sexta-feira, 3 de julho de 2009

Sacerdote sem conhecimento, veja o que a bíblia diz a respeito

“O meu povo está sendo DESTRUÍDO, porque lhe falta o conhecimento. Tu rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei, para que não sejas sacerdote diante de mim; visto que te esqueceste da lei do teu Deus, também eu me esquecerei de teus filhos”. Oséias 4,6

Sacerdotes sem conhecimento representam um grande perigo para o povo de Deus. Por causa disso o povo de Deus foi destruído. Se um sacerdote ignorante não der atenção aos filhos de Deus, Deus não dará atenção aos seus filhos, Oséias está dizendo isso. E não somente Oséias, mas também Malaquias, um dos últimos profetas do Antigo Testamento. Deus o mandou para falar de novo aos Sacerdotes. E a mensagem é mais ou menos igual. Observe o texto bíblico:

“Porque os lábios do sacerdote devem guardar o conhecimento e da sua boca devem os homens procurar a instrução, porque ele é mensageiro do Senhor dos Exércitos”. Malaquias 2,7

O Sacerdote naquela época era mais ou menos como um pastor na igreja. Ele devia ensinar o povo de Deus. Mas se ele não fizer isso, Deus vai castigá-lo. O profeta Malaquias veio com uma MALDIÇÃO SOBRE OS SACERDOTES SEM CONHECIMENTO.

A MALDIÇÃO PARA OS SACERDOTES QUE NÃO TÊM CONHECIMENTO
DA PALAVRA DE DEUS

A maldição é para os sacerdotes que não têm conhecimento:

Malaquias fala sobre isso:

“Mas vós vos tendes desviado do caminho e, por vossa instrução, tendes feito tropeçar a muitos; não guardastes os meus caminhos e vos mostrastes parciais no aplicardes a lei”. Ml 2:8,9

Isso é uma acusação séria. Os Sacerdotes deviam ser imparciais aplicando a lei de Deus, mas eles não foram. Os sacerdotes se deixaram corromper. Eles aceitavam presentes e beneficiavam os poderosos na justiça. Deus tinha avisado contra isso:

“Juizes e oficiais constituirás em todas as tuas cidades que o Senhor, teu Deus, te der entre as tribos, para que julguem o povo com reto juízo. Não torcerás a justiça, não farás acepção das pessoas, nem tomarás suborno; porquanto o suborno cega os olhos dos sábios e subverte a causa dos justos. A justiça seguirás, somente a justiça, para que vivas e possuas em herança a terra que te dá o senhor teu Deus”. Dt 16, 18-20

“Maldito aquele que perverter o direito do estrangeiro, do órfão e da viúva”. Dt. 27,19

E assim foi a situação na época de Jesus Cristo. As palavras de Malaquias julgaram os sacerdotes na época de Jesus. Lemos sobre isso em Lc. 19 (45-48) e 20 (1-19). Esta historia mostra a corrupção dos sacerdotes; eles transformaram o templo numa feira; o dinheiro é mais importante do que o serviço a Deus; eles não têm conhecimento das Escrituras, pois não se arrependem quando Jesus cita a profecia de Jeremias 7,11; Eles não são honestos; eles pregam o que o povo quer ouvir. Eles têm medo para dizer uma coisa que é contra a opinião do povo (Lc. 20,6); Eles são políticos. Os políticos procuram a popularidade. Não fazem ou dizem coisas que o povo não gosta. Jesus não é assim. Compare com Luc. 20,21. Isso é um elogio para Jesus, mas com essas palavras eles se julgam: pois eles não fazem isso: eles não ensinam retamente, eles querem agradar as pessoas. Os sacerdotes negam também a profecia do Salmo 118,22; eles não são interessados nas profecias de Deus; eles só se interessavam para manter a sua posição. Eles não conhecem a lei. Falta CONHECIMENTO. Da lei, e dos profetas; falta obediência; falta respeito para a Palavra de Deus; por causa disso falta justiça; Esta situação já existia muito tempo. Malaquias já profetizou contra esta atitude dos sacerdotes. E a
situação não se mudou durante todos os anos depois disso. Por causa disso não é uma surpresa para ver que a maldição de Deus se realizou. Pois os sacerdotes sem conhecimento iriam ficar sem crianças.

SACERDOTES SEM CONHECIMENTO, FICAM SEM CRIANÇAS:

