O primeiro erro foi quando Eva duvidou da Palavra de Deus;sexta-feira, 3 de julho de 2009
A Bíblia está cheia de erros!
O primeiro erro foi quando Eva duvidou da Palavra de Deus;Pastores e Lobos

Conselho para Sobreviver no Mundo Gospel

Volte a ler a Bíblia sem nenhum comentário de rodapé. Alimente seu interior em pequenos grupos. Reúna-se com gente de bom senso, estanque seus dízimos e ofertas imediatamente. Repense com absoluta isenção onde vai dar dinheiro. Mas prepare-se; no instante em que diminuírem as entradas, os lobos vestidos de pastor subirão o tom das intimidações. Não tenha medo. Faça essa simples auditoria antes de investir o seu suor em qualquer igreja ou ministério:
- Quanto tempo é gasto no culto para pedir dinheiro?- A hora do ofertório vem acompanhada de uma linguagem com “maldição, gafanhoto ou licença legal para ataques do diabo”?- Prometem-se “prosperidade, colheita abundante, bênção, riqueza”, para os que forem fiéis?- Existe alguma suspeita na administração dos recursos arrecadados? – Lembre-se que há dois níveis de integridade: o ético e o contábil. Não basta manter os livros em ordem; o dinheiro também só pode ser gasto no que foi arrecadado.
Se a resposta para alguma dessas perguntas for sim, ninguém deve se sentir culpado quando não der oferta. Só haverá arrependimento no dia em que os auditórios se esvaziarem junto com uma crise financeira - o monumental ufanismo evangélico precisa deflacionar. Concordo, ninguém agüenta o jeito como as coisas estão.
Há abusos em nome de Deus
Jornalista relata os danos do assédio espiritual cometido por líderes evangélicos.Editora assistente do jornal O Valor, formada pela Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero. Seu livro de estréia é Feridos em nome de Deus (editora Mundo Cristão).
ÉPOCA – Por que você resolveu abordar esse tema?
Marília de Camargo César – Eu parti de uma experiência pessoal, de uma igreja que frequentei durante dez anos. Eu não fui ferida por nenhum pastor, e esse livro não é nenhuma tentativa de um ato heróico, de denúncia. É um alerta, porque eu vi o estado em que ficaram meus amigos que conviviam com certa liderança. Isso me incomodou muito e eu queria entender o que tinha dado errado. Não quero que haja generalizações, porque há bons pastores e boas igrejas. Mas as pessoas que se envolvem em experiências de abusos religiosos ficam marcadas profundamente.
Marília – Uma das histórias que mais me tocaram foi a de uma jovem que tem uma doença degenerativa grave. Em uma igreja, ela ouviu que estava curada e que, caso se sentisse doente, era porque não tinha fé suficiente em Deus. Essa moça largou os remédios que eram importantíssimos no tratamento para retardar os efeitos da miastenia grave (doença auto imune que acarreta fraqueza muscular). O médico dela ficou muito bravo, mas ela peitou o médico e chegou a perder os movimentos das pernas. Ela só melhorou depois de fazer terapia. Entendeu que não precisava se livrar da doença para ser uma boa pessoa.
ÉPOCA – Que tipo de experiência você considera como abuso religioso e que marcas são essas?
Marília – Meu livro é sobre abusos emocionais que acontecem na esteira do crescimento acelerado da população de evangélicos no Brasil. É a intromissão radical do pastor na vida das pessoas. Um exemplo: uma missionária que apanha do marido sistematicamente e vai parar no hospital. Quando ela procura um pastor para se aconselhar, ele fala assim para ela: "Minha filha, você deve estar fazendo alguma coisa errada, é por isso que o teu marido está se sentindo diminuído e por isso ele está te batendo. Você tem de se submeter a ele, porque biblicamente a mulher tem de se submeter ao cabeça da casa. Então, essa mulher, que está com a auto-estima lá embaixo, que apanha do marido - inclusive pelo Código Civil Brasileiro ele teria de ser punido - pede um conselho pastoral e o pastor acaba pisando mais nela ainda. E ele usa a Bíblia para isso. Esse é um tipo de abuso que não está apenas na igreja pentecostal ou neo-pentecostal, como dizem. É um caso da Igreja Batista, em que, teoricamente, os protestantes históricos têm uma reputação melhor.
Marília – As igrejas que estão surgindo, as neo-pentecostais, e não as históricas, como a presbiteriana, a batista, a metodista, que pregam a teologia da prosperidade, estão retomando a figura do "ungido de Deus". É a figura do profeta, do sacerdote, que existia no Antigo Testamento. No Novo Testamento, não existe mais isto. Jesus Cristo é o único mediador. Então o pastor dessas igrejas mais novas está se tornando o mediador. Para todos os detalhes da sua vida, você precisa dele. Se você recebeu uma oferta de emprego, o pastor pode dizer se deve ou não aceitá-la. Se estiver paquerando alguém, vai dizer se deve ou não namorar aquela pessoa. O pastor, em vez de ensinar a desenvolver a espiritualidade, determina se aquele homem ou aquela mulher é a pessoa da sua vida. E o pastor está gostando de mandar na vida dos outros, uma atitude que abre um terreno amplo para o abuso.
Marília – Assim como existe a onipotência pastoral, existe a infantilidade emocional do rebanho, que é o que o Sérgio Franco, um dos pastores psicanalistas entrevistados no livro, fala. A grande crítica do Freud em relação à religião era essa. Ele dizia que a religião infantiliza as pessoas, porque você está sempre transferindo as suas decisões de adulto - que são difíceis - e a figura do sagrado, no caso aqui o líder religioso, para a figura do pai ou da mãe - o pastor, a pastora. É a tendência do ser humano em transferir responsabilidade. O pastor virou um oráculo. É mais fácil ter alguém, um bode expiatório, para pôr a culpa nas decisões erradas tomadas.
"O pastor está gostando de mandar na vida dos outros
e receber presentes. Isso abre espaço para os abusos".
ÉPOCA – Quais são os grandes males espirituais que você testemunhou?
Marília – Os abusos não acontecem da noite para o dia. A pessoa que está sendo discipulada, que aprende com o pastor o que a Bíblia diz, desenvolve esse relacionamento aos poucos. No primeiro momento, ela idealiza a figura do líder, como alguém maduro, bem preparado. É aquilo que fazemos quando estamos apaixonados: não vemos os defeitos. O fiel vê esse líder como um intermediário, como um representante de Deus que tem recados para a vida dele, um guru. E o pastor vai ganhando a confiança dele num crescendo, como numa amizade. Esse líder, que acredita que Deus o usa para mandar recados para sua congregação, passa a ser uma referência na vida do fiel. O fiel, por sua vez, sente uma grande gratidão por aquele que o ajudou a mudar sua vida para melhor. Ele se sente devedor do pastor e começa, então, a dar presentes. O fiel quer abençoar o líder porque largou as drogas, ou parou de beber, ou parou de bater na mulher, ou porque arrumou um emprego e está andando na linha. E começa a dar presentes de acordo com suas posses. Se for um grande empresário, ele dá um carro importado para o pastor. Isso eu vi acontecer várias vezes. O pastor, por sua vez, gosta de receber esses presentes. É quando a relação se contamina, se torna promíscua. E o pastor usa a Bíblia para dizer que esse ato é bíblico. O poder está no uso da Bíblia para legitimar essas práticas.
