu teria sido capaz

de melhorar meu bairro, minha
cidade, o país, e, quem sabe,

mudar o mundo...


Autor: Desconhecido
-----------------------

Ateus de Nova York reclamam da placa de rua honrando os heróis mortos nos ataques terroristas de 11/09

Um grupo de ateus de Nova Iorque reclamam da nova placa de rua, “Sete a Caminho do Céu,” honrando sete bombeiros mortos durante os ataques terroristas de 11/09.

O grupo afirma que a placa viola a primeira emenda e deve ser retirada.

Os Ateus Americanos estão exigindo que a placa seja retirada da Rua Richards em Bruklin porque promove as noções religiosas da vida após a morte.

David Silverman, presidente dos Ateus Americanos disse em uma afirmação, “é impróprio para a cidade endossar a visão que o céu existe. Ele liga a cristandade e o heroísmo.”

Outro membro do grupo, Ken Bronstein, indicou que “o problema com o sinal é que se está assumindo que se saiba o que eles sentiam lá no fundo. Está se supondo que eles até acreditassem em céu."

Bronstein disse a Rádio de Notícias Fox News que a placa foi “realmente insultante para nós.”

Ele acrescentou: “é irrelevante para quem é. Pensamos que isto é uma coisa muito ruim.”

O sinal, pendurado no sábado, foi dedicado a Joseph Gullickson, Brian Cannizzaro, Salvatore Calabro, Thomas Kennedy, Patrick Byrne, Joseph Maffeo, e Terence McShane, e foi especificamente colocado do lado de fora do posto de bombeiros onde eles serviram.

Tom Miskel do Conselho de Comunidade 6 disse que o sinal não é específico para a cristandade porque “quase toda religião tem alguma forma de céu.”

O membro de Conselho de cidade Sara Gonzalez disse a Gothamist via seu porta-voz Mike Schweinsburg, "os sete heróis eram muito tempo conhecidos como 'os Sete no Céu,' isto é algo que não tivemos nenhuma participação, é o modo que a comunidade e as suas famílias decidiram lembrar-se deles. Assim se for o desejo deles então estamos felizes em continuar lembrando deles no modo que a sua família e os bombeiros simpatizantes preferem chamá-los."

Craig Hammerman, gerente do distrito do Conselho de Comunidade de Brooklyn 6, está desconcertado com as reações de ateus porque não houve nenhuma reclamação durante o processo de aprovação da placa.

Ele disse, “é inoportuno que não tenham questionado isso enquanto sofria a revista pública ao nível de conselho de comunidade ou quando veio antes do Conselho da Cidade na sua agenda pública.”

Richard Land, presidente de Ethics & Religious Liberty Commission da Convenção da Batista do Sul, refletiu se as cidades com conotações religiosas nos seus nomes devem ser retiradas também.

“Há cidades com conotações religiosas nos seus nomes, porque não uma rua,” Land perguntou. “Eles querem que renomeemos Los Angeles, Corpo Christi, e St. Joseph?”

Bronstein disse que se a cidade não retirar a placa ele poderá começar um processo.



Fonte: The Christian Post
--------------------------

Polícia apreende pés de maconha em seita que defende o uso da droga

A polícia apreendeu em Americana, no interior de São Paulo, 26 mudas de pés de maconha na sede de uma seita que defende o uso da droga, nesta quarta-feira (22). O representante da igreja conhecida como rastafári é procurado pela polícia. Esta é a segunda vez que ele é indiciado por tráfico.

Na chácara onde funciona a seita, a polícia também encontrou outros seis pés de maconha cultivados em um jardim, dois pés já secos, 600 gramas de maconha prontos para o consumo e óleo de cereais usados no preparado da droga.

A polícia acredita que parte do entorpecente tenha sido comprada de traficantes. No Brasil, não é permitido o uso religioso nem medicinal da maconha.


Fonte: G1
-------------

Homofobia, um esclarecimento necessário

A palavra homofobia está na moda. No mundo inteiro discute-se a questão do homossexualismo. Em alguns países já se aprovou a lei do casamento gay. Aqui no Brasil, tramita no congresso um projeto de lei (PL 122/2006), que visa a criminalização daqueles que se posicionarem contra a prática homossexual.