Há uma conexão entre a maldição de Malaquias (2,9) e a situação de Zacarias (Lucas 1,7); há uma conexão entre a profecia de Malaquias e o fato que Zacarias e Isabel estarem inférteis. Não é por causa do pecado deles, pois claramente foi dito que ambos
eram justos diante de Deus, vivendo irrepreensivelmente em todos os preceitos e mandamentos do Senhor. Então não é por causa do fato que Zacarias era ignorante, pois eles viviam conforme TODOS OS PRECEITOS E MANDAMENTOS DE DEUS. Então eles não fizeram nada mal, mas eles sofrem por causa dos pecados dos colegas. Isso
acontece mais: o caso de Ana, a mãe do profeta Samuel; ela também não podia ter crianças, enquanto ela vivia conforme a lei de Deus; visitava o templo todo ano, adorando Deus e lhe
sacrificando; eles foram justos e piedosos enquanto os filhos de Eli foram maus. Aqueles dois sacerdotes não respeitavam a Deus nem os mandamentos dele. Deus avisou o seu povo neste ponto. Se iam se afastar Ele ia castigar o seu povo:
Deut. 28: 15-18. Isso não quer dizer que só os injustos sofrerão estas maldições, também os justos sofrerão no meio do povo; Isso acontece por causa da ALIANÇA, que Deus fez com o seu povo. O povo de Deus é um corpo só. Se um sofre, todos sofrem; se um peca, todos são
responsáveis; Pega 1 Cor. 5 => Paulo avisa toda a congregação, porque há UM pecador no seu meio; A congregação é responsável e deve reagir, expulsar o pecador, se não fazem, toda congregação será contaminada e castigada por Deus. Isso aconteceu em Corinto. Em 1 Cor. 11,30 Paulo fala de novo sobre os pecados dentro da congregação e ele fala também sobre a conseqüência: Por causa disso há muitos
membros fracos e não poucos são doentes e outros faleceram. Se isso acontecer, toda a congregação deve se examinar e santificar.
Como no caso de Acã (Josué 7). Presta atenção o que o Senhor disse (Josué 7,11-13) uma pessoa pecou e foi desobediente, roubou alguma coisa, mas todo povo sofre, pois uma pessoa quebrou o pacto; o povo deve se santificar, Deus vai julgar o seu povo:
todos sofrem por causa de um membro; e às vezes um membro sofre por causa dos outros,como no caso de Zacarias e Isabel.

O SACERDOTE SEM CONHECIMENTO, FICA SEM BENÇÃO:

A história de Zacarias mostra isso. O anjo de Deus apareceu e lhe contou que Isabel, a sua mulher, lhe daria um filho. O anjo até dá uma referência à profecia de Malaquias 4, onde Malaquias fala sobre a vinda do profeta Elias. Mas parece que Zacarias não entendeu. Ele não tinha conhecimento e por causa disso ele não cria nas palavras do
anjo. Zacarias perguntou: Como saberei isto? Pois eu sou velho, e minha mulher, avançada em dias. Do lado humano podemos entender o que Zacarias está dizendo. E acho que muitas pessoas iam reagir na mesma maneira. Mas no outro lado podemos nos surpreender
sobre a resposta de Zacarias; ele estava lá no Santuário. Ninguém podia entrar neste lugar. Só o sacerdote, que devia preparar o altar. De repente aparece um homem ao seu lado. Parece que ele não tem nenhuma idéia que este homem é um anjo de Deus. Zacarias está lá em frente do Santo dos Santos; bem perto da presença de Deus, pois Deus estava lá no Santo dos Santos; mas Zacarias não faz uma conexão entre a presença de Deus e a presença deste homem. Parece que Zacarias também não reconheceu a profecia de Malaquias. E a resposta de Zacarias é também um pouco estranha, pois ele podia saber que Deus podia fazer isso. Há um exemplo bem conhecido na Bíblia, que mostra que Deus pode dar filhos até numa idade alta! O exemplo de Abraão e Sara é muito conhecido, mas Zacarias não pensou neles. Zacarias poderia ter dito: por que EU, por que A MINHA ESPOSA? Ele poderia se admirar que ele for eleito por Deus; mas ele chegou neste ponto; ele simplesmente não podia acreditar que isso podia acontecer na sua situação. Ele mostrou pouca fé. E quem tem pouca fé, MUITAS VEZES tem também POUCO CONHECIMENTO. E por causa disso que o anjo o repreende: “Eu sou Gabriel, que assisto diante de Deus, e fui enviado para falar-te e trazer-te estas boas novas. Todavia ficarás mudo e não poderás falar até ao dia em que estas coisas venham a realizar-se; porquanto NÃO ACREDITASTE NAS MINHAS PALAVRAS”. Zacarias ficou mudo. Ele saiu do santuário. O povo estava esperando. Queria receber a benção sacerdotal, mas nada! Nada aconteceu. Zacarias ficou mudo. Ele foi suspenso, pois conforme a lei de Deus nenhum sacerdote em quem houvesse defeito podia entrar no santuário, nem se aproximar ao altar no santuário. Levítico 21,23 diz:

“Porém até ao véu não entrará, nem se chegará ao altar, porque tem defeito, para que não profane os meus santuários, porque eu sou o Senhor, que os santifico”.

O sacerdote ficou mudo, o culto não foi encerrado, e até pior: o santuário foi profanado; assim começa o evangelho de Lucas. “O meu povo está sendo DESTRUÍDO, porque lhe falta o conhecimento”, disse Oséias, e isso se mostrou aqui. A decadência dos sacerdotes e do culto no templo. O Evangelho de Lucas começa assim, irmãos, mas sabe também como este livro termina. Como é o fim do Evangelho de Lucas? No fim vimos o ungido de Deus, o Cristo, o nosso verdadeiro Sumo Sacerdote, erguendo as mãos e abençoando a sua congregação. O serviço do Antigo Testamento acabou, o sacrifício de Jesus acabou com todos os sacrifícios. O verdadeiro Sumo Sacerdote chegou. E Ele nos dá a sua benção do céu.