domingo, 26 de junho de 2011

Meia taça de vinho por dia aumenta risco de câncer de mama

Às apreciadoras de vinho, uma má notícia: apenas meia taça por dia pode aumentar o risco de câncer de mama. A constatação é de uma pesquisa em andamento da Universidade de Oxford, na Inglaterra, divulgada pelo médico Sir Ian Gilmore. Os dados são do jornal inglês Daily Mail.

O levantamento com mais de 1 milhão de mulheres mostrou que ingerir 10g de álcool (uma unidade de álcool ou meia taça de vinho) diariamente eleva a chance de desenvolver a doença em 10%. Segundo o jornal, uma taça grande servida em bares e restaurantes contém normalmente 2,3 unidades e, uma pequena, 1,7.

Gilmore admitiu que a probabilidade de câncer de mama atribuída a beber pouco é pequena. "Fica por conta de a mulher fazer seu próprio julgamento. As que têm um forte histórico familiar de câncer de mama poderiam considerar diminuir o consumo", disse ao jornal.

Especialistas explicam que ingerir qualquer bebida alcoólica em excesso pode aumentar o risco da patologia porque altera os níveis hormonais, como o do estrogênio. Caso tenha células precursoras de câncer, essas taxas elevadas podem favorecer a multiplicação delas.



Fonte: Terra
--------------