ÉPOCA – Qual é o limite da autoridade pastoral?
Marília – O pastor tem o direito de mostrar na Bíblia o que ela diz sobre certo tema. Como um bom amigo, ele tem o direito de dar um conselho. Mas ele tem de deixar claro que aquilo é apenas um conselho. Pode até falar que o resultado disso ou daquilo pode ser ruim para a vida do fiel. Mas ele não pode mandar a pessoa fazer algo em nome de Deus. O que mais fere as pessoas é ouvir uma ordem em nome de Deus. Se é Deus, então prova! Se Deus fala para o pastor, por que Ele não fala para o fiel? Eles estão sendo extremamente autoritários.
ÉPOCA – Você afirma que muitos dos pastores não agem por má-fé, mas por uma visão messiânica. Explique.
Marília – É uma visão messiânica para com seu rebanho. Lutero (teólogo alemão responsável pela reforma protestante no século XVI) deve estar dando voltas na tumba. Porque o pastor evangélico virou um papa que é a figura mais criticada no catolicismo, o inerrante. E não existe essa figura, porque somos todos errantes, seres faltantes, como já dizia Freud. Pastor é gente. E é esse pastor messiânico que está crescendo no evangelismo. Existe uma ruptura entre o Antigo e o Novo Testamento, que é a cruz. A reforma de Lutero veio para acabar com a figura intermediária e a partir dela veio a doutrina do sacerdócio universal. Todos têm acesso a Deus. Uma das fontes do livro disse que precisamos de uma nova reforma e eu concordo com ela. Essa hierarquização da experiência religiosa, que o protestante tanto combateu no catolicismo, está se propagando. Você não pode mais ter a conversa direta com o divino. Porque tem aquela coisa da "oração forte" do pastor. Você acha que ele ora mais que você, que ele tem alguma vantagem espiritual e, se você gruda nele, pega uma lasquinha. Isso não existe. Somos todos iguais perante Deus.
Marília – Eu não acho isso. A igreja tem mesmo de ser questionada, inclusive há pensadores cristãos contemporâneos que questionam o modelo de igreja que estamos vivendo e as teologias distorcidas, como a teologia da prosperidade, que são predominantemente neopentecostais e ensinam essa grande barganha. Se você não der o dízimo, Deus vai mandar o gafanhoto. Simbolicamente falando, Ele vai te amaldiçoar. Hoje o fiel se relaciona com o Divino para as coisas darem certo. Ele não se relaciona pelo amor. Essa é uma das grandes distorções.
ÉPOCA – Por que você diz que existe uma questão cultural no abuso religioso?
Marília – Porque o brasileiro procura seus xamãs, e isso acontece em todas as religiões. O brasileiro é extremamente religioso. A ÉPOCA até publicou uma matéria sobre isso, dizendo que a maioria acredita em algo e se relaciona com isso, tentando desenvolver seu lado espiritual. O brasileiro gosta de ter seu oráculo. A pessoa que vem do catolicismo, onde há centenas de santos, e passa a ser evangélica transfere aquela prática e cultura do intermediário para o protestantismo, e muitas igrejas dão espaço para isso. O pastor Edir Macedo (da igreja Universal) trouxe vários elementos da umbanda, do candomblé, porque ele é convertido. Ele diz que o povo precisa desses elementos - que ele chama de pontos de contato - para ajudar a materializar a experiência religiosa. A Bíblia condena tudo isso.
Marília – Desconfie de quem leva a glória para si. Um conselho é prestar atenção nas visões megalomaníacas. Uma das características de quem abusa é querer que a igreja se encaixe em suas visões, como querer ganhar o Brasil para Cristo e colocar metas para isso. E aquele que não se encaixar é um rebelde, um feiticeiro. Tome cuidado com esse homem. Outra estratégia é perguntar a si mesmo se tem medo do pastor ou se pode discordar dele. A pessoa que tem potencial para abusar não aceita que discorde dela, porque é autoritária. Outra situação é observar se o pastor gosta de dinheiro e ver os sinais de enriquecimento ilícito. São esses geralmente os que adoram ser abençoados e ganhar presentes. Cuidado com esse cara.
Fonte: Época.
Placa de Igreja não salva ninguém
A Igreja de Cristo não tem nome! Ela é a universal assembléia dos eleitos (Hebreus 12:23). Ela não tem dono, pois é propriedade exclusiva de Deus (I Pedro 2:9). Ela não tem cabeça além de Jesus Cristo (Efésios 1:22). Ela é a expressão corpórea e visível do Deus invisível (I Coríntios 12:27), constituída para ser benção a todas as famílias da terra, dando continuidade a missão recebida por Abraão (Gn 12:1-3).A Igreja de Cristo na Terra não se faz representar por denominação religiosa, ou por placas denominacionais, ou por templos e edificações. As liturgias podem até comover as pessoas, mas não podem promover a verdadeira religião, nem se constituir na verdadeira Igreja, que é espiritual e mundial. Jesus profetizou através da imagem do templo judaico a derrocada futura de todas as placas, instituições e organizações religiosas e Ele rompeu com o sistema tradicional judaico desafiando uma organização religiosa dirigida e influenciada por sacerdotes, rabinos, doutores da lei, teólogos, escribas, fariseus e anciãos do povo. É certo que Jesus não vem buscar uma Igreja Nominal ou uma placa denominacional, tendo anunciado profeticamente através da imagem do Templo de Jerusalém a ser destruído, a queda de todos os sistemas organizacionais humanos que pretendessem assumir o lugar de sua Igreja Espiritual e Mundial.
Se você não pode pensar por si mesmo nem tomar uma decisão, então você terá problemas. Você é responsável por aquilo que você crê. Se você não consegue se afastar, então existe aí um problema. É certo que todos estamos sujeitos a tropeços e imperfeições, havendo esperanças enquanto ainda aberta a Porta da Graça. O nosso inimigo é satanás, como também aqueles que com ele estão, conscientemente! O mundo está cansado de tantas religiões, de formalismo, de esnobismo teológico e demagogia. Estamos vivendo dias, em que o crente se convulsiona em crises em várias áreas da vida, seja espiritual, emocional, social, física em razão da consciência cauterizada.