O assunto que estava adormecido, em virtude de firme posição evangélica contra o referido projeto de lei, mormente na efervescência da campanha política de 2010, ganhou novo fôlego com a nova proposta da senadora Marta Suplicy (PT-SP), que pleiteia a reclusão de cinco anos, em regime fechado, para quem se posicionar publicamente contra o homossexualismo. Diante desse fato, quero propor algumas reflexões:

Em primeiro lugar, esse projeto de lei fere o mais sagrado dos direitos, que é a liberdade de consciência. Que os homossexuais têm direito garantido por lei de adotarem para si o estilo de vida que quiserem e fazer suas escolhas sexuais, ninguém questiona. O que não é cabível é nos obrigar, por força de lei, a concordar com essa prática. Se os homossexuais têm liberdade de fazer suas escolhas, os heterossexuais têm o sagrado direito de pensar diferente, de serem diferentes e de expressarem livremente o seu posicionamento.

Em segundo lugar, esse projeto de lei cria uma classe privilegiada distinta das demais. O respeito ao foro íntimo e à liberdade de consciência é a base de uma sociedade justa enquanto a liberdade de expressão é a base da democracia. Não podemos amordaçar um povo sem produzir um regime totalitário, truculento e opressor. Não podemos impor um comportamento goela abaixo de uma nação nem ameaçar com os rigores da lei aqueles que pensam diferente. Nesse país se fala mal dos políticos, dos empresários, dos trabalhadores, dos religiosos, dos homens e das mulheres e só se criminaliza aqueles que discordam da prática homossexual? Onde está a igualdade de direitos? Onde está o sagrado direito da liberdade de consciência? Onde está o preceito da justiça?

Em terceiro lugar, esse projeto de lei degrada os valores morais que devem reger a sociedade. O que estamos assistindo é uma inversão de valores. A questão vigente não é a tolerância ao homossexualismo, mas uma promoção dessa prática. Querem nos convencer de que a prática homossexual deve ser ensinada e adotada como uma opção sexual legítima e moralmente aceitável. Os meios de comunicação, influenciados pelos formadores de opinião dessa vertente moral, induzem as crianças e adolescentes a se renderem a esse estilo de vida, que diga se de passagem, está na contramão dos castiços valores morais, que sempre regeram a família e a sociedade. O homossexualismo não é apenas uma prática condenada pelos preceitos de Deus, mas, também, é o fundo do poço da degradação moral de um povo (Rm 1.18-32).

Em quarto lugar, esse projeto de lei avilta os valores morais que devem reger a família. Deus criou o homem e a mulher (Gn 1.27). Ninguém nasce homossexual. Essa é uma prática aprendida que decorre de uma educação distorcida, de um abuso sofrido ou de uma escolha errada. Assim como ninguém nasce adúltero, de igual forma, ninguém nasce homossexual. Essa é uma escolha deliberada, que se transforma num hábito arraigado e num vício avassalador. Deus instituiu o casamento como uma união legal, legítima e santa entre um homem e uma mulher (Gn 2.24). A relação homossexual é vista na Palavra de Deus como abominação para o Senhor (Lv 18.22). A união homossexual é vista como um erro, uma torpeza, uma paixão infame, algo contrário à natureza (Rm 1.24-28). A Palavra de Deus diz que os homossexuais não herdarão o reino de Deus, a não ser que se arrependam dessa prática (1Co 6.9,10). Porém, aqueles que se convertem a Cristo e são santificados pelos Espírito Santo recebem uma nova mente, uma nova vida e o completo perdão divino (1Co 6.11).



Fonte: Rev Hernandes Dias Lopes em seu site
-------------------------------------

Pastor expulsando diabo ou péssima atuação dos protagonistas?

Vídeo ridículo postado no site onkneesforjesus.blogspot.com intitulado "Demônio finge ser retardado" mostra um pastor expulsando suposto diabo numa mulher que parece a sósia da Sandra Bullock. Há muita especulação sobre o vídeo, se é verdadeiro ou falso, se é um "fake" do You Tube.

Não há nenhuma informação sobre onde supostamente aconteceu o exorcismo ou o nome da igreja ou pastor.

