segunda-feira, 6 de julho de 2009

O que quer dizer “culto racional” em Romanos 12:1?

O vocábulo ‘racional’ remete a raciocínio. Parece bastante óbvio. Da mesma forma, por associação, se entende que somente os seres humanos podem apresentar tal culto, visto que somente eles possuem raciocínio. Os anjos também possuem raciocínio, porém, por natureza não possuem corpo, visto que são espíritos (Hebreus 1:14). Paulo está falando aqui exclusivamente à igreja.
O contrário de culto racional é culto irracional. Ou seja, algo que é feito instintivamente, sem critérios ou razões que justifiquem os procedimentos adotados. Em um culto assim é praticamente impossível se seguir o que está escrito: “Tudo, porém, seja feito com decência e ordem” (I Coríntios 14:40). Por isso Deus nos fez diferentes das demais criaturas, ou seja, nos criou à sua imagem e semelhança: para que o adorássemos em espírito e em verdade, conscientes de nosso ato e de nossa missão de adoradores.
Infelizmente temos presenciado e testemunhado cultos onde o quue ocorre nada tem haver com culto racional. Ordem e descência, basta ver o excesso de emocionalismo que tem se alastrado no meio cristão. A busca incessante pelo êxtase e pela experiência sobrenatural extrabíblica, a incorporação de ‘anexos’ doutrinários à Palavra de Deus, como se esta não fosse suficiente e os modismos importados recheados de técnicas mirabolantes de quebra de maldições e encontros obscuros são os componentes deste fim de séc. XX e início de séc. XXI. O que não é uma surpresa, Paulo já alertava que essas coisas fatalmente aconteceriam (I Timóteo 4:1).

Ao assistir alguns vídeos de cultos evangélicos identificamos uma notável semelhança com cultos e rituais de candomblé. Infelizmente isso tem ocorrido e é mais um sinal do quanto devemos nos levantar e orar pela Igreja de Cristo.