A verdade é que falta-nos visão! Mas ver o quê? Segundo Jo 4.35 é necessário erguermos os olhos e vermos os campos que já estão brancos para a ceifa. O campo é o mundo. Nós somos os ceifeiros. A semente é a Palavra, por isto, basta pregar. Esta Palavra é poder! Precisamos olhar através dos olhos de Jesus. Todos ouvirão a Palavra do Senhor e guardarão a sua doutrina! Quanto mais perto estivermos de Deus, mais além enxergaremos. Se ao menos pudéssemos nos afastar o suficiente de nossos próprios cuidados, poderíamos ver o mundo como Jesus via, mas muitas vezes nós temos perspectivas localizadas, que nos permitem ver somente a nossa própria cidade, e jamais enxergamos além destes limites. Por que isto acontece? Será que é por causa da nossa negligência? “Esta geração só pode alcançar esta geração” “Poucos chegarão às nações com os seus pés, mas muitos chegarão com os seus joelhos”. “Invista no banco celestial e o seu lucro será milhões de almas”. Esta pode ser a nossa última oportunidade de mostrarmos ao Senhor o quanto o amamos. Chega de vivermos para nós mesmos! Levantemo-nos e vivamos para Deus; pregando o Evangelho aonde Cristo não foi pregado (Rm 15.20). ... “A noite vem... quando ninguém pode trabalhar” (Jo 9.4) ... “O dia já está muito adiantado” (Mc 6.35) ... “Não é aqui o nosso descanso” (Mq 2.10) A cada dia morrem 137.000 pessoas sem Jesus, o que significa que somam 5.700 pessoas por hora, 95 por minuto e quase 02 por segundo. E estas pessoas estão indo para o inferno porque negligenciamos o nosso dever. Escute a voz de Deus nesta hora! Deus busca pessoas com quem possa compartilhar o seu coração, busca pessoas para chorarem com Ele por causa das almas que perecem e, sobretudo, que possam reverter este quadro. Não resista mais! Lembre-se de que um dia você foi chamado para participar desta tarefa gloriosa: proclamar o Nome de Cristo entre as nações (Is 52.7). Você pode escutar? Deus está te comissionando novamente! Esta é a hora de fazer algo! Deus está dizendo: A quem enviarei? E quem há de ir por nós? (Is 6.1-8). Você pode ouvir o senhor dizendo isto? A Bíblia diz que “Os que são de Deus, ouvem as palavras de Deus” (Jo 8.47) e ainda: “As minhas ovelhas ouvem a minha voz” (Jo 10.3).
Os maus líderes que dividem e dilaceram a igreja do Senhor por motivos pessoais e carnais, não escaparão do juízo divino que os destruirá, bem como a seus comparsas e cúmplices.
O diabo não vive do que é mal, mas sim de transformar o que é bom em algo ruim, pois que, tal coisa, se realizaria como concessão dele. O diabo adora pretender fazer concessões. Ele sabe que são essas concessões ilegítimas aquilo que torna até o ato de comer pão em algo culposo.Na realidade aceitar algo como concessão do diabo é aquilo que torna qualquer coisa em algo ruim.
Sacerdote sem conhecimento, veja o que a bíblia diz a respeito
“O meu povo está sendo DESTRUÍDO, porque lhe falta o conhecimento. Tu rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei, para que não sejas sacerdote diante de mim; visto que te esqueceste da lei do teu Deus, também eu me esquecerei de teus filhos”. Oséias 4,6Sacerdotes sem conhecimento representam um grande perigo para o povo de Deus. Por causa disso o povo de Deus foi destruído. Se um sacerdote ignorante não der atenção aos filhos de Deus, Deus não dará atenção aos seus filhos, Oséias está dizendo isso. E não somente Oséias, mas também Malaquias, um dos últimos profetas do Antigo Testamento. Deus o mandou para falar de novo aos Sacerdotes. E a mensagem é mais ou menos igual. Observe o texto bíblico:
O Sacerdote naquela época era mais ou menos como um pastor na igreja. Ele devia ensinar o povo de Deus. Mas se ele não fizer isso, Deus vai castigá-lo. O profeta Malaquias veio com uma MALDIÇÃO SOBRE OS SACERDOTES SEM CONHECIMENTO.
DA PALAVRA DE DEUS
A maldição é para os sacerdotes que não têm conhecimento:
Malaquias fala sobre isso:
“Mas vós vos tendes desviado do caminho e, por vossa instrução, tendes feito tropeçar a muitos; não guardastes os meus caminhos e vos mostrastes parciais no aplicardes a lei”. Ml 2:8,9
Isso é uma acusação séria. Os Sacerdotes deviam ser imparciais aplicando a lei de Deus, mas eles não foram. Os sacerdotes se deixaram corromper. Eles aceitavam presentes e beneficiavam os poderosos na justiça. Deus tinha avisado contra isso:
“Juizes e oficiais constituirás em todas as tuas cidades que o Senhor, teu Deus, te der entre as tribos, para que julguem o povo com reto juízo. Não torcerás a justiça, não farás acepção das pessoas, nem tomarás suborno; porquanto o suborno cega os olhos dos sábios e subverte a causa dos justos. A justiça seguirás, somente a justiça, para que vivas e possuas em herança a terra que te dá o senhor teu Deus”. Dt 16, 18-20
“Maldito aquele que perverter o direito do estrangeiro, do órfão e da viúva”. Dt. 27,19
E assim foi a situação na época de Jesus Cristo. As palavras de Malaquias julgaram os sacerdotes na época de Jesus. Lemos sobre isso em Lc. 19 (45-48) e 20 (1-19). Esta historia mostra a corrupção dos sacerdotes; eles transformaram o templo numa feira; o dinheiro é mais importante do que o serviço a Deus; eles não têm conhecimento das Escrituras, pois não se arrependem quando Jesus cita a profecia de Jeremias 7,11; Eles não são honestos; eles pregam o que o povo quer ouvir. Eles têm medo para dizer uma coisa que é contra a opinião do povo (Lc. 20,6); Eles são políticos. Os políticos procuram a popularidade. Não fazem ou dizem coisas que o povo não gosta. Jesus não é assim. Compare com Luc. 20,21. Isso é um elogio para Jesus, mas com essas palavras eles se julgam: pois eles não fazem isso: eles não ensinam retamente, eles querem agradar as pessoas. Os sacerdotes negam também a profecia do Salmo 118,22; eles não são interessados nas profecias de Deus; eles só se interessavam para manter a sua posição. Eles não conhecem a lei. Falta CONHECIMENTO. Da lei, e dos profetas; falta obediência; falta respeito para a Palavra de Deus; por causa disso falta justiça; Esta situação já existia muito tempo. Malaquias já profetizou contra esta atitude dos sacerdotes. E a
situação não se mudou durante todos os anos depois disso. Por causa disso não é uma surpresa para ver que a maldição de Deus se realizou. Pois os sacerdotes sem conhecimento iriam ficar sem crianças.
SACERDOTES SEM CONHECIMENTO, FICAM SEM CRIANÇAS:
eram justos diante de Deus, vivendo irrepreensivelmente em todos os preceitos e mandamentos do Senhor. Então não é por causa do fato que Zacarias era ignorante, pois eles viviam conforme TODOS OS PRECEITOS E MANDAMENTOS DE DEUS. Então eles não fizeram nada mal, mas eles sofrem por causa dos pecados dos colegas. Isso
acontece mais: o caso de Ana, a mãe do profeta Samuel; ela também não podia ter crianças, enquanto ela vivia conforme a lei de Deus; visitava o templo todo ano, adorando Deus e lhe
sacrificando; eles foram justos e piedosos enquanto os filhos de Eli foram maus. Aqueles dois sacerdotes não respeitavam a Deus nem os mandamentos dele. Deus avisou o seu povo neste ponto. Se iam se afastar Ele ia castigar o seu povo:
Deut. 28: 15-18. Isso não quer dizer que só os injustos sofrerão estas maldições, também os justos sofrerão no meio do povo; Isso acontece por causa da ALIANÇA, que Deus fez com o seu povo. O povo de Deus é um corpo só. Se um sofre, todos sofrem; se um peca, todos são
responsáveis; Pega 1 Cor. 5 => Paulo avisa toda a congregação, porque há UM pecador no seu meio; A congregação é responsável e deve reagir, expulsar o pecador, se não fazem, toda congregação será contaminada e castigada por Deus. Isso aconteceu em Corinto. Em 1 Cor. 11,30 Paulo fala de novo sobre os pecados dentro da congregação e ele fala também sobre a conseqüência: Por causa disso há muitos
membros fracos e não poucos são doentes e outros faleceram. Se isso acontecer, toda a congregação deve se examinar e santificar.