O detalhe fica por conta da péssima atuação da moça que até leva jeito para atuar mas na categoria comédia. Após o suposto exorcismo a moça recebe o abraço do pastor e também aplausos da plateia...Confira!



Fonte: Carbonated Tv e You Tube
--------------------------------

quinta-feira, 23 de junho de 2011

Em tempos de Marchas para Jesus...

Voltemos ao Evangelho,
é o que devemos fazer!
ao cristianismo puro e simples,
aquele do primeiro amor,
que muitos abandonaram...

Voltemos a essência do nosso ser,

voltemos simplesmente a Deus
a amá-lo por tudo o que ele é
e não apenas pelo que tem nos prometido

Voltemos ao louvor e adoração verdadeiros
ao nosso criador por todas as maravilhas
por ter entregado seu único filho, em nosso favor
para que a vida habitasse em nós...

Nunca é tarde para voltarmos
a casa do pai e ao seu infinito amor
ao aconchego e abrigo que nos proporciona
num lugar onde só há amor!


Autor: Jaqueline Candomil
-----------------------------

Matéria do The Christian Post: Evangélicos Protestam contra a Marcha para Jesus e são agredidos

Evangélicos saíram em protestos contra a Marcha para Jesus, e alegam ter sido agredidos por pastores e membros da Igreja Renascer em Cristo, promotora do evento no Brasil, nesta quinta-feira.

O evento, que reúne diversas vertentes do Cristianismo evangélico, foi protestado por grupos que defendem o “Cristianismo Puro e Simples”, que lembra o título do livro cristão do autor CS Lewis.

Paulo Siqueira, teólogo e pastor da Igreja Quadrangular, é um dos organizadores do protesto e falou ao The Christian Post sobre a agressão que sofreu durante a Marcha.

O grupo fez protestos em outros marchas anteriores, e segundo Siqueira, todas as vezes houve agressão. “Eles atacam água na gente,... xingam,... sempre dessa forma”.

No momento da agressão, o pastor da Igreja Quadrangular afirmou que eles estavam parados segurando faixas que diziam: “Voltemos ao Evangelho Puro e Simples”, o “Show tem que parar.” Este ano eles fizeram outra faixa dizendo: “O Brasil não precisa de apóstolos” “chega de vergonha o amor e a graça de Deus nos basta”.

Segundo Siqueira, às 10:40h aproximadamente, eles foram surpreendidos por 5 homens, com porte de seguranças, “um deles com mais de dois metros”.

“Pegaram minha esposa pelo pescoço, começaram a pegar as faixas,... no chute e pontapé”.

Paulo Siqueira disse que conseguiu fotografar alguns dos agressores e foi dar queixa num posto policial. De acordo com ele, um dos agressores se identificou como pastor da Igreja Renascer, e todos vestiam a camiseta da marcha.

Eles estão protestando contra as questões polêmicas de fraude que envolvem a Igreja Renascer e pela pregação da teologia da prosperidade.

“Nós não concordamos com as formas doutrinárias da Igreja Renascer”, disse ele ao CP.

Entre os fatos polêmicos que envolvem a Igreja, ele citou: o fato de o apóstolo Hernandes, fundador da Renascer em Cristo, ter sido preso nos EUA, entrando com o dinheiro de forma fraudulenta; o acidente em que o teto de uma Igreja caiu sobre os fiéis, em que eles até o momento não foram indenizados e inúmeros processos no ministério público envolvendo questões como, o não pagamento de aluguel de Igreja e arrecadação de dinheiro de forma ilícita.

A Marcha segue neste momento, com a programação. Acompanhe a transmissão ao vivo do evento aqui.


Fonte: The Christian Post
------------------------------

Cristãos são atacados e mortos no Sudão

As Forças Armadas do Sudão (SAF), da unidade de Inteligência, detiveram Nimeri Kalo Philip, um estudante do seminário Saint Paul, no último dia 8 de junho, perto do portão da Missão das Nações Unidas no Sudão (MINUS) e atiraram nele na frente das pessoas que andavam pela rua. Kalo e outros cristãos estavam fugindo da cidade após as milícias muçulmanas leais à SAF atacarem e saquearem os três edifícios da igreja em Kadugli.

