quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Obras de Jesus sem camisa usando jeans causam polêmica

Está marcada para 15 de janeiro de 2011 a inauguração da série de obras de arte que apresenta na Via Sacra um Jesus Cristo moderno, vestindo calça jeans e sem camisa. Os painéis feitos a pedido de pessoas da comunidade de Carazinho, no norte do Estado, dividiram opiniões entre os fiéis por retratarem o filho de Deus de forma diferente, em meio às mazelas atuais da humanidade.

Das 15 obras previstas, 11 estão prontas. Dez já estão na Paróquia Nossa Senhora da Glória, no bairro Glória, e uma está guardada na Câmara de Vereadores, que vai cedê-la para a exposição. Outras quatro ainda estão sendo feitas pela artista Ilse Ana Piva Paim, 54 anos de idade e quatro décadas de trabalho artístico.

A produção das obras iniciou em janeiro de 2009 e os três primeiros painéis foram colocados em março. Além da história religiosa, os painéis trazem elementos ligados à comunidade carazinhense.

— A resistência foi o diferencial deste trabalho. Hoje, a aceitação é muito grande. Afinal, religião se faz no dia a dia, respeitando cada ser humano, e hoje temos uma sensibilização maior com a obra — afirma a artista.

Na Igreja, a exposição será apresentada de forma circular e trará diversas novidades, incluindo Jesus Cristo em uma cadeira de rodas. Gerações de jovens, o caminho perverso do alcoolismo e as tragédias provocadas pelas drogas, além de outros problemas sociais, também serão representados nas telas.

O padre Ivo Barth, 66 anos, pároco da Igreja Nossa Senhora da Glória, aprovou a iniciativa.

— Todo mundo diz que a Igreja tem que se adaptar aos dias de hoje e a maioria dos fiéis aplaudiu as obras. Cristo está presente nas pessoas que se doam pela comunidade e elas também estão retratadas nas telas — observa.


Fonte: Zero Hora - Click RBS
-------------------------