Como no caso de Acã (Josué 7). Presta atenção o que o Senhor disse (Josué 7,11-13) uma pessoa pecou e foi desobediente, roubou alguma coisa, mas todo povo sofre, pois uma pessoa quebrou o pacto; o povo deve se santificar, Deus vai julgar o seu povo:
todos sofrem por causa de um membro; e às vezes um membro sofre por causa dos outros,como no caso de Zacarias e Isabel.
O SACERDOTE SEM CONHECIMENTO, FICA SEM BENÇÃO:
anjo. Zacarias perguntou: Como saberei isto? Pois eu sou velho, e minha mulher, avançada em dias. Do lado humano podemos entender o que Zacarias está dizendo. E acho que muitas pessoas iam reagir na mesma maneira. Mas no outro lado podemos nos surpreender
sobre a resposta de Zacarias; ele estava lá no Santuário. Ninguém podia entrar neste lugar. Só o sacerdote, que devia preparar o altar. De repente aparece um homem ao seu lado. Parece que ele não tem nenhuma idéia que este homem é um anjo de Deus. Zacarias está lá em frente do Santo dos Santos; bem perto da presença de Deus, pois Deus estava lá no Santo dos Santos; mas Zacarias não faz uma conexão entre a presença de Deus e a presença deste homem. Parece que Zacarias também não reconheceu a profecia de Malaquias. E a resposta de Zacarias é também um pouco estranha, pois ele podia saber que Deus podia fazer isso. Há um exemplo bem conhecido na Bíblia, que mostra que Deus pode dar filhos até numa idade alta! O exemplo de Abraão e Sara é muito conhecido, mas Zacarias não pensou neles. Zacarias poderia ter dito: por que EU, por que A MINHA ESPOSA? Ele poderia se admirar que ele for eleito por Deus; mas ele chegou neste ponto; ele simplesmente não podia acreditar que isso podia acontecer na sua situação. Ele mostrou pouca fé. E quem tem pouca fé, MUITAS VEZES tem também POUCO CONHECIMENTO. E por causa disso que o anjo o repreende: “Eu sou Gabriel, que assisto diante de Deus, e fui enviado para falar-te e trazer-te estas boas novas. Todavia ficarás mudo e não poderás falar até ao dia em que estas coisas venham a realizar-se; porquanto NÃO ACREDITASTE NAS MINHAS PALAVRAS”. Zacarias ficou mudo. Ele saiu do santuário. O povo estava esperando. Queria receber a benção sacerdotal, mas nada! Nada aconteceu. Zacarias ficou mudo. Ele foi suspenso, pois conforme a lei de Deus nenhum sacerdote em quem houvesse defeito podia entrar no santuário, nem se aproximar ao altar no santuário. Levítico 21,23 diz:
Pastores infiéis, ai de vós!
“Pastores infiéis, ai de vós. Eis a palavra do Senhor!” (Ezequiel 34.1-10) O primeiro alerta do Senhor é contra aqueles pastores que pastoreiam apenas a si mesmos. Estão à frente de um ministério, mas não se preocupam com suas ovelhas. Dizem não ter tempo pra aconselhamento. Não participam de um evangelismo. Dificilmente você os verá pregando em favelas, e quando questionados argumentam que no início do ministério “ralaram muito”. Não visitam os pobres e necessitados. Não visitam os membros de sua igreja. Ai de vós, pastores egoístas. O Senhor te pergunta: Não deveriam estar apascentando as suas ovelhas?
- Ovelhas doentes: "a doente não curastes" O crente doente precisa de cura; a cura espiritual e a cura física. O pastor deve estar atencioso e voltado para esse tipo de ovelhas. O doente espiritual precisa ser esclarecido, e liberto das chagas do mal. O doente físico, precisa ser ajudado pela igreja, até muitas vezes com remédios, se necessário. Não sejamos hipócritas. Precisamos cuidar das ovelhas doentes, conforme disse o profeta.
- Ovelhas quebradas: "A quebrada não ligastes:" Isso é profundo. Penso que o Espírito Santo pode usar de meios tremendos para quebrar (quebrantar) o coração da ovelha, mas é necessário uma ministração especial do pastor, para fazer essa pessoa apresentar o seu pecado, e arrependimento, diante de Deus. Quando o pastor deixa a ovelha de lado, muitas vezes ela se quebranta, mas não encontra coragem e força para prosseguir na caminhada, se consertando na presença de Deus.
- Ovelhas desgarradas: "a desgarrada não tornaste a trazer" Ao deixar as ovelhas abandonadas, muitas se chateiam, se escandalizam, e se afastam da casa de Deus, e até da presença de Deus. Tornam-se ovelhas desgarradas, soltas; presas fáceis para Satanás. O pastor fiel deve trazê-la de volta, mas o pastor infiel, citado pelo profeta, não as trouxe de volta. Eu vi isso pessoalmente, e conheço muitas ovelhas desgarradas. Ai de vós pastores infiéis; descuidaram com a noiva do Cristo. Ele virá, com justiça e amor, porém punirá aos infiéis. Corrija-se!
- Ovelhas perdidas: "e a perdida não buscastes" A ovelha abandonada, maltratada ou ignorada, se perde. Fica sem direção. Conhecemos a parábola bíblica, das 100 ovelhas. O pastor fiel deixa as 99 em lugar seguro, e corre em busca da única ovelha que está perdida. Deus é individualista, e quer salvar um por um. O pastor infiel não buscou a ovelha perdida, mas Deus nos dá um bom exemplo. Ovelha perdida, para Ele, é prioridade.
Ovelhas abandonadas, vão para o mundo. No mundo, o diabo as pega. Ele não quer mais oferecer propostas ao crente desviado. Ele quer destruir, matar. Ele sabe que a ovelha perdida conhece a verdade, e jamais poderá ser uma "serva do diabo". Por isso ele coloca enfermidades, provas, lutas, etc. Esta ovelha, por estar enfraquecida espiritualmente, em crise, magoada, chateada, escandalizada... Torna-se isca fácil para o diabo. O sangue de JESUS tem poder! Mais uma vez, Deus reclama o descuido com suas ovelhas: "As minhas ovelhas andaram desgarradas por todos os montes, e por todo o alto outeiro; sim, as minhas ovelhas andaram espalhadas por toda a face da terra, sem haver quem perguntasse por elas, nem quem as buscasse." (v. 6) Observe, que há crente afastado em todos os montes, todo alto outeiro.