O ataque aos cristãos e igrejas ocorreu no estado de Kordofan, no sul do Sudão.

Agentes da Inteligência da SAF acusaram Kalo de ser cristão e, portanto, de pertencer à oposição ao governo islâmico, segundo o relato de fontes locais. Ele não resistiu aos ferimentos e morreu.

No mesmo dia, os militantes islâmicos mataram outro cristão no Mercado Kadugli. Adeeb Gismalia Askam, de 33 anos, era motorista de ônibus e filho de um ancião da Igreja Evangélica em Kadugli. Ele foi assassinado pelos extremistas após gritar “Allahu akbar [Deus é maior]”.

As milícias islâmicas ouviram gritos pronunciando “Deus é maior” e começaram a atirar contra o prédio da Igreja Católica Romana, na tarde do mesmo dia 8 de junho, durante uma reunião em que os membros da congregação pediam para que Deus os protegesse.

Líderes da igreja são presos

Ninguém foi atingido pelos tiros disparados contra a igreja, mas os dois líderes da igreja atacada foram presos, acusados de incentivarem as pessoas a irem contra o governo islâmico do país. Os militantes os levaram para um local desconhecido e os torturaram por dois dias. Eles foram soltos no dia seguinte.

Os cristãos entraram em estado de choque, pois eles se tornaram alvo de militantes islâmicos que trabalham para o governo do Sudão.

Outro cristão, que pediu anonimato, disse que foi preso acusado de ser um anti-islã e, portanto, contrário ao governo islâmico. Ele foi levado para uma prisão militar e foi severamente espancado. “Eu pensei que era o meu fim, mas graças a Deus eu fui liberado, mas fui avisado que deveria sair da cidade”, disse ele.


Tradução: Lucas Gregório
Fonte: Compass Direct
-----------------------

Time inglês Manchester United contrata pastor para ensinar ética sexual aos jogadores

O técnico do Manchester United, Alex Ferguson, contratou um pastor para integrar sua comissão técnica. A finalidade é evitar que os atletas se envolvam em casos extraconjugais, como aconteceu recentemente com Ryan Giggs e Wayne Rooney recentemente.

O pastor batista John Boyers [foto] já trabalha no clube como capelão desde 1992 e agorá promoverá aulas de ética sexual.

“Eu faço alguns trabalhos, ensinando-lhes sobre situações que podem ocorrer ao longo da vida e como eles podem lidar com elas. Coisas como amizade, ética sexual, luto, bullying e preconceito, racismo. Tento ajudá-los a se preparar para a vida adulta. Também dou apoio pastoral e trabalho valores espirituais em todo o clube. As pessoas tem que me conhecem e confiam em mim, se abrem e falam comigo sobre suas vidas e problemas. Tivemos muitas situações no futebol que vão desde problemas com drogas a escândalos financeiros e problemas de comportamento que mostram que há um valor real em termos uma capelania.”, explica o pastor.

Um funcionário do clube acrescentou. “O pastor John é um membro altamente respeitado da equipe e faz o possível para ajudar nossos jogadores mais jovens a seguirem o caminho certo. Lidar com a fama e tudo o que vem com ela não é fácil.”

Fonte: PavaBlog
----------------

Paganismo Disfarçado

"A sorte se lança no regaço, mas do Senhor procede toda a determinação." Provérbios 16.33.

Nós dependemos da sorte? Vivemos neste mundo à mercê do acaso? Temos um destino determinado por forças espirituais, cósmicas, universais, kármicas? É verdade que alguns têm uma “estrela” mais brilhante do que outros? Vivemos debaixo de algum fado? Somos dominados e dirigidos pela fatalidade? A deusa da fortuna beneficia a uns e deixa de lado outros?

Todas estas perguntas podemos taxá-las de absurdas, pagãs e supersticiosas. Mas, por que estamos abordando tudo isto, dentro de um tema de estudo bíblico? Porque por absurdo e incrível que possa parecer, existem muitos que se dizem “crentes” que ainda não se libertaram do paganismo, quando falam para alguém: “É, eu não tive sorte no concurso”. Ou, “não tenho sorte no casamento”.

