quarta-feira, 1 de julho de 2009

Ainda sobre Avivamento

Muitas igrejas consideram que estão em dias de grande “avivamento espiritual”. No entanto, olhando esse “avivamento” mais de perto, precisamos levantar alguns questionamentos: Por que cresce o número de desviados? Por que cresce o número de evangélicos “não praticantes”?
Os batistas são acusados de não terem o Espírito Santo, porque nos cultos genuinamente batistas tradicionais não se ouve o que se chama de línguas, e não se faz barulho. Geralmente, não há gente caindo, desmaiando, não há gritaria ou choro contínuo. Os cultos da igreja batista para os avivados, são frios, silenciosos. Dê graças a Deus pelo silêncio. Imagine como poderíamos ouvir o Pastor, se todos estivessem fazendo ruído, barulho, ao mesmo tempo!

“Rogo vos irmaõs, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santoe agradável a Deus, que é o vosso culto racional”. Romanos 12-1

Cuidado com as atitudes baseadas em emoções do momento. Muitas pessoas estão “avivadas” apenas naquele momento do “mover” saindo dali são pessoas que não mostram nenhum avivamento, ao retornarem para suas casas revelam-se indiferentes, não apresentando nenhum sinal de avivamento. O problema está no fato de entenderem por avivada, uma igreja com a manifestação de sinais e estes, por sua vez, são aqueles sinais bizarros que muitos de nós já ouvimos e vimos. Afirmam que haverá um poderoso mover de Deus e que ele já começou, só que este mover são as besteiras que acontecem por obra de homens, são as visões, sonhos, profetadas e revelações dos líderes. Alguns líderes ao orarem e profetizarem para seus discípulos são inclusive repetitivos, profetizando as mesmas coisas, como por exemplo: “Deus está me dizendo que ainda este ano você vai encontrar uma esposa”. Mal sabe este líder que os discípulos conversam e comentam sobre as profecias dadas. O que devemos lembrar é que não existe avivamento verdadeiro sem quebrantamento de coração, arrependimento, mudança de atitude, vida de comunhão constante com Deus e desejo ardente de conhecer a Palavra e apresentar o Evangelho ao perdido. Cabe ressaltar aqui que “quebrantamento” não pode ser avaliado através das expressões exteriores, tais como choro, gritos, auto-açoite, oração em voz alta, braços levantados, etc... Ouvi de uma liderança a respeito de um homem, o qual ela identificava como alguém que não era quebrantado pelo mover de Deus em razão de estar sempre de braços cruzados no culto. Quando a pessoa à nossa frente se cala ela pode estar mais quebrantada do que qualquer outro que esteja parecendo. Uma pessoa tranqüila pode estar num profundo momento de adoração a Deus. Para sentir a presença de Deus muitas vezes só precisamos nos aquietar, mas o que ocorre em muitas pregações é um forte apelo para o exterior: “não fique ao parado, mexa-se, fale em línguas” ou “erga um clamor, profetize agora”. Todos os avivamentos bíblicos foram acompanhados de algumas destas manifestações, além de sofrimento e perseguições. Para alguns, avivamento é a queda ao chão após a oração do líder, sendo que nesse caso alguns caem apenas com um sopro, outros com a apelação de homens que induzem a queda pela força. Enquanto o líder ora e ministra a unção, as pessoas vão tombando, sendo amparadas por obreiros que se posicionam previamente atrás delas. Outras manifestações, como a unção do riso, pela qual a pessoa começa a rir descontroladamente chamando a atenção dos demais, bem como em determinados momentos, algumas pessoas começam a urrar como leões, a mugir como touros e a emitir sons como sirene, gritos, uivos, causando medo e espanto nos demais. Tudo é atribuído ao poder do Espírito Santo. Alguns pregadores induzem ao "grito de gloria para estourar os ouvidos do diabo"...rs. Quanta insanidade!