Evangelho bem distante do Caminho

A igreja universal e a liderança moral maçônica
O objetivo aqui não é julgar essa seita mas apenas mostrar como é fácil dela se apostar devido aos seus ensinamentos de prosperidade errados.Uma das funções do líder moral na nova era é encorajar os outros a usarem sua própria criatividade para alcançar os objetivos estipulados de comum acordo. È muito comum algumas igrejas escolherem uma pessoa de sucesso para ser o líder moral exemplar.
O problema é que isso não possui qualquer base Bíblica, pois se uma determinada igreja que se diz cristã realmente estivesse interessada em criar um verdadeiro líder moral, teria a sua inspiração no perfil de nosso mestre, o Senhor Jesus, e todos teriam que viver como ele viveu:
O discípulo não é superior a seu mestre, mas todo o que for perfeito será como o seu mestre. (Lucas 6 : 40)
Mas não é isso que a igreja do século 21 procura. No dia 19/12/08 os canais vinculados a Igreja Universal do reino de DEUS apresentou como líder moral o Barão de Mauá.
Grande impulsionador da indústria brasileira, o empresário, banqueiro e político brasileiro Irineu Evangelista de Sousa, visconde de Mauá (ou Barão de Mauá), esteve à frente das principais iniciativas a favor do progresso material.
Devido a ganância de conquistar até o último centavo da terra, a teologia da prosperidade não importa se o líder moral é um cristão ou não e por isso diversidade religiosa entre em muitas igrejas.
O Barão de Mauá realmente foi alguém muito próspero, mas ele era um maçom e não um cristão! Na loja maçônica de Mauá existe uma página totalmente dedicada a Barão e o seu nome também costa na relação de maçons famosos do Brasil que é acompanhada de outras “personalidades maçônicas” como: Dom Pedro Primeiro; José Bonifácio; Deodoro da Fonseca; Duque de Caxias e muitos outros.
Essa união da maçonaria com a sempre polêmica e escandalosa “Igreja” universal do empresário Edir Macedo acontecem por que ambos possuem o mesmo objetivo. Eles acreditam que a crise financeira mundial será resolvida com a vinda de Cristo. Ou seja, eles acreditam que o milênio da paz será estabelecido na terra. Mal sabem esses supostos cristãos que o milênio de Baha’u’llah acontecerá primeiro.
Basta ver os locais onde supostamente os “bispos e pastores” dessa seita fazem a suas orações como o Monte Carmelo para entender quem é esse cristo global. Quando eles buscam a prosperidade fazendo orações usando o nome do monte Carmelo, na verdade estão orando para Baha’u’llah, pois nesse local esta localizado os santuários Baha’is e as duas futuras instituições administrativas (a Casa Universal de Justiça e a Guardiania) que serão responsáveis pela implantação da economia divina de Baha’u’llah.
E quando sobem ao monte Sião clamando por riqueza desnecessária, mal sabem que é para Baha’u’llah que estão dirigindo suas orações. Em uma das suas enumeras epístolas, Baha’u’lláh se apodera do monte como ele mesmo descreve: “ Chama Sião, ó Carmelo, e anuncia as jubilosas novas: Veio Aquele que estava oculto dos olhos mortais!”
E quando sobem no monte Sinai para fazerem o seu clamor de avareza, lá está as hostes celestiais de Baha’u’llah como ele descreve nessa outra passagem: “Oh, quanto eu anseio por anunciar a todo lugar na superfície da terra e levar a cada uma de suas cidades, as boas novas desta Revelação – uma Revelação à qual o coração do Sinai se sentiu atraído.” O mesmo acontece com os outros montes em Israel, pois hoje eles são referencias para as religiões islâmicas e não cristas. A nova aliança feita por Jesus Cristo anula as orações nos locais do velho testamento.
Dizendo Nova aliança, envelheceu a primeira. Ora, o que foi tornado velho, e se envelhece, perto está de acabar. (Hebreus 8 : 13)
Esse é o motivo da teologia da prosperidade ser tão condenada como descrito no livro de Apocalipse, pois as pessoas se sentem seguras nas riquezas conquistadas e no novo milênio da ONU:
"Como dizes: Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta; e não sabes que és um desgraçado, e miserável, e pobre, e cego, e nu". (Apocalipse 3 : 17)
Fonte: http://apocalipsetotal.wordpress.com/2008/12/20/a-igreja-universal-e-a-lideranca-moral-maconica/
O Caráter Inegociável de Daniel
Pois este grande homem de Deus, que foi levado à Babilônia pelo Rei Nabucodonosor, quando este tomou a Jeruslalém no reinado de Jeoaquim, era dotado de caráter íntegro e dons proféticos.
Ele foi educado no palácio do rei, interpretava sonhos, foi salvo milagrosamente pelo Senhor Deus na cova dos leões, tinha visões e era um homem de oração.
Mas o que quero destacar na vida de Daniel, foi o momento em que o Rei Belsazar fez uma grande festa aos deuses pagãos da Babilônia e usou os vasos sagrados do Senhor, que seu pai Nabucodonosor tinha trazido de Jerusalém, e acabou afrontando o Deus Vivo.
Nos diz a Bíblia que, durante a mesma festa o Rei teve uma visão que o atormentou muito:
“Na mesma hora apareceram uns dedos de mão de homem, e escreviam, defronte do castiçal, na caiadura da parede do palácio real; e o rei via a parte da mão que estava escrevendo. Mudou-se então o semblante do rei, e os seus pensamentos o turbaram; as juntas dos seus lombos se relaxaram, e os seus joelhos batiam um no outro. E gritou o rei com força, que se introduzissem os astrólogos, os caldeus e os adivinhadores; e falou o rei, dizendo aos sábios de Babilônia: Qualquer que ler este escrito, e me declarar a sua interpretação, será vestido de púrpura, e trará uma cadeia de ouro ao pescoço e, no reino, será o terceiro governante. Então entraram todos os sábios do rei; mas não puderam ler o escrito, nem fazer saber ao rei a sua interpretação.” (Daniel 5:5-8)
Como não houve ninguém, que conseguisse decifrar aquela visão, Belsazar, aconselhado por sua esposa resolveu chamar a Daniel. A seguir, o ápice desta narrativa bíblica: Daniel, ao ser introduzido na presença de Belsazar, ouve do Rei:
“Eu, porém, tenho ouvido dizer de ti que podes dar interpretação e resolver dúvidas. Agora, se puderes ler este escrito, e fazer-me saber a sua interpretação, serás vestido de púrpura, e terás cadeia de ouro ao pescoço e no reino serás o terceiro governante.” (Daniel 5:16)
No que o homem de Deus prontamente rebate:
"As tuas dádivas fiquem contigo, e dá os teus prêmios a outro; contudo lerei ao rei o escrito, e far-lhe-ei saber a interpretação.” (Daniel 5:17)
Que coisa tremenda a atitude de Daniel! Que exemplo nos dá o homem de Deus!
Daniel servia ao Deus Vivo, sem se preocupar com as honrarias humanas, o poder, o dinheiro e fama.
Ele, que antes já tinha recusado a comer do manjar de Nabucodonosor para não desagradar a Deus, agora descarta totalmente os ‘presentes’ de Belsazar. Daniel nos mostra que é possível ser fiel a Deus enfrentando a tentação mesmo vivendo num ambiente pagão e profano como ele vivia na Babilônia. O ambiente pecaminoso daquele lugar jamais iria contaminá-lo, pios ele tinha a sua comunhão com Deus como o centro de tudo em sua vida. Ele interpretou a visão, pois Deus assim o capacitou, mas não aceitou a honra e nem o poder dado pelos homens.