O Pastor Ron Riffe, da Flórida afirmou: “Para um filho genuíno de Deus não existe sorte, acaso ou fortuna! Servimos a um Deus soberano e tudo o que acontece conosco é causado ou permitido por ele. Independentemente de considerarmos os acontecimentos como bons ou maus, todos eles tomados em conjunto, são para nosso bem final.

"E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito." Romanos 8:28.

A grande verdade é que existem muitos crentes supersticiosos hoje em dia.

Parabenizo o ilustre professor de Teologia do Instituto Betel de Ensino Superior Carlos Augusto Vailatti pelo que escreveu em sua apreciada coluna no portal Guia-me, as palavras que transcrevemos entre aspas a seguir:

“Muitos cristãos evangélicos acreditam: que ser "cristão" significa ir à igreja aos domingos, que a oração feita pelo pastor tem mais "poder" que a oração feita por "membros comuns", que quanto maior for o "grito" do pregador no púlpito durante a pregação, mais ungido ele é, que se as coisas estão dando errado na vida, é porque há algum "pecado oculto", que falar em línguas durante o culto é sinal de espiritualidade, que quem se dirige ao monte para orar vê gravetos incandescentes, que para ouvir a voz de Deus em momentos difíceis, basta abrir a Bíblia aleatoriamente em qualquer página e, onde o seu dedo parar, é só ler o texto "divinamente indicado", pois Deus falará poderosamente, que pecados na área sexual, como o adultério, por exemplo, são mais graves do que outros tipos de pecado, que dizer as palavras mágicas: "o sangue de Jesus tem poder!", funciona como um mantra gospel que tem o poder de repelir os demônios, que os elementos da Santa Ceia, pão e vinho, são tão santos que todas as suas sobras, se houverem, devem ser literalmente enterradas depois da celebração litúrgica, que subir ao púlpito sem paletó e gravata diminui a unção do pregador (nesse caso, coitado de Jesus que não tinha nem um e nem o outro!), que deixar a Bíblia aberta em casa (e tem muito crente que faz isso!) afasta os demônios, que quanto mais ofertarem na Casa de Deus, mais "poder de barganha" terão com ele, que o culto só é abençoado quando sentem algum tipo de sensação espiritual, tal como um "arrepio" em alguma parte do corpo, por exemplo e que, finalmente, Satanás e os demônios são os responsáveis por certos comportamentos negativos que os seres humanos apresentam, os quais, na verdade, são fruto do livre-arbítrio destes últimos. Daí repreenderem, por exemplo, os "espíritos" de inveja, medo, ódio, adultério, fofoca, mentira etc. Será que você não conhece ou nunca conheceu algum crente que possui estas falsas crenças ou esse temor reverente por tais crenças? Sinceramente, duvido que a sua resposta será não".

Outros casos de superstição entre evangélicos são: usar a expressão “Tá amarrado!”, como uma espécie de precaução espiritual, abrir a Bíblia aleatoriamente para “tirar um versículo” que funcione como a orientação de Deus para tomarmos uma decisão, trocar a leitura sistemática e regular da Bíblia pela “caixinha de promessas”, acreditar que a oração no monte tem mais eficácia do que a feita dentro do quarto ou na igreja, dormir de camisolão ou pijama para que quando o anjo vier não se entristeça e se retire e acreditar que objetos, principalmente se vieram de Israel (pedrinhas, água do Rio Jordão, folhas) têm algum poder especial.

Quantas vezes você já não viu alguém achando que teria um mês terrível porque não participou da ceia? Ou que seria castigado porque deixou a Bíblia cair no chão sobre o piso molhado? Ou que iria morrer em desgraça porque não teve condições de dar o dízimo?

Bem, isto é apenas um pequeno aviso a respeito deste problema dos nossos dias. Se você quiser ler mais a respeito deste assunto, basta acessar a Internet com este assunto e você vai ler coisas incríveis. Deus o abençoe e o livre de práticas supersticiosas. Confiar só em Jesus é nosso lema.
Sobre o Autor


Fonte: Pr Paulo de Aragão Lins
--------------------------------