quarta-feira, 1 de julho de 2009

Estresse Espiritual

Por que a tarefa de ser líder é tão estressante? Uma das possíveis razões consiste no fato de pessoas serem chamadas precocemente para funções as quais não estão preparadas, ou seja, não são vocacionadas para este chamado. Algumas igrejas tem como foco o trabalho de liderança sendo que este exige muita habilidade e dedicação de quem decidi assumir tal função.

Outras razões:

- Vício por trabalho (síndrome da “cama-na-igreja”) – de segunda a segunda está nas programações da igreja. Compromete-se com uma agenda lotada de trabalho.
- Princípio de Pedro – sentimento de incompetência ao liderar um exército de voluntários.
- Conflito de ser líder e servo ao mesmo tempo.
- Intangibilidade – como sei que estou chegando a algum lugar?
- Confusão entre a identidade da função e a auto-imagem – muito da auto-estima dos líderes vem do que eles fazem.
- Problemas em administrar o tempo - não tem tempo de cuidar de si mesmo, da família, do trabalho etc.
- Escassez de “benefícios” - o líder que muito trabalha, muito se doa de maneira que não sente a recompensa chegar a curto prazo.
- Multiplicidade de funções - faz tudo ao mesmo tempo, muitas vezes para agradar ao seu líder maior.
- Síndrome do “pequeno adulto” – ministros são sérios demais, têm dificuldade em ser espontâneos.
- Preocupação em agir com cautela – age com cautela para evitar desagradar tanto os líderes superiores quanto os liderados.
-“Sobrecarga administrativa” - energia demais gasta em áreas de baixa recompensa.
- Solidão – ao líder é ensinado que este não tem amigos e sim discípulos. Outra coisa: com uma enorme sobrecarga de trabalho já não tem tempo para estar com os familiares, é quando se dá conta do isolamento.

O estresse vem de fora do organismo, fazendo com que seu corpo responda com “lute” (quando irado) ou “fuja” (medo). Na verdade, o estresse é a transição que ocorre entre você e o seu ambiente. O evento exterior colide com seu sistema de crenças, seu cérebro interpreta o que está acontecendo, e fala ao seu corpo como responder. A adrenalina é lançada na sua corrente sanguínea; o sangue é desviado de vários órgãos para o cérebro e músculos; as pupilas dilatam (tornando a visão mais aguçada); as mãos e os pés transpiram; a respiração e ritmo cardíaco aumentam etc. O corpo fica em alerta vermelho, a resposta ao alarme.
A maioria de nós não está sujeito a perigo físico com freqüência, mas quando você é orientado por um calendário muito apertado, ou ameaçado por uma demanda ou expectativa que você acha que não pode alcançar, seu corpo reage da mesma forma. Na verdade, médicos especialistas estão dizendo agora que pessoas de determinado tipo em particular podem estar sofrendo um tipo de “vício por adrenalina”. Nestes dias muitos de nós vamos morrer com doenças relacionadas ao estresse do que de infecções ou velhice. Seu corpo está designado a dar sinais de aviso de sobrecarga de estresse, que podem incluir insônia ou sono perturbado, problemas digestivos, dores de cabeça, baixa energia, cansaço crônico, doença psicossomática, tensão muscular, ranger os dentes, pressão alta etc. Estresse é a doença da pressa. Os sintomas são muitas vezes vistos pela vítima como obstáculos ao desempenho e sucesso, dos quais ele ou ela simplesmente querem se livrar. Raramente a doença do estresse excessivo diminui a velocidade da vítima, não até que o último suspiro seja dado, e a úlcera, derrame ou ataque cardíaco ocorram. Causas espirituais de estresse podem incluir tentações de todos os tipos: sexuais, ansiedade para que sua igreja cresça, inveja do sucesso dos outros, ansiedade sobre problemas financeiros, ira dentre outros. A única vantagem de viver de forma estressante é que você poderá ver seu Senhor mais cedo!