Que o Senhor Deus nos capacite como Igreja para que possamos a cada dia ter a atitude, a entrega e o caráter de Daniel.
Sem concessões.
Fonte: http://despertaigreja.com
Evolução do Pastor
Estamos vivendo num tempo onde temos presenciado a divinização do pastor ou do líder da igreja. Antes de outras considerações, voltemos no tempo por um breve espaço. No passado o pastor ocupava um lugar de destaque em sua igreja local, denominação e em sua cidade. Ele se ocupava principalmente em alimentar bem o seu rebanho, administrar a igreja, pregar, evangelizar e fazer visitas pastorais.O pastor era um sujeito pacato, trabalhador e cumpridor de suas obrigações. Não possuía grandes ambições, deixava que o conselho determinasse seu salário e morava na casa da igreja que servia também de ponto de apoio para os crentes que vinham ao centro da cidade. Era bem visto por todos e gozava de respeito e boa reputação.Com o passar dos tempos o pastor evoluiu (até para comprovar a teoria de Darwin, o que é uma ironia). A primeira evolução se deu quanto a sua auto-estima. Mudou a linguagem a seu respeito. O título de pastor ou reverendo ficou pequeno e já não cabia para nominar esse nobre filho de Deus. Passou a ser referido como aquele que tem a autoridade, tem o cajado, o anjo da igreja, o ungido de Deus, o profeta de Deus, o mensageiro do Senhor e tantos outros.Dessa auto-estima agora revigorada para uma opulência material foi apenas questão de tempo. Se nos idos da minha adolescência o pastor andava com seu Fusca, isso quando era pastor da igreja central, agora como filho do Rei ele não pode se contentar com menos do que um BMW, um Mercedes, Audi, ou outro carro que confira o status digno do cargo que ocupa. O pastor, antes aquele servo de todos, passa agora a ser senhor de todos (leia A Revolução dos Bichos, de George Orwell). Ele manda e desmanda, dita ordens, impõe respeito com o seu cetro de ferro, diz quem pode namorar e com quem, quem vai casar e com quem, quando e onde. Autoriza viagens, decide qual casa o crente deve comprar, que carro dirigir, que escola colocar os filhos, com quais amizades deve romper.
O pastor assumiu o controle financeiro do seu crente, pede, ordena, exige que muito dinheiro seja dado na igreja justificando tudo em nome de Deus, do ministério, da evangelização, das almas que se perdem. Oferece em troca os favores divinos, as mansões celestes, o prazer terreno, uma vida sem dores e sofrimentos. Aliás, isso é tudo o que um crente e qualquer outro ser humano desse tempo querem: uma vida cheia de vitórias, alegrias e triunfos, e, se possível, sem perdas ou sofrimento algum.
O culto, por sua vez, é dividido em três partes: o louvor, composto de uma repetição sem fim dos chamados "cânticos espirituais", convida o público a "namorar" Jesus, a sentar no seu colo e sentir seu calor, num estado de quase transe emocional. O ofertório (imenso) é o momento de textos fora do contexto para justificar pedidos de polpudas ofertas com taxa de retorno maior que prometiam o pessoal do "Boi Gordo", com direito a uso de cartão de crédito ou débito. A palavra, sempre voltada a um evangelho triunfalista e reivindicatório que obriga Deus a atender todos os pedidos dos fiéis sob pena da não mais contribuir com o seu "reino aqui na Terra".
A música é outro ponto que merece destaque. Com o aumento da chamada população evangélica, o mercado de cd’s tornou-se verdadeira mina de dinheiro para um seleto grupo que tem construído verdadeiros impérios financeiros, produzindo música de questionável qualidade técnica e duvidosa qualidade teológica. Esses grupos têm gravadoras, rádios, empresas de comunicação, editoras, agências de turismo, etc, tudo isso para "explorar" o emergente e ávido mercado dos irmãos...
Também merece atenção o lastimável envolvimento de denominações e de igrejas locais com o sistema político vigente, alguns chegando ao ponto de serem eleitos a fim de representar a Igreja de Cristo junto ao Estado como se o Deus Todo-Poderoso, que rege o universo, dependesse de um senador ou deputado para implantar Seu Reino na Terra. O cristianismo de nossos tempos procura desconectar-se completamente da realidade do sofrimento e da renúncia ou da vida abnegada. Jesus não veio eliminar as dores, mas ajudar-nos a enfrentá-las com o realismo e a esperança que a vida nesse mundo requer, na perspectiva da graça e do amor de Deus, que padece junto com o sofrimento da humanidade. Isso está no Evangelho, não se trata de invencionice humana. Mas quem disse que o que é genuinamente do Evangelho atrai as pessoas de hoje, tão desejosas que estão de felicidade a qualquer preço? O pastor, sabendo bem disso, tem se transformado num contorcionista do "evangelho": torce, retorce, repuxa, e transforma a mensagem em algo mais bonito e aceitável, e ainda chama isso de "evangelho pleno". O pastor divinizou-se, aceitou o oferecimento da serpente. Se o pastor é agora um ser divino, para que o seu "ministério" se realize ele não medirá esforços para demonizar o seu crente. O crente, há algumas décadas atrás, somente tinha olhos para a sua igreja, onde freqüentava com assiduidade a escola dominical, cultos, a reunião de oração da terça-feira à tarde e o culto da quarta-feira à noite. Havia ainda uns cultos evangelísticos nos lares, onde um presbítero ou diácono se encarregava de realizar os trabalhos.Contudo, semelhantemente ao que ocorreu com o pastor, também o crente evoluiu. Deixou de ser aquela pessoa retrógrada, esquisita, que estava sempre evangelizando as vizinhas, que cumpria seus compromissos, que não comprava a prazo e, se comprasse, saldava suas prestações. Era respeitado como honesto, trabalhador e pessoa de fino trato. Hoje o nosso crente é urbano, acompanha a moda, não perde o Big Brother BBB, novelas, não incomoda os vizinhos com mensagens bíblicas e nem fica distribuindo Bíblias e folhetos. Tornou-se muito inteligente, pois prefere não somente o céu, mas também o melhor da Terra.Apesar de tudo isso, os pastores e líderes divinizados fazem de tudo para demonizar o crente lembrando-lhe dos seus defeitos, mazelas e faltas. Lava o cérebro do crente martirizando-o quanto a sua falta de fé, oração débil, e compromisso financeiro sem coragem. Quanto mais demonizado é o crente, mais necessário se faz a presença de um líder divino. Um dos objetivos do pastor deveria ser o de gerar filhos na fé bem nutridos, maduros, que pudessem caminhar com as próprias pernas, sem necessitar de cabresto ou leitinho "espiritual" na boca; de tal modo que, num futuro não muito longínquo, pudessem debater com seu pastor de igual pra igual, sem hierarquia, não só sobre bíblia e teologia como sobre a vida de modo geral. É o mestre sendo alcançado e até superado pelo discípulo. Logo, o crente moderno sofre de inanição espiritual, tornando-se cada vez mais oco, cujo fim do abismo ainda está longe de ser encontrado. Por ser um tolo e ignorante do projeto de Deus para a sua vida, ele permite que um outro exerça o controle sobre sua vida ao ponto de cegar o seu entendimento. Perde a autocrítica e, como num passe de mágica, deixa de existir. Não pode rebelar-se contra os ensinos do pastor-deus. Tem medo de ser castigado e de perder as bênçãos. Finalmente, não aceitando a dignidade ofertada por Cristo, apanha com as mãos cheias aquilo que o Cristo rejeitou da serpente quando foi tentado no deserto, quem sabe focado na "restituição" prometida, riqueza e prosperidade material – aberrações dessa época.Por isso, cremos que antes de orar por um avivamento é necessário reformar a igreja. Deus precisa levantar homens e mulheres que não se rendam a esse jogo sujo e medíocre chamado por muitos de "evangelho", pois não se trata do Evangelho de Cristo. E não sendo o Evangelho de Cristo, você não precisa (nem deve) se comprometer com ele e nem se acovardar em denunciá-lo.
