A arca abriu suas portas ao público, na cidade de Schagen, quase dois anos após o início da construção. A maior parte da estrutura foi feita pelo próprio Huibers.
A grande porta central do lado da Arca de Noé foi aberta para a primeiro grupo de curiosos de gente da cidade apreciar a maravilha. Claro, é apenas uma réplica da arca bíblica, construída pelo criacionista holandês Johan Huibers como um testemunho da sua fé na verdade literal da Bíblia.
A Arca tem 150 côvados de comprimento, 30 côvados de altura e 20 côvados largura. Ou seja, dois terços do comprimento de um campo de futebol e tão alta como três casas. Modelos de tamanho natural de girafas, elefantes, leões, crocodilos, zebras, bisões e outros animais saudam os visitantes à medida em que eles vão chegando. A réplica de Huibers tem ainda um auditório de 50 lugares.
Empreiteiro de profissão, Huibers construiu a arca de cedro e pinho. Ele diz ter começado a construí-la em maio de 2005, após ter sonhado sobre a Holanda sendo inundada. Os estudiosos da bíblia discutem sobre qual, exatamente, foi a madeira utilizada por Noé.
Os visitantes no primeiro dia ficaram impressionados. «Isto é uma redescoberta do passado", afirmou Mary Louise Starosciak, que, de férias, passeava de bicicleta com o marido, quando viram a Arca surgindo imensa sobre a paisagem local.