quarta-feira, 1 de julho de 2009
A Verdadeira Prosperidade
Aquele que entende o que é prosperidade conhece a lei da semeadura, planta sementes e colhe frutos...tem esperança que seus desejos e sonhos serão realizados, mas principalmente tem comunhão com Deus...consegue distinguir a voz de Deus da sua própria voz e segue com obediência as orientações dele.
Ser próspero não é aprender a dar a última palavra nem é fazer o outro calar pela sua ira...
Ser próspero é aprender a ter domínio próprio e deixar-se tratar por Deus
Nomes de Deus
El Shaddai: “Deus todo poderoso”El Elyon: “Deus Altíssimo”
El Ròi: “O Deus que vê”
El Olam: “O Deus eterno”
El Elohe Yisráel: “Deus, o Deus de Israel”
Yawehw-Ropheka: “O Senhor teu médico”
Yaweh- Nissi: “O Senhor minha bandeira”
Yaweh- Shalon: “O Senhor é minha paz”
Yaweh Rafá: "O senhor que Sara (ou cura)"
Yaweh- Ròi: “O Senhor é o meu pastor”
Yaweh- Tsidkenu: “O Senhor justiça nossa”
Yaweh- Shammah: “O Senhor está ali”
Yaweh- Sabaoth: “O Senhor dos exércitos”
Qedosh Yiráel: “O santo de Israel”
Tsur: “Rocha”
Abba: “Pai” ou “O Pai”
Melek: “Rei”
Gòel: “Redentor”
Rishoh Wa-Acharon: “O 1º e o último”
Elohe ‘Emeth: “O Verdadeiro”
EL = DEUS
Entre Você e Deus
Muitas vezes as pessoas são egocêntricas, ilógicas e insensatas. Ainda há tempo...
Deus não desistiu de você...Não sei quantas vezes ele te chamou.
E a ordem de Deus para ti é: não fuja mais, obedeça hoje!
Deus não vai chamar outro para o lugar que é teu.
O Chamado de Deus não é para qualquer lugar.
O melhor lugar para se estar é no centro da vontade de Deus.
O Chamado de Deus não é para qualquer coisa.
Não vá para onde gostas, mas para onde Deus te mandou.
Não pregue o que te agrada ou agrada aos homens,
Pr. Marco Feliciano: vaidoso pregando sobre vaidade
O cuidado com a aparência não é errado, você pode buscar melhorar o seu exterior, nisso não há pecado algum. Algumas vezes a vaidade aparece explicitamente, outras vezes camufladamente. O grande problema é a hipocrisia. Em suas pregações o Pr Marco Feliciano é categórigo no que diz respeito a vaidade, diz que é pecado ser vaidoso e que isso tira a espiritualidade dos jovens. Meses depois aparece totalmente transformado, com lentes de contato claras e cabelo alisado (chapinha).Para entender melhor veja o significado segundo o dicionário: "Qualidade do que é vão, instável, ou de pouca duração. Desejo imoderado e infundado de merecer a admiração dos outros. Vanglória, ostentação, futilidade."
Compare a foto do antes e depois:
Agora me responda: Onde está a coerência da pregação? Essa é a grande hipocrisia, você acaba pregando uma coisa e vivendo outra.
Quem já não ouviu um pregador pedir em suas orações: “Senhor dá-me mais poder” , algo que revela sutilmente uma ponta de vaidade humana. Melhor seria se ouvíssemos: "Senhor, dá-me simplicidade, dá-me mansidão, torna-me mais humilde".
Há vaidade na igreja quando esta procura ostentar o denominacionalismo, ou quando há um enorme desejo de reconhecimento.
Sigamos o conselho do sábio Salomão:
"Palavras do pregador, filho de Davi, rei em Jerusalém: Vaidade de vaidades, diz o pregador, vaidade de vaidades, É tudo vaidade.." Eclesiastes 1:1 e 2.
Jesus está online o tempo todo
Jesus não tem um MSN...Já abraçou alguém hoje?
Um abraço pode muitas coisas . . .
Parece quase um milagre, todas as coisas que um simples abraço pode fazer!
Então aproxima-te mais..
Reflita: com Deus há uma saída pra tudo!

Tá longe de casa? Volte!
Tá afastado de alguém? Aproxime-se!
Tá necessitado de ajuda? Peça!
Tá feliz? Louve!
Tá atribulado? Ore!
Tá alegre? Regozije-se!
Tá triste? Abalado? Deprimido?…Tá se sentindo sozinho? apertado?
Eu sempre me pergunto: Quem nunca passou por isso? Vida “bege“, sem graça, ilusões passageiras e frustrações.Erros contínuos e viciosos… degradantes! Um poço cheio de sujeiras retiradas a baldes furados.É… eu também já fui assim!.. Sério… verdade!!!!
Lembro-me então há anos atrás… naquela “igrejinha”:
“TE separei desde o ventre da tua mãe! Chamei-te pelo nome. Tu és Meu!”
Então… aquela vida “bege”, agora, ganha uma nova cor!Aquele sentimento de perda, torna-se em descobertas diárias.Aquela solidão dá lugar a um desejo imenso de estar perto.Aquela alegria passageira, torna-se em alegria constante e inexplicável.O velho sentimento de culpa, dá lugar ao perdão e graça divina.
Há sempre um escape! Um lugar!Há sempre uma nova oportunidade de voltar!
DEUS NÃO CONSULTA SEU PASSADO PARA PROJETAR SEU FUTURO!ELE QUER TE DAR UMA NOVA VIDA HOJE!
Então, seja bem-vindo!
http://blog.emersonfregona.com.br/
Culto Racional ou Avivamento Irracional??
Muito se fala em avivamento nos dias atuais, aliás, nunca se falou tanto sobre esse assunto. Igrejas avivadas na idéia de muitos são aquelas com sinais e prodígios nunca vistos. Para muitos o avivamento é traduzido por sinais externos tais como: choro, gritos, queda ao chão, risos descontrolados, etc.A instrução de Paulo nas sagradas escrituras é bastante esclarecedora :
"Tudo seja feito com decência e ordem". (I Coríntios 14:40).
Preste atenção no depoimento de um irmãozinho da igreja:
“Às vezes eu não sei, se eu estou na igreja, num zoológico, ou numa academia de luta. Já ouvi falar na "Unção" dos quatros seres viventes, pessoas que se dizem cheias do "Espírito", que ficam rugindo como leão, mugindo feito um touro, voando como águia, e chorando feito homem. Mas o que vem acontecendo na minha igreja é muito, mas muito pior do que acontece por aí. Em alguns cultos, nos momento do "fluir" do "Espírito", que eu posso chamar de transe espiritual, vem acontecendo coisas ABSURDAS, são derramadas vário tipos de "unção" na igreja, tais como: a "unção" da minhoca: pessoas rolando e se contorcendo pelo chão, a "unção" da lagartixa: pessoas grudadas, com mãos e caras na parede, "unção" do pássaro com as asas amarradas: pessoas que ficam se balançando como se os braços estivessem amarrados para trás, "unção" do pintinnho ciscando: pessoas que ficam sentadas na cadeira, como se estivessem ciscado,"unção" da águia voando: pessoas que correm por toda igreja de braços abertos, (tenho que ter cuidado para não levar um tapão), a "unção" do chipanzé: pessoas que ficam pulando meio de cócoras batendo palmas, "unção" lutador de boxe: pessoas que ficam dando soco no ar, (já até ganhei um soco nas costas, é sério mesmo) "unção" karateca: pessoas que ficam imitando golpes de Karatê ...."unção" da mulher maravilha: pessoas que rodam de braços abertos, edepois "caem no Espírito" com a cara no chão.Sei que vocês devem estar morrendo de rir, eu também já ri um bocado, mas quando penso na seriedade dessas insanidades eu começo a chorar. No momento desses transes que acontece nos cultos, eu fico de olhos bem arregalados, adorando o Senhor em Espírito e em Verdade, e intercedendo porcada irmãozinho desses”
Eu acrescentaria mais alguns: unção do bombeiro: pessoas que ficam gritando como uma sirene, unção da bailarina: quando dançam na ponta dos pés, unção do peão: estão rodopiando descontroladamente, unção de Pavarotti: cantam ópera...
Para as pessoas que estão de fora, essas cenas causam espanto e muitos dizem ser extremamente semelhante ao que ocorre nos ilês de candomblé, onde os fiéis dançam em transe acreditando ter incorporado espíritos. A Bíblia diz que o Espírito Santo distribui os dons a cada um conforme o que for útil. Pergunto: em quê é útil à igreja este tipo de demonstração de histeria coletiva? Qual a utilidade de haver um tipo mugindo e outro comendo grama no meio do culto?
Ainda sobre Avivamento
Muitas igrejas consideram que estão em dias de grande “avivamento espiritual”. No entanto, olhando esse “avivamento” mais de perto, precisamos levantar alguns questionamentos: Por que cresce o número de desviados? Por que cresce o número de evangélicos “não praticantes”?Os batistas são acusados de não terem o Espírito Santo, porque nos cultos genuinamente batistas tradicionais não se ouve o que se chama de línguas, e não se faz barulho. Geralmente, não há gente caindo, desmaiando, não há gritaria ou choro contínuo. Os cultos da igreja batista para os avivados, são frios, silenciosos. Dê graças a Deus pelo silêncio. Imagine como poderíamos ouvir o Pastor, se todos estivessem fazendo ruído, barulho, ao mesmo tempo!
Estresse Espiritual
Por que a tarefa de ser líder é tão estressante? Uma das possíveis razões consiste no fato de pessoas serem chamadas precocemente para funções as quais não estão preparadas, ou seja, não são vocacionadas para este chamado. Algumas igrejas tem como foco o trabalho de liderança sendo que este exige muita habilidade e dedicação de quem decidi assumir tal função.Outras razões:
- Vício por trabalho (síndrome da “cama-na-igreja”) – de segunda a segunda está nas programações da igreja. Compromete-se com uma agenda lotada de trabalho.
- Princípio de Pedro – sentimento de incompetência ao liderar um exército de voluntários.
- Conflito de ser líder e servo ao mesmo tempo.
- Intangibilidade – como sei que estou chegando a algum lugar?
- Confusão entre a identidade da função e a auto-imagem – muito da auto-estima dos líderes vem do que eles fazem.
- Problemas em administrar o tempo - não tem tempo de cuidar de si mesmo, da família, do trabalho etc.
- Escassez de “benefícios” - o líder que muito trabalha, muito se doa de maneira que não sente a recompensa chegar a curto prazo.
- Multiplicidade de funções - faz tudo ao mesmo tempo, muitas vezes para agradar ao seu líder maior.
- Síndrome do “pequeno adulto” – ministros são sérios demais, têm dificuldade em ser espontâneos.
- Preocupação em agir com cautela – age com cautela para evitar desagradar tanto os líderes superiores quanto os liderados.
-“Sobrecarga administrativa” - energia demais gasta em áreas de baixa recompensa.
- Solidão – ao líder é ensinado que este não tem amigos e sim discípulos. Outra coisa: com uma enorme sobrecarga de trabalho já não tem tempo para estar com os familiares, é quando se dá conta do isolamento.
O estresse vem de fora do organismo, fazendo com que seu corpo responda com “lute” (quando irado) ou “fuja” (medo). Na verdade, o estresse é a transição que ocorre entre você e o seu ambiente. O evento exterior colide com seu sistema de crenças, seu cérebro interpreta o que está acontecendo, e fala ao seu corpo como responder. A adrenalina é lançada na sua corrente sanguínea; o sangue é desviado de vários órgãos para o cérebro e músculos; as pupilas dilatam (tornando a visão mais aguçada); as mãos e os pés transpiram; a respiração e ritmo cardíaco aumentam etc. O corpo fica em alerta vermelho, a resposta ao alarme.
A maioria de nós não está sujeito a perigo físico com freqüência, mas quando você é orientado por um calendário muito apertado, ou ameaçado por uma demanda ou expectativa que você acha que não pode alcançar, seu corpo reage da mesma forma. Na verdade, médicos especialistas estão dizendo agora que pessoas de determinado tipo em particular podem estar sofrendo um tipo de “vício por adrenalina”. Nestes dias muitos de nós vamos morrer com doenças relacionadas ao estresse do que de infecções ou velhice. Seu corpo está designado a dar sinais de aviso de sobrecarga de estresse, que podem incluir insônia ou sono perturbado, problemas digestivos, dores de cabeça, baixa energia, cansaço crônico, doença psicossomática, tensão muscular, ranger os dentes, pressão alta etc. Estresse é a doença da pressa. Os sintomas são muitas vezes vistos pela vítima como obstáculos ao desempenho e sucesso, dos quais ele ou ela simplesmente querem se livrar. Raramente a doença do estresse excessivo diminui a velocidade da vítima, não até que o último suspiro seja dado, e a úlcera, derrame ou ataque cardíaco ocorram. Causas espirituais de estresse podem incluir tentações de todos os tipos: sexuais, ansiedade para que sua igreja cresça, inveja do sucesso dos outros, ansiedade sobre problemas financeiros, ira dentre outros. A única vantagem de viver de forma estressante é que você poderá ver seu Senhor mais cedo!
